Federação Paulista de Futebol é a favor do sorteio para  árbitros

Para o presidente Marco Polo se um árbitro tiver capacidade para atingir o grau Ouro, ele pode apitar qualquer partida

10/05/2011 - Depois de toda a polêmica gerada sobre o sorteio do árbitro Paulo César de Oliveira para apitar a semifinal do Paulistão entre Palmeiras e Corinthians, a Federação Paulista de Futebol pretende escalar até 20 árbitros em um mesmo sorteio para o ano que vem. A arbitragem de Paulo César, no último final de semana, virou alvo de críticas por parte do Verdão, principalmente após o Jornal da Tarde publicar uma matéria antecipando o nome do árbitro no sorteio que aconteceria horas depois.

O nome de Paulo César foi mantido e, sem surpresas, acabou sorteado. Mesmo com a denúncia de uma possível manipulação, a Federação recusou-se a realizar um novo sorteio, e garantiu que não aceita interferências ou "vetos" por parte de algum clube em sua Comissão de Arbitragem.

- Até um tempo atrás, ouvindo palavras dos dirigentes dos clubes, que entendem que não deveria haver sorteio, eu acompanhava essa linha. Por toda essa polêmica, avaliei e cheguei à conclusão de que a Federação Paulista de Futebol apóia o sorteio, e não só de quatro árbitros, mas de 20 árbitros. Ano que vem já está definido, é uma vontade da FPF, vai ter
que ser assim - declarou Marco Polo Del Nero, presidente da FPF.

Desde 2006, todos os árbitros da FPF são divididos e rankeados em três categorias: Ouro, Prata e Bronze. A principal categoria, a Ouro, possui 30 árbitros e 60 assistentes e é responsável por todo o trabalho na Série A1, além de jogos importantes nas outras competições. Os membros da Categoria Ouro são também os representantes do futebol paulista nos campeonatos nacionais. Ao final de cada ano, o ranking é atualizado.

- Eu nem sei o nome dos árbitros. Quero que sejam 20. Se o Marinho (chefe da Comissão Estadual de Arbitragem) entender que tem 20 árbitros Ouro, vão os 20. Se forem 15, são 15. Se um árbitro teve capacidade para atingir o grau Ouro, ele pode apitar qualquer jogo. Assim vamos revelar mais árbitros, ter um maior número de árbitros em boas condições de apitar jogos importantes.

- É algo previsto na lei, que eu até já fui reticente, por ouvir entidades de árbitros que se queixavam. Hoje, em razão dessa polêmica, eu sou a favor do sorteio. E não só quatro, como foi hoje. De 20, 10, 15 árbitros. No ano que vem, nós vamos colocar 20 árbitros para o sorteio, afirmou Marco Polo Del Nero.

Marcos Marinho, responsável pela comissão de arbitragem, confirma a intenção de aumentar o número de árbitros nos sorteios no Campeonato Paulista de 2012. “Não sei se teremos 20 em condições de apitar os grandes jogos, mas colocaremos 15, o maior número possível”, diz Marinho.

O Sindicato dos Árbitros de São Paulo - Safesp - divulgou que é contra o sorteio dos árbitros, medida inócua sendo que seu presidente, Arthur Alves Junior recebe ordens direta de Marco Polo Del Nero, seu chefe na FPF. Enquanto Arthur for subalterno de Del Nero deverá sabiamente evitar esse assunto. E os árbitros...


Fechar

Publicidade

 

Copyright © 2009 -2011     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade