Os melhores de 2013

Com as finais dos estaduais, as federações premiam os seus melhores árbitros e assistentes e o Apitonacional mostra para você quem são eles

22/05/2013 -  No ultimo domingo (19) foram realizadas as finais em vários estados do país. Todos os estados  com clubes que disputarão o Campeonato Brasileiro já tem seus campeões. Também já realizaram suas festas de premiação com os jogadores e árbitro. O Apitonacional como já fez em 2011 e em 2012, faz um resumo do que aconteceu e os melhores do apito de cada estado.

Publicidade

 

Leia também:

 Os melhore de 2012

 Os melhore de 2011

São Paulo

O Estado mais rico da Federação não poderia ser diferente com seus investimentos na arbitragem. Gasta cerca de R$ 3.5 milhões por temporada somente com a estrutura do apito, mas está estagnada no tempo. Apesar de formar 100 novos árbitros todos os anos, há pelo menos duas décadas não revela um bom apitador, que seja capaz de chegar ao quadro da FIFA por merecimento próprio como chegaram Paulo César Oliveira e Wilson Luiz Seneme.

Este ano, assim como em 2012, Wilson Luiz Seneme foi o melhor do certame faturando 100 mil reais em prêmios. Seneme é o melhor árbitro do Estado mesmo com uma perna só, a direita,  levando em consideração que fez três cirurgias mo joelho esquerdo devido as lesões sofridas ainda quando era jogador. Pena que não poderá participar da Copa do Mundo de 2014 e que sua carreira se aproxima do fim que segundo ele mesmo, pode ser ainda este ano.

Os melhores:

Árbitro: Wilson Luiz Seneme (100 mil reais).

Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho e Marcelo Carvalho Van Gasse (50 mil reais cada um).

---------------------------------------------------------------------

Rio de Janeiro

Nada de novo na arbitragem carioca deste ano, pois o presidente Jorge Rabello que quase perdeu o posto durante a final do ano passado, estava mais comedido e arriscando pouco. O assunto mais comentado foi a possível interferência externa exercida através de rádios Nextel com os técnicos de arbitragem que repassavam as in formações para os árbitros. Nada foi provado, ainda!

A lamentar a forçação de barra para emplacar novos árbitros que resultaram em pelo menos duas lambanças históricas. Bons meninos nem sempre serão bons árbitros. De bom o ressurgimento de Wagner Magalhães, que não é revelação, mais só agora aparece em grandes jogos.

Os melhores:

Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães.
Assistente: Luiz Antônio Muniz.

----------------------------------------------------------------------------

Rio Grande do Sul

 

O grande celeiro de arbitragem do pais já não é mais o mesmo, perdeu o rumo desde as aposentadorias de Carlos Eugênio Simon (por idade) e Leonardo Gaciba (por não passar nos testes físicos). As responsabilidades recaíram sobre Márcio Chagas que alem de nunca ter sido unanimidade, tem baixo rendimento físico, inúmeras contusões e consequentemente varias reprovações em teste físico.

Mesmo assim e provando a atual baixa qualidade, foi eleito pelo segundo ano consecutivo deixando Fabrício Neves e Jean Pierre Lima na segunda e terceira colocação respectivamente. Chagas recebeu sonora vaia quando recebeu o premio pela atuação polêmica na decisão do campeonato quando anulou injustamente um gol do Juventude.

As revelações e esperanças de uma renovação (Jean Pierre Gonçalves Lima e Anderson Daronco) não tiveram uma evolução satisfatória e terão que remar muito se quiserem chegar a algum lugar.

Os melhores:

Árbitro: Márcio Chagas da Silva.

----------------------------------------------------------------------------

Paraná

 
Apesar de querer ser grande, o futebol paranaense pensa pequeno, pois não tem uma festa de premiação para os melhores do seu campeonato. No vácuo, a Radio Banda B premia os melhores jogadores e profissionais do ano.

A escolha da seleção do campeonato é feita através de uma votação com jornalistas da imprensa esportiva que preenchem cédulas distribuídas pela Banda B.

Como melhor árbitro, foi escolhido Adriano Milczvski, que apitou a grande final do Paranaense no estádio Couto Pereira entre Coritiba e Atlético.

Os melhores:

Árbitro: Adriano Milczvski.

----------------------------------------------------------------------------

Santa Catarina

Com a total subserviência de todas as comissões de arbitragem que são trocadas conforme o humor do presidente Delfim Peixoto, o pequeno mais rico Estado do sul do país  desde a aposentadoria de Dalmo Bozzano não consegue emplacar um grande apitador a nível nacional.

   

Mas se o problema é a qualidade, Delfim resolve com o poder econômico importando árbitros de outros estados. Como já ocorreu com Vagner Tardelli, Marcio Resende, Oscar Roberto Godoi,  o reizinho dos barrigas verdes, importou a peso de ouro o escudo de Heber Roberto Lopes mesmo sob protestos as escondidas da grande maioria dos árbitros daquele estado, Como ninguém ousa enfrentar o imperador, usam então o cabresto e ficam comendo as migalhas que ele deixa cair no chão.

Como já era esperado, o carequinha de Londrina ganhou como melhor árbitro do campeonato e em um quadro que não se tem grandes apitadores, essa tarefa não foi das mais difícil.

Os melhores:

Árbitro: Heber Roberto Lopes.

Assistentes: Kleber Lúcio Gil e Nadine Schram Câmara Bastos.

----------------------------------------------------------------------------

Mato Grosso do Sul

Em 2011 e 2012 Marcos Mateus andou meio disperso por estar vivendo um intenso caso de amor. Perambulou por São Paulo e por MS sem se firmar em nenhum dos dois Estados, consequentemente perdeu terreno e uma possível promoção a aspirante FIFA.

Mudou o rumo da sua vida, acalmou seu coração, retornou ao seu estado e esta recuperando aos pouco o terreno perdido. O primeiro passo foi dado sendo eleito o melhor do campeonato sul-mato-grossense deste ano mesmo não tendo participado das partidas finais.

Os melhores:

Árbitro: Marcos Mateus Pereira.

Assistente: Vanessa Abreu Amaral.

----------------------------------------------------------------------------

Espírito Santo

O aspirante FIFA Pablo dos Santos Alves permanecerá mais um ano como o número um do estado, por mais que tentem, ninguém conseguiu até este ano destronar o careca e terão que comer poeiras pelos olhos, pois ele repetiu o feito de 2012 sendo eleito também o melhor de 2013.

Pablo esta no seu ultimo ano de aspirante FIFA e tem que fazer grandes arbitragens a nível nacional durante o ano se quiser ser promovido no final do ano para o quadro da FIFA.

Os melhores:

Árbitro: Pablo dos Santos Alves.

Assistente: Fabiano Ramires.

----------------------------------------------------------------------------

Pernambuco

A Federação Pernambucana de Futebol tem dado todo o respaldo necessário para a arbitragem através da sua comissão de arbitragem que vem fazendo um grande trabalho apesar de uma verdadeira pixotada no meio do campeonato quando tiveram que engolir um sapo maior do que suas gargantas suportavam ao serem obrigados a fazerem novamente  um novo sorteio para a partida Central x Náutico.

Episodio superado, os árbitros puderam contar com um verdadeiro gestor na pasta, trata se de Salmo Valentim que na sua busca incansável pela perfeição, não mede esforços para dar a melhor condição de trabalho para seus liderados cobrando deles na mesma proporção. Contaram também com o trabalho incansável de Francisco (Chico) Domingos nas suas anotações para realizar as melhores escalas possíveis. Se Salmo Valentim é visto como intempestivo, explosivo e sem papas na língua, Erich é o contrario e por isso recebeu o carinhoso apelido “Zé do agrado”. Cabe a ele o trabalho político de apaziguar as arestas entre comissão e a imprensa e de aproximação com os árbitros.

Como nem tudo é perfeito, em 2012 a FPF importou Sandro Meira Ricci para dar uma qualidade que ele não tem para o quadro local. Com a firmação de Gilberto Castro a tendência é para que somente árbitros do Estado sejam escalados nos próximos campeonatos. Este ano, a arbitragem da partida final foi composta por árbitros nascidos em Pernambuco, fato ocorrido pela ultima vez em 2004.

Os melhores:

Árbitro: Sandro Meira Ricci.

Assistentes: Clovis Amaral (foto) e Elan Vieira.

----------------------------------------------------------------------------

Piauí

O Campeonato Piauiense foi encerrado com a eleição e premiação dos melhores do certame. Apesar das dificuldades, a arbitragem foi 100% local.

Antônio Dib de Moraes, melhor árbitro do Campeonato. Com 10 jogos ele também foi o que mais apitou.  Thyago Costa Leitão  foi o melhor assistente.

Os melhores:

Árbitro: Antônio Dib de Moraes.

Assistentes: Thyago Costa Leitão e Isaura Sousa.

----------------------------------------------------------------------------

Distrito Federal

 
Mesmo com a crise no inicio do campeonato quando Luciano Almeida deixou o comando da CEAF por não concordar com imposições da FBF, sendo substituído pelo seu vice José de Caldas Souza, a arbitragem conseguiu tocar o campeonato sem maiores problemas.

Assim, a Federação Brasiliense de Futebol que premiou os melhores do Candangão 2013, fez o mesmo com a arbitragem.

O árbitro Rodrigo Raposo e os assistentes Westhane Cassiano e Larissa Ferreira foram eleitos os melhores do campeonato.

Os melhores:

Árbitro: Rodrigo Raposo.

Assistentes: Westhane Cassiano Matos e Larissa Gabrielly Ferreira.

----------------------------------------------------------------------------

Estados que importaram arbitragem de fora

Ceará

No Ceará, os principais destaques do Campeonato de 2013 foram premiados com o 8º Troféu Verdes Mares, no La Maison Buffet em uma realização do Sistema Verdes Mares.

Tudo bem que a arbitragem esta estagnada e parada no tempo sem fazer renovação há anos não emplacando nenhum árbitro desde a aposentadoria forçada de Dacildo Mourão Albuquerque por problemas nos testes físicos e por bater de frente com Armando Castanheira da Rosa Marques. Mas o Estado ousou superando os demais ao importar um chefe de arbitragem (Milton Otaviano) de outro Estado. As primeiras conclusões não são as melhores, pois Otaviano esta tendo dificuldade para colocar seus métodos de trabalho em pratica. Enfrenta a pouca vontade e desconfiança dos apitadores. Tudo já previsto quando da sua contratação de risco e com prazo de validade.

  Logo que assumiu o cargo em meio a muitas polêmicas e reclamações de clubes por conta de deslizes o novo chefe do apito optou por afastar cinco árbitros e dois assistentes para serem submetidos a uma “reciclagem” (os árbitros Almeida Filho, Cleuton Lima, Paulo Marcelo, Hudson Aquino e Luzimar Siqueira; e os auxiliares Gentil Melo e Nailton Oliveira). Os árbitros afastados foram submetidos em pleno sábado (9) de Carnaval, a aulas físicas e teóricas que segundo Otaviano não era para punir e sim para dar uma “sacudida” nos profissionais que estariam acomodados.

Talvez tenha dado certo, pois no restante do campeonato houve uma pequena melhora. Mesmo assim, ainda importaram um árbitro de fora para a partida Guarany x Icasa, árbitro de qualidade duvidosa, pois o paulista Guilherme Ceretta de Lima não é bem avaliado nem mesmo no seu estado natal (São Paulo), mesmo tendo por um golpe de sorte apitado a final do Paulistão deste ano.

Francisco Almeida mostra o número de vezes que ganhou o prêmio (4 vezes).

Os demais jogos foram com arbitragem local que tiveram boas atuações sendo elogiados por todos.

Os melhores:

Árbitro: Francisco de Assis Almeida Filho.

Assistente: Thiago Brígido

----------------------------------------------------------------------------

Rio Grande do Norte

A região nordeste do Brasil



Rio Grande do Norte é mais um estado do país que adora ter uma divisa no comando da arbitragem,Segundo informações, o Rio Grande do Norte vem trabalhando duro para qualificar o seu quadro de arbitragem onde o sindicato procura atuar em parceria com a Federação e consequentemente com a Comissão de Arbitragem.

O chefes do apito local costuma dar oportunidades aos jovens que estão chegando, sem se esquecer da velha guarda que merece ser ainda mais valorizada. 
 

A partida decisiva do Campeonato Potiguar 2013 entre Potiguar e America teve o mineiro Alicio Pena Júnior, ex-árbitro FIFA de Minas Gerais que esta no seu ultimo ano de apito, sendo que se aposenta no final de 2013 por ter atingido a idade limite (45 anos) para um árbitro de futebol. A primeira partida da final foi arbitrada por Wilson Seneme de São Paulo.

----------------------------------------------------------------------------

Pará

Após ter comemorado os 100% de arbitragem local nos 70 jogos disputado em 2011 quando quebrou uma seqüência de 48 anos importando árbitros de outros estados, a arbitragem paraense caminhou para trás igual caranguejo e periga ficar novamente meio século importando apitadores de outros estados com qualidades idênticas ou até mesmo piores do que os árbitros local.

Mesmo tendo um árbitro no quadro de aspirante FIFA (Dewson Fernando) – de forma irregular segundo o regulamento da CBF, não podemos esquecer -  a FPF cedeu a pressão dos clubes importando árbitros para todos os jogos decisivos do campeonato.

Mesmo assim, uma grande festa de premiação do Troféu Camisa 13 ocorreu na noite do ultimo dia 21 (terça-feira), no salão Karajás do Hotel Hilton. A promoção da RBA TV contou com a presença de atletas, dirigentes e esportistas. Na premiação, o torcedor virou técnico e escalou os melhores do Campeonato Paraense 2013.

Como a arbitragem de futebol não é prestigiada, a personalidade esportiva do ano foi o árbitro de boxe Jhonnes Kennedy (foto acima). Ele participou das Olimpíadas de Londres em 2012, sendo o primeiro do país a ser árbitro de boxe em uma olimpíadas.

Os melhores:

Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva.

----------------------------------------------------------------------------

Alagoas

A solenidade de entrega dos prêmios dos melhores do ano do Campeonato Alagoano foi realizada no salão de eventos do Pierre Chalitta, no Jaraguá.

Em um lugar como esse, quando o assunto é arbitragem de futebol, a terra dos marechais não tem jeito que de jeito. Entra ano sai ano e as coisas continuam as mesmas, ali o progresso não existe. Parece que a incompetência esta enraizada e contaminando dirigentes que não enxergam um passo adiante do nariz tendo a conivência de apitadores que pagam caro pela covardia, pois se contentam com tão pouco e acabam sem nada sendo podados do direito de progredir na carreira.

Neste Estado, a comissão de arbitragem e os árbitros vivem em um profundo conflito onde todos saem perdendo. Apadrinhamentos e perseguições são os extremos de uma categoria sem representatividade que sobrevive de conchavos políticos e da própria sorte.

Por lá, tem um arbitro veterano (Mário Sérgio Bacilon) importado de outro estado (Sergipe) que mesmo tendo qualidades não contribui em nada para a melhoria dos que lá estão, só indo a Alagoas buscar suas taxas, pois não participa de nenhuma atividade com os demais e mesmo assim é mais escalado do que o FIFA do estado. Também tem dois ex árbitro em atividade - já prestaram grandes serviços a arbitragem local - que teimam em admitir que os seus prazos de validades já chegaram no limite, pois não passam em nenhum teste físico que não seja o "amigo teste local".

Tem um assistente que supostamente não teria repassado dinheiro arrecadado com rifa de terceiros, que tem problemas com pensão alimentícia e uma extensa lista de restrições no SPC-SERASA. Tem até mesmo um deles que costuma não pagar os "caldo de cana" que costuma tomar em frente da FAF e um outro que teria sido detido pela PF por problemas de "pirataria". A lista é grande e são problemas fora da arbitragem, mas mostra um desvio de conduta que não condiz com a arbitragem ferindo o RGA da CBF.

Com todos esses problemas, não da para culpar os clubes quando pedem árbitros de fora nos jogos decisivos do campeonato por não confiarem em seus "apitadores".

O melhor arbitro deste ano foi George Alves Feitosa que superou Francisco Carlos do Nascimento e Charles Hebert, mas poderia ter sido o paulista  Luiz Flavio de Oliveira, o capixaba Pablo Alves ou até mesmo o carioca Péricles Bassols, pois estes apitaram as partidas que realmente valeu alguma coisa nesse campeonato.

Ao receber o prêmio de melhor do ano, George Feitosa disse em tom de esperança que acredita ainda apitar uma final do Alagoano. Ele ressaltou ainda que a arbitragem estadual atuou de forma isenta na competição.

Difícil acreditar que isso venha acontecer se este cenário não mudar, então é melhor George se contentar e desfrutar da TV de LCD que foi recebida como um prêmio, mas que soa mesmo como um "cala boca".

Os melhores:

Árbitro: George Alves Feitosa.

Assistentes: Pedro Jorge dos Santos.


Fechar

Publicidade

Copyright © 2009 -2012     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade