24/04/2014    14:05hs

Após sofrer ofensas racistas, Márcio Chagas anuncia fim da carreira para ser comentarista de arbitragem

Árbitro foi eleito o melhor do Gauchão por cinco anos, quatro deles seguidos

Após a surpreendente aposentadoria do até então considerado melhor árbitro do país, Wilson Luiz Seneme, e dos boatos da aposentadoria de Paulo César Oliveira para ser comentarista da Rede Globo, a arbitragem ficou sabendo hoje (24) que o gaúcho Marcio Chagas da Silva (foto), ex árbitro aspirante a FIFA, encerrou a carreira.

Nesta quinta-feira Chagas foi apresentado oficialmente pela emissora no Jornal do Almoço como novo comentarista de arbitragem da RBS TV (assista ao vídeo do anúncio). A mudança já estava sendo costurada há semanas e foi indicada logo após a final do Gauchão.

"A decisão veio a partir de uma reflexão juntamente com a minha família, nestas últimas duas semanas. E também a decisão de vir trabalhar na RBS com

vocês. Não tinha como deixar escapar a oportunidade" - disse, ao lados dos apresentadores Cristina Ranzolin e Paulo Brito. 

Publicidade

O comentarista também admitiu que o caso de racismo pesou na sua decisão.

"Me fez pensar, mas não que tenha modificado a minha postura. Todos os obstáculos servem para crescer".

Aos 37 anos, Márcio Chagas deixa a carreira depois de ser eleito cinco vezes o melhor árbitro do Campeonato Gaúcho.

Márcio Chagas esteve envolvido em um caso de racismo nesta edição do Campeonato Gaúcho. Depois da partida entre Esportivo e Veranópolis, ele encontrou bananas em seu carro, que também foi danificado por torcedores do clube de Bento Gonçalves. O caso foi parar na Justiça Desportiva e o pleno do TJD decidiu tirar nove pontos do Esportivo, que acabou rebaixado para a Divisão de Acesso com a decisão do tribunal.

Marcio Chagas sendo apresentado pela jornalista Cristina Ranzolin

O agora ex-árbitro já participará da transmissão do jogo entre Botafogo x Internacional, às 16h do próximo domingo no Maracanã, que será exibido ao vivo na RBS TV.
 

A carreira

Marcio Chagas da Silva nasceu em Porto Alegre no dia 05 de julho de 1976, formou-se árbitro em 1999 e teve as primeiras oportunidades na Série A, em 2009. Em 2011 foi promovido à aspirante FIFA.

Em 2008, se destacou na reta final do campeonato estadual sendo considerado o melhor, fato repetido em 2010, 2012, 2013 e 2014 para orgulho de sua mãe, dona Anomar Chagas da Silva.

Foi o responsável por dar oito minutos de acréscimos na partida entre Grêmio e Caxias na final da Taça Piratini - primeiro turno - de 2011 no estádio Olímpico em Porto Alegre. Na oportunidade, o Caxias vencia por 2 a 1, mas o tempo extra concedido por Chagas permitiu o empate do Grêmio, já aos 50 minutos do segundo tempo. A decisão do título acabou indo para os pênaltis e o time da Capital levantou o troféu, causando indignação da direção do Caxias.

 

No dia 02 de março de 2014, Márcio apitou a partida entre o Clube Esportivo Bento Gonçalves e o Veranópolis Esporte Clube Recreativo e Cultural, no estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, na serra gaúcha. A torcida anfitriã o ofendeu com palavras de cunho racista e, não satisfeita com isto, ainda amassou bananas contra o seu carro. O incidente ganhou repercussão nacional. Julgado pelo TJD-RS, o clube foi rebaixado a segunda divisão do campeonato gaúcho.

Apesar de ser professor de educação física, teve na parte física seu ponto fraco tendo sido reprovado algumas vezes tanto nos testes físicos da FGF como nos da CBF.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Copyright © 2009 -2013     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade