Chefe da arbitragem acusado de oferecer dinheiro para árbitros deixarem FIFA

Jorge Rabello diz que Sérgio Corrêa, fez proposta a Djalma Beltrami em troca de compensação financeira

08/01/2009 -  A arbitragem brasileira está mais uma vez em xeque. E agora, a acusação é muito grave e aponta para o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa. Segundo o presidente da Comissão Arbitragem do Futebol do Rio de Janeiro (Coaf-RJ) Jorge Rabello, Corrêa fez  propostas aos árbitros Djalma Beltrami (RJ), Wagner Tardelli (SC) e Alício Pena Júnior (MG) para que estes saíssem por conta própria do quadro de árbitros da Fifa.A denúncia foi divulgada pelo site oficial da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol.

Em uma carta publicadada no site oficial da ANAF-RJ, Rabello acusa Corrêa de ter pedido a Beltrami que “cedesse sua vaga e seu escudo mediante compensação financeira”.

- Beltrami, Tardelli e Alício saíram da Fifa sem critério. E ainda tentaram

persuadir o Beltrami com essa história de apitar até os 46 anos... e sempre em bons jogos. Então... até o sorteio está sob suspeita. Em troca, os três árbitros seriam escalados mais vezes para apitar a Série A. Como o Sérgio Corrêa pode garantir isso se há o sorteio? O pior é que isso já estava decidido faz tempo. O presidente da Comissão Nacional de Arbitragem chegou a conversar sobre a passagem do escudo da Fifa até com o presidente da Federação do Rio, o Rubens Lopes - diz Rabello.

De acordo com o representante da arbitragem carioca, há um complô do dirigente Sérgio Corrêa para prejudicar os profissionais do Rio de Janeiro.

- Por que tem três árbitros Fifa em São Paulo, três no Rio Grande do Sul e só havia um aqui no Rio? No ano passado tivemos 14 clássicos na cidade. O Estadual é de alta complexidade. Não entendo o critério da Comissão Nacional de Arbitragem. É preciso mais transparência na escolha dos juízes - desabafou o ex- árbitro.

Jorge Rabello questionou o fato de a Comissão Nacional de Arbitragem ter prometido implementar um ranking de juízes e lembrou que até agora ninguém ascendeu ou foi rebaixado nas competições.

- O ranking deveria ser feito para controlar a qualidade da nossa arbitragem. O juiz Fifa teria de tirar, por exemplo, nota 8 nas avaliações. Se fosse mal, seria rebaixado. Isso acontece na Europa. O Pierlluigi Colina apitou a Série B duas vezes porque foi mal na elite do futebol italiano.

Por fim, o presidente da Comissão de Arbitragem do Rio, Jorge Rabello, criticou a realização de sorteios na escolha dos juízes brasileiros.

- Tem árbitro que dá uma sorte no sorteio. Os de São Paulo então apitam mais da metade do que os juízes de outros estados. O sorteio tem de acabar. Começou na Espanha e em Portugal e não existe mais por lá.

Djalma Beltrami confirmou a denúncia.

- Tive o melhor teste físico dos último anos. Quando vi que estava fora, perguntei ao Sérgio Corrêa o que tinha acontecido. Ele disse que o Ricardo Teixeira tinha ficado muito chateado quando o Leonardo Gaciba foi vetado em um teste físico lá fora (no Mundial sub-20 do Canadá, em 2007). E pediu uma renovação de 30% dos árbitros FIFA. Por isso eu estava saindo. Eu disse que isso era injusto. Aí ele me disse isso de apitar até os 46 anos, bons jogos. Eu disse que estava preparado para parar aos 45 anos mas... tive que acatar - disse o árbitro, que tem 42 anos.

Leia na íntegra a carta de Rabello:

”O escudo da Fifa, que os árbitros tanto almejam, tem preço

O que se pensava poder ser conquistado por qualidades técnicas, por mérito e pela excelência no desempenho de suas funções passou a ser objeto de negociação com estabelecimento de valor monetário para sua aquisição. Tal assertiva é fundamentada pelos fatos ocorridos quando da elaboração da relação de árbitros Fifa. A oferta, feita pelo presidente da CA-CBF para que o árbitro do Rio de Janeiro, Djalma Beltrami, cedesse sua vaga e seu escudo mediante compensação financeira, sendo prometido ao mesmo ficar em um quadro especial até 46 anos - quando o limite máximo é de 45 anos -, com muitas escalas garantidas (pensávamos que era sorteio) para compensar a perda do escudo da Fifa, torna muito robusta a hipótese e possibilidade de que essa vaga e esse escudo já estivessem prometidos a terceiros, também mediante compensação financeira, tamanha a desfaçatez e indignidade perpetradas diante da recusa de Beltrami em ceder à tão indecente proposta. Ignorando a posição do árbitro, da Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e da própria Federação, prevaleceram outros interesses, sabe-se lá se além de normas éticas, e a vaga e escudo Fifa foram arrancados à força do Djalma Beltrami. Tal episódio torna o presidente da CA-CBF inimigo do futebol do Rio de Janeiro, o coloca sob extrema suspeita e deixa dúvidas quanto aos critérios e seriedade da CA-CBF.

Jorge Rabello Presidente da COAF-RJ”

Fonte:http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL948481-9825,00-CHEFE+DA+ARBITRAGEM+ACUSADO+DE+OFERECER+DINHEIRO+PARA+JUIZES+DEIXAREM+FIFA.html

Sérgio Corrêa ataca autor de denúncia de possíveis irregularidades na arbitragem

Para presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Jorge Rabello 'não tem passado recomendável' e deseja desestabilizar o trabalho da Conaf

Um dia depois da denúncia feita pelo presidente da Comissão de Arbitragem de Futebol do Rio de Janeiro, Jorge Rabello, de supostas  irregularidades na mudança da lista de árbitros brasileiros indicado para a Fifa, Sérgio Corrêa decidiu atacar o seu acusador. Em entrevista à "Rádio Tupi", o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem (Conaf) disse que Rabello questionou a lisura da trajetória do desafeto no futebol.

- Tratar de Jorge Rabello com a sua história no futebol brasileiro e respondê-lo é uma perda de tempo. Não entendo como o futebol carioca tem um ex-árbitro desse na presidência (da Comissão de Arbitragem). Ele não tem um passado muito recomendável - afirmou.

Rabello foi acusado de utilizar documentos com informações adulteradas quando ainda apitava.

- Lamento que uma pessoa como o Jorge Rabello, cujo passado é de conhecimento geral da nação carioca, esteja dando uma de paladino da justiça - acrescentou em entrevista à "Rádio Globo".

Corrêa também ironizou Rabello por acumular cargos ligados à arbitragem no Rio de Janeiro. E insinuou que ele estaria interessado em mais um, tentando prejudicar o trabalho dos integrantes da Comissão Nacional.

- Ele está falando em nome da Comissão de Arbitragem carioca, do sindicato dos árbitros cariocas, da cooperativa que pagam os árbitros do Rio de Janeiro? Ele é presidente de tudo aí não é? (...) É uma maneira de tentar desestabilizar a Comissão Nacional. Assim como os demais presidentes de comissões (estaduais), não tem ingerência no trabalho (da Conaf). Quer tomar conta. Mas não vai conseguir dessa forma.

- O presidente das três entidades, talvez, como não tenha conseguido influenciar o trabalho da Comissão Nacional, queira também ter mais um cargo de presidente de uma comissão. Quem sabe ele com toda a sua experiência, toda o seu

histórico, sua biografia, com algumas acusações pela mídia, alcance o que ele deseja. Mas reiteramos que isso não passa de uma tentativa de desestabilização do trabalho de renovação (da arbitragem) que é para o bem do futebol brasileiro - concluiu.

O presidente da Conaf disse que os árbitros Djalma Beltrami, Wagner Tardelli e Alício Pena Júnior foram retirados do quadro da Fifa como parte do processo de renovação da arbitragem brasileira. E também garantiu não ter prometido a Djalma Beltrami que ele "sempre apitaria bons jogos", como foi insinuado por Jorge Rabello.

- Isso não existe. Eles estariam à disposição de acordo com o rendimento deles. Não teriam qualquer tipo de benefício nas escalas em relação aos outros - disse.

Fonte: Globo.com - http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL950126-9825,00.html

Leia mais noticias antigas em Túnel do tempo. Clique aqui


Fechar

Publicidade

 

Copyright © 2009 -2011     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade