Publicidade

O batom pede passagem

Pela 1ª vez na história do campeonato brasileiro da 1ª divisão, uma árbitra poderá ser escalada para apitar uma partida

 
28/03/2003 - As mulheres pedem passagem. Em 2003, pela primeira vez na história do campeonato brasileiro da primeira divisão, uma árbitra poderá ser escalada para apitar uma partida. A promessa do presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Armando Marques, ainda não está confirmada, mas a expectativa de que se torne real é grande. Para alcançar o novo objetivo, as árbitras até aceitam a injusta proposta de Marques de pagar menos pelos serviços femininos.

No ano passado, algumas árbitras tiveram boa presença na Série C e devem começar a temporada deste ano apitando jogos da B. "Para apitar a Série A, primeiro será preciso apitar a Série B. Mas estamos otimistas. Ainda esse ano as mulheres devem estrear no apito da série principal", diz Suely

Sueli Tortura, árbitra da Fifa há cinco anos, aposta na estréia.
Terezinha Tortura, paranaense que faz parte do quadro da Fifa há cinco anos. Antes de apitar no Brasileiro, no entanto, Suely estará representando a arbitragem brasileira no Sul-Americano de futebol feminino. Ela embarca dia 5 de abril para o Peru.

Além da própria Suely, são candidatas a apitar jogos no Brasileirão Sirlei Cândida de Jesus, Sílvia Regina de Oliveira e Edilene Maria de Siqueira, todas do quadro da Fifa. Também estão indicadas as árbitras assistentes Cleyde Ribeiro, Marlei Silva e Ticiane Martins.

Segundo Márcio Rezende de Freitas, presidente da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol, está mais do que na hora de darem espaço às mulheres. "Temos ótimas profissionais e não há porque vetar a participação delas no Brasileirão. Nos últimos tempos, tive a oportunidade de apitar a final do alagoano com a Ticiane (Martins) e ela fez um ótimo trabalho, assim como acontece com as principais árbitras do país quando solicitadas".

Leia mais noticias antigas em Túnel do tempo. Clique aqui

Publicidade

 

Copyright © 2009 -2010    www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados