Marcos Mateus Pereira: O Nômade da arbitragem brasileira!

O árbitro que residia em Campo Grande e foi morar em Santo André com a assistente paulista Aline Lambert, esta se virando nos trinta para cumprir as escalas pelas Federações de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.

14/03/2012 - A arbitragem brasileira tem suas particularidades, já tivemos árbitro que falsificou a idade para entrar no quadro da Fifa, árbitro que falsificou diploma escolar e até mesmo um árbitro Fifa que se envolveu com a máfia dos jogos de apostas. Entre essas particularidades, também temos as constantes mudanças de cidade e de estados dos apitadores em busca de uma melhora nas condições de trabalho e um Up-grade na carreira. Nessa condição, podemos citar o assistente Marcelo Van Gasse, ele nasceu no Rio de Janeiro, mora em Juiz de Fora - MG e é assistente Fifa pelo estado de São Paulo. Mas os exemplos continuam, temos dois árbitros aspirantes FIFA (Pablo Alves trocou o Rio de Janeiro pelo Espírito Santo e Wilton Sampaio que recentemente trocou Brasília por Goiás), esses árbitros mudaram de estado para ficarem mais forte na briga pelo escudo internacional, o desejado escudo FIFA. Pablo nem tanto pelo escudo e sim para fugir de perseguições política que estaria recebendo no antigo
estado. Os exemplos são tantos que temos até assessor de arbitragem trocando de estado, só que ai, a troca é por uma boa causa, quem não faz aquilo que o coração pede, não é mesmo?

Como mostramos acima, existem bastantes exemplos e só citamos alguns que é do conhecimento de todos, mas tem um em especial que esta chamando a atenção. Trata-se do vai e vem do árbitro Sul-matogrossense Marcos Mateus Pereira. Ele é ou era, estrela ascendente na arbitragem Sul-matogrossense, nele foi depositada todas as fichas e a esperança de trazer um escudo da Fifa para o estado, Mateus está entre os que tem pré-requisitos para serem indicados ao quadro de aspirante Fifa, mas se isso acontecer, o escudo dificilmente ficara no estado Sul-matogrossesnse.

Marcos Mateus completará 33 anos em setembro próximo, era casado, tem um filho desse casamento e residia com a família em Campo Grande, capital do Mato grosso do Sul. Como a vida prepara algumas surpresas para todos, para Marco Mateus não foi diferente, ele conheceu e se encantou pela assistente paulista Aline Lopes Lambert, por quem deixou a família e foi morar com ela em Santo André/SP. Esta união já rendeu frutos, recentemente a cegonha visitou o casal brindando-os com um lindo menino. A assistente esta de licença maternidade e segundo informações devera retornar a arbitragem no segundo semestre deste ano.

Publicidade

 

O dilema vivido por Marcos Mateus é grande, ele sabe que não pode abandonar a arbitragem Sul-matogrossense onde tem reais chances de chegar no topo da arbitragem brasileira (FIFA), mas para isso, precisa fazer parte da relação nacional dos árbitros, ao mesmo tempo quer ficar em São Paulo onde a arbitragem é altamente profissional, o reconhecimento é maior, paga muito mais aos apitadores e de quebra, ficará ao lado de sua querida amada. Porém, ficando em São Paulo como é seu desejo, momentaneamente estará dando um passo atrás na carreira pois ele não será indicado para a relação nacional dos árbitros segundo nos informou Arthur Alves Junior, membro da comissão de arbitragem paulista.

Foi nesse dilema que começou o ano para o apitador, enquanto não se decide de vez, vai empurrando o problema com a barriga no melhor estilo do brasileiro e para isso conta com a benevolência dos dirigentes que fazem vista grossa para a situação. Hoje, Marcos Mateus é um árbitro nômade*, e por ser bem relacionado conseguiu fazer parte da relação estadual, tendo participado da pré -temporada de duas federações, uma delas, a paulista, a mais importante do país.

Com o inicio dos jogos, a boa vontade dos dirigentes da arbitragem para conciliar as escalas entre as duas federações conta mais do que sua capacidade de apitar as partidas, pois árbitros com a mesma capacidade existem aos montes tanto em uma quanto em outra federação, basta dar as oportunidades. Lembrando que na arbitragem duas regras básicas são de suma importância para quem quer se manter, QI e QE. Ou seja, quem indica e que escala.

Abaixo, relacionamos cronologicamente as escalas e as distancias percorridas pelo apitador nesses quarenta e nove dias, imaginando que ele sai de Santo André, vai para a partida e retorna para santo André novamente.

Cronologia das escalas:

21/01 - No dia 21 de janeiro, após insistentes pedidos, finalmente estreou no campeonato paulista, foi o quarto árbitro da partida Comercial x Linense em Ribeirão Preto. Distancia percorrida ida e volta – 716 km.
   
25/01 - Quatro dias depois (25/01), estava escalado novamente, desta vez foi para Campinas que fica a 80 km capital para ser o quarto árbitro da partida Ponte Preta x Bragantino. Distancia percorrida ida e volta – 242 km.
 
05/02 - Gostou tanto de Campinas que duas semanas depois (05/02) repetiu a escala, desta vez foi o quarto árbitro de Ponte Preta x São Paulo. Distancia percorrida ida e volta – 242 km.
 
08/02 – No dia 08 de fevereiro esteve na distante Osvaldo Cruz, município que fica a 570 km da capital e próximo a divisa com o Mato Grosso para a partida do time da casa contra o Capivariano pela Série A3. Distancia percorrida ida e volta –
1.184 km.
 
12/02 - Chegou a hora de mudar de estado, de comissão, de companheiros, de roupa, então foi para Dourados. No Mato Grosso do Sul é o maior nome e a esperança da arbitragem e coube a estrela do apito apitar na rodada inaugural do estadual
2012 ocorrida no dia 12 de fevereiro, a partida foi Sete de Setembro x Ivinhema. Distancia percorrida ida e volta – 2064 km.
 
15/02 - Terminado a partida em Dourados, tomou um banho rápido e voltou correndo para São Paulo, pois no dia 18/02 já tinha compromisso como árbitro, desta vez em São Carlos na partida São Carlos x América pela série A2. Distancia
percorrida ida e volta – 506 km.
 
18/02 –São Caetano do Sul, foi o quarto árbitro de São Caetano x Corinthians. Distancia percorrida ida e volta – 26 km.
 
22/02 – No meio da semana seguinte já estava escalado novamente, desta vez em Bragança Paulista, foi o quarto árbitro de Bragantino x São Paulo. Distancia percorrida ida e volta – 220 km.
 
25/02 – Esteve em Limeira para comandar Inter x Itapirense, partida valida pela série A3. Distancia percorrida ida e volta – 340 km.
 
29/02 – No dia 29 de fevereiro esteve em Sorocaba para apitar Sorocaba x Velo Clube. Partida valida pela série A3. Distancia percorrida ida e volta – 234 km.
 
04/03 – No dia 04/03, seguiu viagem para Itápolis, lá, foi o quarto árbitro de Oeste x Botafogo. Distancia percorrida ida e volta – 764 km.
 
11/03 – O nômade realizou sua ultima partida nesta corrida frenética, esteve novamente no estado do Mato Grosso do sul, mas precisamente na cidade de Rio Brilhante onde comandou Águia Negra x Naviraiense. Distancia percorrida ida e volta –
1932 km.

Total

 
No total foram 12 partidas em dois estados sendo percorrido aproximadamente  8.500km, com critérios e comissões totalmente diferentes pois devido ao poderio econômico e sem querer desmerecer o estado vizinho, a primeira divisão Sul-matogrossense quando muito, empata em estrutura oferecida pelas equipes da série A3 do campeonato paulista.

Abaixo as partidas onde Marcos Mateus foi escalado.

Publicidade

 

Campeonato Paulista Série A1

Comercial RP x Linense

Jogo N° 6 Rodada 1

Data

Horário

Estádio

Cidade

21/01/2012

19:30

Palma Travassos

RIBEIRÃO PRETO

Quarto Arbitro

Marcos Mateus Pereira

 

Ponte Preta x Bragantino

Jogo N° 14 Rodada 2

Data

Horário

Estádio

Cidade

25/01/2012

19:30

Moisés Lucarelli

CAMPINAS

Quarto Arbitro

Marcos Mateus Pereira

 

Ponte Preta x São Paulo

Jogo N° 48 Rodada 5

Data

Horário

Estádio

Cidade

05/02/2012

19:30

Moisés Lucarelli

CAMPINAS

Quarto Arbitro

Marcos Mateus Pereira

 

São Caetano x Corinthians

Jogo N° 75 Rodada 8

Data

Horário

Estádio

Cidade

18/02/2012

16:20

Anacleto Campanella

SÃO CAETANO DO SUL

Quarto Arbitro

Marcos Mateus Pereira

 

Bragantino x São Paulo

Jogo N° 86 Rodada 9

Data

Horário

Estádio

Cidade

22/02/2012

22:00

Nabi Abi Chedid

BRAGANÇA PAULISTA

Quarto Arbitro

Marcos Mateus Pereira

 

Oeste x Botafogo

Jogo N° 118 Rodada 12

Data

Horário

Estádio

Cidade

04/03/2012

18:30

Amaros

ITÁPOLIS

Quarto Arbitro

Marcos Mateus Pereira

 

Campeonato Paulista Serie A2

São Carlos FL x América

Jogo N° 64 Rodada 7

Data

Horário

Estádio

Cidade

15/02/2012

19:00

Prof. Luiz Augusto de Oliveira

SÃO CARLOS

Arbitro

Marcos Mateus Pereira

 

Sorocaba x Velo Clube

Jogo N° 103 Rodada 11

Data

Horário

Estádio

Cidade

29/02/2012

16:00

Walter Ribeiro

SOROCABA

Arbitro

Marcos Mateus Pereira

 

Campeonato Paulista Série A3

Publicidade

 

 

Osvaldo Cruz x Capivariano

Jogo N° 39 Rodada 4

Data

Horário

Estádio

Cidade

08/02/2012

20:00

Breno Ribeiro do Val

OSWALDO CRUZ

Arbitro

Marcos Mateus Pereira

 

Inter Limeira x Itapirense

Jogo N° 72 Rodada 8

Data

Horário

Estádio

Cidade

25/02/2012

16:00

Major José Levy Sobrinho

LIMEIRA

Arbitro

Marcos Mateus Pereira

 

Campeonato Sul-mato-grossense

1º Rodada da Série A 2012

DATA: 12/02/2011 às 16h00min
ESTÁDIO: FREDIS SALDIVAR/DOURADOS
C. D. 7 DE SETEMBRO X IVINHEMA F. C.

GRUPO B

JOGO Nº 04
ESCALA
ARBITRO: MARCOS MATEUS PEREIRA

 

6ª Rodada da Série A 2012

DATA: 11/03/2012 às 17h00min
ESTÁDIO: NINHO DA ÁGUIA/RIO BRILHANTE
E. C. ÁGUIA NEGRA X C.E NAVIRAIENSE

GRUPO B

JOGO Nº 36
ÁRBITRO: MARCOS MATEUS PEREIRA

O árbitro Marcos Mateus Pereira não respondeu nosso contato até o fechamento desta matéria.

Obs. O apitonacional não tem nada de pessoal contra o árbitro Marco Mateus e contra qualquer outra pessoa citada nesta matéria,  para quem deixamos aberto o espaço para caso queiram se pronunciar. Para nós, não importa a vida pessoal de ninguém, tanto é que as pessoas citadas na matéria, todas são e vivem no meio da arbitragem.

* - O nomadismo é a prática dos povos nômades ou seja, que não têm uma habitação fixa, que vivem permanentemente mudando de lugar.

Envie esta página a um amigo!


Fechar

Publicidade

 

 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Copyright © 2009 -2011     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade