19/03/2015    13:36hs

Maranhão: Assistente denuncia irregularidades na CEAF; dirigente diz que esta renovando quadro

Sandro Nascimento Medeiros diz que é perseguido por Marcelo Filho e que foi retirado da RENAF em represália por fazer oposição no sindicato

O assistente maranhense, Sandro do Nascimento Medeiros (foto), dez anos atuando no quadro local e seis na CBF, faz graves denuncias contra Marcelo Bispo Nunes Filho, ex-árbitro CBF aspirante FIFA e atual presidente da comissão de arbitragem do Maranhão. Segundo o assistente, ele vem sendo perseguido e tudo teria começado quando juntamente com outros colegas do apito tentou registrar chapa para concorrer nas ultimas eleições do sindicato dos árbitros ocorrida em 2014. Como suposta represália, não foi indicado para compor a RENAF 2015 e segundo ele, não recebeu sequer uma explicação oficial da sua saída do quadro nacional por parte dos dirigentes da arbitragem local.

O assistente faz a denuncia baseado em um e-mail enviado pelo presidente da comissão de arbitragem para a imprensa local e cerca de 90% dos árbitros do quadro da FMF, onde supostamente chama de traidores os que tentavam inscrever chapa para concorrer as eleição do sindicato e pressiona o grupo para dar apoio a chapa "esse é meu grupo".

Nota da redação: Apesar de ser presidente da comissão de arbitragem,

Marcelo Filho também era presidente do sindicato na ocasião, tendo sido eleito para o mandato 2012/2014.

Publicidade

Segundo Medeiros, o e-mail enviado aos árbitros acabou com a candidatura.

"Depois que ele enviou aquele e-mail nos chamando de traidores, ninguém quis ficar com a gente. Não conseguimos nem lançar chapa" - disse o assistente.

O e-mail foi datado de 09 de janeiro de 2014. Veja documento abaixo.

Obs. Segundo apurado, o suposto traidor mencionado no e-mail, seria  o árbitro CBF Mayron Frederico do Reis Novaes, 2º vice presidente na gestão 2012/2014.

Numero de vagas

Até o ano passado, o estado do Maranhão tinha direito de indicar oito assistentes para compor a relação anual do quadro de árbitros da CBF (RENAF). Este ano, por determinação da CBF, o numero diminuiu para sete e consequentemente um teria que sair. Segundo fomos informados pelo presidente da CEAF/MA, foram usados diversos critérios para fazer o corte. Entre eles a idade, desempenho nos jogos e nos treinamentos, participação em palestras e proporcionalidade entre as cidades, tendo em vista que na Capital tem dois assistentes no quadro nacional e em Imperatriz, cidade de Sandro Medeiros, tinha três.

 

Renovação

Em contato com o Apitonacional, Marcelo Bispo, disse que esta renovando o quadro da RENAF local e que isso tem causado insatisfação naqueles que deixam a relação nacional. O dirigente também explicou o processo de escolha dos nomes enviados à CA/CBF.

Sobre a não indicação de Sandro Medeiros, o presidente da CEAF-MA informou que a decisão foi tomada em consenso pelos membros da comissão em reunião ocorrida no dia 24 de novembro de 2014 onde decidiram os nomes que seriam indicados ao quadro nacional em 2015.

Marcelo Bispo Filho

Segundo o dirigente e a ata lavrada (abaixo), participaram da reunião as seguintes pessoas: Marcelo Bispo e Raimundo Benjamim, presidente e vice da comissão de arbitragem, Juscelino Sousa, presidente do sindicato dos árbitros, os instrutores de arbitragem Renato Rodrigues e Nacor Benedito, o instrutor físico Carlos Augusto, mais a psicóloga Joyce Sales e José Henrique, secretario da CEAF.

Nota da redação: Analisando o quadro atual (abaixo), consta o assistente Cícero Romão Batista Silva, de Imperatriz, nascido em 21/04/1973, ou seja, dois anos mais velho que Sandro Nascimento Medeiros que nasceu em 07/06/1975. Portanto o critério idade não se sustenta, pois os números mostram que não foi levado em consideração.

Proporcionalidade

Outro ponto a ser esclarecido e que faz parte da particularidade local, é o fato de que a cidade de Imperatriz tem três assistentes no quadro nacional enquanto a capital só tem dois. Sendo assim, para manter equilíbrio entre as duas forças do estado, foi adotado o critério de proporcionalidade entre o numero de assistente de cada cidade, uma vez que tirando um da capital só restaria um e em Imperatriz continuaria os três, o que geraria uma desproporcionalidade muito grande entre as duas cidades.

Pelo critério, Imperatriz perderia uma vaga para equilibrar o numero de assistentes por cidade e a escolha ficou entre Cícero Romão Batista e Sandro Nascimento Medeiros. Pelas informações, Cícero perdeu no quesito idade, pois é dois anos mais velho que Nascimento e ganhou nos outros, pois segundo Marcelo Bispo disse em entrevista a Radia Mirante de Imperatriz, Cícero é mais grupado, comparece as reuniões, as confraternizações e esta sempre mais presente que Sandro Medeiros.

O assistente contesta, diz que no estado não tem assessor e não tem como usar critério desempenho em campo se não é observado e que seu desempenho esta em bom patamar tendo em vista que este ano atuou em sete partidas pela CBF e uma delas a final da Copa Verde entre Paysandu/PA e Brasília/DF.

Sandro também reclama da posição do sindicato dos árbitros, diz que apesar de ser boa gente, o atual presidente Juscelino Sousa Santos não tem força para atuar em favor dos associados como se deve tendo em vista que é árbitro atuante e subordinado de Marcelo Bispo. Diz também que nunca recebeu qualquer tipo de apoio da entidade que deveria estar do lado de quem paga as contribuições e não da comissão decidindo contra os interesses de um associado como consta na ata publicada nesta matéria.

Juscelino Sousa Santos e Sandro Nascimento Medeiros no Castelão durante pré-temporada de 2014

Obs. Entramos em contato com o árbitro e presidente do sindicato, Juscelino Sousa Santos, para que falasse sobre as denuncias do assistente, mas o mesmo preferiu não se pronunciar sobre o assunto, provavelmente para não ferir interesses da FMF que fatalmente traria conseqüências para sua carreira no apito.

Nota do Apitonacional

Analisando todas as informações que chegaram até nós, notamos que todos, com exceção do presidente do sindicato, têm suas razões. Ambos os lados estão munidos de versões e documentos o que leva a um impasse difícil de ser contornado. A situação é insustentável e tudo indica que chegará ao tribunal cível o que é lamentável para a imagem da arbitragem.

 

Repudiamos a atitude do presidente do sindicato, que mesmo sendo árbitro atuante, deveria estar do lado do seu associado e jamais participar de uma reunião referendando decisão que fere o interesse do árbitro. A um presidente de sindicato cabe zelar pelos interesses da classe e não se omitir ou se calar por subserviência motivada pela seqüência da sua carreira.

Independente de quem esteja com a razão, à arbitragem maranhense e ambos diretamente envolvidos, sairão derrotados se persistirem com a demanda. Por isso é preciso calma e prudência antes de tomar qualquer decisão que não seja unicamente na esfera esportiva.

Obs. como é de praxe nas matérias do Apitonacional, o espaço esta aberto para quem foi citado na matéria e queira se pronunciar.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Copyright © 2009 -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade