Rapidinhas do Apito

 

 

 

 
CEAF do RN define temporada 2020
 

08/11/2019 - A Comissão Estadual de Arbitragem da FNF, definiu as normas para a composição da Relação Anual de árbitros e árbitros assistentes para a temporada 2020. Para fazer parte da Relação Anual, os árbitros deverão ter aprovação nas avaliações físicas e teóricas que serão realizadas pela Escola de Formação de Arbitragem de Futebol.

A avaliação teórica para os árbitros será realizada no dia 7 de dezembro, às oito horas da manhã, no auditório da Federação Norte-riograndense de futebol. A avaliação física será feita na tarde do mesmo dia 7 para os árbitros na pista de atletismo da UFRN.

Os árbitros assistentes farão o teste teórico no mesmo local no dia 8 de dezembro pela manhã e fisico na parte da tarde.

A média para aprovação será de 7 pontos para trabalhar em todas as competições promovidas pela FNF. Abaixo de 7, o árbitro e assistente será considerado inapto e não constará na Relação Anual.

Todos deverão apresentar até o dia 2 de dezembro eletrocardiograma com esforço físico e atestado médico que comprove estar em condições de realizar atividades de grande esforço físico

 
Histórico: FIFA escala trio feminino em competição masculina
 

30/10/2019 - Na última terça-feira (29/10/2019), às 17h, a partida Angola 2x1 Canadá, disputada no Estádio Bezerrão, no DF, válida pelo Grupo A da Copa do Mundo Sub-17, entrou para a história do futebol mundial. O confronto que abriu a segunda rodada da competição, teve um trio de arbitragem formado somente por mulheres. Claudia Umpierrez-URU, Luciana Mascarana-URU e Mônica Amboya-EQU foram as responsáveis por comandar o confronto histórico, pois foi a primeira vez na historia que um trio de arbitragem feminino comandou um jogo de Copa do Mundo Sub-17 masculino.

Durante os acréscimos da partida, a árbitra Claudia Umpierrez assinalou pênalti para Angola, mas depois de consultar o VAR (árbitro assistente de vídeo), voltou atrás alegando impedimento do ataque angolano. Logo depois o VAR entrou em ação novamente ao anular outro gol de Angola por impedimento

 
Não deu Pitana!
 

29/10/2019 - O árbitro Néstor Pitana não conseguiu se eleger para o Legislativo da Argentina. As eleições gerais no país vizinho foram realizadas no ultimo domingo (27). Pitana concorria a uma vaga pela província de Misiones, no Nordeste da Argentina. O árbitro FIFA foi o terceiro mais votado do seu partido, mas a Frente Renovadora só conseguiu eleger um congressista.

O resultado não foi surpresa para o árbitro que já sabia pelas pesquisas interna das pequenas possibilidades. Assim, a única vaga do seu partido será do deputado Diego Sartori.

A Argentina tem um histórico de candidatos que usam a fama nos gramados para tentar angariar votos. Esse é o caso por exemplo do ex-árbitro FIFA Héctor Baldassi que foi eleito Deputado Federal por Córdoba com mandato até 2021.

Néstor Pitana é um dos árbitros mais conhecidos no mundo do futebol. Sobretudo, aqui na América Latina. Em 2014, chegou a ser eleito um dos 10 melhores árbitros do planeta. Suas grandes marcas da carreira foram as participações nas Copas do Mundo da FIFA de 2014, no Brasil e de 2018, na Rússia, onde arbitrou a partida de abertura e a final da competição.

Essa não é a primeira vez que Pitana se arrisca em outra área. Ele já trabalhou como ator no filme La Furia, em 1997.

 
Presidente da FIFA chama árbitros de “heróis”
 

10/10/2019 - Nesta quinta-feira (10), durante o 2º Festival de Esportes, realizado em Trento, na Itália, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, comemorou as primeiras experiências com o árbitro de vídeo no futebol. O mandatário ainda afirmou que a tecnologia ajuda os árbitros dentro de campo.

Para Infantino o futebol graças ao VAR esta mais bonito, mais justo e mais limpo. O dirigente disse que era cético, mas quando se tornou presidente da FIFA indagou a si mesmo mesmo por que não tentar com a tecnologia. Para ele hoje o VAR está em evolução e acrescentou que o trabalho do árbitro é muito difícil, que são heróis e poder ajudá-los concretamente através do VAR é uma coisa bonita.

Chefe de arbitragem da FIFA e ex-árbitro, Pierluigi Colina também falou sobre o VAR. Para ele não se trata de reorganizar o jogo, é certo restringir as decisões do VAR às situações mais importantes. Disse que assim como Infantino também era cético, que a tecnologia tinha tempos bíblicos (muito longos), mas que agora em 30, 40 segundos o VAR pode ser usado.

Publicidade

 
Ajudem o Protasio
 

26/09/2019 - O árbitro de futebol e futsal, em Amambai, Protasio Dias Soares, hoje com 66 anos, está em uma campanha, visando angariar fundos para tratamento da própria saúde. Protasio, que é bastante conhecido, principalmente no meio esportivo em toda a região, inclusive em 2016 chegou a ser candidato a vereador pelo PSDB em Amambai, precisa passar por um processo cirúrgico na cidade de Dourados.

Com o objetivo de angariar fundos para o tratamento de saúde, o desportista está promovendo a venda de uma rifa que custa R$ 10,00 o número e tem como prêmio uma TV 32 polegadas, uma bicicleta e uma churrasqueira. O sorteio está marcado para acontecer no dia 12 de outubro na Associação de Moradores do Jardim Panorama.

Maiores informações sobre a campanha solidária e de como adquirir o número para concorrer aos prêmios da rifa poderão ser obtidas com o próprio Protasio Soares pelo celular (67) 99807-0187.

 
Lesão grave e gravidez tira assistente FIFA dos gramados
 

05/09/2019 - A agora ex-assistente FIFA Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo, 33 anos (10/02/1986) deixou definitivamente a carreira de árbitra para se dedicar a família. Sua ultima partida foi à disputa do terceiro lugar do Torneio Uber de Futebol Feminino, disputado domingo, 1 de setembro, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Tati, como é chamada pelos amigos, nasceu em Cruzeiro, no vale do Paraíba, é educadora física, formou-se árbitra pelo Safesp em 2003 e FPF em 2004, ingressou na CBF em 2010 e foi promovida ao quadro da FIFA em 2014.

Atuou na Copa do Mundo Sub/20 Feminina da França em 2018, mas antes teve duas perdas, o tio Ricardo Camargo, ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol (FPF), o maior incentivador da sua carreira e tempos depois o irmão de forma precoce. Casada desde o final de 2018 com Pedro Henrique de Moraes, Tatiane decidiu encerrar a carreira para ser mãe.

"Eu tenho um desejo muito grande de ser mãe. Tudo na nossa vida são ciclos onde fecha um abre outro. Eu me doei muito por 16 anos para a arbitragem e agora acho que tá na hora de me doar para minha família. Eu quero ser mãe verdadeira. Não quero ter filho para deixar para os outros criarem. Quero dar a educação que eu tive e quero dar tudo que eu puder para meus filhos" - disse Tatiane muito emocionada a TV Safesp.

Baixinha, mas gigante dentro de campo na parte técnica e disciplinar, Tatiane Sacilotti atuou em sete jogos da Série A1 do Campeonato Paulista deste ano. Antes foram doze em 2018 e onze em 2017. Pelo brasileiro foram quatorze em 2018 e quinze em 2017. Uma lesão persistente no tornozelo ajudou a tomar a decisão e fez com que ela não atuasse em nenhuma partida da Série do brasileiro A deste ano.

 

IFAB exige respeito às regras as do VAR

 

24/08/2019 - O International Football Association Board (IFAB), organismo formulador das leis do futebol mundial, aconselhou a Premier League (liga profissional de futebol da Inglaterra) e outras organizadoras de competições pelo mundo a seguirem as mesmas regras no uso da tecnologia do árbitro de vídeo (VAR).

A decisão decorre do receio de que a liga inglesa e a alemã, em particular, estejam aplicando interpretações diferentes no uso do VAR do que aquelas orientadas no protocolo IFAB/FIFA. Para o organismo, toda competição precisa respeitar as leis do jogo assim como qualquer das diretrizes publicadas/comunicadas e/ou esclarecimentos da Board.

Na quarta-feira (21), o IFAB emitiu uma circular sobre as mudanças recentes nas leis, incluindo o uso do VAR nas cobranças de pênalti. As ligas inglesa e alemã optaram por deixar que os árbitros de campo decidam se o goleiro se afastou ou não da linha, e recorrer ao VAR somente se houver um erro claro da arbitragem.

Mas o IFAB insistiu que o VAR "precisa verificar qualquer violação do goleiro (e/ou do batedor de pênalti) e o VAR precisa informar o árbitro se houve um indício claro no replay".

 
Exonerado
 

18/07/2019 - O ex-árbitro FIFA Gutemberg de Paula Fonseca foi exonerado da Secretaria de Governo do Estado do Rio de Janeiro. Gutemberg fazia parte do secretariado de confiança do governador Witzel (PSL) e sua saída foi publicada no Diário Oficial da ultima quarta-feira (17). No lugar do ex-arbitro, que era o articulador político do governo, foi nomeado Cleiton de Souza Rodrigues.

O motivo da troca foi “a insatisfação com os resultados apresentados em pouco mais de seis meses no cargo”, mas nos bastidores, funcionários do Palácio Guanabara, sede do governo fluminense, dizem que a relação entre eles (Gutenberg e Witzel) não estava muito boa.

Indicado ao cargo pelo senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), o principal apoiador da campanha de Witzel, o ex-árbitro de futebol atuou no marketing digital de candidatos do PSL nas últimas eleições e era visto como um nome alinhado à bancada de 12 deputados eleitos pelo PSL para a Alerj.

Em conversa a pouco com o Apitonacional, Gutenberg disse que esteve com o governador desde o inicio da campanha, quando ele estava com apenas 1% das intenções de votos. Disse ainda que ele (Witzel) escolheu outro lado e só cabe a ele aceitar a escolha, pois afinal é o governador e foi ele que foi eleito pela população. Quanto a explanação de insatisfação por parte do Governador, Gutenberg disse que se pegar todos os pronunciamentos anteriores a esta data não é o que ele diz agora. Então afirma o ex-árbitro que seu ex-patrão contradiz tudo que disse em pronunciamentos anteriores.

 
Anuncie aqui
 

25/06/2019 - A Federação Estadual de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ) esta em busca de parcerias publicitárias para a arbitragem carioca. Tentando aumentar arrecadação e expandir a captação de receitas, entidade lançou edital público em busca de empresas interessadas em estampar suas marcas em determinados espaços da arbitragem, incluindo o VAR.

Além dos uniformes dos árbitros, o edital prevê publicidade nas placas de substituições e adesivos das cabines do VAR. Os valores estimados variam entre R$ 350 mil e R$ 500 mil, enquanto a placa de acréscimo/substituição vale R$ 350 mil.

A estratégia já foi utilizada na partida final do estadual deste ano quando a FERJ fechou acordos pontuais que renderam 35 mil reais com a seguradora Assure e com a marca de moda feminina Enjoy.

O VAR tem tido patrocínio exclusivo em outros torneios. No Campeonato Paulista, por exemplo, a Sky mantém a propriedade. No ano passado, a marca chinesa TCL fechou com o espaço para a Copa do Brasil e esta também na Copa América deste ano.

Publicidade

 

Árbitro da final da Copa vai virar político
 

21/06/2019 - O argentino Néstor Pitana, árbitro da partida de abertura e da final da Copa do Mundo de 2018 disputada na Rússia e também da partida de abertura da Copa América na semana passada com vitória por 3 x 0 do Brasil contra a Bolívia, vai encerrar a carreira após o torneio em andamento que esta sendo disputado no Brasil.

Pitana, 44 anos, vai entrar para a política em seu país, disputará a eleição como candidato a vice em umas das chapas presidenciais. O árbitro estará entre os candidatos a candidatarem-se por um partido local da sua província de Misiones, distante cerca de mil km de Buenos Aires.

A informação ainda não foi confirmada e o anuncio da candidatura é aguardado para breve. Os argentinos irão às urnas em 27 de outubro para votar em presidente, governadores e nos congressistas.

Outro árbitro argentino que trabalhou em uma Copa do Mundo, Hector Baldassi, atualmente ocupa o cargo de deputado federal.

 

Macron vestira árbitros europeus
 

22/05/2019 - A final da UEFA Champions League, no dia 1º de junho, entre Liverpool e Tottenham, marcará não somente o último jogo da temporada européia, como também a saída oficial da Adidas dos uniformes dos árbitros envolvidos nas competições da entidade.

A notícia confirma que a Adidas está mudando seu foco de investimentos e deixando de lado vários acordos, como o fornecimento de uniformes para seleções da Europa, que agora está com a Macron, além da bola oficial da Euro League, que agora é feita pela Molten.

A marca alemã tinha um contrato histórico com a UEFA para vestir os árbitros da entidade. Tinha. Não tem mais. Após a desistência da atual fornecedora, a União Européia abriu concorrência para os uniformes dos árbitros. As favoritas eram as gigantes Nike, Puma e Under Armour. Eram, mas quem venceu foi a Macron que corria por fora e fechou um contrato de três anos com o órgão europeu.

Dessa forma, até o final da temporada 2021/2022, a fabricante italiana vestirá árbitros, assistentes e também os árbitros de vídeo. O contrato engloba competições como Liga dos Campeões, Liga Europa e Supercopa da Europa (todas entre clubes) e a Eurocopa (entre seleções).

A Macron é uma fornecedora italiana com base em Crespellano, em Bolonha. Foi fundada em 1971 e iniciou seu negócio como distribuidor de produtos de beisebol para algumas marcas norte-americanas. Nos anos 90, iniciou a fabricação de produtos específicos para diversos esportes, como futebol, basquete, volei e beisebol.

Atualmente a marca é uma das principais fornecedoras esportivas da Europa estando atrás apenas da Nike e Adidas, e tem em seu portfólio importantes clubes como a Lazio, o Sporting, o Deportivo La Coruña, o Nice, Crystal Palace, Cagliari, Bologna, entre outros.

 
ESPN acerta com Renata Ruel
 

16/05/2019 - A ex-assistente de arbitragem da Federação Paulista de Futebol (FPF) e da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Renata Ruel Xavier de Brito, foi contratada pelo canal de esportes ESPN-Brasil, como comentarista de arbitragem, para substituir Sálvio Spínola Fagundes Filho, contratado recentemente pela Rede Globo de Televisão.

Renata tem 40 anos (12/12/1978), tem formação acadêmica em Administração pela PUC-SP e em Pedagogia pela Unimes. A ex-assistente é ainda pós-graduada em finanças e possuiu MBA em Gestão do Esporte pela FIA-SP e foi Secretaria Geral do Safesp (Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo) na gestão 2010-2014.

Formada pela escola de árbitros Flávio Iazzetti, da FPF em 2005, sendo integrada ao quadro estadual em seguida, foi promovida a relação nacional da CBF em 2011. Desligada oficialmente esta semana das funções na arbitragem para trabalhar como comentarista, ela fará sua estréia no próximo domingo, às 17h50, no programa Futebol na Veia.

 
Palestra de Arnaldo custa R$ 8 mil
 

29/04/2019 - O ex-árbitro e ex-comentarista de arbitragem da Rede Globo, Arnaldo César Coelho, 76 anos, aderiu à aposentadoria na TV no fim do ano passado, mas Arnaldo não parou de trabalhar. Além de estrelar comercial de telefonia, agora é palestrante.

O ex-comentarista conta todas as suas experiências profissionais no bate papo 'A Regra é Clara: aproveite as oportunidades', uma palestra que custa R$ 8 mil para os contratantes.

Na palestra, o ex-árbitro conta como aproveitou as oportunidades da vida para virar árbitro, para chegar à FIFA e também no trabalho no mercado financeiro, onde atuou por 40 anos.

 
Cartão vermelho da justiça
 

25/04/2019 - Um jogador, ao ser expulso de uma partida de futebol de salão, válida pelo campeonato municipal de Petrolândia, cidade de pouco mais de seis mil habitantes no Vale do Itajaí, deu um tapa no cartão vermelho, empurrou o árbitro e o xingou de "preto ladrão, nego safado e nego vagabundo". Além disso, fez ameaças ao árbitro precisando ser contido pelos policiais militares presentes no ginásio.

As ofensas e ameaças foram parar na justiça que condenou o agressor a um ano de prisão em regime aberto pelo crime de injúria racial, e a 15 dias de prisão simples pela prática da de vias de fato - ou seja, por causa do empurrão. Foi punido também com serviços à comunidade e multa de dois salários mínimos. Inconformado, o agressor recorreu a 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina que por unanimidade manteve a decisão do juiz Leandro Ernani Freitag da 2ª Vara da comarca de Ituporanga.

Os fatos ocorreram em setembro de 2015, no ginásio de esportes no centro de Petrolândia. Ainda no primeiro tempo da partida, o jogador agrediu um adversário e recebeu cartão amarelo. Na etapa complementar, de acordo com os autos, "ele deu uma voadeira em outro jogador" e foi expulso se revoltando contra o árbitro conforme autos da apelação criminal n. 0000340-34.2016.8.24.0035.
 

Publicidade

 
Sálvio na Globo
 

16/04/2019 - A Rede Globo contratou nesta terça-feira (16) o ex-árbitro FIFA Sálvio Spínola Fagundes Filho, atual comentarista de arbitragem na ESPN Brasil. Sálvio se junta aos ex-colegas de profissão, Paulo César de Oliveira e Sandro Meira Ricci na Central do Apito.

Spinola, que fica à disposição do canal ESPN até segunda-feira (22) e atuará nas finais dos campeonatos estaduais, estreara na nova emissora no começo do Campeonato Brasileiro, que começa no fim deste mês.

Além de deixar os canais ESPN, onde está desde 2013 para trabalhar na Globo, Sálvio terá de abrir mão do cargo de consultor no Internacional de Porto Alegre, cargo que ocupou recentemente.

 
Rabello não é mais chefe dos árbitros cariocas
 

14/04/2019 - Jorge Fernando Rabello não é mais presidente da comissão de arbitragem do Rio de Janeiro. Segundo as informações, ele deixa o cargo definitivamente no apito final do Campeonato Carioca, entre Flamengo e Vasco, no próximo domingo (21). O substituto será o atual vice-presidente José Carlos Santiago. Como na CBF, que manteve Cel. Marinho empregado, Rabello não deixará a FERJ, passará a comandar a Comissão de Planejamento, Desenvolvimento Técnico e Análise de Desenvolvimento.

Desde 2015 Rabello vem sofrendo denuncias no MP. Dentre as suspeitas que pairam sobre Rabello e seu grupo está o uso de dinheiro da cooperativa e do sindicato dos árbitros cariocas para compras pessoais, como roupas e jóias.

A FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) vai realizar uma reestruturação na arbitragem do estado. Vai criar novos departamentos e mudar alguns dirigentes de cargos. Todos eles sob comando de Luiz Mairovicth que passa a ser o braço direito do Presidente Rubens Lopes.

Veja abaixo como vai ficar a composição do departamento de arbitragem carioca.

Escola de Arbitragem: Prof. Doutor Carlos Elias Pimentel (Diretor da Escola).

Comissão de Planejamento, Desenvolvimento Técnico e Análise de Desempenho: Jorge Rabello (Presidente).

Comissão Operacional de Arbitragem: José Carlos Santiago (Presidente).

Ainda será designado comandantes para Corregedoria Geral da Arbitragem e Comissão de Ética e Disciplina.

 
Intervenção no SAPERJ
 

28/02/2019 - A Justiça do Rio de Janeiro determinou na quarta-feira (27) a intervenção do Sindicato dos Árbitros do Rio de Janeiro (Saperj) pelos próximos 90 dias. Estão sendo apuradas possíveis irregularidades cometidas pelo sindicato, pela FERJ e pelo presidente da Comissão de Arbitragem Jorge Fenando Rabello. A decisão foi dada pela juíza Gabriela Canellas Cavalcanti, da 67ª Vara do Trabalho.

Com a intervenção, uma junta formada por três advogados da Comissão da Justiça do Trabalho da OAB-Rj vai assumir o sindicato. A intenção será garantir a realização das eleições, que estão sendo postergadas desde dezembro de 2018. O não cumprimento, acarretaria em multa diária de R$ 5 mil e apuração de crime de desobediência.

A denúncia partiu da oposição. Jorge Rabello, Messias José Pereira e outros comandantes da arbitragem do Rio já estão na mira da Justiça há anos. Rabello comanda há 10 anos a Comissão e é suspeito na participação de diversas irregularidades tanto no sindicato como na cooperativa dos árbitros.

 
Portugal reajusta taxas em 10%
 

22/02/2019 - A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) chegou a um acordo com a Liga para o aumento nas taxas dos árbitros nas competições profissionais. O aumento será de 10% nos valores dos jogos, com efeitos retroativos ao início desta temporada.

As taxas não eram reajustadas desde 2009 e agora os árbitros passam a receber 1476 euros *(R$ 6.305,57) por partida na Primeira Liga e 1032 euros *(R$ 4.408,77) na Segunda Liga.

*Pela conversão do dia 1 Euro= R$ 4,27 reais.

O acordo foi sacramentado após longas negociações entre a APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Com o entendimento, os árbitros passaram a utilizar novamente o logotipo da Liga “NOS”.

 
Testes CBF
 

21/02/2019 - A Federação Maranhense de Futebol esta realizando testes com árbitros do estado do quadro nacional da CBF. Ao todo, vinte e quatro pessoas entre árbitros, assistentes e analistas serão avaliados.

As atividades, físicas e teóricas, ficarão sob comando do instrutor físico da CBF, Francisco José Soares, também conhecido como Franzé. O instrutor, que é de Fortaleza no Ceará, desembarcou nesta quinta-feira (21) em São Luís, para a realização dos testes.

Segundo programação da FMF, as atividades terão inicio às 14h da sexta-feira (22), com a aplicação de testes teóricos, no auditório do TJD da Federação. Já os testes físicos ocorrerão na pista de Atletismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a partir das 17hs  com o preparador Carlos Augusto Alves Pereira com supervisão de Francisco José.


Fechar

Publicidade

Copyright © 2009 - 2021   www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade