Publicidade

 

 
    São Paulo - 12/05/1997    18:27hs

Túnel do tempo: CBF extingue Conaf, quadro de árbitros e cria nova comissão

‘Estamos instituindo um novo ato institucional no futebol brasileiro; daqui para a frente será diferente’’ - disse Armando Marques

'Daqui pra frente será diferente', disse Armando Marques ao assumir o comando da arbitragem brasileira
Publicidade

A CBF extinguiu ontem (11) a Comissão Nacional de Arbitragem de Futebol (Conaf). A entidade acabou também com o quadro de árbitros - a Relação Nacional de Árbitros de Futebol (Renaf). A decisão foi anunciada pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, após participar da primeira reunião com a comissão formada para reestruturar a arbitragem nacional.

O ex-árbitro da FIFA Armando Marques, que vai atuar na comissão ao lado de José Roberto Wright, Emídio Marques de Mesquita e Renato Marsiglia, prometeu abrir um novo capítulo na arbitragem brasileira:

‘‘Estamos instituindo um novo ato institucional no futebol brasileiro; daqui para a frente será diferente’’ - disse Armando.

Ricardo Teixeira anunciou que só participou da primeira reunião e que vai deixar os ex-árbitros livres para tomar as decisões. Apesar do fim da Renaf, os árbitros que vão atuar na semifinal da Copa do Brasil foram mantidos.

‘‘Eles foram reavaliados pela nova comissão e, como ninguém se opôs, vão apitar as partidas’’ - justificou o presidente da CBF.

A nova comissão terá a função de organizar o órgão que substituirá a extinta Conaf. O ex-árbitro Arnaldo César Coelho não aceitou participar da comissão porque é comentarista da Rede Globo.

O trabalho do grupo deverá estar concluído até julho. Até lá, o diretor técnico da CBF, Gilberto Coelho, será o responsável pela escalação dos árbitros na final da Copa do Brasil.

A próxima reunião da comissão de reestruturação será na segunda-feira, quando os integrantes deverão definir os critérios do novo órgão. A intenção do grupo é tentar reduzir para 42 anos o limite de idade dos árbitros do novo quadro da CBF. Pela FIFA, o limite é de 45 anos.

Da comissão, só Marques e Emídio farão parte do órgão, que substituirá a Conaf. Mais três especialistas vão integrar o órgão.

Ivens Mendes

Da redação: Armando Marques presidiu a Comissão Nacional de Arbitragem de 1998 a 2005. Ele substituiu o paulista Ivens Mendes que presidia a CONAF desde 1988 e foi demitido após denuncias supostamente envolvendo venda de resultados de jogos de futebol e financiamento de campanhas políticas. Na denuncia, em uma das gravações, uma voz, identificada como a de Mendes, pedia 25 mil reais, supostamente ao presidente do Atlético/PR, Mario Celso Petraglia.

Em outra gravação, a mesma voz pedia ajuda financeira ao presidente do Corinthians, Alberto Dualib, o qual teria inclusive mencionado "um, zero, zero" (cem mil reais) como valor a ser pago.

Nos dois casos, o dinheiro seria utilizado na campanha de Ivens Mendes a Deputado Federal em 1998, por Minas Gerais.

No dia seguinte das denuncias, Ivens Mendes pediu afastamento de seu cargo na CONAF, declarando-se inocente no caso, mas alegando que sua família estava sofrendo ameaças.

Como árbitro, Armando Marques apitou doze finais de Campeonatos Brasileiros, entre 1962 e 1974, além de quatro do Carioca, três do Paulista e uma do Mineiro. Mas sua carreira nos campos foi marcada por polêmicas, como na final do Brasileiro de 1974, quando anulou o gol que impediu que o Cruzeiro fosse campeão.

Foi o árbitro brasileiro nas Copas de 1966, na Inglaterra, e 1974, na Alemanha Ocidental.

Deixou o cargo na CBF em 2005 após as denúncias da Máfia do apito -  como ficou conhecido as investigações de manipulação de resultados no Campeonato Brasileiro envolvendo os árbitros Edilson Pereira de Carvalho e Paulo José Danelon. Armando foi acusado de omissão e teria mentido ao dizer que Edilson tinha sido integrado ao quadro da Fifa durante a gestão de Ivens Mendes na comissão.

Foi substituído, a época, pelo ex-arbitro e Delegado aposentado da Policia Federal, Edson Resende de Oliveira.

Armando morreu em julho de 2014, aos 84 anos, no Rio de Janeiro, de insuficiência renal.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

 
Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados