Publicidade

 

 
 05/09/2017    20:08hs     -     atualizado 06/09/2017    08:46hs

Brasileirão dos árbitros: entre tapas e beijos rumo à final em São Paulo

Campeonato Brasileiro da categoria classifica quatro equipes para grande final em São Paulo; Eles se juntam a DF e SP para decidirem o campeão do ano

Publicidade

No ultimo final de semana, dias 1, 2 e 3 de setembro, foi realizado a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Árbitros de Futebol. O evento que é uma realização da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF) juntamente com as entidades sindicais da categoria, foi disputado em quatro sedes, Porto Velho (RO), Maceió (AL), Fortaleza (CE) e Belo Horizonte (MG).

A etapa classificou quatro equipes vencedoras das sedes que juntamente com as equipes do Distrito Federal, ultima campeã e São Paulo, sede da final, para decidir quem ficará com o titulo deste ano nos dias 8, 9 e 10 de dezembro com organização do SAFESP (Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo).

Em Rondônia, a eliminatória foi disputada somente por duas equipes, a equipe local disputou e ganhou a vaga por 2 a 1, no ultimo sábado (2), contra os acrianos. A equipe visitante abriu o placar com Melquesedeque Brito (Binho), mas tomaram a virada da equipe local com gols de Maicon Alexandre e Alessandro Bessa.

O evento foi um sucesso promovendo momentos de confraternização entre os dois estados com entrega de troféus e medalhas.

Já em Fortaleza mediram forças as equipes do Rio Grande do Norte, Piauí, Mato Grosso do Sul, Pará e Ceará sendo que a equipe paraense com três vitorias e um empate ficou com a vaga. Como destaque negativo a organização ter marcado três jogos para cada equipe no mesmo dia tendo em vista a alta temperatura da capital cearense o desgaste foi enorme para os jogadores.

Já em Belo Horizonte, a sede com maior organização e fortes equipes em campo, os confrontos foram acirrados e até mesmo com momentos tensos, mas prevaleceu a cordialidade nas disputas entre as equipes de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Minas Gerais com os catarinenses conquistando o caneco após duas vitorias e um empate.

Mal exemplo

Se nas outras sedes, apesar de alguns problemas que facilmente podem ser resolvidos, em Maceió aconteceu o que menos se espera da categoria, ou seja, falta de comprometimento, compreensão e harmonia entre jogadores e dirigentes.

No ultimo dia da competição, na que era para ser a partida decisiva, a equipe baiana, segundo apurado, mesmo estando no hotel de seu adversário, chegou 47 minutos atrasada e a equipe de Sergipe não aceitou o atraso e pressionou para ser declarada vencedora por WO. As discussões e acusações de ambos os lados, principalmente entre os dois presidentes de entidade que quase chegaram a vias de fato o que possivelmente  tornaria o confronto pacifico em uma guerra sem que se tenha chegado a qualquer decisão cabendo agora aos organizadores da competição decidir esse imbróglio.

Sem acordo: Os brigões da fase (BA e SE) debatem observados por Jamir Garcez. Foto: noticianamira

A partida decidia o vencedor da sede sendo que Sergipe, por ter duas vitorias, jogava por um simples empate para ficar com a vaga e aos baianos com uma vitória e um empate cabia somente sair vencedora do confronto para seguir em frente na competição.

Nota do Apitonacional

O Apitonacional esteve em Belo Horizonte acompanhando a etapa mineira desta ótima competição e de onde pode passar maiores informações. Primeiramente falaremos da parte ruim que foi a rivalidade, às vezes exagerada, que, felizmente, aconteceu só na primeira rodada entre alguns competidores que culminou em jogadas mais ríspidas e alguns xingamentos entre jogadores e varias reclamações contra a arbitragem, inclusive de treinadores com longa historia no apito brasileiro.

Mas como dito, somente na primeira rodada, pois nas duas seguintes prevaleceu a cordialidade e o respeito aos adversários. A organização sob comando de Reinaldo Bento e Antonio Marcio (Ceará) fizeram de tudo para que as delegações se sentissem amparadas não medindo esforços para oferecer a receptividade que é marca registrada do povo mineiro. Como sempre, minas foi o diferencial!

Em relação a competição o Apitonacional parabeniza os idealizadores pela brilhante idéia, a Associação Nacional dos Árbitros (ANAF) e as entidades que estão colocando em pratica desde o ano passado uma atividade com os homens de preto que vem ganhando cada nova edição uma maior projeção nacional.

Veja abaixo vídeo da competição.

 

Apito

As arbitragens das partidas, na sua maioria, esteve dentro de um alto padrão com árbitros experientes e renomados como Igor Benevenuto, Emerson de Almeida Ferreira que foram do quadro aspirante FIFA e jovens árbitros como Fagsom Junior dos Santos e Fernanda Nandrea Gomes. Também foram voluntários e atuaram na competição Helbert Tavares, Juliana Nascimento e Wendel Felipe.

A final foi arbitrada pelo jovem árbitro Vinicius Gomes do Amaral do Rio Grande do Sul. Vinicius tem 30 anos, entrou este ano no quadro nacional e demonstrou muitas qualidades na partida atuando com simplicidade e a calma necessária passando segurança aos jogadores que se preocuparam só em jogar futebol fazendo com que a arbitragem da partida passasse despercebida.

Com atuação segura, Igor Benevenuto e seus assistentes abrilhantaram a arbitragem do torneio

Mal exemplo II

Em relação ao maus competidores de Maceió, o Apitonacional defende a exclusão das duas equipes do campeonato como punição. A Bahia por não respeitar o regulamento e Sergipe pela falta do bom senso e falta de fair play. A vaga da sede deveria ser das outras duas equipes da chave ou através de sorteio entre as duas equipes que ficaram em segundo lugar nas sedes com maior numero de competidores, no caso Belo Horizonte e Fortaleza.

Mas...

Lamentavelmente, segundo as ultimas informações, os dirigentes da ANAF acenam com uma decisão equivocada, que deve ser anunciada nesta quarta-feira (6), que será fechar os olhos para as algazarras de Maceió passando as mãos nas cabeças de quem não levou a competição com um mínimo de seriedade possível, com quem fez baixaria e pode fazer a categoria ser ridicularizada se as cenas do quase conflito generalizado visto em Maceió vier a publico na grande imprensa. As briguentas equipes de Sergipe e Bahia, juntamente com Rio Grande do Norte e Minas Gerais farão companhia as outra cinco equipes já classificadas. Esta decisão devera ser anunciada ainda hoje.

Caso essa informação se confirme, os dirigentes são dignos de aplausos, pois conseguiram tirar de vez a pouca credibilidade que a competição ainda tinha.

O Apitonacional registra a presença de Arthur Alves Junior que não mediu esforços para, juntamente com sua assessoria, não só prestigiar o evento como pegar as experiências e informações da estrutura utilizada junto a organização para aproveitar em São Paulo durante a fase final que será organizado pela entidade que preside (Safesp).

Veja abaixo mais imagens do evento (Fotos: Marçal).

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados