STJD arquiva acusações contra chefe de arbitragem e ex-árbitro FIFA poderá ser punido

STJD diz que denúncias de Gutemberg Fonseca contra Sérgio Corrêa não têm fundamento e determina arquivamento do inquérito.  Ex-árbitro pode ser punido por "oferecer queixa infundada à Justiça Desportiva". A multa pode atingir R$ 50 mil.

 
28/03/2012 - O que ja era esperado aconteceu no julgamento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva sobre as acusações feitas pelo ex-árbitro Gutemberg de Paulo Fonseca contra Sérgio Corrêa, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, o STJD entendeu que são infundadas e o inquérito foi arquivado. Além disso, poderá haver agora uma reversão e Gutemberg corre o risco de ser punido pelas denúncias. A informação foi divulgada em nota oficial no site da CBF. 

Depois de ser excluído do quadro de arbitragem da Fifa no final do ano passado, Gutemberg deu uma entrevista bombastica contra Sérgio Corrêa no início deste ano. Segundo o ex-árbitro, a entidade é dirigida com interferência política e de acordo com interesses pessoais de Corrêa. Como prova, ele citou uma conversa ocorrida em 2010 com o chefe da arbitragem da CBF, em que teria sido alvo de uma intervenção sendo pressionado para apitar em favor do Corinthians.

Em contato com a imprensa, Gutemberg se disse surpreso e questionou a decisão do STJD.

Pelas denuncias infundadas, ex-árbitro Fifa poderá agora ser punido pelo STJD

"Como o tribunal pode ter julgado as acusações como infundadas se o Sérgio Corrêa e as testemunhas que eu indiquei não foram convocadas para prestar depoimento? A conclusão veio de uma opção deles. Essa é uma decisão política. Vão arquivar o inquérito e deixar para lá, como já fizeram com outras acusações", disse o ex-árbitro. 

Além disso, revelou ter se sentido pressionado por Corrêa em diversos momentos da carreira. Uma de suas principais acusações é a de que o chefe de arbitragem instituiu que todos os árbitros teriam de lhe telefonar antes de jogos importantes. Na época, Gutemberg afirmou que o cartola era "mariquinha, mentiroso e corrupto". 

Em virtude das acusações feitas pelo ex-árbitro Gutemberg de Paula Fonseca, divulgadas nas rádios Jovem Pan e Globo, contra o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF Sérgio Corrêa, o procurador chefe do Egrégio do STJD Paulo Schmidt requereu a abertura de inquérito desportivo para apuração das mesmas. Ao final, todas as acusações foram consideradas infundadas e o ex-árbitro poderá ser punido.

"O auditor Alexandre Quadros concluiu que as denúncias são desprovidas de qualquer veracidade ou lógica", diz nota divulgada pelo STJD.  O STJD informa que ele pode ser punido por "oferecer queixa infundada à Justiça Desportiva". A multa pode atingir R$ 50 mil.

NR: O apitonacional apurou que Sérgio Corrêa enviou sua defesa para o STJD onde refutou as acusações e afirma que os documentos e provas apresentadas pelo apitador não vincula e não prova nada contra sua pessoa. Também afirma o presidente que as declarações do ex-árbitro Fifa decorreram em razão de seu inconformismo pela substituição de seu nome em lista enviada pela CBF à FIFA para elaboração de quadro de árbitros da entidade mundial.

Veja abaixo os documentos do processo no STJD.

Publicidade
 

 

Envie esta página a um amigo!


Fechar

Publicidade

 

 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Copyright © 2009 -2011     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade