Wilson Gonçalves Aquino encerra carreira

Foram 19 anos de muitas as atuações, no rondoniense passou de cem partidas, entre elas a decisão de 2009 entre VEC x Genus

22/09/2011 - Depois da despedida da arbitragem nacional, quadro da CBF, onde atuou por 15 anos, o Árbitro Assistente, Wilson Gonçalves Aquino, despediu em definitivo da arbitragem rondoniense após 19 anos na função de oficial de arbitragem. O adeus ao apito e a bandeirinha, instrumento do assistente, aconteceu em um domingo dia 3 de julho de 2011 na cidade de Ariquemes, distante 200 km da capital, Porto Velho onde reside Wilson Aquino.

Na sua partida de despedida Aquino foi o 4º Árbitro (ele perdeu o sorteio para apitar a decisão para Arnoldo Figarela) da final do Campeonato Rondoniense de Futebol entre Ariquemes e Espigão disputada no estádio Gentil Valério de Lima, o “Valerião”. A equipe do Ariquemes venceu por 1x0, como havia perdido a primeira partida pela mesma contagem, a decisão foi para as cobranças de penalidades. Nas cobranças das penalidades, a equipe do Espigão venceu por 6 a 5, Junior do Espigão errou primeiro, porém Cezinha e Abimael do Ariquemes erraram em seguida deixando a taça para o Espigão que ganhou o Campeonato pela primeira vez deste de sua fundação em 2008.

Wilson Aquino esta completando hoje (22/09/1965) 46 anos de idade, o apitonacional o parabeniza pela data e pelo conjunto da obra. Formado pela Escola de Árbitro da Federação de Futebol de Estado de Rondônia (FFER) em 30 de setembro de 1992, tendo no ano seguinte estreado no campeonato estadual e em 1996 passou a fazer parte do quadro oficial da RENAF/CBF, onde representou Rondônia nacionalmente até o ano passado (2010). 

Na sua carreira teve diversas atuações nos campeonatos brasileiros, entre eles, Vasco x Goiás no dia 1º de outubro de 2010, partida da Série “A”, logo depois dia 13 também de outubro, Aquino esteve atuando no jogo Coritiba x Figueirense pela Série “B”, partida que marcou o encerramento da sua carreira na CBF. 

Despedida no Campeonato Rondoniense

No rondoniense ao longo dos 19 anos foram muitas as atuações, passando de 100 (cem), como árbitro, árbitro assistente e 4º árbitro. Esteve em oito decisões do estadual, duas delas do Sub-20, nas finais de 1997/99/2001 e 2005 foi assistente, em 2002/2003 e agora 2011 como 4º árbitro, no apito comandou a decisão de 2009 entre VEC x Genus no Portal da Amazônia, em Vilhena.

Perguntado qual o jogo que mais o marcou, Aquino foi taxativo. – A decisão entre VEC x Genus, pois foi a minha primeira final apitando, ficando marcado na minha carreira.

O ex-árbitro também destacou a alegria dos momentos bons na carreira, como as grandes amizades conquistadas nos estados por onde atuou.

Ainda de acordo com Aquino, o melhor amigo é sem duvida Arnoldo Figarela, árbitro para quem perdeu no sorteio para esta grande final.

- Agradeço a Deus, meus familiares, os árbitros, a FFER, Sindarfer, a imprensa, jogadores, torcedores, a Polícia Militar, Sr. Pedro Administrador do Aluizão e sua família, além de todos aqueles que de uma forma ou de outra contribuíram pra que um dia chegasse esse momento – finalizando, agora o ex-árbitro.

Despedida no Campeonato Brasileiro

Despedida nacional (CBF)
Coritiba 2x1 Figueirense
Data: 13/11/2010 - 17h00 - Local: Couto Pereira - Curitiba/PR
Árbitro: Pablo dos Santos Alves/ES
Auxiliares: Márcia Bezerra Lopes Caetano e Wilson Gonçalves Aquino
4º árbitro: Antonio Denival de Moraes/PR
Delegado especial: Aristeu Leonardo Tavares/RJ
Despedida local (Rondônia)
Ariquemes 1 (5)x0 (6) Espigão
Data: 03/07/2011 - Local: Gentil Valério de Lima - Ariquemes/RO
Cartões amarelos: Abimael (Ariquemes); Lico e Pereira (Espigão);
Expulsão: Guajará (Ariquemes);
Público pagante: 1840 pagantes e 170 não pagantes;
Renda: R$ 33.310,00;
Árbitro: Arnoldo Vasconcelos Figarela
Auxiliares: Márcia Bezerra Lopes e Valdecir Ferreira
4º árbitro: Wilson Gonçalves Aquino

Envie esta página a um amigo!


Fechar

Publicidade

 

 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Copyright © 2009 -2011     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade