Publicidade

 

 
 05/02/2018    07:01hs

Do carro para o campo: lagoassantense se divide entre o amor pelo futebol e o trabalho como taxista

Marcyano no primeiro jogo de 2018, já ciente que passaria a integrar o time da CBF
Publicidade

Na tela da TV, auxiliando nas regras dos jogos ou na rodoviária esperando por um passageiro. Da infância no bairro Aeronautas, na entrada da cidade às inúmeras alegrias em todos os municípios por onde passa auxiliando. A história do taxista que virou árbitro e recentemente passou a integrar o quadro de profissionais da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é um exemplo e vai te inspirar a buscar pelos seus sonhos, mesmo que eles pareçam distantes demais para ser realidade.

A paixão pelo esporte das quatro linhas surgiu quando Marcyano da Silva Vicente, 29 anos, ainda era uma criança, mas foi em 2011 que ele decidiu que queria fazer parte desse espetáculo. Não! O sonho do lagoassantense não era vestir a camisa de algum grande clube mineiro ou nacional. O desejo dele era de ser árbitro e isso se concretizou.

“Ingressei na Federação Mineira de Futebol (FMF) em 2012. Comecei no amador e aos poucos as oportunidades foram surgindo” - conta Marcyano.

Nos registros do órgão estadual, campeonatos amadores e profissionais. No site, são apenas datas e times, mas na memória do árbitro estão registrados lances e emoções que nem o tempo apaga. Com o empenho de um grande artilheiro, ele encarou cada uma dessas chances como se fossem o gol da final de campeonato e com tanta dedicação, é claro, ele começou a colher os frutos. Mesmo sem abandonar a profissão que ele também escolheu – nas horas em que não apitava ou treinava, Marcyano circulava pelas ruas da cidade como taxista -, o profissional foi caminhando até chegar às competições profissionais.

“Chegar a esse nível de disputa é difícil, mas mais complicado ainda é se manter. A carreira não é fácil” - desabafa.

 Marcyano (D) com Felipe Lima e Fabiano de Jesus durante final do amador de Lagoa Santa 2016 (futebol BH)

Em dezembro, veio a maior conquista – até então – da carreira: a inclusão no quadro de profissionais da CBF.

“Ainda não caiu a ficha. A felicidade é muita!” - conta emocionado o morador.

Os treinos ficam mais intensos, os estudos mais aprofundados, mas a possibilidade de entrar em campo para apitar grandes jogos faz com que todos esses desafios virem detalhes. Acompanhado de perto pela mãe, Dona Matilde, o filho único celebra com humildade a conquista e espera os próximos meses para efetivar a inclusão no representante nacional.

Em abril, o resultado de tanto empenho estará disponível para todo mundo, no site da confederação. Na cidade, o nome de Lagoa Santa que vai com o profissional do esporte para onde quer que ele leve o apito.

Linha do tempo

Março/2015: Estréia na Federação Mineira de Futebol no jogo do Ferroviário contra o Real Madri.

Março/2016: 5º árbitro no clássico entre Atlético X Cruzeiro pelo Campeonato Mineiro. O time celeste venceu o alvinegro por 1×0.

Maio/2017: Apitando para o time da cidade, o Lagoa Santa Esporte Clube em disputa no Torneio Corujão.

Janeiro/2018: Árbitro assistente no Campeonato Mineiro apitando Atlético X Democrata no Mineirão. Primeiro jogo de 2018.

Abril/2018: Inclusão do nome nos registros de profissionais da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Fonte: Portal Impactto

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados