Árbitra brasileira de Futsal é eleita a segunda melhor do mundo

Renata Leite eleita 2ª melhor do mundo atua no Futsal paulista e participou da Copa do Mundo - FIFA na Tailândia em 2012

31/01/2013 - Na ultima quarta-feira (30), a brasileira Renata Leite (foto) ficou na segunda colocação na tradicional premiação intitulada ‘AGLA Futsal Awards 2012’, promovida pelo site Futsal Planet, que é referência na modalidade. Renata foi a única mulher na lista, que teve como vencedor o espanhol Fernando Gutierrez Lumbreras, eleito pelo segundo ano consecutivo.

- Ser a única mulher entre os dez árbitros indicados e a única entre os 39 profissionais de arbitragem na Copa é um grande feito. Sinal de que o trabalho feito nos últimos anos está rendendo - disse Renata.

Renata aproveitou a oportunidade para elogiar a iniciativa do site Futsal Planet,

organizador do prêmio, e para fazer um apelo pelo futsal feminino.

- Espero que a entidade máxima do futebol e do futsal, a FIFA, olhe mais por esta modalidade – disse.

Renata disse que conheceu Fernando Gutierrez durante o último Mundial e, assim, sabe que não há nenhum motivo para se lamentar de ter ficado atrás dele.

“Assisti aos jogos em que ele apitou e aprendi a admirá-lo. Ele fez um excelente trabalho, e só não apitou a final, pois seu país iria disputá-lo. Foi extremamente merecido”, elogiou.

E, como ela mesma disse, a honra de ganhar um prêmio desses é muito grande.

Publicidade
 

A paraibana está bastante orgulhosa com a indicação e a segunda colocação, que, segundo ela, é o reconhecimento do trabalho bem feito ao longo do ano.

"Este trabalho que não é só da Renata, mas sim de uma confederação inteira, pois sem o apoio da CBFS, do Dr. Aécio e sua diretoria, nós mulheres não teríamos chegado a lugar algum. A participação em competições do mais alto nível, como o Grand Prix e a Liga nacional Masculina fez com que o nosso trabalho fosse lapidado e, pelo segundo ano seguido, temos uma brasileira entre os indicados pra esse prêmio tão importante para o futsal mundial. Fico muito feliz em representar a CBFS, a arbitragem nacional e, principalmente, o Departamento Feminino de Arbitragem", afirma.

Mundial da FIFA

Renata foi a primeira mulher a apitar um Campeonato Mundial de Futsal masculino, ela atuou na etapa da Tailândia em dezembro de 2012 estreando na partida Tailândia e Costa Rica, com vitória da seleção tailandesa por 3 a 1.

Na decisão do mundial, pela quinta vez na história e pela segunda edição consecutiva o título foi decidido entre Brasil e Espanha. Como em 2008, os brasileiros sagraram-se campeões ao vencerem na prorrogação por 3 a 2 e conquistaram o sétimo título na história, o quinto desde que o campeonato passou a ser organizado pela FIFA.

Considerada um dos cinco melhores árbitros da FIFA, Renata Leite estava cotada para apitar a final do mundial de Futebol de Salão, mas como o Brasil se classificou para a final, ela apitou a decisão do terceiro e quarto lugar. A Itália venceu por 3x0 e subiu ao pódio para receber a medalha de Bronze junto à Seleção Brasileira (Ouro) e a espanhola (Prata), que fizeram a final da competição.

Renata Neves Leite nasceu em Monteiro na Paraíba no dia 14 de maio de 1976, conhecida apenas por Renata Leite. Formou-se árbitra de Futsal em 1998, árbitra de Bia Soccer em 1999 e árbitra de Futebol de Campo em 2001, mas se especializou no futsal entrando para o quadro de árbitros da CBFS.

  Em 2007 entrou para o quadro da FIFA de árbitros de Futsal e entrou para a história do Futsal Mundial, como a primeira arbitra a apitar uma partida na Copa do Mundo de Futsal. Fora da arbitragem é bacharelada em Administração de Empresas.

Inspirada no ex-árbitro Daniel Pomeroy - Atual diretor de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) - Renata iniciou a carreira atuando em jogos pela Federação Paraibana de Futebol de Salão na cidade de João Pessoa onde obteve grande destaque, sendo em seguida contratada pela Federação Paulista de Futsal onde esta dando continuidade no seu trabalho bem realizado durante os 14 anos da carreira.

Daniel Pamoroy

 
Ficha Técnica

Renata Neves Leite
Árbitra CBFS desde 2002.
Árbitra FIFA desde 2007.

Formação:
Graduada em Administração de Empresas - Universidade João Pessoa 1999.
Curso de Formação de Árbitros de Futebol de Salão - Federação Paraibana de Futebol de Salão - Março de 1998.
Língua estrangeira - Espanhol (Intermediário) e Francês (Básico).

Convocações:

Internacional:
I Campeonato Mundial Universitário de Futsal Feminino - Vitória (ES) - set/09.
IV Grand Prix de Futsal - Fortaleza (CE) - 2008.
VII Campeonato Mundial Universitário Futsal Masculino - João Pessoa (PB) - ago/09.

Nacional:
Amistoso da Seleção Brasileira Masculina: Brasil x Seleção Paraibana.
XIV, XV e XVII Taça Brasil de Clubes Feminino Adulto - 2005/06/08.
III Taça Brasil de Clubes Feminino Sub-20 - 2005.
I Taça Brasil de Clubes Feminino Sub-17 - 2005.
II e III Campeonato Brasileiro de Seleções Feminino Adulto - 2004/06.
II Campeonato Brasileiro de Seleções Feminino Sub-20 - 2007.
Olimpíadas Escolares - 15 a 17 anos.

Cursos Ministrados:
Curso de Formação de Árbitros - Federação Paraibana de Futsal - 2004/2008.
Publicidade
 

Prêmio AGLA Futsal AWARDS

O site Futsal Planet é o organizador da tradicional premiação intitulada ‘AGLA Futsal Awards", que premia os melhores do esporte no ano. Lançado em 2000, o prêmio agracia os destaques da temporada, escolhidos por personalidades do futsal. Na edição 2012/2013 oito categorias concorreram ao premio: melhor jogadora, melhor goleiro, melhor árbitro, melhor jogador jovem, melhor seleção, melhor técnico de clubes, melhor técnico de seleções, melhor clube e, por fim, melhor jogador.

Concorreram ao prêmio de melhor jogadora, as campeãs mundiais Jozi, Marcela, Lucileia e Vanessa - esta última já tendo ganhado as duas últimas edições do prêmio. A Seleção Brasileira feminina também concorreu à melhor seleção, assim como a masculina.

O também campeão mundial Tiago, da Krona, concorreu a melhor goleiro, enquanto Dieguinho, que atuou pelo Minas recentemente até se transferir para o futsal russo, foi indicado ao prêmio de melhor jogador jovem. 

O espanhol Fernando Gutierrez (ESP) somou 206 pontos ficando em primeiro lugar.

Veja abaixo os premiados da arbitragem:

1st - Fernando Gutierrez Lumbreras (ESP) -> 206 points
2nd - Renata Neves Leite (BRA) -> 120 points
3rd - Marc Birkett (ENG) -> 88 points
4th - Gabor Kovacs (HUN) -> 83 points
5th - Danijel Janosevic (CRO) -> 81 points
6th - Eduardo Fernandes Coelho (POR) -> 73 points
6th - Ivan Shabanov (RUS) -> 73 points
8th - Hector Rojas (PER) -> 72 points
9th - Nurdin Bukuev (KGZ) -> 33 points
10th - Scott Kidson (AUS) -> 17 points

Entrevista

Em entrevista ao Portal FP (Futsal Paulista) Renata Leite se mostrou satisfeita com a segunda colocação, e parabenizou Fernando Gutierrez pela conquista.

"Embora seja o 2° lugar, o gosto é o mesmo de vitória, já fiquei satisfeita só de ter ficado entre os 10 melhores. Ser a primeira mulher a arbitrar um Mundial da FIFA e também fica entre os melhores no AGLA Futsal Awards, já me sinto feliz, pois faço parte da história do esporte", relatou a árbitra paulista.

"Já em relação ao 1° lugar concedido ao meu colega de trabalho, foi mais que justo, pois o Gutierrez é um excelente árbitro, ótimo dentro de quadra, tive o prazer de trabalhar com ele como terceira árbitra em uma competição. Além disso, outra pessoa que concorreu conosco que também é excelente é o Hector Rojas (PER), não tenho dúvidas ao dizer que são ótimos árbitros", parabenizou.

Publicidade
 

A árbitra aproveitou e agradeceu a Federação Paulista e a Confederação Brasileira, por está apoiando seu trabalho.

"Agradeço a FPFS uma das maiores Federações do mundo, pois no longo destes 4 anos como árbitra paulista, tenho tido todo o suporte necessário para minha qualificação como árbitra. Claro que também não posso deixar de agradecer a Confederação Brasileira pelas indicações e apoio', finalizou a segunda melhor do mundo.


Fechar

Publicidade

 

 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Copyright © 2009 -2012     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade