06/12/2014    23:37hs - Atualizado 07/12/2014

Árbitro baiano corre de jogadores do Figueirense no fim do jogo para não ser agredido

Jogadores do Figueirense partem para cima de Marielson que é salvo por Rafael moura. Fotos: Carlos Amorim

O árbitro baiano Marielson Alves Silva, uma das revelações deste campeonato brasileiro e candidato a promoção ao quadro de aspirante FIFA em 2015 provou que esta bem fisicamente. Após quase cem minutos de bola rolando, deu um pique supersônico de aproximadamente 80 metros para não ser agredido pelos jogadores do Figueirense. A velocidade empregada pelo árbitro para fugir dos jogadores fez lembrar o personagem de quadrinhos Papa-Léguas criado em 1949 por Chuck Jones para os estúdios Warner Bros.

 
Publicidade

O fato ocorreu neste sábado (06) na partida Figueirense 1x2 Internacional em partida disputada no Orlando Scarpelli em Florianópolis. Em campo tentando se garantir na Copa Sul-Americana na próxima temporada, o Figueirense recebeu o Internacional e vencia os gaúchos por 1 a 0 até os 40 minutos do segundo tempo, mas sofreu a virada com gol no último minuto o que garantiu o rival na fase de grupos da Libertadores 2015.

A partida foi marcada por expulsões e muita tensão. Ao todo, cinco jogadores receberam cartão vermelho, três do Figueirense e dois do Inter. Motivo de irritação dos jogadores com o árbitro da partida.

 

No apito final, uma cena inusitada e inesperada: o time do Figueirense ficou extremamente revoltado com o árbitro partiu para cima dele, principalmente o zagueiro Thiago Heleno e o volante França. Rafael Moura ficou bancando o "segurança" do árbitro até a polícia entrar em campo e acalmar a confusão (veja vídeo abaixo).

 

O atacante Pablo do Figueirense disse que alguns árbitros precisam aprender de novo e criticou o baiano que comandou a partida.

“Muita gente fala, alguns sabem apitar no futebol brasileiro, mas outros têm que pegar o caderno e estudar de novo” - disse, em entrevista ao PFC.

 

 

O arbitro ainda relatou que ao termino da partida recebeu um empurrão no peito do jogador Thiago Heleno e um pelas costas do jogador Wellington Muniz criando um tumulto que fez com que ele corresse até os policiais. Marielson ainda relatou o uso de sinalizadores por torcedores do Internacional (veja relatório abaixo).

Nota do Apitonacional

O árbitro Marielson Silva, apesar dos seus 32 anos, aparentemente não amadureceu o suficiente e não tem carga emocional para agüentar e controlar partidas mais difíceis. No seu currículo, a desastrosa atuação na partida Santa Cruz 1x0 São Paulo pela Copa do Brasil disputada no inicio de 2011. Ali já demonstrava sua falta de personalidade para dirigir grandes jogos.

Este ano teve boa seqüência e se credenciou para ser promovido ao quadro de aspirantes à FIFA em 2015. Porém a partida deste sábado deve servir de base para a CA-CBF repensar a promoção, pois a desabalada carreira, só vista esporadicamente em campo de várzea, demonstrou medo excessivo e falta de controle de uma autoridade sem ‘autoridade’ que corre até a saia da mãe em busca de proteção quando alguém fala um pouco mais forte.

Não tinha assistido o jogo e procurei não entrar em detalhes para não cometer injustiças, mas após rever o teipe da partida tenho a convicção que o árbitro errou em todas as expulsões. Todas elas, na minha visão, desnecessárias e bem ao estilo do apito brasileiro que na sua maioria esconde atrás dos cartões para mostrar autoridade. Felizmente a CA-CBF esta procurando tirar de cena árbitros com esse estilo covarde.

Finalizando, é inadmissível que um árbitro da primeira divisão do futebol brasileiro proporcione cena lamentável que certamente marcará sua carreira e aproveito para sugerir a CA-CBF que não realize testes físicos com Marielson Silva, pois a sua desabalada carreira de ontem já serviu como teste ao qual foi aprovado com louvor!

Fotos: Carlos Amorim

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Copyright © 2009 -2013     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade