Publicidade

 

 
    São Paulo - 11/06/2021    06:27hs

Presidente da FPF ouve árbitros que acusam Ana Paula de “rude, arrogante e agressiva”

Estopim da crise foi o imbróglio na partida entre Inter de Limeira e Red Bull Bragantino que terminou com expulsão de árbitro da ´Bolha´ do Paulistão

Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol - Crédito: Gazeta Press
Publicidade

O imbróglio sobre a expulsão de um arbitro da ´Bolha´ durante o Paulistã 2021 ainda rende. A ESPN-Brasil publicou matéria onde relata o encontro do presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, com cerca de 80 árbitros que estavam concentrados no Hotel Panamby - ´Bolha´ -, durante a fase final do Campeonato Paulista deste ano. As reuniões, teriam sido quatro com 20 profissionais por vez, se deu por conta do episódio envolvendo a arbitra FIFA Edina Alves Batista e o árbitro Leandro Carvalho, que terminou com a expulsão de Leandro, de forma vexatória, da concentração dos árbitros além da denuncia na Corregedoria de Arbitragem.

O estopim da crise foi a não aplicação de um cartão vermelho na derrota da Inter de Limeira, por 2 a 0, para o Red Bull Bragantino, em 5 de abril, pela quinta rodada do Campeonato Paulista, e o não relato da situação na súmula do jogo.

Segundo a reportagem, o que era para ser uma simples conversa, um bate papo informal entre o dirigente e os profissionais do apito, se transformou no muro das lamentações com vários relatos negativos em relação à presidente da Comissão Estadual de Arbitragem, Ana Paula Oliveira.

Na fatídica partida, alem de Edina Alves, a arbitra e Leandro Carvalho, o quarto árbitro e o responsável por preencher os documentos, Luiz Alberto Andrini Nogueira e Evandro de Melo Lima completaram o quarteto e todos eles divergiram no vestiário sobre colocar ou não o erro na súmula. No fim, decidiram por não o fazê-lo.

O ocorrido no vestiário teria vazado com a informação que a árbitra não teria mostrado cartão vermelho no momento da expulsão por te esquecido no vestiário, o que causou revolta da presidente da comissão que não teria medido palavras e nem economizado adjetivos no momento de fúria, pois a mesma, segundo informações, estaria transtornada com seguidos vazamentos de informações restritas ao grupo.

A época, o Apitonacional recebeu informação que a chefe dos árbitros estaria fazendo diversas ameaças nas lives por conta dos vazamentos, que estaria investigando os vazamentos para um certo 'Blogueiro' e quando obtivesse resultado, não pouparia o suposto 'traidor'.

Um trecho da matéria da ESPN diz que: 'O entendimento geral nas conversas, segundo relatos ouvidos pela reportagem, é o de que a denúncia de Leandro Carvalho foi só a “gota d’água”. Entre as principais queixas estão a forma “rude”, “arrogante” e até “agressiva” como Ana Paula Oliveira trata os profissionais, pessoalmente ou nas lives que faz com eles, “ser uma pessoa difícil de lidar” e “não saber conduzir bem” certas situações. Vários citaram que houve um pedido geral para que Leandro fosse reintegrado, o que ela não atendeu'.

Segundo ainda a reportagem, até mesmo alguns membros da comissão de arbitragem estariam contrariados com os modos de ação da chefe - além de Ana Paula, fazem parte dela Ednilson Corona, vice-presidente, e os membros Celso Barbosa de Oliveira, Marcio Verri Brandão e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo.

A comentarista de arbitragem da emissora, Renata Ruel, revelou, durante o programa SportsCenter, relatos de possíveis insatisfações dos árbitros,  com a chefe deles na reunião com o dirigente.

“Árbitro ser chamado de mentiroso em live com mais de 100 árbitros, árbitro em vestiário ser chamado pela dirigente de fraco, outro de gordinho, árbitro ficando fora de escala por questões estéticas...” - disse a comentarista (veja vídeo abaixo).

 

 Publicidade

Segue trechos da reportagem:

Reinaldo Carneiro Bastos ouviu todos com bastante atenção, deixou claro que “respeita todo mundo que trabalha com ele”, o que foi entendido por quem ouviu como um recado de confiança em Ana Paula, e que não daria uma “canetada” no caso para que Leandro Carvalho fosse reintegrado e voltasse à ‘bolha’.

No entanto, o presidente da FPF disse que pediria à Corregedoria de Arbitragem para acelerar o processo, dar prioridade a ele. A reportagem não conseguiu a informação de que houve tal pedido, mas Leandro Carvalho voltou à ativa em jogos de menor apelo e após uma ‘mini-geladeira’ de 18 dias, enquanto Edina Alves seguiu sua rotina de trabalho em partidas relevantes.

Embora não haja qualquer canal disponibilizado pela FPF para que se acompanhe o andamento de casos na Corregedoria, foi apurado que novas reuniões, virtuais e individuais, estão para acontecer entre estas quinta e sexta-feira (10 e 11 de junho) com o quarteto envolvido no jogo Inter de Limeira 0 x 2 Red Bull Bragantino com a responsável pela Corregedoria, Margarete Barreto, chamada pelos profissionais de “doutora Margarete”.

Da esquerda para a direita, Leandro Carvalho da Silva, Ana Paula Oliveira e Edina Alves Batista - Crédito: Arte ESPN

 Publicidade

Outro lado

No último dia 4 de junho, a reportagem solicitou formalmente à FPF entrevistas com Ana Paula Oliveira, Edina Alves Batista e Leandro Carvalho da Silva para tratar deste e de outros assuntos, mas recebeu como resposta da assessoria de imprensa, no dia 7, que “por ora, não será possível agendar essas entrevistas”.

Na manhã da ultima quinta-feira (10), a reportagem novamente fez contato com a assessoria de imprensa do órgão, via e-mail, às 8h43, desta vez informando sobre a realização de uma nova reportagem e pedindo um posicionamento atual sobre o caso e, se possível, respostas a quatro questões específicas até às 10h.

A resposta chegou às 9h11.

“A FPF tem recebido por parte do jornalista Jean Santos questionamentos sem nenhum tempo hábil para resposta, o que mostra uma clara falta de compromisso com jornalismo profissional e de qualidade.” A reportagem respondeu, então, às 9h29, questionando qual o tempo necessário para a obtenção das informações pedidas, mas não houve mais qualquer manifestação – caso chegue, a matéria sera atualizada.

As informações são da ESPN

 

Siga o Apitonacional nas redes sociais

Facebook.com/apitonacional

Twitter.com/apitonacional

Instagram/

 

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

 

 

 

 

 
Publicidade

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados