Publicidade

 

CBF invalida teste físico no Rio Grande do Sul por falha em equipamento de CD
Após aprovação de Gaciba, CBF invalida teste físico por falha em equipamento de CD realizado em Porto Alegre

Foto: Robinson Estrásulas

 
14/10/2010 - 11:58: Os árbitros da Federação Gaúcha de Futebol, que formam o quadro de árbitros da CBF, foram submetidos nesta manhã desta quinta, na Sogipa, em Porto Alegre a um teste físico surpresa e obrigatório para avaliar a capacidade atual de cada um.

A comissão de arbitragem da CBF decidiu invalidar o teste. O motivo foi uma falha no equipamento de CD. Leonardo Gaciba, foi aprovado (?) e voltaria a apitar jogos do brasileiro. Segundo informações vindas do sul do país, o árbitro deixou as dependências do clube sem saber que terá de passar pelo teste novamente que esta marcado para o dia 29 de outubro, em Santa Catarina, em local a ser confirmado.

"Foi uma pena". É desgastante para os árbitros, mas queremos agir de forma correta . "tivemos esse problema com o aparelho de som, e isso não estaria no protocolo da Fifa". Explicou Luiz Cunha Martins, membro da Comissão de Arbitragem da CBF ao clic esportes.

Gaciba comemorou o resultado do teste antes de saber da invalidação do resultado

Havia a possibilidade de realizar o teste dos apitadores utilizando um apito. O equipamento de som da uma garantiria maior de precisão. O teste foi validado para os árbitros assistentes.

O aparelho próprio para o teste, "toca CD", surpreendeu a todos, segundo informações vinda da capital gaúcha, engasgou na hora certa deixando de medir a competência de cada árbitro no que se refere ao requisito resistência.

Diante do problema apresentado pelo equipamento, os membros da Comissão de Arbitragem da CBF lá presentes, Luis Cunha Martins (RS) e Dionísio Roberto Domingues (SP), anularam a prova destinada aos árbitros para considerar válida apenas a dos árbitros assistentes. Assim, de momento, árbitros que não estavam aptos até o teste de hoje, continuam no mesmo patamar.

O ocorrido é um fato até aqui considerado inusitado, uma vez que seria correto repetir a etapa apos tempo necessário para  recuperação dos apitadores para conciliar uma situação justa e não arbitrária como aconteceu. Explica-se: nenhum dos árbitros que participaram deste teste poderia ter culpa ou conhecimento que o indigitado aparelho eletrônico iria falhar. Diante do acontecido, uma reunião foi marcada para a tarde de hoje na sede da Federação Gaúcha de Futebol, objetivando equacionar o imbróglio.

Com informações de clic esportes e Valdir Bicudo

Publicidade

 

Copyright © 2009 -2010    www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados