Após promessas não cumpridas, árbitros da Copa das Confederações farão treinamentos no CT do Zico

O Centro de Futebol Zico no Rio de Janeiro receberá o importante time da arbitragem durante a Copa das Confederações deste ano e da Copa do Mundo que será disputada no próximo ano

11/06/2013 - Em julho de 2010 circulou na imprensa a noticia que a partir de 2011, o Rio de Janeiro contaria com um exclusivo Centro de Excelência e Treinamento de Árbitros (Ceta) que abrigaria inclusive os árbitros durante a Copa de 2014. O projeto era encabeçado pelo vereador fluminense Fernando Moraes que também vinha ser chefe do então árbitro aspirante FIFA Gutemberg de Paula Fonseca.

Segundo noticiário da época, Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) e o prefeito Eduardo Paes chegaram a acertar os detalhes da cessão do terreno que teria cerca de 39 mil metros quadrados e seria em Jacarepaguá, na Zona Oeste carioca.

 
Publicidade

 

Como sempre, na ocasião, Jorge Rabello, presidente da Comissão de Arbitragem de Futebol do Rio (Coaf-RJ), comemorou o feito que seria pioneiro e com ar de superioridade disse.

“No Brasil, certamente é o primeiro. No mundo, não posso dizer com certeza. Mas pelo que acompanho de Uefa e Fifa, nunca ouvi falar de um CT exclusivo para os árbitros. Isso é o futuro. Acredito que o trabalho com a arbitragem será dividido em antes e depois desse projeto” - disse Rabello na ocasião.

 

Planta do Centro de Excelência e Treinamento de Árbitros (Ceta) que não saiu do papel

Em meados de 2011, a coluna de Prima do Jornal Lance.net publicou uma matéria onde descreveu que árbitros atrelavam a promoção a FIFA do árbitro Gutemberg Fonseca ao projeto que também teria ficado conhecido com "CT fantasma". Em março de 2011 a coluna De Prima do Jornal lance voltou a abordar o assunto noticiando que o projeto tinha empacado. Segundo a matéria, ao descobrir os problemas referentes ao CT, o presidente da Ferj, Rubens Lopes, teria ficado irritado. Coincidência ou não, Gutemberg de Paula Fonseca, árbitro do quadro da Fifa e chefe de gabinete do vereador "padrinho" do projeto, ficou um mês sem ser escalado no Estadual do Rio e no final daquele ano foi retirado do quadro da FIFA.

Desde então, quatro anos se passaram e o CT não saiu do papel, se é que teve papel, ficando na promessa tendo caído no esquecimento. Sem alternativas, a FIFA definiu que os árbitros que trabalharão na Copa das Confederações com inicio neste final de semana e na copa do Mundo no próximo ano, farão seus treinamentos e concentração em solo carioca, mas não nas dependências do CT anteriormente prometido e sim nas dependências do CT do Zico.

O Centro de Futebol Zico (CFZ), no Rio de Janeiro, foi o escolhido para preparar os árbitros da FIFA que trabalharão na Copa das Confederações da FIFA, em junho, e na Copa do Mundo da FIFA, no próximo ano. O local será o centro de treinamento onde os árbitros realizarão atividades físicas e táticas em preparação para os jogos.

O Comitê Organizador Local (COL) e Arthur Antunes Coimbra, mundialmente conhecido como Zico, assinaram um contrato para a utilização do centro de futebol pertencente ao ídolo do futebol brasileiro - que disputou três Copas do Mundo da FIFA, em 1978, 1982 e 1986.

 

Os 52 árbitros candidatos a apitar na Copa do Mundo da FIFA 2014 estiveram participando de um seminário preparatório no Rio de Janeiro no final de maio, realizaram os treinamentos no CFZ.

 

“Assim como as seleções, os árbitros também passam por eliminatórias. Para nós, o mais importante é garantir o melhor grupo de árbitros possível e, para isso, precisamos de instalações de qualidade para assegurar que eles tenham uma grande performance. Estamos muito felizes por podermos usar as instalações do Zico e também pelo apoio dele à nossa equipe. O local é fantástico, e os árbitros estão muito contentes”, disse Massimo Busacca, o chefe de Arbitragem da FIFA.

 

 

“A participação de uma personalidade esportiva como o Zico é de grande importância para o sucesso da Copa das Confederações da FIFA e da Copa do Mundo da FIFA. O Centro de Futebol Zico é um local de alta qualidade e sua utilização será de grande importância na preparação dos árbitros”, afirmou Ricardo Trade do COL,.

 

“Para mim é uma honra que o nosso centro de futebol tenha sido escolhido para receber o treinamento dos árbitros da Copa das Confederações da FIFA e da Copa do Mundo da FIFA. É um clube simples, mas com uma estrutura que atende muito bem às necessidades e que ninguém tem igual no Rio de Janeiro. Sempre tive um bom relacionamento e boa comunicação com os árbitros e sei da importância dessas atividades para que eles possam fazer o seu trabalho da melhor forma possível”, disse Zico.







Fechar

Publicidade

 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Copyright © 2009 -2012     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade