Publicidade

 

   

 

Evandro Rogério Roman é o novo Secretario de Esportes do Paraná

Roman foi indicado pelo novo governador do Paraná Beto Richa para compor governo. Roman seguirá como árbitro

 
20/12/2010 - O árbitro Evandro Rogério Roman (foto) é o novo secretário especial de Esportes do Paraná. Gaúcho de Erval Grande, mas radicado em Cascavel, 37 anos, ele foi nomeado nesta segunda-feira (20) pelo governador eleito Beto Richa, com mais seis novos nomes que irão compor a equipe de governo a partir de 1.º de janeiro de 2011.

“Encaro com muita segurança. A minha formação sempre foi para políticas públicas de esportes, me preparei desde que optei pela Educação Física. Agora preciso ter um entendimento forte do trabalho e desenvolver as políticas necessárias”, declarou Roman.

A nomeação causou surpresa, em se tratando de alguém sem experiência na vida pública. “Fui indicado por lideranças do Oeste do Paraná, deputados federais e estaduais, encabeçadas pelos senhores Jacy Scanagatta e Valdomiro Cantini”, revelou. Scanagatta é ex-prefeito de Cascavel, empresário e dono da rádio CBN da cidade, e foi aliado de Beto Richa nas últimas eleições. Por sua vez, Cantini é

Roman: "Temos de pensar no futuro, e isso passa pela escola.”"

radialista da CBN.

Sobre a falta de experiência política – ele não é filiado a nenhum partido –, Roman afirma estar tranquilo: “A palavra que resume tudo é prudência. O aspecto técnico é levado em consideração, mas o bom gestor deve associar essa parte ao conteúdo político”.

Sempre que se trata de gestão do esporte, uma questão vem à tona: como equilibrar investimentos na base e no alto rendimento. “Quero sentar com o governador, ouvir e ver qual a linha nesse sentido. Digo apenas que não podemos pensar no imediatismo. Temos de pensar no futuro, e isso passa pela escola.”

Por outro lado, é importante dar atenção para a formação de atletas capazes de disputar em alto nível as diversas competições importantes que serão realizadas no Brasil nos próximos anos. “Teremos uma década voltada para o esporte, com os Jogos Mundiais Militares [2011], a Copa das Confederações e a Copa do Mundo no Brasil [2013 e 2014, respectivamente], além da Olimpíada e Paraolimpíada do Rio de Janeiro [2016].

Histórico

O novo secretário é formado em Educação Física, com mestrado e doutorado na disciplina pela Unicamp. Além disso, coordenou o curso de Educação Física na Faculdade Assis Gurgacz, em Cascavel. Por fim, é diretor-presidente do Instituto Terra de Educação.

Ele tornou-se árbitro em 1992. Estreou no Campeonato Paranaense em 1994 e, um ano depois, passou a integrar o quadro nacional. Em 2008, foi aprovado nos testes da Fifa e desde então apita com o brasão da principal entidade da bola no peito.

Pertinho do apito

Roman já anunciou que não vai abandonar a atividade. “Tenho de estar ainda mais bem preparado fisicamente, estruturado. Nunca tive problema de acordar cedo e dormir tarde. Não irá afetar. Mas vou negociar com a a Federação Paranaense, a CBF e a Fifa para que as escalas sejam reduzidas. Mas em hipótese alguma deixarei a arbitragem”.

Em 2005, ele ganhou notoriedade ao denunciar um esquema de corrupção no futebol paranaense, conhecido como o “Caso Bruxo”. Ao término das investigações, o Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná indiciou 11 pessoas, entre árbitros e dirigentes de clubes. “Fiz tudo isso porque tinha necessidade de ser feito. E não terei nenhum medo de tomar outras decisões importantes”.


Fechar

Publicidade

Copyright © 2009 -2010    www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade