Publicidade

Ex assistente FIFA Ticiana Falcão anuncia aposentadoria na arbitragem

A ex-assistente Fifa concedeu entrevista ao site alagoasdiadia.com.br onde explica os motivos da sua aposentadoria

19/04/2010 - A ex-assistente FIFA de Alagoas Ticiana Falcão, comunicou a Comissão de árbitros da CBF e a Comissão local a sua decisão irrevogável de encerrar a carreira na arbitragem. Ticiana que há 14 anos atua pela arbitragem nos campos de futebol, quer seguir outros projetos e tem novos objetivos em vista.
 
Para Ticiana os incentivos principais que teve na carreira foram os colegas de trabalho que sempre a trataram como profissional e as oportunidades recebidas da Federação local e da CBF, citando que foi a única do nordeste a trabalhar em jogos da série A em 2010. Ao todo foram quatro jogos, sendo Vitória e Sport na 2ª rodada, Atlético Mineiro e Náutico na 6ª, Fluminense e Curitiba na 19ª e Barueri e Goiás na 24ª rodada.
 
A decisão de parar
 
A decisão de parar vem desde 2007, quando se lesionou nos pés e passou a sentir muitas dores, veio então as dificuldades nos treinamentos sendo que a lesão não regredia. Após ficar um ano e quatro meses afastada da arbitragem, tentou voltar, fez alguns jogos porém os problemas com a lesão continuavam, as dores que antes eram só nos pés, sentia agora na panturrilha, nos joelhos e até mesmo no quadril.
 
Para se manter em atividade, Ticiana teve que mudar a forma de pisar e de correr para agüentar os
treinamentos. Apesar do reconhecimento na carreira, isso a levou a pensar mais na Ticiana pessoa e na sua saúde do que na Ticiana árbitra.
 
A família
 
Na sua decisão, também pesou a ausência pelas viagens com os filhos e com o esposo Hércules Martins que deu total apoio a esposa e a assistente subordinada na arbitragem, Hércules é ex-árbitro e atual chefe da comissão de árbitros de Alagoas.
 
Devido as longas viagens nos fins de semana e aos treinamentos diários, a família inconscientemente ficou em segundo plano, havendo ocasiões em que os filho a viam apenas duas horas no dia e por isso sentiam muito a sua falta. Realizada na profissão e sem medo da mudança na rotina, para Ticiana o estimulo agora é se dedicar exclusivamente a família e aos estudos, coisa que não faz há muito tempo.
 
Polêmico gol de mão no jogo Ceará e Paraná Clube
 
Segundo Ticiana, naquela ocasião não tinha muito o que fazer, no momento do lance tinha o campo de visão obstruído por quatro jogadores, entendeu que o gol tinha sido marcado de cabeça validando o gol correndo para o meio de campo. O fato de ter levantado a bandeira foi para que o árbitro retirasse os jogadores que estavam transtornados protestando e dizendo que o gol tinha sido de mão. Temeu pela sua integridade física no momento e só por isso chamou o árbitro e que não houve diálogo algum sobre o lance naquele momento.
 
Depois do ocorrido, Ticiana enviou as imagens para instrutores da FIFA para que pudessem corrigir o seu posicionamento ou um outro fator no lance que a levasse a ter ajudado o árbitro naquele momento, teve como resposta que nada poderia ter feito já que tinha a visão encoberta no momento do lance. O árbitro desta polêmica partida foi o também alagoano Charles Herbert Cavalcante Menezes.
 
Veja abaixo a entrevista concedida ao site www.alagoasdiadia.com.br
 
 
 
Obs. O apitonacional parabeniza Ticiana de Lucena Falcão Martins pelo conjunto da carreira e deseja uma feliz aposentadoria no ceio do seu lar juntamente com seus queridos familiares.
 
Fonte: www.alagoasdiadia.com.br

Publicidade

 

Copyright © 2009 -2010    www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados