22/05/2014    15:03hs

Mais um: Aos 40 anos FIFA Paulo   César Oliveira anuncia fim da carreira

O que já era esperado há pelo menos dois meses acaba de ser confirmado, o agora ex-árbitro Paulo César de Oliveira (foto) anunciou na tarde desta quinta-feira (22) na sede da Federação Paulista de Futebol sua aposentadoria do apito. Aos 40 anos, o paulista põe fim a uma carreira de 23 anos na arbitragem.

PC fazia parte do quadro da Federação Paulista de Futebol desde 1994, e passou a representar o país na Fifa a partir de 1999. Além de finais de Campeonato Paulista e da Copa do Brasil, ele elegeu o amistoso entre Brasil x Haiti como jogo mais marcante da carreira.

- Foi uma trajetória vencedora, onde consegui galgar tudo aquilo que sonhava na minha carreira. Sou um abençoado, pois tive a oportunidade de trabalhar em muitas finais de campeonatos paulistas e em jogos de outros

 

estados, até porque a arbitragem paulista é uma grande referência. Fiz final de Copa do Brasil, jogos decisivos de Campeonato Brasileiro e Libertadores, porém o jogo que mais me marcou foi o amistoso entre Brasil e Haiti, em um jogo da paz que tive o orgulho de apitar, disse em nota oficial.

Publicidade

A carreira foi marcada por alguns jogos polêmicos. O mais notório deles ocorreu em 1999, na final do Campeonato Paulista, quando encerrou a partida após uma briga generalizada entre os jogadores de Palmeiras e Corinthians, que saiu campeão.

No mesmo ano, pelo Campeonato Brasileiro, causou a ira de Eurico Miranda ao expulsar três jogadores do Vasco em um jogo contra o Paraná, gerando um tumulto. Com ameaças do dirigente e de torcedores, Oliveira encerrou a partida por falta de segurança.

Ele comentou sobre a recente aposentadoria de árbitros renomados como Wilson Seneme, Leonardo Gaciba e Carlos Eugênio Simon, mas disse confiar na renovação do quadro de juízes.

- A Federação Paulista de Futebol tem um grande quadro de árbitros e temos grandes nomes que vão manter a tradição da nossa arbitragem, como o Luis Flávio, Rafael Klaus, Guilherme Ceretta e outros - disse PC.

Natural de Cruzeiro, interior de São Paulo, Paulo César de Oliveira iniciou sua carreira no futebol amador em 1991, a convite de seu professor de Educação Física. No ano seguinte ingressou na liga local apitando o campeonato amador e o campeonato rural. Em 1994 Paulo César de Oliveira iniciou o curso de arbitragem na escola Flávio Iazzetti.

- Completei, em 2014, 20 anos aqui na Federação Paulista, que eu sempre digo faz parte da minha vida, da minha família- - disse Paulo César.

Satisfeito com sua carreira, o agora ex-árbitro destacou que realizou todos seus sonhos dentro de campo.

- Foi uma trajetória vencedora, onde consegui galgar tudo aquilo que sonhava na minha carreira. Comecei em 1996 e cheguei ao quadro da primeira divisão, de forma definitiva, em 1997. Já em 1999 ingressei no quadro internacional. Passei todo esse tempo representando a arbitragem paulista como árbitro FIFA - lembrou ele orgulhoso.

Dentre todas as partidas que apitou, Paulo César destacou o jogo mais especial de sua carreira.

- Sou um abençoado, pois tive a oportunidade de trabalhar em muitas finais de campeonatos paulistas e em jogos de outros estados, até porque a arbitragem paulista é uma grande referência. Fiz final de Copa do Brasil, jogos decisivos de Campeonato Brasileiro e Libertadores, porém o jogo que mais me marcou foi o amistoso entre Brasil e Haiti, em um jogo da paz, onde tive o orgulho de apitar aquele jogo - relembrou PC.

Experiente, Oliveira comentou o atual momento da arbitragem paulista e nacional.

- A arbitragem passa por um grande momento de renovação do quadro, pois se você por analisar perdemos ótimos árbitros em pouco tempo. Como exemplo, temos o Simon, o Leonardo Gaciba, que migrou para a função de comentarista, o Sálvio Espínola, que encerrou sua carreira, Wilson Seneme, que integra a comissão de árbitros da Conmebol e eu que estou parando nesse momento - disse Paulo César.

 

No entanto, PC confia na nova geração de árbitros formados pela Escola Flávio Iazzetti.

- A Federação Paulista de Futebol tem um grande quadro de árbitros e temos grandes nomes que vão manter a tradição da nossa arbitragem, como o Luis Flávio, Rafael Klaus, Guilherme Ceretta e outros - explicou o ex-arbitro.

Já no cenário internacional, Paulo César de Oliveira acredita que a arbitragem do mundial tem tudo para ser melhor que nas últimas Copas.

- Espero um trabalho muito bom, pois a FIFA vem monitorando o trabalho dos árbitros desde 2009 em todas as competições. O grande intuito é a proteção ao craque, aquele que sabe jogar, onde o Brasil tem vantagem, pois nossa seleção tem grandes jogadores. Além do Fair Play e o respeito à regra. Acredito que o nível tende a ser melhor que nas outras Copas  -  finalizou PC.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Copyright © 2009 -2013     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade