Cada vez mais cobrados, árbitros vão passar por teste que mede gordura

Quem não estiver no padrão vai receber treinamento para passar nos testes da CBF - afirma Rabello, que na época que era árbitro também exibia uma forma longe dos padrões atuais exigidos.

20/11/2010 - Com câmeras por todos os lados do campo e jogadores mais rápidos e fortes, o futebol brasileiro exige a cada dia árbitros mais bem preparados para diminuir as reclamações dos clubes. Sabendo disso, tanto a CBF como a Federação de Futebol do Rio vão adotar novas medidas já no ano que vem.

Entre essas medidas, a mais curiosa e polêmica é a $ência de um percentual mínimo de gordura nos testes físicos realizados no fim do ano. A entidade já comprou os aparelhos, chamados de adipômetros, e fará as avaliações, exigidas pela Fifa. A novidade causou a des$ça do ex-árbitro Pedro Carlos Bregalda, famoso por seus quilos a mais e por sua qualidade com o apito.

- Tem que estar bem fisicamente para acompanhar o lance. Mas quem corre é o jogador e a bola. Se o árbitro for um corredor de fundo ele passa da bola e fica mal posicionado - explica o juiz, que apitou mais de cem jogos de campeonatos

brasileiros.

- O que vale é posicionamento, equilíbrio emocional, o preparo psicológico. Isso não vai acrescentar muito - opina Bregalda, hoje com 76 anos e trabalhando como consultor de arbitragem.

Assistentes e rádios da Copa

Os árbitros do quadro do Rio de Janeiro terão atenção especial para que se adequem à nova medida. Segundo o presidente da Comissão de Arbitragem, Jorge Rabello, quem não estiver dentro dos padrões passará por um tratamento especializado.

- É uma coisa nova e estamos introduzindo de forma educativa e preventiva. Quem não estiver no padrão vai receber treinamento para passar nos testes da CBF - afirma Rabello, que na época que era árbitro também exibia uma forma longe dos padrões atuais exigidos.

No Carioca 2011, Rabello vai introduzir auxiliares atrás dos gols em todos os jogos, e espera que o maior número de olhos perto da área diminua a quantidade de lances polêmicos, principalmente quando se trata de pênaltis.

- Vamos criar um gestual para saber quando ele vai participar do jogo. A maioria dos lances polêmicos acontece na área. A fase do agarra-agarra está com os dias contados - promete.

Para facilitar a comunicação, os árbitros do Estadual terão à disposição o rádio usado na Copa da África. A favor da tecnologia, Bregalda acha que os auxiliares vão criar mais confusão.

- A responsabilidade total é do árbitro. Se você a divide tira o poder dele.

A promessa é de mais polêmica pela frente...

Bregalda: "O chip é melhor que os auxiliares atrás dos gols"

A previsão do presidente da COAF-RJ, Jorge Rabello, é de que o futebol vá evoluir para ter dois árbitros em campo, com os mesmos poderes, com apito na mão e cartão no bolso.

- Há 30 anos num campo oficial um atleta corria quatro quilômetros, na última Copa teve jogador correndo 16 quilômetros. Precisamos aumentar o número de olhos humanos. No futuro teremos dois árbitros com cartão e apito, como no Basquete - prevê.

Sobre a introdução de tecnologia durante a partida, com o exemplo do uso de um chip na bola, as opiniões também divergem.

- Sou contra a entrada da tecnologia. Pode acabar com a magia. Os assistentes atrás dos gols podem ver se a bola passou da linda -
defende Jorge Rabello.

Para Pedro Bregalda, o chip é melhor que os auxiliares atrás dos gols.

- O auxiliar pode virar e se enganar. O jogo hoje está dinâmico. Mais um árbitro não vai resolver - rebate.

Fonte: Extra.com.br

Leia mais noticias antigas em Túnel do tempo. Clique aqui

Fonte: Direito2.com


Fechar

Publicidade

 

Copyright © 2009 -2011     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade

 

 

 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.