24/02/2014    15:36hs

Wilson Seneme pendura o apito

Paulista aceita cargo que era de Sálvio Spinola na Conmebol

Com os repetidos insucessos nos testes físicos - só passou no ultimo e no apagar da luzes catarinenses -, pela não participação na Copa do Mundo e para abrir vaga para um árbitro mais novo, se esperava pela aposentadoria ou transferência para o quadro especial do árbitro paulista Wilson Luiz Seneme (foto) no final de 2013. Mas a CA-CBF vendo o baixo nível técnico do seu quadro FIFA, apostou na experiência do melhor árbitro do país nos últimos três anos e montou uma plano especial para recuperar e manter Seneme apitando até o final de 2014. Assim  ganharia tempo para preparar um substituto, pois os atuais aspirantes Luiz Flávio de Oliveira e Guilherme Ceretta de Lima com problemas de ordem física não passam a confiança necessária a comissão nacional de arbitragem. O primeira já foi substituído em três partidas por contusão e o segundo além do visível problemas com a balança, tem contra  si reclamações de difícil relacionamento em grupo devido ao seu "ego" exagerado. Também pesa contra o fato de também já ter sido reprovado nos testes físicos da FIFA. 

 

A noticia da aposentadoria foi divulgada depois de Seneme atuar na final do primeiro turno do Campeonato Paraense, entre

Remo e Paysandu na tarde do ultimo domingo (23). Aos 44 anos, ele deixa a função dentro dos gramados para ser o representante brasileiro na Comissão de Arbitragem da Conmebol, onde por indicação do presidente da CBF, José Maria Marin, substituirá o também brasileiro Sálvio Spinola Fagundes Filho contratado para ser comentarista de arbitragem da ESPN-Brasil. Seneme já vinha atuando como instrutor de árbitros da CBF. Ele, inclusive, estará no curso que começa a ser ministrado pela entidade nesta terça (25).

 
Publicidade

 

Segundo informações, Seneme enviou carta confirmando a decisão à CBF e a Federação Paulista de Futebol. Mas segundo uma pessoa próxima a Antonio Pereira, presidente da comissão de arbitragem da CBF, a aposentadoria de Seneme pegou o chefe do apito brasileiro de surpresa, pois o árbitro era do quadro da FIFA e como a lista da entidade mundial é anual, não há mais a possibilidade de substituição. Assim, o quadro brasileiro na FIFA não muda, ficará com 9 árbitros até o final deste ano e o substituto só deverá ser conhecido na divulgação da lista com os nomes para 2015.

 

Raphael Claus, mesmo sem ainda ser aspirante FIFA, "Ratão" é o favorito para ficar com o escudo vago

Durante o ano, a CBF vai definir o novo ocupante da vaga, que provavelmente pertencerá ao quadro da Federação Paulista de Futebol. Atualmente a entidade conta com dois aspirantes à FIFA, Luiz Flávio de Oliveira e Guilherme Ceretta de Lima. Mais o favorito dos dirigentes para substituir Seneme nem pertence ainda ao quadro, ele é Raphael Claus que deverá ser promovido aspirante FIFA no próximo mês de em maio e a FIFA sete meses depois.

Wilson Seneme

Wilson Luiz Seneme nasceu e mora em São Carlos, interior paulista, onde ocupou em 2005 o cargo de Inspetoria Regional da Juventude, Esporte e Lazer. Tem 44 anos (28/08/1970), é formado em educação física, casado com Mônica Seneme com quem tem dois filhos (Gustavo e Théo Seneme). Filho de Maria Lourdes de Souza Seneme e Vilson Euclides Seneme (ex-árbitro amador). Formou-se árbitro em 1999 e sua estréia no Campeonato Paulista foi em 2000, aparecendo no ano seguinte no Campeonato Brasileiro. Em 2006, ele passou a integrar o quadro de árbitros da Fifa e foi pré-selecionado para o mundial de 2014 no Brasil.

Jogou profissionalmente até os 24 anos, quatro deles como profissional, sendo convocado para defender a seleção brasileira Sub-17. Fã do falecido árbitro Dulcídio Wanderley Bosquilia, foi eleito 5 vezes o melhor árbitro do campeonato paulista tendo ganho uma soma elevada como premiação. Apitou as finais da Copa Sul-americana e do campeonato brasileiro de 2011.

Teve uma seríssima contusão no joelho esquerdo e mesmo passando por três cirurgias nunca conseguiu se recuperar totalmente devido aos desgastes nas articulações que limitava os treinamentos de alto impacto e consequentemente o impedia de realizar os testes 100% em forma levando as constantes reprovações.

Após anunciar a aposentadoria ele disse que busca novas oportunidades e que já ajudou muito dentro de campo e espera poder ajudar agora do lado de fora.

"Aos 44 anos, me sinto numa fase de buscar novas coisas. Surgiu essa oportunidade, fui convidado para um cargo de direção, e decidi que deveria aproveitar esse momento. Já contribuí bastante dentro dos campos, e espero poder ajudar fora agora", disse o agora ex-árbitro.

"Saio do gramado com a sensação de dever cumprido. Acho que fiz muito mais jogos positivos que negativos. Erros cometi, com certeza, mas acredito que honestidade nunca faltou. Saio feliz porque tudo o que conquistar e pela referência que me tornei para os árbitros mais jovens" - encerrou Seneme.
 

 

Segundo o próprio Seneme, os jogos mais marcantes que ele apitou foram a semifinal do Campeonato Paulista de 2003, entre Palmeiras e Corinthians, e o último jogo do Brasileirão de 2011, também entre alvinegros e alviverdes. Além deles, a final da Copa Sul-Americana de 2011, vencida pela Universidad de Chile sobre  a LDU, também ficará guardada na memória do ex-árbitro.

Nota do apitonacional

O apitonacional considera Wilson Luiz Seneme o melhor árbitro brasileiro nas temporadas 2011 e 2012. Em 2013 devido as lesões, teve poucas atuações e o nível das suas arbitragens caíram drasticamente, a ponto de praticamente andar em algumas partidas. Com a perca da vaga na Copa do Mundo, perdeu a chance de entrar para a historia da arbitragem brasileira e encerrar a carreira de forma honrosa. Em pouco tempo cairá no esquecimento assim como aconteceu com vários outros.

Se dentro de campo foi o melhor, fora dele não deixará nenhuma saudade, pois suas participações em causas favoráveis a classe é praticamente nula. Viveu na arbitragem para ganhar dinheiro, ter conquistas pessoais e o cenário deverá se repetir com ele agora ocupando um importante cargo na Conmebol.

 

Ficha técnica da ultima partida de Wilson Luiz Seneme

Remo 1 x 1 Paysandu
Local: Estádio Mangueirão - Data: 24/02/2014
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP)
Assistentes: Kleber Lúcio Gil (Fifa/SC) e Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa/GO
Remo 1 x 0: Val Barreto 28' 1º - Paysandu 1 x 1: Zé Antônio (cabeça) 30' 2º
 

OBS: Remo, campeão do 1º turno - Taça Cidade de Belém

Remo: Remo: Fabiano; Levy, Carlinho Rech, Max e Alex Ruan; Dadá, Ilailson, Jhonnatan e Eduardo Ramos; Val Barreto e Ratinho. Técnico: Charles Guerreiro Técnico: Charles Guerreiro

Paysandu: Matheus; Djalma, Charles, Lacerda e Bruninho; Vanderson, Zé Antônio, Lineker e Yago Pikachu; Lima e Heliton. Técnico: Mazola Júnior.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Copyright © 2009 -2013     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade