15/05/2012    18:16hs

Os melhore de 2012

Com as finais dos estaduais, as festas de encerramentos e premiações surgem pelo país e o apitonacional mostra para você

15/05/2012 - No ultimo domingo (13) foram realizadas as partidas finais dos principais campeonatos do país, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Bahia e Pernambuco, todos eles com clubes na primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Ontem (14) foram realizadas as já tradicionais festa de encerramentos desses campeonatos onde foram premiados os melhores em cada posição e como não poderia faltar por serem parte importantíssima

da competição, os árbitros e assistentes também foram premiados.

Publicidade

Abaixo um breve resumo da situação da arbitragem local e dos árbitros e assistentes premiados.

Leia também:

 Os melhore de 2013

 Os melhore de 2011

Rio Grande do Sul:

Ano turbulento para a arbitragem gaúcha, árbitros lesionados, reprovados em teste físicos, brigas no sindicato, ameaça de importação de árbitros de outros estados e uma grande revelação, Jean Pierre Gonçalves Lima (foto).

O moço de Pelotas prestes há completar 33 anos que é professor de educação física, foi veloz e furioso como seu sósia do cinema americano (Vin Diesel) se firmando de vez no cenário da arbitragem apitando a primeira partida da decisão.

Melhor árbitro: Marcio Chagas da Silva. Esteve lesionado no final de

2011 e quase foi substituído no quadro de aspirante FIFA. Recuperou-se, fez um campeonato sem maiores erros, apitou a partida final e foi eleito pelo segundo ano consecutivo o melhor do campeonato, como já havia ocorrido em 2011.

Santa Catarina

A Federação Catarinense importou de São Paulo o instrutor de métodos ultrapassados Dionísio Domingos que nunca tinha escalado um árbitro antes para comandar a arbitragem local. Enfrentou grandes resistências por não colocar em pratica o que dizia nas reuniões, tentou afastar árbitros mais percebeu que seu poder não era ilimitado como fora prometido. Contra ele também pesa o fato de estar sempre ausente nas atividades e sorteios dos árbitros por estar sempre em viagens a serviço da CBF. Para o bem da arbitragem catarinense, a maioria dos árbitros afirmam que nem notavam a sua falta. Para dizer ao que veio e aumentar a crise, escalou em 16 rodadas a sua companheira Nadine Bastos em um campeonato de 24 rodadas.

Melhor Árbitro: Paulo Henrique de Godoy Bezerra. Apitou com segurança e sem nenhum erro mais grave as duas partidas finais do campeonato. A idade chegou e em breve deverá deixar a arbitragem de maneira honrosa.

Assistentes: Kleber Lúcio Gil (foto) e Nadine Schram Câmara Bastos. Kleber Gil é o assistente que todo árbitro quer nos seus jogos pela descrição, competência e segurança nas partidas, um baita profissional! Ganhou com justiça pelo segundo ano consecutivo. Já Nadine Bastos se transformou em Top da arbitragem catarinense da noite para o dia. Seu relacionamento com o chefe da arbitragem catarinense (Dionisio), assessor de árbitros da CBF e primeiro amigo de Sérgio Corrêa, o poderoso chefão da arbitragem Brasileira, trouxe um up-grade fantástico

para sua carreira, foram dezesseis partidas em 2012 sendo que em 2011 mesmo já sendo aspirante FIFA só tinha trabalhado em sete partidas.

Paraná

A arbitragem paranaense não viveu um grande ano, seus dois melhores árbitros estão em baixa, tanto é que seu melhor árbitro (Heber Roberto Lopes) não apitou nenhuma partida da final. Heber que foi o melhor em 2011, caiu de produção após ser preterido na indicação para a Copa de 2014. Já Evandro Roman segue no que é o seu normal, partidas boas intercaladas com partidas desastrosas. Evandro continua o para raio de sempre, apitou a primeira partida da final deixando um abacaxi danado para a segunda ao não anotar duas penalidade clara, uma para cada equipe.

De bom, o surgimento do jovem árbitro Paulo Alves Junior (foto abaixo), a revelação fez grandes partidas e uma memorável onde foram anotadas cinco penalidades. Talvez com essa jovem promessa, o presidente da comissão de arbitragem Afonso Vitor de Oliveira, há oito anos no poder, consiga finalmente revelar um árbitro, como cobra o seu principal critico, o colunista do Paraná on-line, Valdir Bicudo, mas a jovem promessa precisa ser lapidado e melhor testado em situações adversas.

Nas finais deste ano, após a primeira partida apitada de forma polêmica por Evandro Roman, os dois principais árbitros do estado que são da FIFA, foram vetados pela dupla Atletiba na partida decisiva, isso deixou as opções restritas e foi ventilado a possibilidade da importação de árbitro de outro estado, mas a FPF recorreu a um árbitro do baixo clero, Adriano Milczvski. Este atuou de forma belíssima na partida final, demonstrando capacidade e forte preparo mental sob pressão de todos os lados, inclusive nossa, salvando assim a pele dos dirigentes da arbitragem e calando os críticos colocando seu nome como uma boa opção para os grandes jogos.

Melhor árbitro: Evandro Rogério Roman. Surpreendentemente o Secretario de Estado foi eleito pela Rádio Banda B como o melhor do campeonato provando assim que no Paraná nem sempre se escreve certo por linhas tortas. Tudo bem

que essa eleição não é oficial, mas pelas partidas ruins durante o campeonato e pelas lambanças na primeira partida da final onde foi criticado pelas duas equipes, o secretario tem que erguer as mãos ao céu e agradecer esse presente de grego.

São Paulo

O grande exportador de árbitros do país não tem tido problemas nos últimos anos, deveria sim cobrar uma taxa extra dos estados incompetentes que todo ano importa seus árbitros. Esse ano inovou com o sorteio de 30 nomes de árbitros no globo. A inovação se por um lado deixou os grandes nomes de fora durante o campeonato, por outro deu chances para os demais e provou que todos que estão na primeira categoria têm condições e devem apitar os grandes jogos, pois não houve grandes problemas no campeonato e quando houve, foram com os chamados medalhões.

A Federação Paulista esbanja competência e organização não medindo esforços para premiar a arbitragem. Neste campeonato como nos anteriores o trio primeiro colocado dividiu um prêmio de 200 mil reais, o 2º ficou com 100 mil e o 3º com 50 mil reais.

Melhor árbitro: Wilson Luiz Seneme. Vem tendo uma grande temporada, é sem duvida o melhor árbitro de São Paulo. Sumiram as lesões e com a melhora na parte física seu rendimento que já era bom, ficou melhor ainda, tanto é que atropelou os favoritos Héber Lopes e Paulo César Oliveira na corrida para ser selecionado pela FIFA para a Copa de 2014.

1º Trio: Árbitro - Wilson Luiz Seneme. Assistentes: Vicente Romano Neto e Marcelo Carvalho Van Gasse.

2º Trio: Árbitro - Raphael Claus. Assistentes: Vitor Carmona e Danilo Manis.
3º Trio: Árbitro - Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (foto). Assistentes: Carlos Augusto Nogueira Junior e Bruno Salgado Rizo.

Rio de Janeiro

A cidade maravilhosa continua linda e o campeonato carioca continua o mesmo, varias denuncias sacudiram a arbitragem no ano passado e no inicio deste ano, estão nos tribunais onde devem permanecer por muito tempo. Por lá, tudo se inventa e nada se copia a não ser o árbitro atrás do gol que é uma idéia originaria do presidente da UEFA Michel Platini.

Este ano, Jorge Rabello, chefe dos árbitros se superou, peitou até a FIFA colocando os adicionais do lado oposto do assistente e os mesmos erros dos anos anteriores foram cometidos, provando assim que os adicionais não passam de cones decorativos nas partidas.

Para variar, nenhuma revelação e no inicio do campeonato, todos já sabiam que o primeiro amigo, o Índio e o Sargento De Lima apitariam as partidas finais.

Melhor árbitro: Marcelo de Lima Henrique foi eleito o melhor pelo segundo ano consecutivo. O sargento de Lima vive uma ótima fase, fez grandes partidas e sem erros mais graves, se tornou uma segurança quando necessário para a comissão. Liberado para outros campeonatos, esteve em Alagoas onde não

comprometeu e chegou no horário determinado como bom profissional que é. Também esteve na terra de todos os santos onde apitou a primeira partida da final entre Bahia e Vitória.

Melhor assistente: Wagner Almeida Santos (foto).

Espírito Santos

O futebol no estado é insignificante se comparado a nível nacional, mesmo assim, o aspirante FIFA Pablo dos Santos Alves fez um ótimo campeonato sendo eleito o melhor da competição com 64,72 dos votos dos internautas do Gazeta Esportes.

Ele obteve o dobro da votação juntas do 2º e 3 colocado, Rudimar Goltara (17,92) o segundo e Marcos André Gomes da Penha (17,36) o terceiro.

Para melhor assistente do campeonato, a votação foi apertadíssima e houve um rigoroso empate na primeira colocação entre Katiuscia Mayer Berger Mendonça e José Ricardo Linhares com 42,77 cada um dos votos dos internautas.

Melhor árbitro: Pablo dos Santos Alves. Melhor assistente: Katiuscia Mayer e José Ricardo Linhares.

Pernambuco

O estado de Pernambuco é um caso a parte, nesse estado até pouco tempo atrás, a maior pressão para a arbitragem vinham de dentro da própria comissão ou daquilo que diziam ser comissão. Os árbitros já iniciavam o campeonato sabendo que não apitariam nas finais e que qualquer erro, seriam punidos e afastados do restante do campeonato. Até que um dia o presidente Evandro Carvalho foi reclamar na CBF que o seu estado não tinha um árbitro FIFA e ouviu do presidente Ricardo Teixeira  que não teria nunca pois seus árbitros não apitavam nem no estado, como poderiam ser do quadro da FIFA.

Sem alternativa, Evandro colocou mais dois membros para dar vida à comissão e tirar o poder do funcionário de regime CLT da FPF Francisco Domingos, que pode ser boa pessoa, mas não entende nada de arbitragem. O presidente colocou o calmo e discreto Erich Bandeira que recentemente se aposentou da arbitragem. Mas se Evandro queria apimentar e mudar a cara da comissão, ele não poderia ter sido mais feliz, ao convidar o porra loca Salmo Valentim, político que nem sempre leva até o fim o que fala, sinalizou que além de mudanças, queria alguém que desse a cara pra bater e defender os árbitros. Isso Salmo Valentim sabe fazer com maestria, ele é capaz de se sacrificar pela unidade e de cara mostrou seu cartão de visita para integrantes da diretoria do Náutico, porém exagerou na dose e suas declarações cheias de farpa via imprensa arranhou sua imagem. Mesmo fragilizado bateu o pé, exigiu e saiu vencedor quando defendeu que somente os árbitros do estado apitariam a final. Sobreviveu bravamente ao primeiro episódio e a arbitragem ganhou um dirigente que dará visão futurista a arbitragem pernambucana, mas que será sempre recheada com polêmicas.

Os clubes acostumados a reclamarem e serem atendidos de imediato fizeram pressão por arbitragem de fora. Em nota oficial, o Sport classificou a escalação de árbitros locais como uma “imposição” da Federação Pernambucana de Futebol e transferiram para a FPF toda a responsabilidade relativamente ao desenrolar dos jogos finais e seus eventuais desdobramentos, inclusive quanto à lisura dos resultados e a paz nos estádios, disseram eles. Perderam o tempo e a saliva, como Valentim já tinha confirmado, os árbitros seriam locais como foram e ponto final.

Melhor árbitro: Sebastião Rufino Filho (foto), que tem sobrenome famoso e cheio de glorias no passado. Foi eleito o melhor pela imprensa, apesar de Neílson Santos e Sandro Meira Ricci terem sido os árbitros das duas partidas das finais. Sandro chegou no meio do campeonato, não tem historia na arbitragem pernambucana e saiu praticamente escorraçado do seu estado após bater de frente com o chefe dos árbitros. Já Neilson Santos apesar do longo tempo no apito, só agora esta tendo as oportunidades e precisa se firmar.

Estados que importaram arbitragem para as finais

Abaixo colocaremos os árbitros dos campeonatos onde a arbitragem foi importada de outros estados. Entendemos que nem deveria haver melhor árbitro nesses estados, pois se eles não servem para apitar finais dos seus estaduais, então não são melhores em nada.

Goiás

Desde que Antonio Pereira da Silva deixou o quadro da FIFA, Goiás luta para recuperar o escudo. Teve dois aspirante - Elmo Resende Cunha e André Luiz de Freitas Castro – mas nenhum dos dois tiveram força para conquistar o escudo internacional. Sem outro nome de peso e para não ficar sem nenhuma chance, importou do estado vizinho o melhor aspirante do quadro da CBF, Wilton Pereira Sampaio só não se tornou com justiça árbitro FIFA no final de 2011 por ter sido preterido por forças políticas ocultas nos bastidores da arbitragem.

Um grande nome na comissão não significa autonomia no cargo, o estado não apóia seus árbitros como deveria, faz parte do grupo de estados que importa árbitros, este ano importou o paulista Paulo César Oliveira para a primeira partida da final, o nome de Paulo César era unanimidade antes da primeira partida. Porém, após o empate por 2 a 2, tanto rubro-negros, quanto esmeraldinos, ficaram na bronca. Um reclamou das suspensões de seus jogadores e o outro de supostas faltas não marcadas a favor da sua equipe. Após as reclamações, apenas árbitro goianos participaram do sorteio para a final. Com sorte e sem alternativas, o sorteio apontou o melhor árbitro que tinham a disposição no quadro local, Wilton Pereira Sampaio apitou a decisão.

Melhor árbitro: Wilton Pereira Sampaio.

Melhor assistente: Fabrício Vilarinho da Silva.

Bahia

O Sindicato baiano dos árbitros esta bravo, emitiu comunicado criticando a importação de árbitros, nenhuma novidade, isso já vem ocorrendo há vários anos e sem perspectivas de mudanças para o futuro. Na primeira partida da decisão, a escolha de um árbitro de fora do estado aconteceu como já era esperado, o carioca Marcelo de Lima Henrique apitou a partida. Segundo o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, a opção foi para ter um árbitro FIFA nos jogos decisivos. Deveria importar esses árbitros durante todo o campeonato devido à fragilidade e falta de atitude dos árbitros baianos que como a esmagadora maioria dos árbitros do país, são covardes e se calam não lutando para serem respeitados e reconhecidos, se nem vocês mesmos se importam em serem tratados como subalternos e subservientes, imaginem os poderosos.

A arbitragem para o jogo decisivo teve o paulista Wilson Luiz Seneme no apito e para o total descrédito dos baianos, além dos assistentes, até mesmo o quarto árbitro foi importado, o carioca Péricles Bassols Pegado Cortez levantou as placas de substituição ganhando uma gorda taxa para isso.

Melhor árbitro: Marielson Alves Silva.

Alagoas

Esse é disparado o pior Estados de todos para a arbitragem trabalhar, é do tipo "come caviar e arrota cebola". Tem ótimos árbitros no quadro e um dirigente que pensa pequeno. O maior entrave da arbitragem alagoana se chama Hércules Martins e pelo simples fato que ele ainda não saiu dos gramados, ele pensa e faz tudo para ser o centro das atenções. Fez coisas que até Deus duvida para ter um FIFA no quadro e quando conseguiu, fez com que o escudo fizesse sua estréia levantando placa de substituição e para um árbitro de qualidade igual ou menor do que o árbitro que ostenta o escudo, Francisco Carlos do Nascimento.

Mas não é só isso não! Indicou para o quadro da CBF árbitros que não tem os pré-requisitos (será que quer repetir a historia), teria permitido que um árbitro já aposentado trabalhasse sem fazer os exames como os demais, teria usado critérios de punições diferentes com os chamados "amigos" e mantém no quadro um famoso assistente que possivelmente adianta as noticias oficiais da CEAF em seu BLOG. Esse mesmo assistente deixou de comparecer em um escala de sub-18 para trabalhar em uma final de campeonato amador e pasmem senhores! Importou um árbitro FIFA do Sul do país que tinha feito uma lambança danada em uma das semifinais e por cima, calcularam errado a viagem do mesmo e ele chegou meia hora atrasado retardando assim o inicio de uma partida valida pela semifinal do Campeonato Alagoano. Esses fatos relatados ocorreram somente este ano, se for relatar os dos anos anteriores, a lista seria enorme.

Todo ano o script é o mesmo, em dezembro, organizam pré-temporada que é bancada com o dinheiro dos árbitros, convidam instrutores renomados da CBF e da FIFA, e quando o campeonato realmente fica interessante, recorrem a árbitros de outros estados (este ano foram sete) desprestigiando aqueles que tocaram o campeonato até então. 

Vida que segue, ontem (15) houve a festa de premiação dos melhores do campeonato e surpreendentemente Francisco Carlos do Nascimento (o FIFA sem prestigio), mesmo após uma lambança histórica foi apontado como melhor árbitro do campeonato. Assim a FAF devolve um pouco da dignidade para quem foi tão humilhado levantando placa de substituição mesmo ostentando um escudo FIFA no peito.

Já a eleição do assistente é no mínimo curiosa para não dizer  outra coisa. A foto ao lado com o radialista Paulo Lira mostra Fernando Maciel sendo homenageado após sua aposentadoria no final de 2011. Como em um conto de mágica, ele voltou esse ano, teria trabalhado algum tempo sem ter a documentação em ordem, fez a metade do campeonato e foi eleito o melhor. O prêmio, visivelmente foi mais como uma homenagem do que  por

merecimento, mas quem garante que ele para desta vez!

Provavelmente no final do ano teremos a a placa "Fernando Maciel se aposenta 2" e no outro a 3  e assim vai!

Melhor árbitro: Francisco Carlos do Nascimento.

Melhor assistente: Fernando Maciel.

 

Outros estados:

Ceará: Avelar Rodrigo

Mato Grosso: Edilson Ramos Mata

Minas Gerais: Cleisson Veloso Pereira

Pará: Dewson Fernando Freitas

Rio Grande do Norte: Suelson Diógenes

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Copyright © 2009 -2013     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade