Vagner Tardelli encerra a carreira no Mineirão

Após 22 anos de carreira, o carioca que apita por Santa Catarina pendura o apito em partida no Mineirão.

05/12/2009 - Wagner Tardelli Azevedo, carioca, árbitro FIFA de 2000 a 2008, atualmente no quadro especial de árbitros da CBF e apitando pelo estado de Santa Catarina encerrou sua carreira na noite deste sábado (05/12/2009), após a vitória do Corinthians, por 3 a 0, sobre o Atlético-MG, no Mineirão. A partida foi valida pela última rodada do Campeonato Brasileiro, no final, Tardelli fez questão de ficar com a bola do jogo como recordação.
 
No ano de 2000, Tardelli ingressou para o seleto grupo de árbitros internacionais, para ele esta foi a maior alegria da carreira. "Fiquei muito feliz quando entrei pro quadro da FIFA", diz orgulhoso o agora ex-árbitro.
 
Dentre todos os seus jogos, Tardelli destaca um como inesquecível Universidad Católica do Chile 2 x 0 Olímpia do Paraguai em 2001, sua estréia em uma competição sul-americana. segundo ele "Deu um frio na barriga".
 
Tardelli tem 45  anos (23.06.1964), Formado em Educação Física, dono de loja de material esportivo (www.casadoarbitro.com.br), casado, pai de 2 filhos, mora no Rio de Janeiro, atuou como árbitro de futebol durante  22 anos.
 
A carreira de Tardelli também teve suas polêmicas, a mais recente foi em 2008 quando estava escalado para apitar Goiás x São Paulo, jogo da última rodada que definiria o Campeonato Brasileiro de 2008, no Estádio Bezerrão, no Gama, Distrito Federal, quando foi denunciado que uma pessoa estaria usando seu nome para vender o resultado da partida. Em conseqüência disso, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, determinou ao presidente da Comissão de Arbitragem, Sérgio Corrêa, que tomasse as providências cabíveis, entre elas a de realizar um novo sorteio para a partida em questão, apesar de a entidade dizer não duvidar do caráter de Tardelli. Visando garantir o mérito e transparência do resultado do jogo, Tardelli foi substituído, através de sorteio, pelo árbitro baiano Jaílson Macedo Freitas.
 
Mais tarde foi revelado que a denuncia partiu por parte da Federação Paulista de Futebol através de seu presidente Marco Pólo Del Nero.
 
Sobre esta polemica, Tardelli disse ao site justicadesportiva: “Eu classifico isso como o caso Marco Pólo Del Nero. Tem a Madonna, que talvez não saiba de nada, e muito menos eu, que fui envolvido. Hoje a verdade está ai, quem foi punido foi punido dentro da justiça, não fui eu que pedi, não fui eu que determinei ninguém. Isso foi a Justiça Desportiva e agora é a Justiça comum que vai agir”, declarou Tardelli, afirmando que sua relação com o Presidente da FPF era estritamente profissional e que agora passa a ser somente na esfera judicial. “A relação que a gente tinha era dele como presidente da federação e eu como árbitro, ia a São Paulo, como estarei indo novamente para apitar os jogos e retornar para a minha residência. Agora, a partir do caso, principalmente depois do julgamento do Tribunal, a minha relação com ele é dele com o meu advogado ou do advogado dele com o meu. Apenas isso”.
 
Vale frisar que  por conta da denuncia, em fevereiro deste ano, Marco Pólo Del Nero foi suspenso pelo STJD por 90 dias e a Federação Paulista de Futebol (FPF) multado em R$ 10mil, mas em Junho, o mesmo STJD absolveu Del Nero e a FPF por unanimidade. O julgamento do recurso pois fim à suspensão do dirigente e colocou um ponto final na discussão que rendeu até boicote da equipe do São Paulo à entidade.  A decisão foi anunciada pela própria FPF em comunicado à imprensa. Curiosamente, Marco Pólo del Nero foi absolvido após o fim da sua suspensão.
 
Este jogo também marcou o fim da carreira do árbitro Luiz Carlos da Silva (foto), de Minas Gerias, que também encerrou a carreira.

Luiz Carlos ficou nacionalmente conhecido em 2005 por ter trocados socos e pontapés com um torcedor que invadiu o campo no jogo Atlético x América.

Na época o árbitro disse: "Eu podia simplesmente correr, mas eu não iria passar essa vergonha diante de minha família, por isso decidi lutar", disse o árbitro em entrevista concedida a TV.

Publicidade

 

Copyright © 2009 - www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados