Publicidade

 

 
 26/04/2017    17:03hs

Bola da vez: Ex árbitro FIFA diz que juiz foi 'vendido' para ajudar Argentina

Oscar Roberto Godoi conta que 'adorava expulsar técnico medalhão' e diz que Telê Santana criava clima ruim para a arbitragem

 
Publicidade

O ex-árbitro FIFA e atual comentarista da "TV Gazeta" Oscar Roberto Godoi deu entrevista esta semana ao programa “Bola da Vez” dos canais ESPN. Aos 61 anos, o jornalista de São José do Rio Preto/SP detalhou com sobras várias das histórias que viveu em campo e fora deles.

"No futebol, eu consegui completar o ciclo: eu bati em torcedor, bati em dirigente e bati em jogador... e bati em árbitro também", afirmou na 1h30 de entrevista com o apresentador João Carlos Albuquerque, o 'Canalha', o comentarista de arbitragem da ESPN, Sálvio Spínola Fagundes Filho, e o jornalista André Plihal.

Godoi também falou sobre o famoso episódio com o ex-zagueiro Júnior Baiano, que em um São Paulo x Corinthians em março de 1995 gesticulou com o polegar direito que ele teria bebido e ainda falou "ele tá bêbado, o juiz tá mamado, é só chegar perto dele que se percebe: está cheirando a cachaça".

O ex-árbitro falou o que aconteceu após as acusações: "Fui lá naquele lugar cheio de defunto lá, no IML, tirar sangue, fiz exame de sangue. E como é que pode o cara ter uma atitude dessa e a vítima, no caso eu, processa e não ganha o processo, isso é a vergonha do nosso Judiciário!"

Godói falou também sobre outras polêmicas, duas delas incluindo o também ex-árbitro FIFA José Aparecido de Oliveira. Primeiro na final do Campeonato Paulista de 1993, que acabou com a fila do Palmeiras justamente contra o arquirrival Corinthians. E depois em um duelo entre Argentina e Colômbia pelas eliminatórias.

A começar pela final de 1993. Godoi detalhou o que aconteceu em campo e fora dele. Disse que todos os árbitros envolvidos na partida - a Federação Paulista decidiu colocar apenas juízes na partida, ‘improvisando' árbitros na função de bandeirinha - estavam irritados pela situação. Inclusive ele mesmo, que ‘se negou' a ajudar José Aparecido no lance que resultaria na expulsão de Edmundo.

Em agosto daquele mesmo ano de 1993, dois meses depois da final do Paulista, José Aparecido foi escalado para apitar Colômbia x Argentina pelas eliminatórias sul-americanas, agora com Oscar Roberto Godoi como quarto árbitro.

Oscar Godoi, José Aparecido, Dionísio Domingos, João Paulo Araújo e Ronaldo da Luz

E segundo ele, esse jogo acabaria com a carreira de José Aparecido.

Segundo Godói, o árbitro havia ‘sido vendido' para ajudar a Argentina naquela partida. Godói diz não saber como foi o acordo, mas revela um acerto entre as confederações brasileira e argentina de mútua ajuda entre os países.

Junto com os, a época, bandeirinhas Daniel Fernandes e José Jurandir Lins, José Aparecido teria se negado a cumprir esse acordo.

"Eu não vivi essa situação que depois foi falada para mim. Eu saio para fazer o serviço nos vestiários, quando eu volto estavam os três conversando e eles param de conversar. Você percebia no semblante que eles estavam tensos. Tensos. Tensos. Eu saí estava de um jeito, volto de outro, mas fiquei na minha. Como tinha muita amizade com o Daniel e também tinha muita amizade por ir à Recife e ser recepcionado pelo Jurandir. O Jurandir me contou o que aconteceu naquela hora", começa Godói.

"Ele (José Aparecido) estava vendido, monetariamente, materialmente ou por acordo entre cúpulas. Tinha aquele tratado que brasileiro apita jogo da Argentina e argentino apita jogo do Brasil. E se as seleções estiveram precisando os árbitros ajudam. Eu não sei qual era o acordo. Ele teria que ajudar a Argentina e não ajudou. Ele apitou no pau. Aí ele se ferrou. Porque ele não aceitou o que os dirigentes acordaram entre Brasil e Argentina", completa.

A Colômbia ganhou aquela partida por 2 a 1 e manteve a liderança do grupo naquele momento. Depois, garantiu a classificação direta à Copa do Mundo e jogou a Argentina para a repescagem contra a Austrália. Os argentinos até se classificaram para o Mundial, mas depois acabaram eliminados nas oitavas de final pela Romênia.

Veja abaixo vídeos da entrevista.

 

Veja mais vídeos com declarações de Godoi ao Bola da vez (clique aqui)

Com informações e imagens: ESPN Brasil

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados