Chega ao fim o reinado do “Coronel do Apito”

Promoções supostamente irregulares e a entrevista colocando os apitadores do país sob suspeita derrubaram o chefe do apito brasileiro. Aristeu Tavares ocupou o trono por 189 dias, mas o rei era mal amado pelos seus súditos que o destronou

  27/02/2013 - Ele era tido como o salvador da pátria quando assumiu o cargo em agosto do ano passado, mas com o passar dos dias, sua administração se mostrou ineficiente e teve varias decisões contestadas tanto pelos árbitros quanto pela maioria dos dirigentes.

Aristeu Tavares foi demitido na ultima terça-feira (26) da presidência da Comissão de Arbitragem da CBF, ele será substituído interinamente pelo ex-árbitro Edson Rezende Oliveira, responsável pela corregedoria da entidade, até que um novo nome seja escolhido pelo presidente da CBF, José Maria Marin.

A entrevista concedida ao jornal “O Popular” (Leia) onde supostamente colocou a arbitragem sob suspeição teria sido à principal causa de sua demissão. Assim, após 189 dias, de forma melancólica, abandonado pelos amigos e isolados pelos dirigentes, chegou ao fim à era "Coronel do Apito", sem duvidas uma das mais negras da historia da arbitragem brasileira.
O Apitonacional tentará elencar nesta matéria de maneira fria os fatos e o que poderá ocorrer

Presidente Marin que já tinha substituto, comunicou decisão na tarde de ontem

com o pós demissão de Aristeu. Não é por que o site vem criticando de forma ferrenha os desmandos cometidos por Tavares que vai agora chutar cachorro morto. O AN foi testemunha e viu com certa tristeza a derrocada do "Coronel do Apito", pois Aristeu Tavares era para todos uma espécie de bastião da moralidade, principalmente no meio dos árbitros. O Coronel do Apito como ficou conhecido, assumiu o comando da arbitragem brasileira bufando prepotência, rapidamente se distanciou de suas convicções e dos amigos. Se tornou então um todo poderoso arrogante, prepotente que se isolava para não ter que dar qualquer tipo de explicações. Chegou ao ponto de praticamente acabar com a carreira de um amigo de longas jornadas que retirou da FIFA sem ao menos ter a decência de explicar a este os reais motivos. Ver uma pessoa acabar do dia pára a noite com uma reputação assim é algo sempre constrangedor. Mas que sirva de alerta para aqueles que se julgam poderosos por que nem sempre podemos controlar tudo e a todos!

Publicidade
 

Analisando os fatos, podemos notar facilmente que toda essa novela começou logo depois que Aristeu assumiu a CA-CBF, pois com apenas 15 dias no cargo, para causar impacto e demonstrar comando, ele mudou o quadro de aspirantes FIFA, no caso pela segunda vez no ano, ferindo assim pela primeira vez o regulamento da CNA, fato que se tornaria corriqueiro no seu reinado, pois Sergio Corrêa já tinha feito as promoções de 2012.  Este fato chamou a atenção de todos e ali se revelava a forma ditatorial que ele e seu amigo Dionísio Roberto Domingos viriam a impor na CA-CBF, e para isso alteraram normas e regulamentos na calada da noite que supostamente seriam sem o conhecimento e assinatura do Presidente José Maria Marin.

Aproximação com a FERJ

Logo após assumir a CA-CBF, surgiram rumores de uma aproximação de Aristeu Tavares com a Federação do Rio de Janeiro que supostamente beneficiariam o quadro local nas escalas dos campeonatos da CBF. Também começava a ecoar informações diversas, pois pessoas que trabalham na FERJ abriram a informação de uma suposta reunião no estacionamento da entidade carioca com Rubens Lopes, que com o passar do tempo e com os fatos, foram revelando que esta aproximação era de forma real. Aristeu Tavares não se desligou em momento algum da Escola de árbitros da FERJ, na qual é professor como determina a portaria 14/2012 da CBF, e de forma súbita começou a aumentar as escalas dos árbitros do Rio de Janeiro (matéria do AN).

Conforme o tempo ia passando, rumores e mais rumores sobre as trocas no quadro da FIFA foram ventiladas, mas só em 21 de dezembro é que tivemos a confirmação da lista e a materialização do plano de tirar um assistente do CBF-1 diretamente para o quadro da FIFA. A promoção supostamente irregular ao quadro da FIFA do carioca Rodrigo Figueiredo abriu uma ferida sem precedente na arbitragem nacional, e apontava em letras garrafais que Aristeu Tavares estava com o Rio de Janeiro, pois tirou o assistente Dibert Pedrosa Moisés no melhor da sua carreira, que não contava com a simpatia dos dirigentes para colocar um assistente novato e sem experiência, alegando para isso a idade avançada de Pedrosa. Porém seu argumento caiu por terra, pois o mesmo critério não foi usado com outros FIFAs na mesma situação como Marcelo de Lima Henrique (homem forte da FERJ), sinal claro que a renovação era só para alguns, ou seja, só para aqueles que não se enquadravam na política carioca.

Política dos amigos

Aristeu Tavares parece ser uma pessoa leal aos seus amigos, mas quando se é presidente de uma comissão nacional, o dirigente deve ser leal com todos para não gerar insatisfações e lembrando que os árbitros não são como os soldados que acatam ordens sem nada questionar. Com o passar do tempo os árbitros mais próximos do coronel, começaram subitamente a ganhar oportunidades. Para se ter uma idéia, usemos o exemplo de Péricles Bassols Pegado Cortez - aquele que muitos o chamam de árbitro de condomínio – o carioca teve uma ascensão nas escalas sendo inclusive indicado para realizar curso pela Conmebol no Paraguai e foi agraciado com um amistoso internacional de seleções, Paraguai 3x1 Guatemala, partida disputada no dia 14 de outubro de 2012 no estádio Feliciano Cáceres (Luque). Vale frisar que apesar de ter dois anos de FIFA (2010 e 2012), Péricles Bassols não tinha apitado ainda nenhuma partida internacional.

Os amigos: Em pé, Rodrigo Figueiredo e Bruno Arleu (Policial Militar e ex motorista de Aristeu). Abaixados: Péricles Bassols, Alexandre Tavares (sobrinho de Aristeu), Grazianni Maciel Rocha e Celso Tavares (também parente de Aristeu).

Outro "amigo" que cresceu bastante na carreira foi Grazianni Maciel Rocha que começou a apitar em 2012 e foi galgado a série A com reais chances de se tornar aspirante FIFA, pois participou dos treinamentos em Goiânia com essa finalidade. Aqui vale uma ressalva, Grazianni Maciel não era o primeiro na lista de promoção do seu estado, mesmo assim e rasgando os regulamentos, ele foi o convidado. Mas a lista dos amigos supostamente beneficiados não para por aí, em outra oportunidade retornaremos ao assunto.

Turma Aristeu Leonardo Tavares

Outro fato que chamou a atenção e que reforça ainda mais a ligação dos caminhos de Aristeu com os da FERJ foi à súbita homenagem recebida da Federação Carioca que teria dado seu nome para a turma de árbitros de 2012. Fato ocorrido logo após sua nomeação para o cargo na CBF e seguido de um suposto e suculento churrasco que teria ocorrido no Clube Riviera da Barra, amplamente divulgado aqui.

Publicidade
 

Todo esse enredo mostrava a cada dia, a aproximação de Aristeu com pessoas ligadas a FERJ e conseqüentemente levava cada dia mais a imagem de Aristeu ladeira abaixo perante a cúpula da CBF, pois esta tem a Federação Carioca como rebelde e uma pedra no sapato e não admitiria que um dirigente seu tivesse com ela laços que não fosse absolutamente profissionais.

Entregas dos diplomas da turma 2012 ocorrida no Clube Riviera da Barra

Como represália e como forma de demonstrar que não estava gostando de como as coisas estavam sendo realizadas, e apontando futuras mudanças de rumo, a CBF tirou o seu principal ajudante e braço direito Dionísio Roberto Domingos, que para muitos, era quem fazia as escalas e decidia sobre vários assuntos da comissão. No seu lugar pôs o dublê de Araponga Nilson de Souza Monção para supostamente fazer investigações nas condutas do chefe do apito. A recolocação de Dionísio na escola – vale frisar que a Escola Nacional virou encosto dos excluídos - demonstrou a fragilidade no cargo do Coronel do apito, e também a falta de lealdade deste, pois se Dionísio foi tirado do cargo sem seu consentimento, no mínimo o que se poderia esperar, é que ele também pedisse para sair em solidariedade ao subalterno.

Tudo que foi narrado acima é um breve relato do que levou Aristeu Tavares a se tornar persona non grata para muitos na arbitragem, e o mais importante, ele perdeu, perdeu para si próprio, perdeu para sua arrogância e para sua vaidade. Tem algumas pessoas que acha que é Deus, Aristeu Tavares tinha certeza disso!

Publicidade
 

Seus amigos agora acendem velas e já fazem campanha para outro amigo, Sálvio Spinola Fagundes Filho, para poder continuar assim a dinastia política para os amigos, pois Sálvio é muito ligado ao mesmo grupo que dominou a arbitragem brasileira nos últimos seis meses.

Edson Rezende: Seis por meia dúzia

Esta causando calafrios em muita gente a indicação, mesmo que de forma interina de Edson Resende de Oliveira para comandar a arbitragem brasileira. O brasiliense é uma figura controversa e um tanto misteriosa, quando presidente, também colecionou episódios polêmicos e nada agradáveis para muitos apitadores, como o corte dos 30% no quadro da CBF em 2006. Neste episodio, misteriosamente enquanto as federações cortavam árbitros do quadro por determinação da CA-CBF, ele colocou Sandro Ricci mesmo este supostamente não atendendo os pré-requisitos exigidos na época.

   

Outros episódios marcaram a curta passagem de Edson Resende pela CA-CBF - 2005 a 2007 - um deles foi o lançamento e a indicação para o teste FIFA 2007 de Gutemberg de Paula Fonseca, que com apenas 25 jogos de CBF queria ser FIFA, entretanto acabou tendo sua promoção atrapalhada nos bastidores por supostos problemas de documentação noticiada na época pelo jornal Lance. Porém, um pouco antes, alegando misteriosos problemas de saúde, Resende deixou a comissão e esse verdadeiro abacaxi para seu sucessor. Vale frisar que a tal documentação teria sido verificada por Edson Resende, ficando a dúvida quanto a sua veracidade na época.

Na época desses acontecimentos, o então árbitro carioca Gutemberg Fonseca tinha excelente "transito" com o presidente, dizem que esse "trânsito" teria sido o motivo do afastamento de Resende que supostamente pressionado ficou misteriosamente em estado doentio se afastando da função. Mas logo depois

reapareceu com saúde de ferro, voltou às atividades em Brasília e depois na própria CBF.

Outra figura com forte presença na vida de dirigente de Edson Resende é o candango Sandro Meira Ricci, que por conta desta estreita amizade, será o árbitro do Brasil na Copa do Mundo que será disputada no Brasil em 2014. Ricci teria entrado na CBF de forma irregular segundo os regulamentos da arbitragem da época. Ele foi apadrinhado desde o inicio da carreira por Resende, então dirigente da Federação Brasiliense, fato que ocorre até os dias de hoje, pois segundo informações dos próprios árbitros, sempre quando esta palestrando, o interino diz: 'estava vendo um jogo do Sandro, quando aconteceu...", e repete a mesma ladainha toda vez que da palestra. Sandro é o exemplo de que “quem tem padrinho não morre pagão”!

Posição da ANAF

Infelizmente, mais uma vez a Associação Nacional dos Árbitros - ANAF - não se posicionou publicamente sobre o assunto. Mesmo após toda a categoria ser colocada sob suspeição, até o fechamento desta matéria, o site da entidade trata os últimos acontecimentos como se nada tivesse acontecido e olha que a arbitragem em geral foi colocada sob suspeita e por conta disto o presidente da CA-CBF foi demitido.

Publicidade
 

O pior de tudo isso é que Aristeu Tavares já é passado, mais a suspeição em cima dos árbitros continua, pois ninguém e nenhuma entidade esclareceu publicamente até o presente momento sobre as declarações do ex chefe do apito. Se a entidade dos árbitros não cobra uma posição que esclareça os fatos, quem poderá cobrar!

 
Em conversa por e-mail com o Apitonacional na manhã desta quarta-feira (27), o diretor tesoureiro da entidade Salmo Valentim (foto ao lado) falou que:

“Em relação à demissão de Aristeu Tavares, entendo que a CBF tomou a medida correta, pois um comandante não pode expor sua tropa, muito menos colocá-la sob suspeita. Concluo dizendo que pior do que a entrevista, foi ele recuar diante do que havia dito.

Como diretor da ANAF, já solicitei ao Presidente da entidade que não podemos deixar este assunto cair no esquecimento, pois Aristeu Tavares afirmou na mesma entrevista que o presidente da CBF tem conhecimento dos árbitros que estão sob suspeita e sendo investigado pelo ministério público.

Afirmo que todos os árbitros investigados por fabricar resultados devem ser afastados imediatamente até que o processo seja concluído. Não podemos deixar qualquer dúvidas sobre a dignidade do homem e do arbitro de futebol, nos dias de hoje não cabe mais tal conduta no nosso meio”.


Fechar

Publicidade

 

 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Copyright © 2009 -2012     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade