06/02/2014    17:11hs

Árbitro que foi aspirante FIFA é vítima de racismo no Rio Grande do Sul

O gaúcho Márcio Chagas da Silva apitou Esportivo e Veranópolis  na quarta-feira e teve bananas atiradas contra seu carro

O árbitro ex-aspirante a Fifa Márcio Chagas da Silva (foto) sofreu com insultos racistas da torcida do Esportivo-RS. Durante o jogo contra o Veranópolis, nesta quarta-feira (5 de março), alguns torcedores o insultaram de forma discriminatória durante a partida e ainda atacaram seu carro no estacionamento do estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, deixando bananas em cima do capô.

 

Em entrevista ao "Zero Hora", o árbitro relatou que foi ofendido desde o início da partida por um grupo de cerca de 20 torcedores do Esportivo que o chamou repetidas vezes de "macaco selvagem" aos gritos e com uma fúria "impressionante", como disse o árbitro, que relatou o caso em súmula da partida enviada para a Federação Gaúcha de Futebol (FGF).

Ao final do jogo, Márcio Chagas se dirigiu ao estacionamento privativo do clube, onde só a equipe de arbitragem e funcionários do clube têm acesso, e encontrou seu carro com a lataria arranhada e bananas em cima do veículo.

Publicidade

Segundo o árbitro casos semelhantes são comuns em partidas sediadas na Serra gaúcha.

“Infelizmente é algo que acontece nos jogos na Serra”, lamentou ele, em entrevista ao ZH.

“Alguns torcedores manifestaram de forma racista, como macaco, teu lugar é na selva e volta pro circo”, acrescentou o árbitro.

Segundo Chagas, os jogadores do Esportivo ainda disseram que esse tipo de atitude é comum quando o time não está em boa fase. Márcio Chagas da Silva registrou o acontecimento em súmula.

“Relatei, (a súmula) deve ser publicada durante a tarde. Meu carro estava no estacionamento do estádio, em frente ao vestiário da arbitragem. Eles (torcedores) pularam o portão” – encerrou Marcio chagas.

Obs: A federação Gaúcha de Futebol emitiu um comunicado repudiando os acontecimentos, porém a sumula da partida até o fechamento desta matéria não tinha sido publicada no site da entidade conforme determina o estatuto do torcedor.

Veja vídeo abaixo.

De volta a Porto Alegre, em casa, Márcio Chagas concluiu que deveria denunciar a agressão. O árbitro lembrou ainda ter sofrido ofensas semelhantes em um jogo do Encantado, em 2005. Naquele ano, o técnico Danilo Mior o chamou de "negrão coitado" e acabou suspenso das atividades por 60 dias. Passado quase 10 anos, Márcio Chagas constata que o comportamento da torcida e das pessoas do futebol pouco mudou.

 

Nota do apito


Triste e lamentável a atitude de algumas pessoas que praticaram ato de racismo contra o árbitro gaúcho Marcio Chagas da Silva na ultima quarta-feira (5). O Apitonacional manifesta total repúdio em relação aos fatos ocorridos na partida e presta solidariedade ao árbitro que acima de tudo é cidadão e pai de família.

Somos contra qualquer ato de censura, de cunho racista e esperamos que  as autoridades apure os fatos e que puna os responsáveis.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Copyright © 2009 -2013     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade