08/10/2016    14:10hs

Eleições 2016: Veja resultados atualizados dos árbitros candidatos

 
Publicidade

 

O blog Refnews publicou recentemente matéria sobre a atuação dos árbitros nas eleições. As informações adaptada sem dar o devido crédito na matéria “Apito nas eleições” publicada pelo Apitonacional no dia 04/09/2012, esta desatualizada e sem objetividade que confunde os leitores sobre qual pleito abordado.

Para informar corretamente, o Apitonacional faz uso da mesma, só que de forma atualizada e concretas para atualizar nossos internautas que sempre é informado de forma correta sobre tudo que acontece na arbitragem.

Árbitros de futebol muitas vezes são expostos publicamente pela mídia e ficam em evidência, principalmente por conta dos jogos televisionados, seja regionalmente ou em âmbito nacional. Isso acaba levando alguns profissionais à fama e reconhecimento público, especialmente os árbitros que apitam grandes jogos e aqueles que moram em cidades menores, onde quase todos se conhecem. Viram uma espécie de celebridade do mundo esportivo.

Em época de eleição muitos se aproveitam dessa fama e tentam converter este reconhecimento em capital político, se lançando candidato a alguma vaga eletiva nas esferas públicas por todo país, angariando votos de parentes, amigos, simpatizantes e aqueles que acabam por confiar em suas propostas de campanha, ou mesmo aqueles que apostam em sua credibilidade pessoal ou profissional. Alguns desses personagens, inclusive, são conhecidos por serem engajados em trabalhos sociais, no meio religioso ou mesmo envolvido na organização e participação de eventos esportivos nas cidades onde residem.

Como tem sido comum no Brasil nos últimos anos, os candidatos-celebridades são muitos e variam desde atletas aposentados, participantes de programas de reality show, artistas e, mais recentemente, árbitros de futebol. Mesmo assim, há algum tempo alguns árbitros já conquistaram êxito político em seus redutos eleitorais, sendo um deles com grande expressão nacional, como é o caso de Evandro Roman.

O ex-árbitro paulista Claudinei Forati, que atuou por alguns anos na Primeira Divisão do Campeonato Paulista e também pela CBF no Campeonato Brasileiro, se elegeu vereador da cidade de Iguape (SP) em 2008 pelo PR e pleiteou o cargo de prefeito da mesma cidade em 2012, onde obteve cerca de 40% dos votos, porém sem sucesso. Atualmente, Nei Forati, como é conhecido, atua como assistente parlamentar do deputado estadual Caio França em São Paulo. Nei, curiosamente, estava na cidade do Guarujá em 2014, juntamente com outros correligionários quando esperavam pela chegada do então candidato à presidência Eduardo Campos, que acabou morto em acidente aéreo na ocasião.

Ainda em 2012, outros árbitros tentaram uma vaga na câmara de vereadores ou mesmo no gabinete do executivo municipal, mas não tiveram êxito. São eles:

O paulista Aurélio Sant’Anna Martins, advogado e árbitro atuante, tentou a vaga de vice-prefeito pelo PTB em Jacareí (SP), no entanto, sua chapa teve menos de 8% dos votos.

Outro paulista, José Henrique de Carvalho chegou ao posto de árbitro aspirante FIFA e atuou em alto nível pela FPF e CBF e chegou a comandar a final do Paulista em 2007. Em 2010 se lesionou e não conseguiu mais voltar aos gramados. Em 2012 tentou se eleger vereador em Americana (SP) pelo PSDB, mas sem sucesso obtendo somente 275 votos. Atualmente é vice-presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol.

Marcelo de Lima Henrique, árbitro carioca e militar da Marinha se lançou para vereador em 2012 pelo PV em Itaboraí (RJ), obteve 226 votos e também não se elegeu. Chegou e ser do quadro da FIFA e fez diversos jogos decisivos em competições estaduais, nacionais e internacionais.

Também em 2012, Cleisson Veloso, taxista e árbitro do quadro da Federação Mineira e da CBF, foi o melhor árbitro do Campeonato Mineiro de 2012, nasceu em Belo Horizonte e concorreu a uma vaga de vereador pelo PR em Confins (MG). Conseguiu ser eleito com 244 votos.

 

Juliano Lopes Lobato (foto ao lado), ex-árbitro mineiro do quadro da CBF e professor, eleito vereador em 2012 concorreu à reeleição sendo reeleito com 7.714 votos em Belo Horizonte pelo PSDC.

Rodrigo Otavio Baeta, ex-árbitro mineiro do quadro da CBF, tentou em 2012 o cargo de vereador pelo PRP em Belo Horizonte (MG), mas sem sucesso. Obteve apenas 166 votos.

Raimundo Carneiro de Oliveira, ex-árbitro baiano, chegou atuar pela CBF, tentou a vaga de vereador em Salvador pelo PTN, conseguindo 1129 votos, mas não se elegeu.

Rosalvo da Silva Mota, ex-árbitro baiano, concorreu ao cargo de vereador pelo PMDB em Vitória da Conquista. Foi considerado o melhor árbitro da Bahia em 1994, 95 e 96.

Apitou 14 clássicos entre Bahia e Vitória e atuou por oito anos no quadro da CBF. Obteve 261 votos e não se elegeu.

José Rene Stavinski, foi assistente paranaense e da CBF, além de presidente da APAF – Associação Profissional dos Árbitros de Futebol do Paraná. Concorreu em 2012 a vereador em Guarapuava (PR) pelo PPS. Os 284 votos obtidos não foi o suficiente para conquistar o mandato.

Sueli Terezinha Tortura, ex-árbitra, foi a primeira mulher paranaense a chegar ao quadro da FIFA onde permaneceu de 1997 a 2006. Tentou em 2012 a vereança em Curitiba pelo PSL. Obteve 178 votos não se elegendo. Dois anos depois, em 2014, tentou a vaga de Deputado Estadual obtendo 142 votos não se elegendo.

Suelson Diógenes de França Medeiros foi candidato a vereador pelo PSD em Natal. Os 350 votos obtidos nas urnas não foram suficiente para conquistar a vaga.
José Acácio da Rocha, árbitro da Federação Catarinense de Futebol e CBF e professor de ensino médio, se lançou a vereador pelo PSDB. Obteve 1133 votos e é desde 2012 vereador em Itajaí.

Jefferson Schmidt, árbitro da CBF e major da Policia Militar de SC, concorreu a vereador em Balneário Camboriu. Obteve apenas 190 votos e ficou na suplência.

Fernando Divo da Silva, árbitro Catarinense, concorreu a em 2012 a vereador na eleição de 2008 pelo PP obtendo 335 votos. Em 2016 concorreu de novo, desta vez obteve 625 votos não se elegendo.

Lenilton Rodrigues Gomes Junior, árbitro e professor no Rio de Janeiro, já tinha sido candidato a deputado estadual pelo PSD em seu estado antes de 2012 quando concorreu a vereador, obteve 2629 votos mas não foi eleito. Neste ano concorreu a câmara de vereadores novamente, mas os 2.465 votos não foram suficientes para conquista uma das vagas.

Árbitros na Câmara dos Deputados

Quem se deu bem na política foi o ex-árbitro Evandro Rogério Roman, que chegou a ser do quadro internacional da FIFA pelo estado do Paraná. Roman, em sua primeira incursão como candidato político, foi eleito pelo PSD com mais de 92 mil votos como deputado federal nas eleições de 2014 em seu estado natal e inclusive participou em 2015 da comissão do futebol pleiteando a aprovação de lei que garantiria 0,5% das receitas do futebol aos árbitros. A presidente Dilma retirou este artigo da lei, o que causou protestos dos árbitros no Campeonato Brasileiro. Antes de se eleger, Roman foi secretário de Esportes do Estado do Paraná. O deputado também ficou em evidência por ter votado a favor da abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma em 2016.

Eleições Municipais 2016

Confira aqui alguns dos árbitros (e ex-árbitros) que se lançaram candidatos nas eleições de 2016. Alguns conseguiram ser eleitos ou reeleitos como vereador e teve até árbitro que virou prefeito.

Marco Antônio Martins, 49 anos, é presidente da ANAF (Associação Nacional dos Árbitros e Futebol) e se afastou do cargo para tentar a vaga de vereador pelo PC do B em Florianópolis, seu reduto eleitoral e local de residência. Dentre suas propostas de campanha, as principais eram relacionadas ao transporte público, como a implementação de corredor exclusivo para BRT, uso de transporte marítimo e suporte para bicicletas em ônibus. Obteve 1.014 votos, um número expressivo, que o deixou na setuagésima posição na lista entre os mais votados da cidade e primeiro do seu partido, porém não teve o suficiente para se eleger. Logo após as eleições do último domingo, Martins reassumiu a presidência da ANAF.

Charles Hebert Cavalcante Ferreira, árbitro atuante pela CBF e pela Federação Alagoana, tentou o pleito na vaga de vereador pelo PC do B na cidade de Maceió (AL), obtendo um total de 1.048 votos, ficando em 75º lugar entre os mais votados. Apesar da votação, Charles não foi eleito para a próxima legislatura. Sua campanha se baseou na plataforma do esporte como ferramenta de inclusão social e oportunidade para os jovens locais, no combate ao crime e drogas desde a sua formação. Hebert se apresentou como um multiplicador social.

Francielly Fernanda Lima de Castro é uma jovem árbitra de apenas 19 anos que atua no estado de Minas Gerais. Castro concorreu ao cargo de vereadora na cidade de Pará de Minas (MG) pelo PC do B. Um dos seus trunfos foi o apoio público do árbitro FIFA, Ricardo Marques Ribeiro, que gravou e publicou um vídeo de apoio no Facebook. O site do TSE não informa a quantidade de votos que ela obteve, e sua situação consta como pendente.

O Apitonacional entrou em contato com Francielly Fernanda que informou que sua candidatura foi impugnada. Segundo a candidata, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), recebeu denúncia que ela eu não morava em Pará de Minas. A denuncia ainda informava que a mesma era da cidade de São Gonçalo do Pará. Francielly disse que nunca esteve na cidade alegada pela denuncia.

Francielly disse também que reuniu varias provas documentais e entrou com recurso no TRE, mais o recurso não foi aceito. A assessoria jurídica do partido entrou com outro recurso para saber a quantidade de votos obtidos, mas que ainda não foi julgado.

Árbitro Prefeito

Um ex-árbitro que obteve um dos maiores êxitos foi Modesto Salviatto Filho, de 63 anos, capitão da PM aposentado e nascido na cidade de Brotas (SP). Modestinho Capitão, como é conhecido, atuou durante muitos anos como árbitro de primeira linha na Federação Paulista de Futebol (FPF), apitando jogos importantes futebol paulista e brasileiro nas décadas de 1980 e 1990. Modestinho foi vereador em sua cidade natal por três mandatos consecutivos, eleito em 2004, 2008 e 2012, inclusive chegando a ser presidente da Câmara Municipal de Brotas por duas ocasiões. Modesto trabalhou para a FPF como analista de arbitragem no Campeonato Paulista e Delegado da Presidência da FPF em jogos do Campeonato Brasileiro. Nas eleições de 2016 concorreu ao cargo de prefeito de Brotas pelo PTB e venceu o pleito com 5.979 votos, chegando a quase 47% dos votos válidos. Salviatto passou por uma situação difícil em 1990 onde foi agredido em campo por jogadores do time de juniores do Fluminense no Estádio do Canindé, que perdeu para a Portuguesa de Desportos na disputa da Taça Cidade de São Paulo.

Árbitros da Base

Árbitros que atuam nas categorias de base do futebol de São Paulo também concorreram ao cargo de vereador nestas eleições e dois deles conseguiram a aprovação popular nas urnas.

Thiago de Jesus Braga Quirino dos Santos, 27 anos, concorreu pelo PROS a uma vaga de vereador em São Carlos (SP) e obteve 243 votos, porém foram insuficientes para sua eleição. Thiago é engajado em eventos esportivos na cidade e na comunidade católica.

 

Benilto José de Brito, 33 anos, concorreu a vereador pelo PSB na cidade de Iguape (SP), onde nasceu. Foi eleito com 604 votos, ficando em primeiro lugar entre os vereadores mais votados.

Rogério dos Santos Laranjeira, 40 anos, também conhecido como Mão no meio político, já era vereador e foi reeleito para mais um mandato pelo DEM em Alto Alegre (SP), sendo o quarto mais votado com 204 votos.

Outros Árbitros que Concorreram em 2016

Árbitros e ex-árbitros de futebol em nível profissional e amador que concorreram, mas não foram eleitos em 2016.

 

Nome

Idade

Cidade

Estado

Partido

Votos

José de Caldas Souza

49

Tabira

PE

REDE

61

 

Edson Aristeu Fonseca

68

Itajubá

MG

PTB

112

 

Erico Eduardo Ferreira

28

Santa Luzia do Norte

AL

PSB

52

 

Edivan da Silva Matias

41

Eldorado dos Carajás

MA

PMDB

71

 

José Elimar Ferreira

50

Campo Maior

PI

PPS

85

 

Katiuscia Mayer Berger Mendonça

39

Baixo Guandu

MG

PMDB

54

 

Marcelo Ribeiro da Silva

47

Franca

SP

PMB

363

 

Carlos Andre da Silva Pinto

39

Arapiraca

AL

PRB

26

 

Érico Josino Barbosa da Costa

62

Sapucaia do Sul

RS

PTC

34

 

Mario Jorge Ferreira Lima

46

Rio Branco

AC

PRP

195

 

Anderson Ricardo dos Santos

40

Penápolis

SP

PT

47

 

Célio Rezende

67

São Carlos

SP

PP

48

 

Itamar Cassiano da Silva

57

Colatina

ES

PP

355

 

Gabriel Ferreira da Luz

43

Mairinque

SP

PRTB

17

 

Fernando Aparecido Barbosa

42

em Limeira

SP

PEN

366

 

Marcelo Ribeiro da Silva

47

Franca

SP

PMB

363

 

Rubens Antonio Marcolin Filho

39

Americana

SP

PMDB

130

 

Andre Augusto Pinheiro

36

Nazaré Paulista

SP

PEN

183

 

Jonathan Feitosa Sampaio

19

Mauá

SP

PT do B

200

Texto adaptado do Blog: Refnews

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Copyright © 2009 -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade