Publicidade

Árbitra FIFA valida gol de gandula
Árbitra Fifa se torna pioneira a validar um gol de gandula em partida realizada na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo

12/09/2006 - Você já pode ter visto acontecer pelo mundo todo tipo de gol, gol de goleiro, gol sem querer, gol contra, até mesmo gols que não aconteceram devido a intervenção de gandulas, massagistas e dirigentes, mas gol de gandula, e o pior, validado pela arbitragem do jogo! não é todo dia que acontece.

Em Santa Cruz do Rio Pardo, jogavam Atlético Sorocaba e Santacruzense, válido pela 10ª rodada da Copa Federação Paulista de Futebol de 2006. A partida estava nos 44 minutos do segundo tempo e sendo vencida pela equipe visitante por 1x0, quando em uma boa jogada de ataque do Santacruzense

terminaria em um chute na rede pelo lado de fora.

No entanto, quando todos os jogadores já corriam para o meio campo esperando a cobrança do tiro de meta, o gandula que estava atrás da meta de gol, pega a bola e chuta para o gol do Sorocaba, em seguida puxa a rede, simulando um possível defeito que validaria o lance anterior como gol.

Após se certificar do defeito na rede, a árbitra Silvia Regina de Oliveira (foto), valida o gol do gandula José Carlos Vieira, que tem o apelido de Canhoto e 51 anos de idade. A partida terminou empatado por 1 a 1 e ainda culminou com a expulsão de um atleta da equipe prejudicada por supostas palavras de baixo calão à arbitragem. As imagens do gol absurdamente validado pela árbitra da Fifa,  tomou conta dos grandes portais de Internet no Brasil e no mundo.

Punições: Após a polêmica, a Federação Paulista de Futebol resolveu suspender todos os mandos de jogos do Santacruzense até o fim da Copa FPF, além de aplicar uma multa de R$ 50 mil pela escalação de José Carlos Vieira (gandula), autor do gol.

Julgamento: Heraldo Panhoca, advogado do Atlético Sorocaba, reagiu de forma exacerbada depois de questionar a árbitra se conhecia a regra número nove do futebol, que trata sobre o tiro de meta e também bola fora, e ouvir "não" como resposta.

"Ela (Silvia Regina) desconhece as regras da arbitragem. Como é que pode ser árbitra Fifa?", questionou o advogado.

Ao final do julgamento, o resultado da partida foi mantido por 1 a 1. "Quem saiu perdendo foi o futebol", reclamou Waldir Cipriani, diretor de futebol do Atlético Sorocaba na época, que antes de deixar o tribunal foi advertido ao usar o termo "cartas marcadas" para classificar a decisão.

Nota: Silvia Regina se gaba de ser pioneira ou umas das primeiras em tudo o que faz, realmente, até em gol de gandula, ela conseguiu a tamanha proeza...

Como em nosso país as coisas são esquecidas rapidamente, ao encerrar a carreira, Silvia Regina de Oliveira, foi nomeada diretora da Escola de Árbitros Flávio Iazzetti, da Federação Paulista de Futebol (FPF), e instrutora de arbitragem da CBF. Silvia sempre será conhecida por ser a primeira mulher a apitar uma final de Campeonato Paulista, ocorrido em 2003, e por ter validado um gol de gandula em 2006. (assista ao vídeo abaixo).

Leia mais noticias antigas em Túnel do tempo. Clique aqui

Publicidade

 

Copyright © 2009 -2010    www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados