23/05/2014    16:33hs

Os vovôs do apito paraibano

Desorganizada como um barco a deriva, arbitragem paraibana tem árbitros e assistentes na casa dos 50 anos atuando na primeira divisão

Há muito tempo o estado da Paraíba caminha na contra mão da historia esportiva, principalmente quando o assunto é arbitragem. A presidenta da Federação, Rosilene de Araújo Gomes, há 25 anos no poder, foi afastado no dia 4 de abril por ordem da Juíza Renata da Câmara Belmont da 8ª Vara Cível de João Pessoa. A Juíza considerou "fortes indícios de irregularidades" na última eleição, que aconteceu em 23 de junho de 2010.

 

Como o departamento jurídico da Federação não enviou no prazo estabelecido a relação dos votantes (com CNPJ e representantes legais), a magistrada decidiu pelo afastamento da presidente e a indicação de uma intervenção para se apurar as denúncias feitas na justiça pela diretoria do Auto Esporte, que pediu a anulação do pleito.

Desde o afastamento de Rosilene que seus advogados tentam sem sucesso reconduzi-la ao poder. Eles já impetraram três recursos, o ultimo ainda não tem decisão e os dois anteriores foram indeferidos. 

Publicidade

Se o cenário se mantiver, Rosilene provavelmente devera até mesmo ser impedida de disputar a próxima eleição a ser convocada pela junta administrativa que dirige a FPF. Comenta-se nos bastidores que dois dos seus principais colaboradores, José Maria de Lucena, antigo ouvidor da FPF e Genildo Januário, presidente do sindicato dos árbitros, membro da comissão de arbitragem e amigo pessoal da presidenta pode encabeçar chapa como supostos testas de ferro de Rosilene.


Os vovôs da arbitragem

A bagunça administrativa no maior cargo esportivo do estado chegou também na arbitragem comandada por Miguel Felix de Oliveira. Enquanto a FIFA sinaliza para a diminuição gradativa da idade dos árbitros devido a velocidade que o futebol é jogado hoje em dia, a CEAF paraibana trilha caminho contraio ao escalar em uma mesma partida árbitro com 50 e assistente com 47 anos de idade na principal divisão do estado.

A partida com arbitragem centenária ocorreu na noite de ontem (22) no estádio da “Graça” em João Pessoa, no confronto o Auto Esporte venceu o Treze por contagem mínima (1x0). A partida foi válida pela quinta rodada do segundo turno do Campeonato Paraibano de Futebol Profissional de 2014. A arbitragem foi de Roberto Lima (50 anos), Griselildo Sousa Dantas Junior (47) e Dguerro Xavier.

Veja ficha técnica do jogo abaixo.

A CEAF paraibana é formada pelos ex-árbitros  Miguel Félix de Oliveira (Patos), presidente, Aurélio Oliveira Folha (João Pessoa) e Ednaldo da Silva Almeida (Campina Grande), membros. Segundo informações, Aurélio Folha, que teria como única função fazer as escalas das categorias de base, seria um dos que mais quer que os velhinhos continuem apitando enquanto conseguirem andar. O outro membro, Ednaldo da Silva Almeida, aparentemente pouco se preocupa com o que faz a comissão, pois o mesmo é assessor de arbitragem da CBF e trabalha como delegado nos jogos do paraibano. Já Miguel Felix, apenas administra as vaidades tanto dos árbitros como dos membros da comissão assim como dos atuais membro da junta governativa.

Detalhe: Informações nos bastidores dão conta que enquanto Rosilene permaneceu no cargo, os árbitros supostamente apitavam as partidas das categorias de base sem receberem taxas e que isso mudou depois que a Junta Governativa assumiu o poder. Estranhamente,  o Sinafep dirigido por Genildo Januário passou a cobrar as taxas, coisa que não fazia até então.

Segundo um árbitro que atua na primeira divisão do estado e não quis se identificar, no inicio deste ano, quando Rosilene Gomes ainda era Presidente, Griselildo Dantas teria feito pedido para trabalhar e teria recebido autorização diretamente da presidenta o que deu direito de aturem também aos outros com idade avançada. A lista é extensa, hoje no quadro paraibano existe pelo menos sete árbitros que estão acima do limite de idade. Veja a lista abaixa.

Árbitro:  Roberto Lima - 50 anos.

Assistentes:  Luiz Antonio - 48 anos Nilton Atanásio - 47 anos, Griselildo de Sousa Dantas Junior - 47 anos, Broney Machado - 46 anos, Linaldo Baracho - 46 anos e Gerson Ramos - 46 anos.

Outros devem aumentar esse numero em 2015, pois os árbitros José Renato - 45 anos e Severino Lemos - 45 anos e o assistente Jocival Abrantes - 45 anos, completam idade limite estabelecido pela FIFA e CBF no final deste ano, mas fazendo uso da igualdade deverão continuar atuando enquanto tiverem forças ou até mesmo fazendo uso de bengalas para auxiliá-los, pois o limite na Paraíba é não ter limite.

 

Obs1. Contatamos Miguel Felix, presidente da comissão de arbitragem e até o fechamento da matéria, o mesmo não havia respondido nosso contato.

Obs2. O Apitonacional não tem nada de pessoal contra os árbitros citados na matéria, o mesmo em relação a pessoas idosas que tem nosso respeito e admiração, apenas retratamos a atualidade que é contrario ao que prega os regulamentos da arbitragem da CBF e da FIFA.

Obs3. Qualquer pessoa citada na matéria terá o espaço aberto para se pronunciar se assim desejar.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Copyright © 2009 -2013     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade