02/02/2015    06:13hs

Representante do apito: Ex-árbitro FIFA toma posse em Brasília

Evandro Roman foi eleito Deputado Federal pelo Paraná com 92.042 votos

Após prometerem “defender e cumprir a Constituição”, os 513 deputados eleitos para a 55ª legislatura da Câmara Federal foram oficialmente empossados no ultimo domingo (01/02).  A cerimônia de posse começou por volta das 10h15, os deputados prestaram juramento e depois foram empossados oficialmente. 

Dos 513 deputados, 198 (38,6%) assumiram o mandato pela primeira vez. Outros 289 (56,4%) saíram vencedores do pleito de 2010 e conquistaram a reeleição em 2014. O restante, 26 (5%), tomou posse, mas já tinham experiência parlamentar. O mandato de quatro anos, vai até o dia 31 de janeiro de 2019.

Entre os ‘estreantes’, um deles será um legitimo representante da arbitragem brasileira na casa do povo ao lado de outros parceiros do apito, o paranaense Evandro Rogério Roman (foto), ex-árbitro FIFA de 2008  a 2012, eleito pelo PSD do Paraná com 92.042 votos.

Evandro Roman se torna o primeiro árbitro na história do futebol a ser eleito Deputado Federal no país. Muito querido na política e fora dela, Roman será uma importante liderança em Brasília para que a arbitragem possa obter conquistas se fortalecendo cada vez mais. 

 

Publicidade

 

Para prestigiar a posse de Roman e dos demais parceiros da arbitragem em geral, inúmeros dirigentes sindicais, árbitros e ex-árbitros estiveram no Congresso Nacional, reafirmando a confiança e o apoio para que os parlamentares possam cumprir seus mandatos defendendo os interesses da arbitragem brasileira.

 

No Congresso com o filho Pablo Henrique, com a mãe Isa e a esposa Janesca

 

O presidente da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF), Marco Antônio Martins, presente na cerimônia de posse, expressou no site da entidade a alegria da arbitragem brasileira com a conquista de uma cadeira na Câmara dos Deputados através de um ex-árbitro e profundo conhecedor do esporte.

 

“Viemos a Brasília para testemunhar este importante momento para a arbitragem brasileira. O deputado Evandro Roman saberá honrar a confiança dos árbitros brasileiros, defendendo a nossa classe e a profissionalização” - disse  Marco Martins.

 

Já o Deputado disse na sua pagina da rede social que buscara melhorias para retribuir os votos que recebeu nas urnas.

 

“Dia 01 de fevereiro será uma data histórica, não somente pra mim, mas para todos os que me apóiam e lutam diariamente ao meu lado por um Paraná melhor! Anseio poder fazer o melhor que posso, lutar sempre em busca de melhorias e tentar retribuir à altura os votos de confiança. Obrigado a todos e vamos tocar em frente que tem muito trabalho a ser feito!”  - escreveu Roman em sua página no Facebook.
 

Biografia

 

Evandro Rogério Roman, filho de Armelindo Roman e Isa Roman, nasceu no dia 3 de março de 1973 na cidade de Erva Grande, no Rio Grande do Sul e reside atualmente na cidade de Céu Azul, região metropolitana de Cascavel-PR, cerca de 550 quilômetros da capital Curitiba. É Graduado em Educação Física pela Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon com mestrado e doutorado pela  Unicamp - Universidade de Campinas/SP - e ex-secretário do esporte do Paraná de 2011 a 2014.

 

Roman foi árbitro de 1992 a 2012 e do quadro da FIFA de 2008 a 2012. Atuou em 249 partidas pela CBF sendo 36 pela Copa do Brasil, 171 pela Série A do Campeonato Brasileiro, 33 pela Série B e 9 pela Série C.

 

No Congresso com Marco Martins (ANAF), Jefferson Schmidt (Sinafesc) e Almir Alves de Mello (ANAF)


Casado há 15 anos com Janesca Roman com quem tem duas filhas, Maria Eduarda de cinco anos e Maria Vitória de nove meses. Também é pai de Pablo Henrique Cappellosso Roman de 21 anos, árbitro do atual quadro da Federação Paranaense de Futebol.

 

 

 

Começou na política em 2010 quando o então governador do Paraná, Beto Richa, o nomeou secretário Especial de Esporte, assumido em janeiro de 2011, e em dezembro do mesmo ano, chegou ao cargo de secretário de Esporte e Turismo do Paraná.

 

Nota do Apitonacional

 

O Apitonacional deseja boa sorte ao Deputado Evandro Rogério Roman, para que ele possa cumprir com o seu dever de representar dignamente os 92.042 eleitores que lhe confiaram o cargo e que defenda os interesses da arbitragem brasileira no Congresso Nacional.

 

Evandro Rogério Roman foi do quadro da FIFA de 2008 a 2012

 

Evandro Roman tem se mostrado uma pessoa humilde, competente, de confiança e acima de tudo afinado com os interesses da classe de onde surgiu para o cenário nacional. O Apitonacional espera que ele nunca se esqueça de onde surgiu e consequentemente de onde pegou brilho para juntamente com sua enorme competência chegar aonde chegou!

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Copyright © 2009 -2014     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade