30/01/2014    14:10hs

Mayron Novais: De árbitro por acaso a destaque da arbitragem maranhense

Tornou se árbitro de futebol para agradar um amigo e de Beach Soccer para agradar uma cunhada

 O maranhense Mayron Frederico dos Reis Novais (foto) tem 36 anos (13/08/1977) e por um desses acasos* do destino formou-se árbitro de futebol de campo em 2004 e de Beach Soccer em 2006. Tudo começou  quando um colega fez a inscrição para um curso de arbitragem que seria realizado na federação maranhense de futebol. Próximo da data do inicio do curso, o amigo teve que viajar e pediu para ele fazer o curso no lugar dele e Mayron formou-se árbitro para não desapontar o amigo. Mas quando acabou o o curso acabou também o compromisso com o amigo e não durou muito tempo para que se afastasse da arbitragem tendo assim ficado  por um período de dois anos.

 

Foi aí que o Beach Soccer entrou na sua vida. O esporte é muito praticado no Estado do Maranhão com varias competições durante o ano, tem uma grande demanda de árbitros e justamente por esse

motivo o acaso entrou novamente em ação na vida de Mayron Novais.

 

Publicidade

 

Em 2006 a federação de Beach Soccer local realizou um curso para a captação de novos árbitros, sabendo disso, uma cunhada do árbitro fez a inscrição mesmo contra sua vontade e novamente Mayron fez o curso para não ir contra a vontade de uma pessoa próxima. Durante o Curso foi realizado uma competição em um Banco Popular na época e os alunos tinham a obrigatoriedade de apitar os jogos. Foi quando Marcelo Bispo Nunes Filho (ex-Árbitro FIFA Beach Soccer com duas Copas do Mundo da modalidade - 2004 e 2005 - instrutor da Comissão Nacional de Arbitragem e membro da Comissão Nacional de Arbitragem do Beach Soccer -CNA- e atualmente presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol do Maranhão) que era coordenador do curso descobrir e incentivar Novais a voltar a apitar também nos campos de futebol.

Durante uma partida de Beach Soccer


Desde então o maranhense vem apitando nas duas modalidades tendo entrado para a RENAF (relação nacional dos árbitros da CBF) em 2007. Após se destacar na areia, recebeu o escudo da modalidade que qualquer árbitro mais almeja, o escudo FIFA. Com a promoção alcançada no final da temporada passada, a partir deste ano, ele poderá ser escalado para comandar partidas internacionais de Beach Soccer. Agora, oficialmente esta no topo da carreira, realizando seu sonho desde que ingressou no Beach Soccer.

 

"Comecei o ano trabalhando em uma competição muito importante, a Copa América que foi disputada em Recife. As expectativas para esta temporada são as melhores possíveis" - revelou Mayron Novais sobre o Beach Soccer.


Se é sucesso e respeitado no futebol praticado sobre a areia, no futebol de campo busca oportunidades para mostrar seu valor e quem sabe por conta de mais um acaso do destino também alcançar o escudo FIFA mesmo com o tempo correndo contra ele (para ser indicado ao quadro FIFA no futebol, o candidato tem que necessariamente pertencer ao quadro de aspirante à FIFA que é composto por dez árbitros de diversas regiões do país. Também devera ter o candidato no máximo 37 anos para ser indicado ao quadro internacional). Atualmente, o maranhense é o número 31 de 50 no quadro CBF 1.

 

Ante de uma partida de futebol

 

Quando perguntado sobre a arbitragem no futebol de campo, Mayron revela com entusiasmo seu único sonho:

 

"Meu maior e único sonho na arbitragem é apitar na série A do campeonato brasileiro" - acrescentou o árbitro.

 

Em 2013, Mayron Novais apitou 14 jogos pela CBF sendo seis partidas pela série B, três pela série C, duas pela série D e três pela Copa do Brasil. A nível estadual apitou no Campeonato Maranhense e na Copa Cidade de São Luís.

 

O árbitro disse em entrevista que a temporada passada foi a melhor da sua carreira, pois nunca havia trabalhado em tantos jogos nacionais tanto nos campos como nas areias sendo coroado com a promoção do quadro Fifa do Beach Soccer em 2014.

 

"Como de costume com todos, a cada ano a expectativa se renova, tive um 2013 muito bom, graças a Deus consegui manter uma regularidade no campo, espero que Deus abençoe para que em 2014 consiga realizar o sonho de trabalhar na série A do brasileiro" - disse Mayron.
 

O arbitro

 

Mayron Frederico dos Reis Novais nasceu e vive com a família em São Luís no Maranhão. Fora da arbitragem é contador, casado com Liana Vanessa com quem tem dois filhos - o são-paulino Ícaro Gabriel de 18 anos a ser completados no próximo dia 05 de fevereiro e Bruno André de 15 anos. Um apaixonado pelo Palmeiras, clube do qual sabe tudo sobre sua história desde a base até o ídolo Valdivia.

 

Ícaro Gabriel, Liana Vanessa, Mayron Novais e Bruno André


Fora da arbitragem trabalha em dois períodos como contador, um deles em uma empresa privada como contratado e o outro período no seu escritório particular.

 

 

 

Treinos

 

Mayron Novais concilia bem o trabalho com os treinos que são realizados entre 4 a 6 dias da semana para as duas modalidades com a realização de treinos inclusive na areia. Nas competições, as de campo é quem toma mais tempo, por ter mais campeonatos. Já no Beach Soccer, apesar do seu estado estar entre os dois com federações que mais realizam competições, da para conciliar. Quem mais perde é a família com os longos períodos dedicados aos treinamentos e as viagens para as competições.

 

Religião


Temente a Deus e fiel as suas convicções, Mayron deixa um versículo bíblico que retrata fielmente o ocorrido com ele desde que fez o primeiro curso de arbitragem e diz estar preparado quando a oportunidade de realizar o seu sonho aparecer:

 

"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" - Bíblia Romanos: 8. 28.

 

Fotos reprodução facebook

 

* Acaso (do latim a casu, sem causa) é algo que surge ou acontece a esmo, sem motivo ou explicação aparente.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Copyright © 2009 -2013     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade