Publicidade

 

 
 11/05/2017    08:09hs

Presidente da Conmebol garante árbitro de vídeo e "fim da impunidade" na Libertadores

Alejandro Domínguez diz que cenas de violência em jogo do Palmeiras foram "uma vergonha"

   
Publicidade

Até 1998, diz o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, a América do Sul tinha mais Copas do Mundo e mais títulos intercontinentais de clubes que a Europa. Isso aconteceu, ele diz, "porque a Uefa trabalhou, priorizou o futebol", enquanto a Conmebol "priorizou o dinheiro".

– Isso mudou – disse o dirigente em entrevista ao GloboEsporte.com e ao SporTV em Manama, no Bahrein, onde participa do congresso anual da FIFA.

Na entrevista a seguir, Domínguez garante que haverá árbitro de vídeo nas quartas de final desta edição da Libertadores, afirma que foi "uma vergonha" o que aconteceu no jogo entre Peñarol e Palmeiras e adianta a presença de "duas seleções importantes" na Copa América de 2019.

Em que situação o senhor encontrou a Conmebol?

Eu encontrei uma organização que tinha como fim o dinheiro, e o futebol como meio. Mas isso mudou. O futebol tem que ser o objetivo final, e isso tem que gerar dinheiro para os times, os jogadores, as jogadoras.

A Libertadores mudou de formato e de calendário. Mas há aspectos da velha Libertadores, como violência, casos de racismo. O que fazer para mudar?

Temos que fazer muitas coisas. Tem que ter decisões políticas muito boas, muito pró-ativas e muito fortes. Acabou a impunidade. Essa cultura das torcidas de ter que mostrar força, mostrar que são violentos, isso tem que mudar. Tudo começa com uma decisão política. Tem que envolver os governos, polícia, clubes, dirigentes, tudo tem que mudar. Estou otimista que isso vai acontecer, mas não no curto prazo.

Os clubes brasileiros ganham muito mais dinheiro que clubes de outros países. Há algo que a Conmebol pode fazer para reduzir essa distância?

O futebol brasileiro faz muito mais dinheiro que a Conmebol. Mas olhando de perto, o que acontece com a Libertadores a Sul-Americana? Nosso faturamento está subindo. A arrecadação será muito maior para o futebol-americano e todos vão ganhar mais.

Como é o plano de voltar a jogar a Copa Intercontinental?

É meu sonho. Eu falei para o presidente [da Uefa, Aleksander] Ceferin. Ele gostou, os dois presidentes, nós gostamos da idéia. Agora tem que colocar isso num papel, ver se é possível, se há capacidade, ver as datas. Queremos que o campeão da Libertadores jogue contra o campeão da Champions League e o campeão da Sul-Americana jogue contra o campeão da Liga Europa. Tudo começa com um sonho.

Isso poderia substituir o Mundial de Clubes?

Não diria isso, porque a própria FIFA não sabe o que fazer com o Mundial de Clubes. Mas esse jogo entre América do Sul e Europa sempre gostamos. É uma questão de voltar a fazer o que mundo inteiro sempre gostou.

Como será a Copa América de 2019 com convidados?

A CBF vai apresentar para a Conmebol as estratégias, os convites. E agora nós temos duas cartas de seleções muito importantes do mundo que querem jogar a Copa América. Ainda não convidamos ninguém. Mas duas se apresentaram.

Quais?

Só vou dizer que são duas.

Copa do Mundo de 2026 deve ser nos EUA. E a China quer a Copa de 2030...

Eu acho que a China não pode, porque é na Ásia, e o Qatar organizou 2022, então não poderia voltar.

Mas essa regra não pode mudar?

É uma boa pergunta. No mundo muda tudo, mas hoje é impossível.

Há chance de a Copa de 2030 ser no Uruguai?

Eu falei para o Gianni (Infantino, presidente da FIFA), falei para os presidentes das confederações que a Conmebol vai tentar fazer com que no ano do centenário a Copa volte para o Uruguai. Com a Argentina junto.

Quando os árbitros de vídeo vão estrear na Libertadores?

Vai acontecer. Eu só disse que "vai acontecer", o "como" é problema da organização do torneio.

Já nesta edição?

Já. Das quartas de final para a frente. Se você compromete sua palavra, tem que acontecer. Eu já disse para a minha equipe na Conmebol: "Eu garanti, agora vocês têm que fazer acontecer". A Conmebol tem que mostrar que está indo para a frente na tecnologia, nas mudanças. Temos que recuperar o prestígio perdido.

Os clubes do México voltam para a Libertadores?

Eles nunca falaram sobre sair. Nem falaram de voltar. A Conmebol só tem informações dos mexicanos através da imprensa. A Libertadores vai para a frente, agora tem muito mais times. Entre Libertadores e Sul-Americana são 97 times, isso é muito importante.

Como o senhor viu o que aconteceu entre Peñarol e Palmeiras?

Uma vergonha, uma vergonha. Não justifico a violência, não gosto de violência. Mas agora é uma decisão política: eu já falei com governos de Argentina, Uruguai, Colômbia, Brasil, que agora precisamos de tolerância zero com a violência. Mas isso só vai acontecer se houver uma decisão política.

Pretende ser presidente da FIFA?

Estou muito contente sendo presidente da Conmebol. Pessoalmente eu não tinha aspirações de ser presidente da Conmebol. Aconteceu tudo o que todo mundo sabe, e foi quase um acidente. Eu não tinha planejado.

Uma investigação interna mostrou que houve desvios de mais de US$ 100 milhões. Algo já foi recuperado?

Nada. A Justiça americana já recuperou US$ 300 milhões. Para ter acesso a algo, a Conmebol tem que ser considerada vítima. Quando eu assumi, o status da Conmebol na Justiça americana era de organização mafiosa. Mas isso mudou agora, depois que eu assumi e a colaboração com a justiça americana começou.

Fonte: GE - Por Martín Fernandez e Felipe Diniz, Manama, Bahrein

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados