Publicidade

 

 
 23/09/2019    05:56hs

Ex-árbitro Óscar Ruiz é acusado de abusar de garoto de 13 anos

Esta não é a primeira acusação contra o ex-FIFA, antes foi acusado também de assedio por outros árbitros e de favorecer clube argentino por ex-jogador

Óscar Julián Ruiz, ex-árbitro FIFA e atual membro da Comissão de Árbitros da Conmebol - Crédito: EFE/Gerardo Villalva/Archivo
Publicidade

O colombiano Óscar Julián Ruiz Acosta, conhecido mundialmente como Oscar Ruiz, árbitro FIFA de 1995 a 2011, com várias finais no currículo (Copa América de 1999; Copa Libertadores de 2002, 2003, 2007 e 2010; Copa Sul-Americana de 2007; Copa Merconorte de 1998 e Recopa Sul-Americana de 2006), não para de manchar seu nome.

Ruiz vem sofrendo constantes acusações de assédios sexuais que que vem pondo em duvidas seu caráter e a imagem de bom moço escancarando um comportamento supostamente nada exemplar como deveria ser pela função que exerceu dentro dos campos de futebol e após encerrar a carreira passando a ser um destacado instrutor de arbitragem da FIFA e da Conmebol.

Em março deste ano, o ex-árbitro foi acusado por colegas de profissão do seu país de assédio sexual e chantagem. Segundo Harold Perilla, que chegou a prestar queixa criminal contra o ex-FIFA, Ruiz usava de seu prestígio para abusar de outros profissionais dizendo que quem quisesse chegar longe na arbitragem deveria ter relações sexuais com ele (leia).

Mais recentemente, no início deste mês, novas acusações, desta vez vindas de um ex-jogador do Baca Juniors, acusou Ruiz de favorecer sua equipe em vários jogos (leia).

Desta vez, menos de um mês depois, surge a mais nova acusação publicada no jornal "El Tiempo". Segundo a matéria, Ruiz teria abusado sexualmente de um menino de 13 anos. A publicação aponta que, no dia 12 de setembro deste ano, Heiner Fabián Reyes Quevedo, hoje com 27 anos, prestou depoimento ao Ministério Público da Colômbia. A vítima, que trabalhou como árbitro e hoje vive na Itália, revelou ter sido abusado duas vezes por Ruiz, ambas quando tinha apenas 13 anos.

Segundo Reyes Quevedo, o mais conhecido árbitro colombiano o assediou, garantindo que o sucesso de qualquer profissional de arbitragem no país dependia de manter relações sexuais com ele.

"Me dei conta que tudo na arbitragem na Colômbia se move de acordo com as ordens do senhor Óscar Julián Ruiz Acosta. Quando estive na casa dele, me mostrou uma folhinha com os jogos mais importantes. Ele escalava quem quisesse" - contou a vítima.

Oscar Ruiz com Jorge Rabello durante pré-temporada da arbitragem carioca- Crédito: Úrsula Nery / FERJ

Ouvido pelo jornal "El Tiempo", o ex-árbitro se declarou inocente.

"Seguem os mesmos ataques, das mesmas pessoas que me atacaram anteriormente. Por isso, já foram processadas pelo meu time de advogados. Me parece haver mais gente por trás disso. Acredito que haja dinheiro envolvido" - se defendeu Ruiz.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados