Rapidinhas do Apito

 

 

 

 
SAFESP participou do congresso da ANAF
 

09/12/2020 - O SAFESP (Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo), representado pelo presidente Aurélio Sant’Anna Martins, participou do Congresso Nacional realizado pela Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF) na cidade de Recife, nos dias 4 e 5 de dezembro.

Além de São Paulo, o evento contou com representantes dos demais sindicatos do Brasil e visou discutir, dentre outros temas, a aprovação de contas da entidade nacional e do novo estatuto, aprovados na ocasião. O presidente Aurélio foi um dos mais participativos na conferência, vocalizando em muitos dos debates em prol da classe da arbitragem e buscando o desenvolvimento e melhoria das condições do nosso meio profissional.

A ANAF também sorteou 2 carros zero km para os árbitros contribuintes da entidade. Infelizmente nenhum carro foi sorteado para São Paulo, mas ficamos contentes que outros estados irmãos foram beneficiados.

Nota do Apito

Atualizado - 16/12/2020 - Durante o Congresso, ouve uma aproximação entre Arthur Alves Junior e Aurélio Martins, onde discutiram, madrugada adentro até o amanhecer do dia, assuntos pendentes da entidade. Segundo apurado, Arthur Alves teria se prontificado a estar na sede da entidade, no momento que os atuais dirigentes quiserem, para dar os devidos esclarecimento sobre suas duas gestões.

O ex-presidente ainda teria se oferecido para intermediar um acordo entre o Safesp e a FPF para o sindicato voltar a gerir a folha de pagamento dos árbitros e assim conseguir recursos para manter a sede em atividade.

Por sua vez, Aurélio teria sinalizado que não realizara caça as bruxas com possível auditoria e que seu intuito ao se candidatar seria apenas tirar o ex-presidente do cargo e que não tem nenhuma idéia de como recuperar a entidade, que supostamente, segundo ele, estaria falido!

Fonte: Safesp

 
Ex-árbitro deve assumir sindicato paulista
 

27/11/2020 - Pelo que tudo indica, o ex-árbitro CBF, Rodrigo Braghetto, sacado após denúncia da final do campeonato paulista de 2013, entre Corinthians e Palmeiras, deve ser indicado em breve como administrador do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo (Safesp).

Segundo uma fonte próxima a Braghetto, ele teria recebido o convite do atual presidente Aurélio Sant’Anna Martins que teria alegado falta de tempo e disposição para dar expediente no sindicato todos os dias tendo em vista que mora em Jacareí, município distante cerca de 80 km da capital paulista. Pelo convite, Braghetto seria assessor especial da presidência com totais poderes para gerir a entidade dos árbitros e sua remuneração supostamente seria conforme sua performance na captação de recursos para a entidade, o que seria uma espécie de terceirização da administração do sindicato, muito comum em clubes de futebol que formam parcerias na gestão com empresas.

Após ser escalado para apitar a final do Paulistão de 2013, Braghetto foi sacado antes do jogo após o "Blog do Paulinho” publicar que, a empresa Apto Esportes, de propriedade do ex-árbitro, prestava a época, serviços ao departamento amador do Corinthians. Rodrigo Braghetto foi árbitro da Federação Paulista de Futebol (FPF) por 16 anos, 14 deles no quadro da CBF e encerrou a carreira após o episódio de 2013. Desde então vem atuando como empresário de jogador, comentarista de TV e treinador de futebol.

A ‘Aptos Esportes’ - Assessoria e eventos esportivos -, empresa de Braghetto, é uma das que compete com o sindicato na captação de jogos do futebol amador no estado, principalmente na região metropolitana da capital paulista e segundo informações, desde que encerrou a carreira, o ex-árbitro não teve nenhum vínculo com o sindicato e muitas vezes foi taxado como persona non grata na entidade.

Contatado, Braghetto nada respondeu sobre a informação.

 
Assistente corrigida pelo marido
 

19/10/2020 - A partida entre Fortaleza e Palmeiras, pela 17’ rodada do Campeonato Brasileiro, marcou um fato curioso envolvendo Rodrigo Nunes de Sá, árbitro de vídeo do jogo, e a assistente Andréa Marcelino de Sá. Ao validar o gol de Deivid do Fortaleza, que havia sido marcado impedimento de forma incorreta, Rodrigo corrigiu o erro de sua própria mulher.

Aos 34 minutos da primeira etapa, Ronald tocou para Deivid apenas empurrar para o gol, mas Andréa levantou a bandeira indicando o impedimento. O lance passou pela revisão do VAR, que viu o erro e indicou para o árbitro Marcelo de Lima Henrique a posição legal do atacante.

Casados desde 2006, Rodrigo e Andréa são árbitros da federação carioca de futebol (FERJ). O casal já atuou junto em algumas partidas no futebol brasileiro também como árbitro de campo e assistente.

"A gente se entende pelo olhar", diz Rodrigo Sá, mas a relação amorosa que envolve bola, apito, cartões e súmulas agora tem um VAR de olho nas decisões em campo do casal.

 
Morre Becão, ex-árbitro CBF
 

08/09/2020 - O ex-árbitro Lourival Domingos Lopes, também conhecido como Becão, morreu nesta terça-feira (8) em Porto Velho, Rondônia, aos 66 anos (12/03/1954), vítima de câncer no fígado. Lourival começou a carreira de árbitro por acaso, em 1972, quando passou a apitar jogos no amador. Em 1982 fez curso pela federação rondoniense de futebol e cinco anos mais tarde chegou ao quadro nacional da CBF.

Além de árbitro, Lourival foi jogador, presidente do sindicato dos árbitros de futebol e técnico de clubes de Rondônia como Cruzeiro, Flamengo, Moto Clube e Ferroviário. Becão fez história na região amazônica onde era conhecido como ‘demônio da Amazônia’ pela sua postura e respeito em campo.

Becão era pai de quatro filhos, entre eles o jogador Júnior de Araújo Lopes com passagem pelo futebol paulista e pela Europa e a assistente Márcia Bezerra Lopes Caetano, FIFA até 2018.

Minhas condolências à família e que Deus pai todo poderoso o receba de braços abertos no reino do céu!

 
Curso de  árbitros de futsal
 

21/08/2020 - O Sesc/RS abriu as inscrições para curso de formação de árbitros de futsal, que será realizado em parceria com a Federação Gaúcha de Futebol de Salão. A capacitação terá 36 horas de conteúdo teórico e será ministrado de forma virtual na modalidade de Ensino a Distância (EAD), e 16h de módulo prático  presencial.

As inscrições irão até o dia 18 de setembro de 2020 no site do Sesc. Os candidatos deverão ter no mínimo 17 anos e ensino médio completo. O módulo teórico ocorrerá de 21 de setembro a 28 de outubro de 2020, sempre nas segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h, totalizando 36 horas.

O módulo presencial é obrigatório, terá a duração de 16 horas (um final de semana) e será realizado com aviso prévio de 15 dias de antecedência em uma Unidade do Sesc-RS, em cidade(s) a ser(em) definida(s), assim que as autoridades liberarem as atividades presenciais.

O Curso terá dois lotes de inscrições: o primeiro de 19 a 31 de agosto de 2020, com 75 vagas, no valor de R$ 500. O segundo lote de 1° a 18 de setembro de 2020, com 75 vagas, no valor de R$ 550, podendo ser parcelado em até 10 vezes no Cartão de Crédito.

Mais informações no site do Sesc ou nas Unidades do Sesc RS.

Publicidade

 
SINAFEP inaugura Sub-sede
 

23/07/2020 - O Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado da Paraíba (SINAFEP-PB), buscando maior organização e estrutura para associados e toda categoria de árbitros do Estado, estará inaugurando, a partir das 14hs do próximo dia 06 de agosto, as instalações na nova sub-sede do sindicato na cidade de Campina Grande.

A reativação da sub-sede em Campina Grande virá com grande intuito de aproximar e atender os árbitros não só de Campina Grande, mas de cidades circunvizinhas, dando todo o suporte para a realização de eventos ligados a entidade e como também, para a acomodação e realização do novo curso de árbitros que brevemente será lançado em Campina Grande.

O evento, que contará com a presença do presidente do SINAFEP-PB, Adeílson Sales, fica localizada na Rua Otávio Batista Cabral, nº 408, no bairro Rocha Cavalcante/Campina Grande.

 
Arbitragem feminina cresce no Reino Unido
 

03/06/2020 - O número de mulheres árbitras no Reino Unido cresceu 72% desde 2016, segundo estudo divulgado hoje pela Football Association, entidade responsável pelo futebol naquele país. Ao todo, o país teve um aumento de 2.146 mulheres no comando das partidas. Outro dado da associação mostra que a superliga feminina britânica passou a ter 98,3% de decisões corretas após incluir mais mulheres do que homens na arbitragem dos jogos.

A organização entende que ainda falta um longo caminho para alcançar a equidade na categoria, mas garantiu que tem planos para ampliar o espaço das mulheres. "Estamos onde queremos estar? Não, esta é uma jornada de longo prazo e em constante evolução, e a estratégia 2020-24 revelará como pretendemos elevar os padrões e aumentar nossos números, aumentando as oportunidades para árbitras de todas as origens" - disse a Football Association.

 
Instituto Federação Paulista de Futebol
 

21/04/2020 - A Federação Paulista de Futebol (FPF), entidade Estadual do desporto e desenvolvimento do futebol, viu nas prerrogativas da Lei Federal do Marco Regulatório do Terceiro Setor (Lei Federal 13.019/14) e em outras legislações específicas, mais uma oportunidade de criar um campo de novos negócios e receitas, pois, as empresas que apóiam institutos e/ou projetos por eles desenvolvidos ganham incentivos fiscais.

A verba aos institutos, em geral, pode vir de doações, diretas de marketing de empresas ou de projetos incentivados como os que a própria FPF já desenvolve via Governo Estadual através da Lei de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude (SELJ), dentre os quais podemos citar o Campeonato Paulista de Futebol Feminino.

O nome e marca já encontram-se registrados no INPI - Instituto Nacional Propriedades Industriais e teve sua homologação na última terça-feira, dia 14/04.

 
Contas bloqueadas
 

12/02/2020 - Como este veículo vem noticiando a algum tempo, a Federação Amapaense de Futebol (FAF) não vem pagando ou pagando de forma parcial os árbitros daquele estado. A situação já vem se arrastando a pelo menos três anos.

Pelo visto, os modus operandi da entidade agora atinge também os funcionários que também estariam sem receber. Segundo uma fonte em Macapá, a justiça teria bloqueado    as contas da FAF após denúncias de alguns árbitros no Ministério Publico.

Segundo ainda as informações da fonte, os árbitros que colocaram a Federação Amapaense de Futebol na justiça estariam sendo punidos como represália por terem procurados à justiça.

Recentemente, em uma audiência com um dos árbitros, a FAF tentou negociar um acordo abaixo do valor devido, como já fez em outras situações com outros árbitros, porém não foi aceito e uma nova audiência teria sido marcada.

Ou seja, apesar do repasse de cerca de 1 milhão de reais ano por parte da CBF, tudo continua na mesma no extremo norte do país e os árbitros e agora os funcionários também, amargando a falta de pagamentos. Vamos ver até quando essa situação irá se arrastar, sem que nada seja feito.

 
Iletrados do Safesp
  06/02/2020 - Do Blog do Paulinho

Por Paulinho

Durante a semana, o SAFESP (Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo) publicou ‘nota de repúdio’ aos comentários de Juca Kfouri e Cosme Rímoli, que criticaram a trágica arbitragem de São Paulo e Novorizontino, pelo Paulistinha.

No texto, erros graves de português, apesar do presidente ser advogado e ter a seu lado um jornalista que não pode, por graves acusações, pisar em Catanduva.

Dias depois, a Federação Paulista de Futebol não só afastou os árbitros criticados como deu publicidade à operação, expondo-os ao escárnio popular.

Estranhamente, o SAFESP, que tem a obrigação de defendê-los, se calou.

Talvez o fato da vice-presidente do órgão, Regildênia de Holanda Moura, ser, em claro desvio ético, escalada pela FPF para trabalhar em partidas de divisões inferiores tenha influenciado na precaução.

 
 


Fechar

Publicidade

Copyright © 2009 - 2021    www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade