Instrutor Aristeu Leonardo Tavares resume pontos abordados no Curso Fifa Futuro III

Instrutor foi um dos participantes do curso na Conmebol onde participaram membros das dez associações da Conmebol

07/06/2011 - No ultimo sábado 21 de maio, no Hotel Excelsior, em Assunção, no Paraguai, foi o dia da abertura do curso da FIFA Futuro III para instrutores e chefes de Departamentos de Árbitros das dez associações nacionais da América do Sul. A cerimônia de abertura do seminário foi conduzido pelo Dr. Nicolas Leoz, presidente da Conmebol, que acolheu mais de 45 participantes inscritos. O curso se estendeu até o dia e 26 de maio.

O chefe da Associação Paraguaia de Futebol e diretor do Comitê Executivo da CONMEBOL, Juan Angel Napout, participaram da cerimônia de boas vindas e ressaltou a importância de tais eventos. Outras autoridades também estiveram presentes no curso, Dr. Carlos Alarcón Rios, presidente do Comitê de Árbitros da Conmebol e membro do Comité de Árbitros da FIFA, Jean Michel Benezet, diretor do Departamento Técnico da FIFA e da educação, Cristina Cano, Gerente de desenvolvimento para a Copa América do Sul, e Fernando Tresaco, gerente de programa de desenvolvimento do Árbitro FIFA . Entre os expositores está o recém-aposentado internacional árbitro Oscar Julian Ruiz, na Colômbia.

O apitonacional com o intuito de esclarecer e informar todos os

interessados, procurou instrutor e membro de Comissão de Ensino da CBF, Aristeu Leonardo Tavares, que gentilmente fez um resumo expondo os pontos abordados e as novas determinações. O apitonacional agradece a participação gentil de Aristeu Leonardo Tavares e se coloca a disposição de todos para publicar e abordar temas para o bem da arbitragem.

Veja abaixo o resumo e as fotos do evento.

Com o fito de apresentar de maneira mais objetiva e acrescentar a matéria produzido por vocês acerca da ida de vários instrutores da América do Sul à cidade de Assunção, capital do Paraguai para capacitarem-se mais uma vez no Curso FUTURO III da FIFA, passo a mostrar alguns pontos que foram o "norte" dos instrutores, Oscar Julian Ruiz da Colômbia e Rodolfo Sebrian de EL Salvador, além dos membros da Confederação Sul Americana de Futebol presentes sob a presidência do Dr. Carlos Alarcon Rios. O senhor Armando Marques também esteve presente.

O curso teve a duração de seis dias de expediente completo, ou seja com aulas de 09:00hs às 13:15hs e 15:00hs às 18:00hs. Os representantes brasileiros foram em ordem alfabética: Aristeu Leonardo Tavares, Manoel Serapião Filho, Milton Otaviano e Silvia
Regina de Oliveira. Todos os paises da América do Sul foram representados e marcante foi o número maior de mulheres instrutoras,
mostrando a preocupação da FIFA e da Conmebol com o futebol feminino.

O curso ocorreu entre os dias 21 e 26 de maio, oportunidade em que realizamos quatro provas teóricas, três vídeos-teste, além de três trabalhos práticos em sala de aula e dois em campo de jogo, ficando claro que a base das instruções para os Árbitros de elite dos países membros da FIFA devem ser pautados em exercícios práticos, vídeos com discussões acerca do que é apresentado e muitos exercícios em campo de jogo, o que implica obviamente em vitalidade dos instrutores.

Para isto é fundamental que os instrutores há quem devemos repassar os conhecimentos adquiridos devem ter sido expoentes na área de arbitragem e terem legitimidade entre os Árbitros dos respectivos países para que sejam OUVIDOS, além da capacidade de aplicar atividades práticas no campo de futebol.

Outro ponto abordado é a preocupação da FIFA com o nível dos observadores que muitas das vezes conhecem a regra de jogo menos dos que os que atuam como Árbitros e não conseguem traduzir o que observam em registros confiáveis. De igual forma, foi recomendado que todos sejam ex-árbitros renomados e conhecedores profundos das regras do jogo. Importante deve ser a menção do que os Árbitros devem fazer para melhorarem o seu rendimento, espaço esquecido, segundo constatação dos instrutores e membros da Sul Americana por boa parte dos observadores.

Especial tema apresentado foi a constatação negativa de que em alguns lugares da América do Sul estão "inventando" regras, procedimentos e posturas que não estão amparadas no Livro de Regras e portanto não autorizadas pela FIFA e que todas as Associações Membros só podem inovar com a chancela da entidade maior do Futebol Mundial.

Foram mostrados muitos lances de impedimentos para análises, debates, conclusões e uniformidade de critérios nas instruções a serem administradas aos instrutores locais e aos árbitros, além da exaustiva análise de jogadas de "jogo brusco grave e conduta violenta", suas diferenças, oportunidade em que observamos que o mais importante do que a proximidade e da presença da bola na
disputa é a ação daquele que atinge o adversário, "abrindo mão" de jogar a bola para com força excessiva ou brutalidade optar por
acertá-lo. Este tema é extremamente importante, pois reflete na punição maior do agressor!

Vídeos de igual forma apresentados foram os de mão na bola ou bola na mão, havendo o reforço de que a maneira deliberada de querer tocar a mão deve ser sempre interpretada para que não haja a banalização de todo o toque ser interpretado como MÃO NA BOLA.

Para finalizar e como resumo do que deve ser transmitido a todos os que militam com arbitragem apresento o que a FIFA determina para que haja uma boa arbitragem em partidas de quaisquer competições:

1) Base para todas as ações e interpretações: O LIVRO DE REGRAS.

2) Trabalho em EQUIPE: todos são importantes, tem suas funções e atribuições e não podem ser omissos no cumprimento destas.

3) Técnica Arbitral: deslocamentos, posicionamentos e tomadas de decisões devem ser pautadas na regra do jogo e com saúde física excelente. As posturas e gestos adotados devem ser tão somente as previstas nas regras, nos gráficos e convenções universais.

4) Equilíbrio Mental: concentração e atenção em todos os momentos. Apoio incondicional e permanente de profissionais da área psicológica é fundamental.

5) Acrescento a ótica da importância do aspecto tático da falta, além da natureza ou seja da força empregada. O previsto no livro de regras acerca deste tema deve ser bem empregado por todos os Árbitros nas partidas.

Todos os instrutores FIFA FUTURO III estão à disposição para repassar todas as informações acerca do Curso visando padronizar as atividades docentes em todo o PAÍS.

Aristeu Leonardo Tavares - Instrutor de Arbitragem FIFA/FUTURO III - Membro de Comissão de Ensino da CBF e da EAFERJ

 


Fechar

Publicidade

 

Copyright © 2009 -2011     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade