Publicidade

CBF ignora outros erros de arbitragem no Brasileirão
Erros já vinham acontecendo anteriormente à punição a juízes

03/10/2010 - A CBF anunciou na quinta-feira o afastamento por 20 dias de oito membros de seu quadro arbitral - três juízes e cinco assistentes - por conta do descumprimento de duas regras: a 12, referente a faltas e infrações, e a 11, a do impedimento. No entanto, vários outros erros similares aconteceram anteriormente nas Séries A e B do Brasileirão, mas passaram ilesos de punição. Relembre alguns deles:

BOTAFOGO 2X2 CRUZEIRO - 8/9
HEBER ROBERTO LOPES (ÁRBITRO)
ERROS:
Marcou um pênalti a favor do Botafogo sofrido por Maicosuel fora da área. Confirmou decisão do auxiliar que viu a bola sair pela linha de fundo em lance que resultaria em gol do Cruzeiro.
REAÇÃO: Cruzeiro formalizou sua reclamação e enviou DVD à CBF com erros de Heber durante a partida.

CORINTHIANS 2X1 ATLÉTICO-PR - 9/5
MARCELO DE LIMA HENRIQUE (ÁRBITRO)
ERROS:
Assinalou, equivocadamente, pênalti sobre Souza, a favor do Corinthians. Já nos minutos finais, errou ao expulsar o meia Paulo Baier, do Atlético-PR.
REAÇÃO: Revoltado com a arbitragem, o gerente de futebol do Atlético-PR, Ocimar Bolicenho, acionou CBF. Em nota, o clube diz ter enviado "farto material" com erros.

São Paulo 1X2 Avaí - 14/7
FRANCISCO CARLOS DO NASCIMENTO (ÁRBITRO)
ERRO:
Dagoberto foi derrubado por Rudnei na área, mas o árbitro Francisco Carlos Nascimento deu apenas a falta, fora da área.
REAÇÃO: O tricolor reclamou formalmente por conta do lance e também de lances de pênaltis não marcados a favor da equipe e da falta de critérios dos árbitros.

BAHIA 2X2 FIGUEIRENSE - 31/7
ELMO RESENDE (ÁRBITRO)
ERRO:
Marcou pênalti duvidoso para o Bahia sofrido por Jael no início do segundo tempo, quando a partida
estava empatada em 1 a 1.
REAÇÃO: O Figueirense reclamou formalmente por conta do lance e também de outros dois pênaltis marcado contra a equipe - um deles nesta mesma partida.

Erros históricos ao longo dos anos no Brasil e no mundo.

Data - 06/06/1962

BRASIL 2X1 ESPANHA

Campeonato - Copa do Mundo de 1962 (fase classificatória)

Estádio - Sausalito (Viña del Mar, Chile)

Árbitro - Salvador González Bustamante (Chile)

O Brasil precisava de um empate para seguir na Copa, a Espanha abriu o placar aos 35 minutos do primeiro tempo. A coisa teria ficado realmente feia se o árbitro não tivesse anulado um gol de bicicleta do húngaro naturalizado espanhol Puskas. Até hoje, ninguém sabe o porquê desse erro que deu uma força para o nosso bicampeonato. O Brasil ignorou o erro e venceu a partida de virada.

 

Data - 30/07/1966

INGLATERRA 2X2 ALEMANHA OCIDENTAL (2 X 0 NA PRORROGAÇÃO)

Campeonato - Copa do Mundo de 1966 (final)

Estádio - Wembley (Londres, Inglaterra)

Árbitro - Gootfried Dienst (Suíça)

Depois do empate no tempo normal, a Inglaterra estufou as redes aos 10 minutos do primeiro tempo da prorrogação. "Estufou as redes" é modo de dizer, pois no "gol" do inglês Hurst a bola bateu no travessão e quicou sobre a linha. Ela não entrou por inteiro, mas o árbitro validou o gol para revolta dos alemães. Hurst ainda faria outro gol para os ingleses, mas o erro ficou marcado como uma ajuda decisiva para determinar os vencedores daquela Copa.

 

Data - 28/03/1973

SANTOS 0X0 PORTUGUESA (decisão por pênaltis inacabada por erro da lenda da arbitragem, Armando Castanheira da Rosa Marques)

Campeonato - Paulistão de 1973 (final)

Estádio - Morumbi (São Paulo)

Árbitro - Armando Marques

Na decisão por pênaltis, o Peixe converteu duas das três primeiras cobranças. A Portuguesa errou as três, mas ainda podia empatar, certo? Não para o juiz Armando Marques, que encerrou as cobranças e declarou o Santos campeão. Percebendo o erro, o técnico da Portuguesa pegou seu time e sumiu do Morumbi. Para "consertar" a lambança, a Federação Paulista decidiu dividir o título entre as duas equipes.

 

Data - 27/06/1971

PALMEIRAS 0X1 SÃO PAULO

Campeonato - Paulistão de 1971 (final)

Estádio - Morumbi (São Paulo)

Árbitro - Armando Marques (ele, de novo!)

Precisando da vitória para ser campeão, o Palmeiras partiu para o ataque. Depois de muita insistência, Leivinha cabeceou certeiro na meta tricolor fazendo o gol aos 22 minutos do segundo tempo. Era o gol do empate, mas o juiz Armando Marques viu toque de mão do atacante e anulou o gol palmeirense.

 

Data - 25/04/1982

GRÊMIO 0X1 FLAMENGO

Campeonato - Brasileirão de 1982 (3º jogo da final)

Estádio - Olímpico (Porto Alegre)

Árbitro - Oscar Scolfaro (Brasil)

O tricolor gaúcho buscava o gol do empate - e do título - quando o centroavante Baltazar cabeceou no alto do gol flamenguista. Para impedir o tento, o rubro-negro Andrade meteu a mão na bola. Pênalti? Não para o árbitro Oscar Scolfaro, que mandou o jogo seguir dizendo que o toque teria sido do goleiro Raul. Mas o goleiro estava caído na hora do lance.

 

Data - 05/07/1982

ITÁLIA 3X2 BRASIL

Campeonato - Copa do Mundo de 1982 (2ª fase)

Estádio - Sarriá (Barcelona, Espanha)

Árbitro - Abraham Klein (Israel)

O Brasil só precisava de um empate para avançar à semifinal, mas o carrasco Paolo Rossi marcou três gols no supertime brasileiro. Tudo poderia ter sido diferente se o árbitro tivesse visto o puxão do zagueiro Gentile em Zico dentro da área italiana. O pênalti não marcado deixou uma prova difícil de contestar: a camisa do "Galinho" ficou com um rasgo enorme!

 

Data - 22/06/1986

ARGENTINA 2X1 INGLATERRA

Campeonato - Copa do mundo de 1986 (quartas-de-final)

Estádio - Azteca (Cidade do México, México)

Árbitro - Ali Bem Naceur (Tunísia)

Aos 6 minutos do segundo tempo, o meio-campo Maradona saltou com o grandalhão goleiro Shilton. Com o punho esquerdo, ganhou a dividida aérea e desviou a bola para as redes. E saiu comemorando. "Fiz o gol com a minha cabeça e com a mão de Deus", declarou o camisa 10 argentino. Sem essa "mãozinha divina" - e a história da Copa poderia ter sido outra.

 

Data - 17/12/1995

SANTOS 1X1 BOTAFOGO

Campeonato - Brasileirão de 1995 (2º jogo da final)

Estádio - Pacaembu (São Paulo)

Árbitro - Márcio Resende de Freitas (Brasil)

Uma arbitragem polemica definiu o Brasileirão de 1995. Com um gol de Túlio impedido, o Botafogo saiu na frente. O Santos empatou em outro erro do árbitro: o lateral Capixaba ajeitou com a mão e tocou para Marcelo Passos marcar. Pra ser campeão, o Santos precisava de mais um gol. E conseguiu no finalzinho, com Camanducaia. Mas, em tarde "inspirada", Márcio Resende anulou, alegando impedimento inexistente.

 

Data - 26/04/1998

PORTUGUESA 2X2 CORINTHIANS

Campeonato - Paulistão de 1998 (semifinal)

Estádio - Morumbi (São Paulo)

Árbitro - Javier Castrilli (Argentina)

Os três primeiros gols da partida nasceram em jogadas duvidosas. Mas o maior erro veio nos acréscimos do segundo tempo: o zagueiro César, da Lusa, interceptou uma bola com o peito em sua grande área, mas o árbitro Javier Castrilli viu toque de mão e marcou pênalti. Gol! O Corinthians, que jogava pelo empate, foi à final.

 

Data - 22/06/2002

ESPANHA 0X0 CORÉIA do sul (3 X 5 NOS PÊNALTIS)

Campeonato - Copa do Mundo de 2002 (quartas-de-final)

Estádio - Gwangju (Coréia do Sul)

Árbitro - Gamal Gandhour (Egito)

Na prorrogação, o espanhol Morientes aproveitou um cruzamento do lateral Joaquin e cabeceou para o gol. Festa da "Furia", mas o assistente disse que a bola cruzada saiu pela linha de fundo e invalidou o lance. Só que a regra é clara: quando a bola não sai por inteiro, tá valendo! Nos pênaltis, os coreanos venceram por 5 a 3 a partida mais escandalosa daquela  "Copa dos erros de arbitragem".

 

Data - 27/06/2010

ALEMANHA 4 X 1 INGLATERRA

Campeonato - Copa do Mundo de 2010 (oitavas-de-final)

Árbitro - Jorge Larrionda (Uruguai)

A Alemanha começou melhor no jogo, aos 20 minutos, o goleiro Manuel Neuer chutou da defesa, o camisa 11 Miroslav Klose ganhou no corpo de Upson e tocou para abrir o placar. Aos 32,  o alemão Podolski bateu firme e marcou o segundo. Aos 37 minutos Upson descontou de cabeça, logo após este gol, o ingres Lampard chutou de fora da área, a bola bateu no travessão e entrou, para posterior defesa de Neuer. O árbitro, porém, deu seqüência ao  lance e não validou o gol que empataria a partida, curiosamente, lance parecido com o que ocorreu na final da Copa do Mundo de 1966, só que desta vez com as seleções em situações trocadas. No segundo tempo, Muller marcou aos 22' e aos 24' dando placar final da partida.

com informações Lancepress

Publicidade

 

Copyright © 2009 -2010    www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados