Jamir Garcez é o novo presidente do Sindicato dos Árbitros do Distrito Federal

A chapa "Renovação" foi eleita com 45 votos contra 30 da oponente. Mandato será de fevereiro de 2013 a fevereiro de 2015

20/10/2012 - Atualizado 21/10/2012 - Durante o dia de ontem (19) ocorreram as eleições no Sindicato dos Árbitros de Futebol do Distrito Federal (SAF-DF), a chapa “Renovação”, encabeçada pelo ex-árbitro Jamir Carlos Garcez e apoiada pelo ex-presidente José de Caldas Souza, venceu a chapa “Progresso” encabeçada por Valdeci Ferreira, favorita no pleito por contar com o apoio explicito do atual presidente da Comissão Distrital de Arbitragem do Distrito Federal, Alexandre Andrade.

A chapa vencedora obteve 45 votos contra apenas 30 votos da sua oponente. Segundo apurado, apenas um voto foi considerado nulo por rasura na cédula eleitoral.

O presidente eleito, Jamir Garcez (foto) e o seu vice-presidente, Luciano Almeida, serão empossados pelo atual presidente José Caldas em fevereiro de 2013 para um mandato que se estenderá até fevereiro de 2015. Jamir é acusado de ter traído Valdeci Ferreira (tesoureiro da atual

gestão) com quem estaria comprometido antes de montar uma chapa para a concorrer nas eleições.

O atual chefe da arbitragem candanga, Alexandre Andrade, jogou pesado tentando influenciar no pleito ao declarar em uma entrevista na véspera da eleição que esperava pela vitória de Valdeci Ferreira e seu vice Jorge Paulo Gomes de Oliveira Gomes, que seria melhor na sua visão.

Diretoria eleita Biênio - Fevereiro 2013 a Fevereiro 2015

Presidente: Jamir Carlos Garcez
Vice-Presidente: Luciano de Almeida
Secretário Geral: Eloy Feitosa
Tesoureiro Jardir Xavier
Diretor Administrativo: Rosivaldo Silva
Diretor Técnico: Fabio Alves
Diretor Jurídico: Robson Souza 
Diretor Relações Publicas: Marcelo Barbosa

Suplentes

Raimundo Veríssimo José Silvestre
Paulo Lima Gildevan Lacerda
Cleiton Pereira Vanderlei Soares
Luiz Freire Nilson Carrijo

NR: Jorge Paulo de Oliveira Gomes foi presidente da ANAF (Associas são Nacional dos Árbitros de Futebol )  de novembro de 2007 - chegou a renunciar em agosto de 2009 e voltou atrás - a agosto de 2010. Durante esse período, sucateou a entidade e saiu da presidência como o pior presidente da historia. Sua inabilidade política e seu estilo de enfrentamento fizeram com que os árbitros não apoiassem suas decisões. Fragilizado e sem o apoio necessário, foi um morto-vivo durante seu mandato onde a entidade perdeu sua sede no Rio de Janeiro e chegou inclusive a fazer parte do sistema SPC-SERASA por não ter pago algumas contas de telefone.

Publicidade
 

O Presidente

Jamir Carlos Garcez nasceu no dia 04 de dezembro de 1961, trabalha na Secretaria de Educação do Distrito Federal e é formado em educação física - CREF 001173-G-DF. Foi árbitro do quadro da CBF de 1997 a 2006, onde apitou importantes jogos no Brasil e no Exterior. É instrutor físico e assessor de árbitros CBF no Distrito Federal. É irmão de Geni Garcez, assistente do quadro da CBF 2006/2010 que apesar de fazer parte da CONAF 2012, não foi relacionada pela CDAF-DF por não ter passado nos testes em 2011.

Eleição na Federação Brasiliense de Futebol

Paralelamente as eleições no Sindicato, também ocorreram as eleições na Federação Brasiliense de Futebol, que depois de um ano e meio de intervenção tem um novo presidente. Em votação na sede da Federação Brasiliense de Futebol, a Chapa Ficha Limpa encabeçada pelo advogado Josafá Dantas (diretor do Metro-DF), que teve o apoio do Governo do Distrito Federal, acabou vencendo a Chapa Esperança do candidato Eduardo Pedrosa, por 77 a 72 pontos.

As constantes brigas jurídicas pelo comando da FBF deve continuar, pois a eleição foi feita sob muitos protestos, acusações e reclamações. A Chapa Esperança já está ajuizando documento reclamando de que o Legião FC não pode votar, tudo porque o seu presidente Ítalo Nardeli, que está em viagem, deixou uma procuração para que Emanuel Teixeira votasse pelo clube. Entretanto, a Comissão Eleitoral não aceitou a procuração, dizendo que Emanuel é empregado do clube e não poderia votar. Outra reclamação da Chapa Esperança é o fato de que Adelson de Almeida, técnico do Ceilândia, irmão do presidente Almir Almeida, votou pelo clube. Segundo os advogados da Chapa perdedora, o treinador do Gato Ceilândia não poderia votar.  

Josafá Dantas

Sobre a eterna briga jurídica, Laércio Barbosa, presidente da Associação Brasiliense dos Cronistas Desportivos declarou que: "Quando se esperava que a Federação tivesse um comando de consenso, observamos que a Federação está divida. Era a hora de nos juntarmos para resgatar o futebol de Brasília. O que vemos é que a briga vai continuar na justiça", disse Barbosa.

Segundo informações de Jânio Gomes do Esporte Candango, primeira providência adotada pelo novo presidente da Federação Brasiliense foi modificar o acesso às dependências da entidade. Ontem, cerca de meia hora após ser empossado no cargo principal da entidade, Jozafá Dantas chamou um chaveiro e mandou substituir todas as fechaduras das portas da FBF. O pleito foi recheado de muita baixaria, ameaça de morte, racismo e murro na mesa da comissão eleitoral.

Em seu discurso de vencedor da eleição, Jozafá Dantas prometeu não medir esforços para resgatar o futebol de Brasília. “Vamos fazer um futebol de qualidade. Para isso vamos trabalhar diuturnamente com todos os clubes de futebol que tenham votado ou não em mim, porque agora temos que trabalhar em prol do futebol do Distrito Federal”, disse o novo presidente.

Derrota dupla de Alexandre Andrade

O maior derrotado nas eleições ocorridas ontem no DF foi sem duvidas Alexandre Andrade (foto ao lado), o atual presidente da Comissão de Arbitragem do Distrito Federal teve seus candidatos derrotados nas duas eleições, o que pode trazer mudanças importantes no comando da arbitragem candanga. A derrotada da chapa “Progresso” no Sindicato que teve o seu apoio explicito e a de Eduardo Pedrosa na eleição da Federação que tinha como cabo eleitoral José Beni, presidente do Conselho Deliberativo do Ceilândia e a pessoa que teria indicado Andrade para o cargo que ocupa atualmente, enfraquece e deixa duvidas sobre a permanência do ex árbitro na chefia do apito no DF.
Com a vitoria de Jamir Garcez apoiado pelo atual presidente José Caldas e a de Josafá Dantas na Federação, José Beni - padrinho de Andrade - ficou “enfraquecido” e dificilmente conseguira sustentar a manutenção do seu protegido no atual posto. Lembrando que pouco tempo atrás, o atual presidente da Federação, Miguel Junior, teria dito para varias pessoas em um encontro na CBF que demitiria Alexandre Andrade do comando da comissão, recuando após divulgarmos aqui com exclusividade a intenção do dirigente.

Cargo de confiança

O presidente da Comissão Distrital de Arbitragem de Futebol é um cargo de confiança do presidente da Federação Brasiliense de Futebol. Jozafá Dantas que foi eleito na tarde desta sexta (19), terá a prerrogativa de manter Alexandre Andrade no comando da Comissão de Arbitragem ou escolher outro representante para o cargo.

Publicidade
 


Lei da ficha limpa em ação

Um fato curioso ocorrido nessa eleição foi a exclusão de alguns candidatos por conta da Lei da Ficha Limpa. Weber Magalhães, vice-presidente do Centro-Oeste da Confederação Brasileira de Futebol, não pode se candidatar por esse motivo. José Beni, homem forte do Ceilândia Esporte Clube, também se enquadrou nesta legislação e não pode concorrer.

Intervenção na FBF.

A Federação Brasiliense esteve sob intervenção judicial por um ano e meio. O juiz Henrique de Souza, do Tribunal de Justiça do DF e Territórios, determinou o afastamento da antiga diretoria por improbidade administrativa, e desde então, o advogado Miguel Alfredo de Oliveira Júnior atuou como interventor. 


Fechar

Publicidade

 

 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Copyright © 2009 -2012     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade