As contradições do chefe do apito Brasileiro

Aristeu tirou Dibert Pedrosa da FIFA alegando falta de jogos de seleções. O Apitonacional prova que isso não é verdade

24/01/2013 - Na semana passada, Aristeu Leonardo Tavares (foto) – Coronel do Apito – deu uma entrevista onde tentou justificar a saída do assistente Dibert Pedrosa do quadro da FIFA e principalmente tentou e não conseguiu explicar a inclusão de Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa.

O Apitonacional foi investigar melhor as justificativas de Tavares e quanto mais aprofundava no tema, mais ficava evidente que tudo foi planejado antecipadamente com o único intuito de substituir Dibert Pedrosa por Rodrigo Figueiredo. Apuramos que Dibert pelo seu modo sistemático, direto e sem bajulação, não goza da simpatia de Jorge Rabello, o chefe do apito carioca. Já Figueiredo que teria sido referendado a Rabello por Rodrigo Jóia e Péricles Bassols, teria sido indicado pelo próprio Rubens Lopes quando da reunião no estacionamento da FERJ conforme publicamos aqui e foi desmentido pela FERJ em nota oficial. Tempos depois, aquele que diz ser, mas não é jornalista, que também é porta voz de Aristeu Tavares confirmou o encontro no seu site.

Vale frisar que Jóia e Bassols são amigos particular de Tavares, que inclusive freqüentam habitualmente a casa do chefe do apito o que contou muito na promoção relâmpago de Figueiredo.

Aristeu Leonardo Tavares foi promovido a chefe do apito pela seriedade que sempre apresentou na sua carreira militar, como árbitro e como assessor da CA-CBF. Nem bem esquentou a cadeira e mudou radicalmente suas atitudes passando a tomar decisões não condizente com o seu passado, que contraria a lei desportiva e o bom senso, chegando a defender aquilo que condenava e era radicalmente contra. As atitudes intempestiva, somadas com os erros de escalas cometidos, juntando com a soberba e arrogância, revelaram um dirigente despreparado que é suscetível a mudanças bruscas e nem sempre de forma transparentes e leais com os demais. Aquele assistente respeitável e amado se transformou como por mágica em um dirigente frio, ditador sem coração que não respeita regulamentos e muito menos a história de muitos que tiveram batalhas ao seu lado compartilhando alegrias e tristezas,  tirando o direito desses lutarem e sonharem com honras e dias melhores para suas carreiras.

Publicidade
 

Para causar impacto e inaugurar seu reinado, foi ousado e agiu como ditador ao rasgar a norma para composição da relação nacional publicada no dia 02 de março de 2012 que diz em seu ínterim, no item 3.2.1 que só poderá ser aspirante FIFA, integrantes do quadro CBF-1. Aristeu não tomou conhecimento desta norma, publicou uma datada no dia da sua posse criando uma excepcionalidade para referendar o maior absurdo que um dirigente de arbitragem poderia cometer. Em menos de um mês - ele virou chefe do apito no dia 22 de agosto de 2012 – promoveu o desconhecido Rodrigo Figueiredo que ocupava a modesta 29ª posição na categoria CBF-2 à aspirante FIFA e dias depois a assistente FIFA sendo que enviou a lista com os nomes dos árbitros para a FIFA no dia 17 de setembro, ou seja, menos de um mês depois de sua posse. O que leva a crer que a promoção de Figueiredo já estava acertada anteriormente como publicamos.

O Apitonacional tem em posse (veja abaixo) a norma que a CBF retirou do seu site, assinada pelo ex-presidente da CA-CBF Sérgio Corrêa da Silva. Editamos o documento, mais o temos na integra para caso alguém conteste sua veracidade.

Na entrevista concedida, Aristeu alegou que Dibert não tem idade para a copa de 2018 e 2022. É verdade, mais esse argumento não se sustenta se levarmos em consideração que Altemir Hausmann que se aposenta esse ano e Marcio Eustáquio Santiago estão na mesma situação. Mais uma vez fica provado que tinha que ser aberto uma vaga no Rio de Janeiro e Aristeu usou deste argumento para tentar justificar o injustificável.

Outra alegação infundada de Aristeu foi ele dizer que Dibert Pedrosa não era escalado em torneios de seleção. Constatamos que é mentira ou falta de conhecimento do Coronel do apito, pois Dibert esteve no Sul-americano Sub-17 de 2009 (foto ao lado) com o árbitro Evandro Rogério Roman, competição onde a FIFA testa os árbitros para seus torneios maiores. Vale frisar que nesta competição, Dibert agradou em cheio os dirigentes, pois das 27 partidas do torneio, ele trabalhou em cinco (Venezuela x Argentina, Chile x Argentina, Argentina x Uruguai, Colômbia x Uruguai e Equador x Uruguai), tendo ficado até a final quando o mesmo não ocorreu com Evandro Roman que foi dispensado no vigésimo dia da competição.

Dibert estava na melhor da sua carreira em partidas da Conmebol, com a saída por idade de Roberto Braatz, ele esperava ter mais chances ainda, pois já trabalhou em competições importantes da entidade como Paraguai x Colômbia pelas eliminatórias para a Copa da África-2010, Chile x Paraguai e Colômbia x Uruguai pelas eliminatórias da Copa do Brasil-2014.

Para reforçar o currículo do assistente e mostrar o a injustiça

cometida pelo Coronel do apito, Dibert ainda trabalhou em sete jogos da Copa Libertadores de 2012, sendo que a principal delas foi nada menos do que a semifinal entre Santos e Corinthians disputada em 2012.

Como comparação, Marcelo de Lima Henrique, disparado o melhor árbitro carioca, que entrou no quadro da FIFA em 2008, que também não tem idade para as Copas de 2018-2022, só tinha apitado uma partida internacional (Estudiantes-Arg e Bolívar-Bol em La Plata no final de março de 2010), até o final de 2011 e nem por isso foi retirado do quadro para uma renovação como alegou Tavares. Sargento De Lima - como é conhecido Marcelo Henrique - é o homem de confiança de Jorge Rabello que jamais iria permitir sua substituição sem fazer um estardalhaço com enormes represálias. Segundo apuramos, Aristeu Tavares e Jorge Rabello nutre um enorme ódio um pelo outro, mas por outro lado, Rubens Lopes mantém total domínio sobre os dois que fazem sempre o que ele quer e assim a convivência que não é passiva, seria de forma respeitosa pelos interesses em comum.

A carreira internacional de Dibert Pedrosa

O Apitonacional fez uma breve pesquisa e publica a carreira vitoriosa de Dibert Pedrosa em partidas internacionais e como todos podem ver, ele fez jogos em todas as categorias o que demonstra que Aristeu Tavares teria mentido, ou não conhece esses dados que apresentaremos a seguir quando alegou que ele não fez jogos de seleções.

Publicidade
 

2008: Primeiro ano de Conmebol e já foi designado para duas partidas pela Conmebol (São Paulo x Atlético Paranaense – jogo de ida e da volta.

2009: Participou do torneio Sul-americano Sub-17 em Iquique no Chile, tendo atuado em cinco partidas. Neste ano também foi designado para um jogo da Copa Libertadores e um da Copa sul-americana.

Foi assistente da partida Paraguai 0x3 Colômbia, partida valida pelas eliminatórias da Copa da África.

2010: Trabalhou em quatro jogos da Copa Libertadores e cinco da Copa Sul-americana.

2011: Foi assistente da partida Chile 2x0 Paraguai, partida valida pelas eliminatórias da Copa do Brasil.

Participou de seis jogos pela Copa Libertadores e cinco da Copa Sul-americana (entre as quais uma valida pelas oitavas de final e outra pelas quartas de final).

2012: Foi assistente da partida Paraguai x Chile (amistoso), e Colômbia x Uruguai, partida valida pelas eliminatórias da Copa do Brasil.

Partida pelas Eliminatórias da Copa do Brasil em 2014: Colômbia x Uruguai em 2012

Trabalhou em sete jogos da Copa Libertadores, sendo que o principal foi à semifinal entre Santos e Corinthians.

Trabalhou em dois jogos da Copa sul-americana.

Nada mal para quem não teve uma carreira internacional, mas depois que Aristeu Tavares assumiu o comando da arbitragem Brasileira em agosto de 2012, essa carreira toda foi simplesmente jogada no lixo.

O substituto

O Apitonacional investigou a promoção de Rodrigo Figueiredo (foto ao lado) e pode constatar que são absurdas as justificativas alegadas por Aristeu Tavares, chega beirar insanidade a tentativa de justificar as promoções seguidas do assistente, que tem qualidade, mas erra como os demais e esta longe de ser unanimidade.

A promoção foi revelada em outubro de 2011, quando o Blog do Marçal antecipou que Rodrigo Figueiredo entraria na vaga de Dibert Pedrosa (Leia), naquela data, o assistente se aproximou da direção da arbitragem carioca quando junto com o assistente Rodrigo Jóia, reuniu os demais árbitros do quadro da CBF do Rio de Janeiro, no intuito de moverem ação contra a Rede Record de Televisão e a ESPN Brasil por conta de estas terem veiculado denuncias contra a arbitragem carioca. Segundo informações colhidas na ocasião, a solicitação para que os dois assistentes reunissem os demais teria vindo de um importante dirigente da arbitragem carioca denunciado nas duas reportagens. Logo depois o assunto caiu no

esquecimento e o assistente teve sua entrada no quadro da FIFA planejado como forma de recompensa pelos serviços prestados no episódio. 
Publicidade
 

Lista árbitros FIFA

Apuramos que no final de setembro de 2012, vazou a informação que seriam substituídos três árbitros do quadro da FIFA que seriam Evandro Rogério Roman, Francisco Carlos do Nascimento e Heber Roberto Lopes. Essa informação teria vindo do próprio Aristeu Tavares que tinha borrifado essa informação em um descontraído bate papo entre amigos.

Partida pela semifinal da Copa Libertadores de 2012: Santos e Corinthians

Evandro Roman não passou nos testes físicos e não teve como reverter à situação, já Francisco Carlos do Nascimento, assim como fez para entrar, usou sua carta na manga (política) e virou o jogo aos 45 minutos do segundo tempo, pois apuramos que a lista enviada para a FIFA não continha o seu nome. O carequinha Heber Lopes que já estava negociando sua ida para Santa Catarina, impôs sua permanência no quadro da FIFA para trocar a terra dos pinheiros pela terra dos barrigas verdes. Ai entrou a sutileza de Delfim Peixoto, o perpetuo e astuto presidente da Federação Catarinense de Futebol conseguiu reverter à situação do carequinha de Londrina.

Publicidade
 

No final da entrevista, Aristeu afirma que quem troca árbitro é ele, que acha pouco as trocas realizadas e que só não trocou mais por ter pouco tempo no comando do apito brasileiro. Mas ele já aprendeu que as coisas não são bem assim, que existe interesses que vão além de seu comando, que em vez de comandar, ele é comandado, que sua decisão vale menos do que a de dirigentes com pouco mais de um metro de altura, sem nenhuma divisa militar e que nunca colocaram um apito na boca ou que saiba qualquer uma das dezessete regras do jogo.

Obs. O Apitonacional não tem objeção contra a promoção de Rodrigo Figueiredo ou qualquer outro árbitro como forma de renovação da arbitragem. Achamos isso absolutamente normal e necessário, mas condenamos os termos em que essa troca foi realizada. Lutamos pelo respeito aos regulamentos, direitos e igualdades para todos como a transparência total na arbitragem, pré requisitos que tem passado longe das decisões da atual direção da Comissão de Arbitragem da CBF.


Fechar

Publicidade

 

 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Copyright © 2009 -2012     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade