Publicidade

 

 
    São Paulo - 17/08/2020    06:07hs

Quinze anos depois, ex-árbitro fala sobre lendária ‘Batalha dos Aflitos’

Djalma Beltrami diz ter tido grande desempenho na partida, se dá nota 9, revela que quase expulsou 5° gremista e lembra gol de Anderson: “Salvou vidas”

Jogadores do Grêmio reclamando com árbitro na Batalha dos Aflitos (Crédito: Grêmio)
Publicidade

No dia 26 de novembro de 2005, o Grêmio venceu o Náutico por 1 a 0 e não só garantiu o time na primeira divisão do ano seguinte como ajudou a superar uma série de dificuldades que o time viveu naquela tarde – e que terá detalhes revelados com riqueza de detalhes na matéria abaixo pela pessoa mais polêmica da partida, o ex-árbitro carioca Djalma Beltrami.

A Batalha dos Aflitos, exatos 15 anos depois do seu acontecimento, torna ainda mais inacreditável o feito do Grêmio na abafada tarde de sol em Recife. Em um cenário hostil, com pênalti contra e quatro expulsos, o tricolor deu a volta por cima, fez um gol com Anderson e garantiu a volta da equipe à Série A do Campeonato Brasileiro em 2006.

Escalona, Patrício, Nunes e Domingos foram os jogadores gremistas expulsos por Beltrami. Em entrevista ao jornalista Duda Garbi, do Grupo RBS, o árbitro da partida lendária, admitiu que esteve próximo de expulsar outros jogadores do Grêmio em meio à confusão do segundo pênalti. Se um 5° gremista levasse vermelho, o tricolor perderia o jogo pelas regras de disciplina e se manteria na Série B.

“Não era indiferente pra mim. Eu sabia bem da confusão em si. A vitória do Grêmio amenizava as possíveis críticas. O resultado fala muito pelo jogo e pelas críticas. Quando o Galatto faz a defesa, eu sinto Deus colocar o dedo na minha cabeça. Fico arrepiado mesmo depois de 15 anos. Quando o Anderson faz o gol, eu sinto Deus colocar a mão na minha cabeça. Eu corro pro meio e até brinco com amigos. Se o Anderson rola pra mim, eu mesmo ia fazer o gol. Estava eu e ele no lance bem em cima. Desde a confusão eu estava sempre em cima” - disse, antes de concluir:

“No lance, acontece algo que eu gostaria de ter mudado. Porque o zagueiro do Náutico que vai com o Anderson dentro da área tira o corpo e não toca nele. Eu queria que tivesse tocado. Eu daria o pênalti com mais convicção de toda a minha carreira. Mas quando sai o gol o sentimento é…. porque, com vitória do Grêmio, ficaria tudo mais fácil. Não que eu tivesse a sensação de ter feito alguma coisa errada, mas nunca imaginei que teríamos uma história pra 15 anos depois estarmos conversando. Até hoje eu falo daquele jogo. Nunca acabou pra mim”.

Veja abaixo a entrevista.

 

Nota 9

Beltrami garante ter tido muito pulso firme para conseguir concluir a partida dentro de campo e que, por isso, merece ser lembrado com uma nota alta pela atuação.

“Se eu tivesse que dar nota, eu tenho a garantia que fiz uma arbitragem de qualidade, boa. Pela dificuldade que foi, com todos os problemas, da maneira que foi, eu diria que menos de 9 seria injusto. Sem tranqüilidade, oração, meditação, eu não terminaria o jogo. Precisamos de muita paciência para que o jogo terminasse” - contou.

Gol de Anderson salvou vidas

Pelo clima que se criou no estádio, com interesses enormes de ambos os lados, o ex-árbitro entende que o gol de Anderson serviu como uma “anestesia geral” em toda a arquibancada. E ele é grato pelo gol feito pelo Grêmio naquele momento:

“Aquele gol do Anderson salvou vidas. Porque havia um clima muito tenso no estádio. O gol foi uma maneira de anestesiar os torcedores. Não tinha mais briga, mais cântico, mais confusão, mais nada depois do gol” - concluiu Beltrami.

Veja abaixo os melhores e piores momentos da partida.

As informações são do torcedores.com

Siga o Apitonacional nas redes sociais

Facebook.com/apitonacional

Twitter.com/apitonacional

Instagram/

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

 

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados