Jogadores elegem Leandro Vuaden o melhor e Sandro Meira Ricci o pior do apito brasileiro

A pesquisa foi feita pelo UOL Esporte com 100 jogadores de 15 equipes do país

03/01/2013 - O gaúcho Leandro Pedro Vuaden foi escolhido o melhor árbitro em questionário feito pelo UOL Esporte com 100 jogadores de 15 equipes do país. Na mesma pesquisa, o mineiro Sandro Meira Ricci foi escolhido o pior pelos mesmos atletas.

Sob anonimato, atletas de São Paulo, Corinthians, Santos, Palmeiras, Cruzeiro, Atlético-MG, Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, Grêmio, Internacional, Figueirense, Goiás e Vitória votaram em 13 quesitos, que serão publicados ao longo dos próximos dias em uma série com dez edições.

Vuaden ganhou como melhor árbitro com 20 votos. Foi seguido de perto por Paulo César de Oliveira, que teve 17. Heber Roberto Lopes teve dez votos para melhor árbitro, enquanto Sandro Meira Ricci teve sete.

Guilherme Ceretta teve três votos, um a mais do que Henrique Osses (Chile) e Wilson Luiz Seneme. Luiz Flávio de Oliveira, Pierluigi Collina (que não é mais árbitro), Carlos Eugênio Simon (também aposentado) Marcelo de Lima Henrique e Wilton Pereira Sampaio tiveram um voto cada.

Para pior árbitro, Sandro Meira Ricci teve 19% dos votos, seguido por Heber Roberto Lopes, com 14. Leandro Pedro Vuaden teve dez. Paulo César de Oliveira e Nilson Nogueira Dias tiveram seis votos cada.

Alicio Pena Junior, Cleber Wellington Abade, Marcelo de Lima Henrique e Flávio Guerra foram lembrados por dois jogadores. Já Wagner dos Santos Rosa, Wolfgan Stark, Rodrigo Cintra e Ricardo Marques Ribeiro tiveram um voto cada um.

Na última segunda-feira, o UOL Esporte mostrou que o São Paulo é o clube preferido dos jogadores do país para se jogar um dia. Teve 12%. Na votação, foi permitido que o atleta votasse no próprio time em que atua.

Nas demais categorias Muller foi escolhido o pior comentarista do país na opinião dos jogadores. O ex-atacante da seleção brasileira teve 35% dos votos, quase o triplo do segundo colocado, Neto, da TV Bandeirantes, que ficou com 12%.

Milton Leite foi eleito o melhor narrador, com 25% dos votos. Superou por pouco o companheiro global Cleber Machado, que teve 23%. Como comentarista, Caio Ribeiro deu uma lavada na concorrência e foi escolhido o melhor com 49%. O ex-jogador Junior teve 16%. Completando o pódio global, Casagrande ficou em terceiro, com 9%. Lédio Carmona, do Sportv, teve 7%.

Publicidade
 
 

Abel Braga, do Fluminense, foi o preferido entre os jogadores brasileiro como o melhor treinador de 2012. Ele venceu com 38% dos votos.

Na mesma pesquisa, Neymar foi eleito o melhor jogador em atividade no futebol brasileiro, com 89% dos votos.

Já Fred foi eleito o melhor jogador do Campeonato Brasileiro. Artilheiro da competição com 20 gols marcados, o atacante do Fluminense recebeu 27% dos votos, seguido muito de perto por Ronaldinho Gaúcho, com 23% e Neymar, com 19%.

Explica-se: o jogador do Santos participou apenas de 17 partidas das 38 da equipe no campeonato, e por isso não foi escolhido, apesar de ser o melhor do país na opinião dos companheiros.

Veja algumas polêmicas de arbitragem durante o ano de 2012

CHIP NA BOLA  
Avessa às mudanças nas regras do futebol e à utilização de tecnologias para diminuir erros, a Fifa cedeu e adotou a bola com chip no Mundial de Clubes, vencido pelo Corinthians.

É a primeira vez que a entidade aceita o uso de tecnologias para evitar erros. O sistema testado no torneio de clubes será usado na Copa do Mundo de 2014. O chip ajuda a acabar com possíveis dúvidas em lances em que não ficou claro se a bola atravessou ou não a linha do gol.

A medida, no entanto, não deve ser a primeira de muitas. O presidente da Fifa, Joseph

Blatter, já deixou claro que será o único caso em que a tecnologia será aceita para ajudar os árbitros.
 
BANDEIRINHA DESENHISTA IRRITA JOGADORES E VIRA PIADA
O assistente Altemir Hausmann protagonizou uma cena inusitada na semifinal da Libertadores, no jogo entre Corinthians e Santos.

Irritado com os jogadores santistas que não respeitavam a distância exigida da bola na cobrança de uma falta, ele entrou no campo e desenhou um círculo com o spray.

O lance provocou gargalhadas da maioria corintiana no Pacaembu. Os santistas, é claro, se irritaram. O lance virou piada e ganhou versões parodiadas na Internet.

Em entrevista ao UOL Esporte, Hausmann admitiu ter achada graça da cena.
 
DESESPERADO, PALMEIRAS LUTOU POR GOL ILEGAL
Talvez a maior polêmica da arbitragem brasileira em 2012 tenha sido um gol feito com a mão que foi anulado pelo árbitro da partida.

O jogo em que Barcos marcou de forma irregular contra o Internacional levou o Palmeiras a pedir a anulação da partida.

Tudo porque, segundo o clube paulista, que ainda lutava para não cair para Série B, o árbitro Francisco Carlos do Nascimento anulou o gol após ser informado por alguém que viu o lance na televisão.

Na hora que a bola entrou, o juiz chegou a indicar o gol, mas depois voltou atrás. O STJD não aceitou o pedido do Palmeiras
 
TROCA NO COMANDO DA ARBITRAGEM BRASILEIRA: SAI PODEROSO CHEFÃO E ASSUME DITADOR DO APITO
Após um erro do auxiliar de arbitragem Emerson Augusto, que não marcou impedimento no lance do segundo gol do Santos no clássico contra o Corinthians e foi afastado, a CBF anunciou mudanças na sua Comissão de Arbitragem, em agosto. Sérgio Corrêa foi destituído do cargo e assumiu uma função burocrática no Departamento de Arbitragem da entidade. Aristeu Tavares, que até então estava na ouvidoria de arbitragem, foi empossado como novo presidente do órgão que define as escalas dos sorteios dos juízes que apitam os jogos das competições da CBF.

Em seu pouco tempo de reinado, o inexperiente e arrogante Aristeu Tavares conseguiu desagradar a Gregos e Troianos e já tem seu posto ameaçado. Desrespeito aos regulamentos e encontros sigilosos com dirigentes da arbitragem carioca podem selar o

fim de forma precoce do seu curto comando da arbitragem brasileira. O Coronel do apito esta na linha de tiro dos dirigentes da CBF.

Com informações: Uol Esportes


Fechar

Publicidade

 

 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Copyright © 2009 -2012     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade