EDITORIAL

O apitonacional tem compromisso com fatos, não com fofocas!

O instrutor Jorge Paulo que tem dito que a arbitragem estava na UTI e agora em estado TERMINAL foi um dos instrutores que participaram deste projeto.

 
13/12/2009 - Em setembro de 2007, o presidente da CBF Ricardo Teixeira autorizou ao presidente da Comissão de Árbitros, cujas medidas reproduziremos a seguir. Antes, porém, o Apito Nacional avisa que tais informações foram colhidas no site da CBF e no Blog do Alberto Helder, um emérito colaborador da arbitragem portuguesa e dos países da língua portuguesa. Os dados de 2009 ainda não temos, por conta do silêncio do presidente Sérgio Corrêa com a mídia.

Dentre as medidas divulgadas em 2007, o mais importante em nossa opinião foi a semana de treinamentos na Granja Comary (15 a 21 de Outubro de 2007) intitulado como Curso de Aperfeiçoamento Teórico, Físico e Prático para vinte e nove (29) árbitros jovens indicados pelas Federações.

Os presidentes das comissões estaduais indicaram aqueles que seriam os

A mineira Francielli da Costa Bento e o carioca Péricles Bassols Pegado Cortez, as novidades para 2010 no quadro da FIFA.

futuros árbitros da Série A.

Indicados pelas comissões: Antônio Neuriclaudio da Costa/AC; Charles Ferreira/AL; Milton Silva/AM; Lúcio Araújo/BA; Francisco de Assis Almeida/CE; Wilton Sampaio/DF; Devarly do Rosário/ES; Andre Luis de Castro/GO; Silvio Silva/MA; Ricardo Ribeiro/MG; Marcos Mateus Pereira/MS; Mauricio Aparecido Siqueira/MT; Kleber Almeida/PA; Emerson Silva/PB; Emerson Sobral/PE; Antonio Nunes/PI; Nilo Júnior/PR; Antônio Schneider/RJ; Antonio Frederico Santos/RJ; Izac Oliveira/RN; Arnoldo Vasconcelos Figarela/RO; Rosinildo Silva/RR; Marcio Chagas a Silva/RS; Célio Amorim/SC; Rogério Rocha/SE; José Henrique de Carvalho/SP; e, Adriano de Carvalho/TO.

Por não terem sido indicados pelas comissões, a CA-CBF fez dois convites especiais e acertou nisto, pois ambos são os maiores destaques da arbitragem brasileira, no ano de 2009. São eles: Sandro Meira Ricci/DF e Péricles Bassos Cortêz/RJ, sendo que o primeiro foi considerado o Melhor Árbitro da nova geração e o segundo, por conta dos jogos envolvendo equipes cariocas (Flamengo, Fluminense e Botafogo) não pode aparecer, mas já tem uma boa trajetória no futebol nacional.

Os instrutores responsáveis por este trabalho foram:  CA-CBF, Sérgio Corrêa, Manoel Serapião Filho, Luiz Cunha Martins e Paulo Jorge Alves; Atividades teóricas e práticas:  Antonio Pereira da Silva, Jorge Paulo de Oliveira Gomes; Sergio Cristiano do Nascimento; Dionísio Roberto Domingos e Roberto Perassi. Atividades físicas: Paulo Camello e Parte psicológica: Dra. Marta Sousa.

Dos que realizaram o curso de árbitros emergentes, já atuam na Série A (destaques em negrito).

São Internacionais: Ricardo Marques Ribeiro (2009) e Péricles Bassols Cortez (2010)

São Aspirantes: Francisco Almeida Filho, Célio Amorim, José Henrique de Carvalho e Sandro Meira Ricci.

A CA-CBF realmente está cumprindo o seu projeto de renovação, fato incontestável e isto, talvez, seja o que mais irrite os fuxiqueiros de plantão.

O curioso é que o instrutor Jorge Paulo que tem dito que a arbitragem estava na UTI e agora em estado TERMINAL foi um dos instrutores que participaram deste projeto, a foto abaixo pode comprovar (Jorge Paulo é o primeiro da esquerda para a direita, de blusa azul com mangas pretas e shorts).

O processo de renovação teve início em 2006, com os seguintes números:

2005 – lançamento de quatro (4) novos árbitros para a Série A.

2007 – lançamento de dezesseis (16) novos árbitros para série A; renovação de 20% na lista internacional e 83% no feminino, com a permanência de apenas uma (1), das seis (6) que compunham a referida lista.

2008 – reativação das categorias ESPECIAL, ASP-FIFA, CBF-1 e CBF-2.

2009 – renovação de 30% na lista internacional. (*)

2010 – apenas uma alteração na lista internacional, por questões físicas.

(*) Ainda não temos os dados de 2009, por conta da decisão da CA-CBF de não dar entrevistas sobre assuntos ligados a arbitragem.

Os árbitros FIFA para 2010 todos já sabem, a única baixa é a saída do gaúcho Leonardo Gaciba que por reprovar nos testes físicos, cede a vaga para o carioca Péricles Bassols Pegado Cortez. Um jornalista pitonisa (**) famoso de São Paulo, especializado em partidas de tênis, anda espalhando em seu blog e em comentários na radio que trabalha que possivelmente Wilson Luiz Seneme e Evandro Roman devem perder os escudos da FIFA para Sandro Meira Ricci e Francisco Almeida Filho. O apitonacional não aposta nessas informação e informa que a mudança ficara apenas na de Gaciba por Péricles. Em breve saberemos se o referido jornalista tem credibilidade nas informações.

(**) Os gregos davam o nome de Pitonisas a todas as mulheres que tinham a profissão de adivinhas, porque o deus da adivinhação, Apolo, era cognominado de Pítio, por ter estabelecido o seu oráculo em Delfos, cidade primitivamente chamada Pito.

No feminino devem continuar Ana Karina Marques do Pernambuco, Simone Xavier de Paula e Silva do Rio de Janeiro, Eveliny Pereira de Almeida da Silva do Ceará e a novidade, a mineira de 27 anos, Francielli da Costa Bento.

O Apito Nacional, acompanhando o trabalho de renovação da arbitragem aposta nas seguintes promoções para Aspirante-Fifa 2010:

Sandro Meira Ricci, José Henrique de Carvalho, Arilson Bispo da Anunciação, Elmo Rezende da Cunha devem continuar com o escudo de Aspirante-Fifa. Os árbitros que ainda não se firmaram e correm risco de perder o escudo: Claudio Mercante, Célio Amorim e Francisco Almeida. Se eles forem mantidos sobram três vagas sendo disputado por: Rodrigo Nunes Sá, Francisco Carlos do Nascimento e Wilton Sampaio, Andre Luis Castro, Nielson Nogueira Dias, Gutemberg de Paula Fonseca, Pablo dos Santos Alves, Guilherme Cereta de Lima e Wagner Reway, Renato Cardoso da Conceição, entre outros.

A opinião do Apito Nacional é que as vagas podem ir para os estados considerados neutros, o que facilitaria o trabalho de designações da CA-CBF.

Para refrescar a memória dos que acompanham a arbitragem,  relembramos as outras medidas divulgadas no site da CBF:

1 – O recurso a imagens como forma de inibir a ação de dirigentes, jogadores, técnicos ou demais pessoas envolvidas no futebol na coação ou ofensa aos juízes será usado também como forma de denúncia ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

2 – Mais um árbitro – Designação do quinto árbitro fiscalizando tudo o que acontece no em torno do campo, como a conduta dos treinadores, jogadores e profissionais que ficam no banco de suplentes, coibindo qualquer tentativa de coação ao árbitro e auxiliares. A medida será adotada, em caráter experimental, em duas jornadas.

3 – Comunicação eletrônica - O recurso foi adotado para melhorar a comunicação entre os árbitros e auxiliares em cinco partidas do campeonato.

4 –  Reavaliação geral – Foi realizada uma reavaliação do grupo que obteve notas insatisfatórias nos últimos testes, no dia 14 de Setembro. Quem não atingir a média 7 estará fora - em 2008, a média atingida será de 8. Será obrigatória a divulgação com antecedência da realização dos testes assim como a divulgação dos resultados. Os testes físicos das mulheres terão como parâmetros os mesmos índices usados para os homens.

5 – Renovação da Arbitragem – Para 2008 está previsto um percentual de renovação do Quadro entre 30 e 40%. O presidente da Comissão de Árbitros, Sérgio Corrêa da Silva, alerta para o fato de que a renovação tem de começar nas Federações, em trabalho a ser feito pelas Comissões estaduais, fazendo com que os árbitros cheguem ao Quadro Nacional para iniciar um aprimoramento.

6 – Avaliação Física da RENAF 2007 – Padrão FIFA, com as mulheres devendo obter índices masculinos.

O Apito Nacional tem compromisso com fatos, não com fofocas.

Publicidade

 

Copyright © 2009 - www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados