Publicidade

 

 
    São Paulo - 18/01/2024    09:32hs

Que várzea! Wilton Sampaio pede para não apitar jogos do Goiano

Árbitro FIFA alega ameaças para não atuar em partidas do Goiás, mas o motivo pode ser por conta da baixa taxa de arbitragem do Estadual

Wilton atuou em quatro jogos da Copa do Mundo Catar - Foto: FIFA
Publicidade

Clubes vetarem árbitros, apesar de não ser usual, é bastante comum devido a bagunça, impunidade e falta de credibilidade no futebol brasileiro. Agora árbitro vetar clube era algo inédito. Não é mais.

O árbitro Wilton Pereira Sampaio com quatro jogos apitados na ultima Copa do Mundo (Quatar), pediu para não apitar jogos do Goiás no Campeonato Goiano de 2024. A solicitação do profissional foi revelada pelo presidente da Federação Goiana de Futebol (FGF), Ronei Freitas, em entrevista à Band News, e tem como motivo ameaças sofridas pelo árbitro por parte de torcedores esmeraldinos após a final do ano passado.

Wilton Sampaio já deve ter sido ameaçado e sofrido criticas mais de um milhão de vezes ao longo da sua carreira, mas até então nunca tinha se vetado para atuar em jogos de determinado clube.

É bastante comum árbitros que atuam nas competições da CBF, Conmebol e da FIFA, fazerem corpo mole para não serem escalados nos estaduais e o motivo são as baixas taxas dessas competições. Enquanto Sampaio recebe cerca de R$ 1.200,00 reais para apitar na primeira divisão do goiano, recebe 7 mil da CBF e cerca de 15 da Conmebol e da FIFA em jogos de fase de grupo.

Na ultima Copa do Mundo (Catar), onde Sampaio foi varias vezes escalado, o árbitro recebeu cerca de 27 mil por partida e na final a taxa paga foi de 54 mil reais.

O árbitro da final da ultima Copa Libertadores, embolsou 20 mil dólares, o que da aproximadamente 100 mil reais.

Wilton pode ser o primeiro que veta um clube, mas a lista dos que matam a sogra, fazem corpo mole e inventam contusão para pedir dispensa é grande e essa artimanha ocorre em todas as federações do país.

Pode não ser esse o motivo, mas criticas e xingamentos não são argumentos sólidos para qualquer árbitro se recusar apitar jogo de determinado clube. Cabe a Federação Goiana de Futebol dizer se aceitara ser refém deste corpo mole do FIFA, e abrir precedente, ou se ignora o seu pedido.

Nada justificara a não escala de Wilton Sampaio, um dos melhores do país em jogos do Goiás, especialmente em uma eventual final envolvendo este clube.

Siga o Apitonacional nas redes sociais

Facebook.com/apitonacional

Twitter.com/apitonacional

Instagram/

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados