Publicidade

 

 
 22/12/2019    23:07hs

Última árbitra na elite lembra história no futebol goiano

Sirley Cândida segue apitando futebol amador, futsal e society, em Anápolis

Crédito: Ricardo Rafael

Publicidade

A última árbitra central a apitar uma partida da 1ª Divisão do Campeonato Goiano foi Sirley Cândida. Foi no jogo entre Anapolina e Aparecidense, em 12 de fevereiro de 2006, pela 5ª rodada do 2º turno da competição.

Hoje, com 55 anos, a ex-árbitra é proprietária de uma sanduicheria na cidade de Anápolis. Sirley segue na arbitragem de futebol amador, futsal e society. Além disso, lembra com carinho da época em que fez história no esporte goiano.

A ex-árbitra apitou a final do Goiano, em 2001, entre Vila Nova e Goiás. O processo para chegar neste patamar foi longo. Naquela competição, Sirley apitou 17 jogos. Para o último jogo, os times indicaram juízes para o sorteio, que caiu nas mãos da única mulher.

“O auge da minha carreira foi o clássico porque dele vieram todas as oportunidades que tive. Trabalhei no México, em São Paulo. Como mulher, em meio a tantos homens, eu sobressaí. Se não tivesse sobressaído, feito serviço bem feito, não teria oportunidades para os próximos” - disse Sirley.

O sucesso na carreira é atribuído à dedicação física, mental e técnica. Assim como os colegas homens, ela sabia que estava sob análise em cada jogo.

“A mulher é avaliada por olheiros, que são homens. Somos julgadas pela postura, pela forma de aplicar um cartão. Não podemos ser omissas. Se é cartão vermelho, tem de ser vermelho. O árbitro tem de passar despercebido” - disse a ex-árbitra.

A maturidade é essencial para seguir carreira na arbitragem. Saber filtrar o que escuta é necessário, diz Sirley. Ela acredita que não existe jeito de moldar o torcedor e que ignorar os xingamentos e preconceitos é o melhor a se fazer. “Você precisa estar bem preparada psicologicamente para trabalhar e focar nos jogos. Deixa lá fora falarem o que quiserem. É difícil colocar alguma coisa na cabeça das pessoas, educação vem de berço”, finalizou Sirley.

No último jogo da 1ª Divisão do Goiano que teve uma mulher como árbitra central, em 2006, Sirley acabou deixando o campo escoltada por policiais por causa de suspeita de envolvimento em fraude em concurso da Educação. Depois disso, não voltou a apitar na elite.

Por: Aline Carlêt - O Popular

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

 

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados