19/12/2013    16:50hs

CA-CBF divulga Classificação Nacional dos Árbitros para 2014

O paulista Paulo César é o primeiro do quadro Internacional, e o catarinense Paulo Godoy Bezerra é o numero 1 do Brasil. Confirmada as trocas nos assistentes do quadro da FIFA

A CA-CBF divulgou na tarde desta quinta feira (19) a CNA (classificação Nacional dos árbitros) para 2014.

No total a CNA mostra a classificação de 184 árbitros sendo 10 FIFA, 7 aspirantes FIFA, 10 especiais, 52 CBF 1 e 105 CBF.

O numero de assistentes é bem maior do que o numero de árbitros. São 231 no total divididos em seis categorias que são: 10 FIFA, 5 aspirantes FIFA, 2 especial 1*, 5 especial, 76 CBF1 e 133 CBF2.

* A categoria especial 1 indica que o árbitro pertenceu ao quadro da FIFA e o 2 que foi aspirante FIFA.

Já o quadro feminino é composto por 64 arbitras e assistentes divididas em 8 categorias,  devido algumas delas terem índices masculino.

O paulista Paulo César Oliveira, eleito melhor árbitro do ano pela CBF/SporTV, aparece como o numero um do quadro internacional. Já Paulo Henrique de Godoy Bezerra (foto) de Santa Catarina, ganhador da enquete realizada pelo Apitonacional de melhor árbitro de 2013 aparece como o numero um país, ou seja, do quadro CBF 1, o que só vem coroar o excelente trabalho realizado pelo catarinense ao longo deste ano.

Publicidade

A CNA foi atualizada as 16:33 hs e desta vez trouxe os promovidos para o quadro da FIFA em 2014 o que para nós e para nossos leitores não foram nenhuma novidade, ou seja, só houve trocas de assistentes como matéria publicada no Blog do Marçal (leia) no dia primeiro deste mês. Foi confirmada a entrada de Bruno Boschilia e Cleriston Clay Barretos Rios nos lugares de Altemir Hausmann (jubilado) e Rodrigo Figueiredo Henrique Correa. Já no quadro Feminino a entrada de Nadine S Câmara Bastos e Neuza Inês Back nos lugares de Lílian Fernandes Bruno e Tatiana Jacques de Freitas.

Como as escalas falam, é só analisar a CNA divulgada e os regulamentos da arbitragem para sabermos quem será promovido a aspirante FIFA em 2014.

Em uma rápida conferida, os árbitros gaúchos Jean Pierre Lima e Anderson Daronco, o mineiro Emerson de Almeida Ferreira,  o paulista Raphael Claus e os cariocas Wagner Magalhães, Rodrigo Sá e Grazianni Maciel, o candango Rodrigo Raposo e o potiguar Pablo Ramon despontam como favoritos a promoção que deve ocorrer em provavelmente no mês de maio de 2014. Lembro que alguns dos nomes citados acima estarão na ocasião na casa dos 35 anos, um prazo apertado para que a CA-CBF aposte neles o que poderá abrir espaço para os mais novos. Mas pelas escalas, nomes como Anderson Daronco, Raphael Claus e Wagner Magalhães dificilmente não serão promovidos a aspirantes FIFA em 2014.

Veja abaixo a CNA atualizada completa e divulgada cerca de uma hora após a primeira ( abaixo).

 

Abaixo a primeira CNA divulgada às 15:30hs sem as promoções no quadro FIFA.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Copyright © 2009 -2013     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade