Aspirante FIFA/AL Francisco Carlos do Nascimento é acusado de se auto promover

Árbitro diz que acusações é inveja de algumas pessoas que acredita não ser do meio de arbitragem

11/05/2011 - Na semana passada, circulou matéria em um site alagoano na qual o árbitro aspirante Fifa, Francisco Carlos do Nascimento, tinha afirmado em uma radio local que no auge de sua carreira teria recebido proposta para atuar em outra federação de futebol. Segundo a matéria, Chicão teria dito: “Recebi convite em 2009 para deixar a Federação Alagoana de Futebol. Mas como tenho carinho pelo Estado e pela imprensa alagoana não me vi atuando em outras federações. Não sei como seria visto pelas outras pessoas”. Chicão não revelou o nome da federação que o convidou.

Entre os dias 25 e 30 de abril, Chicão participou do curso de aprimoramento para árbitros e assistentes, promovido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro. O curso teve o objetivo de aprimorar e avaliar física e tecnicamente os árbitros e assistentes durante treinamentos integrados. Os trabalhos eram realizados em campo de jogo, possibilitando a melhoria no desempenho das tomadas de decisões.
Após a participação do curso promovido pela CBF e que contou com a participação de 47 pessoas, entre árbitros Fifa (novos), especiais, aspirantes Fifa, CBF 1 e instrutores, o árbitro alagoano disse estar mais motivado e que pretende melhorar as suas atuações como em 2009, período de sua ascensão no cenário da arbitragem nacional. “Vocês vão ver o Chicão de 2009 quando surgiu. Estou muito focado no Campeonato Brasileiro deste ano”, afirmou.

Chicão disse ainda que sua projeção no cenário nacional aconteceu muito rápida. “Tudo aconteceu muito rápido. Cheguei a ser árbitro aspirante da Fifa em dois anos atuando na arbitragem, quando tem árbitros que chegam a esse patamar em quinze anos”, comemorou.

Durante toda sua trajetória na arbitragem, Chicão lembrou de dois fatos que marcaram sua vida. “No jogo das estrelas que aconteceu no campo do Corinthians Alagoano, eu fui substituído e todos os torcedores que estavam no estádio me aplaudiram”, citou.

Já o outro fato trata-se de um ato de discriminação que Chicão afirmou ter sofrido por parte de um jornalista de outro estado minutos antes de dar início a partida entre Atlético Mineiro e Náutico, em 2009, pelo Campeonato Brasileiro. “Antes de a partida começar um jornalista veio me perguntar se em Alagoas tinha árbitro. Naquele momento fiquei calado e não falei nada. Depois do jogo, que foi disputado e teve até quatro expulsões, esse jornalista veio me pedir desculpas com relação à pergunta que ele fez antes da partida”, lembrou.

Nesta partida o Atlético-MG bateu o Náutico por 3 a 0. Os árbitros assistentes deste jogo foram os alagoanos Ticiana de Lucena Falcão Martin e Pedro Jorge Santos de Araújo.

Denuncia:

O apitonacional recebeu alguns e-mails fazendo denuncias e acusando o árbitro alagoano de se auto promover nesta matéria.

Em um dos e-mails, o interlocutor relata que o pior árbitro de Alagoas em 2011, punido por 3 vezes no campeonato, tenta de todas as maneiras elevar seu nome, mentindo e inventando historinhas para a pobre imprensa alagoana, e indaga qual federação o teria convidado? O interlocutor também questiona como virar aspirante a FIFA após 15 anos de carreira e acrescenta o detalhe de que Chicão trabalha na política e que por isso tem toda a imprensa na mão, pagando jabá para isso.

Segundo este interlocutor, nem o Hércules Martins que é Presidente da Comissão de Árbitros de Alagoas conseguiu derrabá-lo. O interlocutor acha estranho e indaga o fato da CBF utilizar como critério que todos tenham nível superior para a entrada no seu quadro de árbitros e que para virar Aspirante a FIFA não utiliza o mesmo critério. Segundo nosso interlocutor, Francisco Carlos do Nascimento até hoje não tem nível superior e nem irá tê-lo pois na época que entrou, estava só cursando (era aceito pela CBF), que Chicão quando entrou no quadro, teria passado naqueles cursos técnicos, uma vez por semana, via Televisão e até hoje não se formou. Pior, teria trancado a matricula um dia após ter entrada no quadro. O interlocutor terminou o e-mail dizendo que Hércules Martins e Chicão, já são amiguinhos novamente, inclusive passando os finais de semana juntos na praia.

Por se tratar de uma denuncia grave e, dando o direito da parte acusada se defender, o apitonacional entrou em contato com o árbitro Francisco Carlos do Nascimento que gentilmente respondeu as acusações. Resposta essa que reproduzimos abaixo na íntegra.

Defesa:

Boa tarde a vocês do apitonacional, e primeiro gostaria de agradecer pela consideração por parte deste site. Vejam só, vi esta matéria, mas as vezes as pessoas interpretam de outra forma.

Sobre o convite de outras federações, se cogitou isso em 2009, mas não foi nada oficial, se falou em Santa Catarina e Pernambuco, mas nada oficial e ninguém veio até a mim pra falar. A outra coisa é a política, trabalho sim mas não me envolvo muito pra não misturar as coisas. Hércules Martins é meu presidente de comissão não ando na casa dele e nem passo finais de semanas como falaram, até porque nos fins de semana que estou em casa procuro sair com a minha esposa e meus dois filhos, então não tem fundamento.

Quanto a questão da faculdade, estou concluindo o curso de serviço social já que trabalho na área da política e optei por trocar a educação física por serviço social.

Agradeço mais uma vez a vocês do apitonacional por este contado e dizer que estou a disposição. Isso tudo é só inveja mesmo de algumas pessoas que sei que não é do nosso meio de arbitragem (não quero acreditar que seja).

Muito obrigado pela consideração.

Chicão-AL

Obs. O apitonacional mais uma vez prestou o seu serviço, recebeu e mostrou a denuncia dando conhecimento e amplo espaço para que o mencionado se defendesse. A nós cabe informar e os leitores que tirem suas conclusões.

Agradecemos aos internautas que nos enviaram as informações e principalmente ao árbitro Francisco Carlos que teve sabedoria para usar o espaço oferecido para se defender democraticamente.


Fechar

Publicidade

 

Copyright © 2009 -2011     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade