19/10/2015    22:07hs

Raio x: Criticada, arbitragem do Brasileirão 2015 erra menos que no ano passado

Levantamento apontou 38 erros cruciais da arbitragem até a 28ª rodada de 2015 contra 60 no mesmo período de 2014

Reclamar no futebol brasileiro já virou mais que um hábito, mas uma mania. Neste ano, o trio de árbitros se tornou alvo de dirigentes, técnicos, jogadores, jornalistas, comentaristas e torcedores ainda mais do que antes. Um levantamento realizado pelos canais FOX Sports, traz dados curiosos. Segundo o levantamento da emissora, por mais que a arbitragem do Brasileirão de 2015 seja uma das mais criticadas dos últimos tempos, ela errou menos do que no ano passado e a reportagem faz questão de lembrar que em 2014 ainda existiam os árbitros atrás de cada gol.

Considerando-se apenas equívocos cruciais (com interferências diretas em gols), até a 28ª rodada foram 38 erros contra 60 no mesmo período da

competição de 2014. Confira os deslizes de arbitragem, por rodada, no final do texto.

Publicidade

 

Os números consideram apenas lances em que não há interferência da interpretação, mas apenas os que levam em conta as regras do futebol aplicadas a todos jogadores, sem que o árbitro ou assistente precise ter uma opinião específica sobre o ocorrido. São pênaltis mal marcados (ou o lance aconteceu fora da área) ou mesmo não marcados equivocadamente; impedimentos mal assinalados (jogador alvo estava na mesma linha ou atrás do penúltimo defensor), lances de gols em que a bola saiu pela linha de fundo; ou mesmo lances em que a bola ultrapassou totalmente a linha da baliza, mas não foi considerado gol.

Mesmo que os números joguem a favor da arbitragem, ainda são considerados altos. Para Carlos Eugênio Simon, árbitro de três Copas do Mundo e comentarista da FOX Sports, a arbitragem brasileira está em um nível regular.

"O que vejo é que há muita falta de critério. O mesmo árbitro que assinala um tipo de penalidade em uma partida, na rodada seguinte deixa de assinalar o mesmo lance. Não consigo dizer que houve uma evolução nos profissionais, já que em todas as rodadas nós temos erros. Ano passado tínhamos uma arbitragem regular e neste ano também" - explica o ex FIFA.

Simon acredita que a arbitragem se tornou ainda mais vulnerável neste ano com a determinação de punir com cartão amarelo qualquer ato do atleta ou mesmo da comissão técnica, ao mesmo tempo que a falta de punição do STJD a jogadores que agrediram árbitros contribui para a queda de nível.

"A pressão contra a arbitragem sempre existiu, mas neste ano há uma vulnerabilidade de cartões amarelos, seja porque o jogador foi comemorar com a torcida ou reclamou de um lance interpretativo, o árbitro é orientado a punir o atleta, mas quando ele é agredido, como aconteceu recentemente com Petros no Raphael Claus e Dudu no Guilherme Ceretta de Lima, o STJD alivia a pena, tirando, de certa forma, o respeito dos jogadores com a arbitragem" - opina Simon.

CBF aprova a arbitragem atual, mas avança

O levantamento apontou que a 22ª rodada foi a com mais erros cruciais da arbitragem no Brasileirão de 2015, com seis equívocos que interferiram diretamente em gols. Justamente logo após estes incidentes, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), por meio de sua Comissão de Arbitragem, divulgou uma nota oficial enaltecendo seus árbitros e assistentes e garantindo que 90% dos lances cabíveis a estes profissionais são corretamente assinalados.

"O percentual de acerto dos árbitros chega a 90%. Contudo, sabemos que os erros repercutem mais porque mexem com a emoção de jogadores, dirigentes e torcedores" - disse a nota.

Comentaristas, porém, não aceitam os números da CBF, entendendo que não basta acertar 90% das vezes se os outros 10% interferirem de maneira direta no resultado da partida.

Apesar da explanação, a CBF, por meio de seu presidente, Marco Polo Del Nero, pediu à Fifa a autorização para o uso de tecnologia em lances polêmicos de arbitragem no Brasileirão de 2016, assumindo, assim, que muitos erros poderiam ser evitados.

"Sabemos que é impossível a seres humanos atingir o índice de erro zero na arbitragem. Por isso, considerando a solicitação dos clubes, a CBF pleiteará junto à Fifa a aprovação do uso de imagens da TV para auxiliar os árbitros. Queremos que o Brasil tome a liderança no processo de introdução da tecnologia no futebol e que sirva de referência para outros campeonatos no mundo" - afirmou o Presidente da CBF Marco Polo Del Nero.

A Fifa, porém, já deu indícios de que não autorizará o uso de qualquer tipo de tecnologia, alegando que isto poderia prejudicar o espírito esportivo e atrapalhar, inclusive, a confiança das entidades em suas respectivas comissões de arbitragens.

Renovação na arbitragem?

Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF desde 2007, Sérgio Corrêa da Silva defende que a entidade está em plena renovação, apostando em árbitros mais jovens e que passam por teste constantes tanto físicos, como técnicos. Neste ano, como medida de punição, deixou até alguns árbitros na "geladeira" após erros.

A renovação da arbitragem, todavia, anda de forma muito lenta e sem paciência, como explica Carlos Eugênio Simon.

"De uns cinco anos para cá, a Comissão de Arbitragem vem fazendo o que ela chama de renovação, mas isto ainda não foi consolidado. São árbitros muito jovens e que não têm o respaldo que deveriam ter da CBF. O Sérgio Corrêa está há muito tempo no cargo e os árbitros ficam na 'geladeira', como se fossem os únicos culpados, isto é equivocado e não significa uma renovação" - explica o comentarista.

Por outro lado, a arbitragem, de certa forma, também melhorou o espetáculo. Se no ano passado, a média de tempo de bola rolando era de 52 minutos, em 2015 já supera 56 minutos. O número de faltas, conseqüentemente, também caiu: de 33,8 por partida, para 28.

Confira os 38 erros cruciais da arbitragem no Brasileirão de 2015*

3ª rodada

- Avaí faz o segundo gol contra o Flamengo após a bola ter saído pela linha de fundo. Resultado Avaí 2 x 1 Flamengo com arbitragem do Paulista Raphael Claus da FIFA (assistente da jogada era o também Paulista Anderson José de Moraes Coelho).

4ª rodada

- Robinho faz um gol para o Santos, contra o Sport, em posição de impedimento. (resultado Santos 2 x 2 Sport)

- Fluminense marcou um gol de pênalti inexistente contra o Flamengo. (resultado: Flamengo 2 x 3 Fluminense)

8ª rodada

- Alexandre Pato faz um gol em posição legal contra o Avaí, mas a arbitragem anula erroneamente, alegando impedimento. (resultado São Paulo 1 x 1 Avaí)

- Daniel Guedes coloca a mão na bola dentro da área do Santos contra o Corinthians, mas o árbitro mandou o lance seguir. (resultado Santos 1 x 0 Corinthians)

9ª rodada

- Diego Souza faz a falta em jogador da Chapecoense, mas o árbitro inverte o autor. Na cobrança, o Sport fez o gol. (resultado Sport 1 x 1 Chapecoense)

- Chapecoense faz o gol contra o Sport em posição de impedimento. (resultado Sport 1 x 1 Chapecoense)

Avaí 2x1 Flamengo pela 1ª rodada. Na jogada do segundo gol a bola saiu 17 cm

12ª rodada

- Canteros recebe passe em posição de impedimento e toca para Guerrero marcar o gol do Flamengo sobre o Internacional. (resultado: Internacional 1 x 2 Flamengo)

- Arbitro invalida gol do Palmeiras contra o Avaí por não ver que a bola ultrapassou totalmente a linha da baliza. (resultado Palmeiras 3 x 0 Avaí)

13ª rodada

- Flamengo tem gol mal anulado contra o Corinthians por marcação de impedimento de Jonas. (resultado: Flamengo 0 x 3 Corinthians)

- Árbitro não marca mão na bola de Kadu, dentro da área, do Atlético-PR, contra o Fluminense. (resultado: Atlético-PR 1 x 2 Fluminense)

Árbitro marca pênalti inexistente a favor do Internacional contra o Joinville. (resultado: Joinville 0 x 2 Internacional)

14ª rodada

- Árbitro assinala fora da área uma falta à favor do Sport, contra o São Paulo, que aconteceu dentro da área. (Resultado: Sport 2 x 0 São Paulo)

 

 

15ª rodada

- Marcos Júnior faz gol legal, mas o árbitro assinala mão na bola, anulando gol do Fluminense contra a Chapecoense. (resultado: Chapecoense 2 x 1 Fluminense)

- Uendel salva em cima da linha com o braço, evitando gol do São Paulo contra o Corinthians. (resultado: São Paulo 1 x 1 Corinthians)

18ª rodada

- Erazo, do Grêmio, toca com a mão na bola dentro de sua área, contra o Atlético-MG e nada foi marcado. (resultado: Atlético-MG 0 x 2 Grêmio)

- Thiago Ribeiro, do Atlético-MG, empurra Galhardo, do Grêmio, dentro da área, mas nada foi assinalado. (resultado: Atlético-MG 0 x 2 Grêmio)

19ª rodada

- Apodi domina a bola com o braço para fazer o gol da Chapecoense contra o Atlético-MG. (resultado: Chapecoense 2 x 1 Atlético-MG)

- Árbitro anula gol legal do Avaí, contra o Corinthians, assinalando impedimento. (resultado: Avaí 1 x 2 Corinthians)

21ª rodada

Eduardo Sasha, do Internacional, foi empurrado dentro da área do Avaí, mas nada foi marcado. (resultado: Avaí 3 x 0 Internacional)

22ª rodada

- Assistente anula gol legal do Palmeiras, contra o Goiás, assinalando impedimento. (resultado: Goiás 1 x 0 Palmeiras)

- Zagueiro do Goiás toca com a mão na bola dentro da área, mas nada é assinalado para o Palmeiras. (resultado: Goiás 1 x 0 Palmeiras)

- Árbitro anula gol legal do Fluminense, contra o Corinthians, assinalando impedimento. (resultado: Corinthians 2 x 0 Fluminense)

- Ponte Preta teve gol mal anulado por impedimento diante do Cruzeiro. (resultado: Ponte Preta 1 x 2 Cruzeiro)

- Árbitro não marca pênalti do Cruzeiro em Borges, da Ponte Preta. (resultado Ponte Preta 1 x 2 Cruzeiro)

- Árbitro marca pênalti inexistente a favor do Atlético-PR, contra o Atlético-MG. (resultado: Atlético-MG 0 x 1 Atlético-PR)

23ª rodada

- Ricardo Oliveira, do Santos, faz gol contra o Sport em posição de impedimento. (resultado: Santos 1 x 1 Sport)

24ª rodada

- Gol mal anulado, por impedimento, do Figueirense contra o Atlético-PR (resultado final: Figueirense 1 x 1 Atlético-PR)

- Atacante do Figueirense coloca a mão na bola antes de fazer o gol contra o Atlético-PR. (resultado final: Figueirense 1 x 1 Atlético-PR)

- Pênalti não marcado para o Cruzeiro - Samir, do Flamengo, puxa Paulo André dentro da área. (resultado final Flamengo 2 x 0 Cruzeiro)

25ª rodada

- Pênalti não marcado para o Coritiba diante do Internacional. Rafael Moura empurra Kleber na área. (resultado Coritiba 0 x 1 Internacional)

- Pênalti não marcado para o Cruzeiro em bola que bate na mão de Leonardo Silva e pênalti mal marcado para o Cruzeiro, com Jemerson fazendo falta em Willian fora da área. (Resultado Cruzeiro 1 x 1 Atlético-MG)

- André Lima faz falta em Renan no segundo gol do Avaí sobre o Goiás. (resultado: Avaí 2 x 1 Goiás)

26ª rodada

- Clayton foi derrubado por Vágner e o pênalti não foi marcado para o Figueirense contra o Avaí. (resultado Figueirense 0 x 1 Avaí)

- Valdivia chuta e a bola bate na mão de Uendel, do Corinthians. Pênalti não marcado para o Internacional. (Resultado Internacional 2 x 1 Corinthians)

- Willians coloca a mão na bola, dentro da área, antes que ela chegasse a Herrera. Pênalti não marcado para o Vasco contra o Cruzeiro. (resultado Cruzeiro 2 x 2 Vasco)

28ª rodada

- Gol do de André Lima, do Avaí, contra o Grêmio com o atacante em posição de impedimento. (resultado Grêmio 3 x 1 Avaí)

- Manoel, do Cruzeiro, coloca a mão na bola, dentro da área, contra o Coritiba. (Resultado: Cruzeiro 2 x 0 Coritiba)

*considerados apenas lances que interferiram em gols ou possibilidade dele. Lances polêmicos, em que a interpretação do árbitro é o que vale, foram desconsiderados.

Fonte: Fox Sports - Reportagem e apuração de Gustavo Freitas

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Copyright © 2009 -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade