Assistente carioca do quadro Fifa é mais um que teria entrada de forma irregular na relação da CBF

Rodrigo Pereira Jóia encabeça a lista onde consta os nomes de Pathrice Maia, Felipe Gomes da Silva e Rodrigo Nunes de Sá

09/03/2012 - Na semana passada, denunciamos aqui que o árbitro carioca Pathrice Wallace Corrêa Maia teria entrado de forma irregular no quadro de arbitragem da CBF, segundo apuramos, não foi respeitado o item do Regulamento Geral de Arbitragem da CBF que diz que para ser indicado ao quadro, o árbitro tem que participar pelo menos dois anos na divisão principal do campeonato de seu estado de origem.

Após a matéria, recebemos outras denuncias sobre outros árbitros que também estariam na mesma situação. Fomos investigar e constatamos que a situação é vexatória, o regulamento não é cumpridos e só existe no papel. Mas como cobrar de alguém se o próprio presidente da Conaf, Sérgio Corrêa, quem cria os regulamentos, não cumpre nem o que ele mesmo escreve. Agiu assim quando denunciamos a pratica irregular do assessor alagoano Hércules Martins que se achando muito esperto, fazia as vezes de taxista dos árbitros quando o regulamento escrito por Corrêa, proibia até mesmo um simples contato entre assessor e a arbitragem da partida em que ambos estavam escalados. Lamentavelmente, Sérgio Corrêa esta agindo assim novamente ao ignorar o que esta escrito desde 1995 e em vez de apurar os fatos e punir os culpados, ele mudou o regulamento baixando a exigência para apenas um ano de primeira divisão

Por motivos como esse é que o nosso país não é visto como um país sério e somos conhecidos como o país do jeitinho, pois basta algum amigo do rei ser atingido por uma lei para ela ser mudada rapidamente e passar então a beneficiá-lo.

COAF/FERJ x CA/CBF

Como é de conhecimento público, Jorge Fernando Rabello, presidente da comissão de arbitragem da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, nutre um profundo rancor de longa data contra Sérgio Corrêa, presidente da comissão de arbitragem da CBF. Segundo alguns, esse rancor só aumentou depois que Corrêa assumiu a Conaf, cargo que Rabello sempre sonhou ocupar e para isso ele enfrenta tudo e a todos. Passa por cima das determinações da CBF e até mesmo da Fifa ao não aceitar a determinação para a mudança de lado dos AAA (árbitros assistentes adicionais), o popular árbitro (cone) atrás do gol.

Rabello assumiu a COAF/FERJ em março de 2007 e um ano depois, já mostrava ao que veio ao não aceitar as determinações do oficio 068/2008 da CA/CBF como mostra o documento abaixo e que pode ser comprovado no link: http://www.coafrj.com.br/noticias.asp?id_not=134

Indicações irregulares

Rodrigo Jóia

Rodrigo Pereira Jóia teve ascensão meteórica na arbitragem, em 2004, ele se formou árbitro dando inicio a sua carreira no ano de 2005. Dois anos após, já estava na primeira divisão carioca. Sua estréia ocorreu no dia 20/01/2008 na partida Friburguense e Americano como consta o documento abaixo que pode também ser visualizado neste link:

http://www.coafrj.com.br/web/SORTEIOPROFI/Sorteio.htm

Neste mesmo ano (2008), ele foi incluído na lista de árbitros da Ferj indicados para o quadro da CBF conforme documento PDF abaixo.

DATA: 15/07/2008 às 20:30
ESTÁDIO: ARENA BARUERI/BARUERI
BARUERI/SP x CEARÁ/CE
ADRIANO DE CARVALHO/TO
CLÁUDIO JOSE DE OLIVEIRA SOARES/RJ
RODRIGO PEREIRA JÓIA/RJ
4º ÁRBITRO: PAULO ROBERTO FERREIRA/SP
OBSERVADOR: CARLOS DONIZETI PIANOSQUI/SP

   Renaf - RJ 2008

A sua estréia pela CBF não demorou, e foi atuando pela série B do campeonato brasileiro na partida Barueri x Ceará no dia 15 de julho conforme escala acima. Em 2011, sua carreira decolou de vez, tornou-se árbitro internacional, foi indicado ao quadro da FIFA e se a ascensão continuar neste ritmo frenético, em 2014 deverá ser um dos assistente do país indicado para a Copa do Mundo.

Porém, Pathrice Maia e Rodrigo Jóia não são os únicos árbitros nesta situação no estado do Rio de Janeiro. Outro árbitro bastante conhecido nesta situação, principalmente pelas lambanças dentro de campo e que também teria entrado de forma irregular é Felipe Gomes da Silva, também conhecido como Felipão (na foto ao lado sendo protegido pela assistente Lilian Fernandes Bruno), que segundo informações, será aspirante Fifa em 2012. A lista segue com Rodrigo Nunes de Sá, Flávio Manoel da Silva, Eduardo Jose Rodrigues Oliveira de Araújo , Leandro Noel Laranja, Wagner do Nascimento Magalhães, Vinicius Barone Pampurre, Eduardo de Souza Couto e Leandro Noel Laranja.

O árbitro Wendel de Paiva Gouvêa, trabalhou como reserva em 2007, não trabalhou em 2008  e em 2009 entrou

no quadro da CBF (documento PDF abaixo) como assistente, ou seja, não preencheu os requisitos, pois só poderia fazer parte da relação em 2010. Segundo nos foi informado, Gouvêa seria amigo pessoal de Jose Carlos Santiago, o vice-presidente da Coaf-Ferj.

Lilian Fernandes Bruno: Apuramos também que a assistente Fifa, Lilian Fernandes Bruno da Silva (foto ao lado), teria realizado o teste para compor o quadro da CBF na mesma ocasião, só não entrando também de forma irregular por não ter sido aprovada nos testes físicos. Todos esses nomes com exceção de Wendel  Gouvêa, fizeram parte da relação de árbitros indicados a CBF em 2008 sendo que só poderiam fazer parte da relação de 2009 após os dois anos de primeira divisão local conforme RGA da CBF.

Obs. Lilian Fernandes Bruno foi denunciada e investigada pelo TJD/RJ sobre possíveis irregularidades nos diplomas de arbitragem de diversos árbitros do Rio de Janeiro.

Existe a possibilidade de outros árbitros estarem na mesma situação, tanto no Rio de Janeiro como nos demais estados do país, porém, nossa função não é fazer uma perseguição ao quadro de arbitragem carioca e sim apurar todas as denuncias que recebemos e foi o que fizemos neste caso, todos os nomes aqui citados, foram enviados para nós através de denuncias.

Pelas informações e denuncias que recebemos diariamente, se for feito uma averiguação completa na documentação do quadro de árbitros da CBF e nos dos estados, com a finalidade de apurar todas as irregularidades cometidas pelos apitadores e pelos dirigentes, a possibilidade do conteúdo que será encontrado, deixará todos de boca aberta. Possivelmente, encontrarão diplomas e idades falsificadas, testes físicos e teóricos maquiados, árbitros com problemas na justiça, com SPC e SERASA, pensão alimentícia entre tantos outras. A caixa preta é inacessível a imprensa, a CA/CBF delega o poder de averiguação dos documentos para as Ceafs de cada estado e pela folha corrida de alguns desses dirigentes é como deixar a raposa tomando conta do galinheiro. Por isso, de vez em quando sai, uma denuncia aqui, outra ali até que surja uma nova para substituir a atual. Mas como já foi dito la atrás, somos o país do jeitinho e da impunidade.

Obs. O apitonacional entrou contato com os árbitros Felipe Gomes, Rodrigo Jóia e Rodrigo Sá, e não recebemos retorno até o fechamento desta matéria.

Não conseguimos contatar os demais árbitros citados na matéria, caso algum deles queiram se pronunciar, o espaço estará aberto.

Envie esta página a um amigo!


Fechar

Publicidade

 

 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Copyright © 2009 -2011     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade