Guatemalteco apita final do Mundial
 

19/12/2014 - A FIFA anunciou nesta sexta-feira (19) que o guatemalteco Walter Lopez será o responsável por conduzir a decisão do Mundial de Clubes entre Real Madrid e San Lorenzo marcada para às 17h30 (de Brasília) deste sábado (20) no Grand Stade de Marrakesh em Marrocos. Seu compatriota Gerson Lopez e Leonel Leal da Costa Rica serão os assistentes. O quarto árbitro será o marfinense Noumandiez Doué.

Cotado para apitar a final, o português Pedro Proença foi escalado para a partida que vai decidir o terceiro lugar, entre Cruz Azul e Auckland.

Aos 34 anos (25/09/1980) e árbitro FIFA desde 2006, Lopez tem uma vasta experiência em competições internacionais. Atua como árbitro na Liga Nacional de Futebol de Guatemala, Concacaf Champions League, Copa de Ouro. Atuou nos Jogos Olímpicos de 2010, campeonatos Mundial Sub-20 e 17, Eliminatórias da Copa do Mundo 2010 e vários amistosos internacionais.

Atuou também na Copa América de 2011 na partida Honduras x Costa Rica pela primeira fase da competição. No Mundial Sub-20 de 2011, atuou nas partidas Argentina x Inglaterra e Egito x Áustria pela primeira fase e apitou o confronto entre Brasil x Espanha pela quarta de final. Neste mundial atuou na partida de abertura do torneio entre Moghreb Tétouan (3) 0x0 (4) Auckland City.

 
Publicidade

Drones
 

15/12/2014 - Para o ex-jogador Franz Beckenbauer, lenda do futebol mundial, árbitros serão substituídos no futuro pela tecnologia. Presidente de honra do Bayern de Munique, Franz tem um palpite para o futuro da arbitragem no futebol. Em entrevista ao Canal SKY90, ele disse que os juízes deixarão de existir em breve e serão substituídos por drones, pequenos veículos aéreos controlados por controle remoto.

"Estamos prestes a viver em um século de evolução tecnológica. Todos sabemos que isto não vai parar apenas na tecnologia da linha do gol. Em algum momento, vamos deixar de precisar dos árbitros. Drones vão observar tudo o que acontece no campo" - disse Beckenbauer.

Questionado se a idéia era apenas uma hipótese, o ex-craque disse que realmente acredita na troca no futuro.

"Acredito que esse é o futuro. Não vou estar vivo quando acontecer, serão os outros que vão lutar por isso" encerrou o ex-jogador.

 
COAFESP será Dissolvida
 

11/12/2014 - Subiu no teto e virou mico a pretensão dos dirigentes do futebol em transferir para cooperativas a parte administrativa da arbitragem para diminuir custos operacionais e com impostos.  Fundada em 03 de outubro de 2007, a Cooperativa de Trabalho dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo (COAFESP), deixara de existir oficialmente no próximo dia 20 de dezembro, data marcada para a realização de assembleia geral extraordinária com os cerca de 500 cooperados para entre outros assuntos discutirem a dissolução e liquidação da entidade.

Afundada desde 2012 em uma divida milionária com o fisco federal (COFINS), a dissolução da cooperativa é vista como um presente de natal para os árbitros paulistas que na sua esmagadora maioria é contra duas entidades representar a categoria no estado. Também comemoram o fato de que diminuirão em 50% os descontos nas taxas que recebem nos jogos da FPF, pois será descontado apenas 3% em vez dos 6% como era anteriormente. Os árbitros também deixarão de pagar os cerca de 500 reais para ingresso na entidade, que era obrigatório, e os 360 reais anual de cota de participação.

Como a Coafesp foi criada por vontade da presidência da FPF, cujo então presidente Marco Polo Del Nero tinha como meta a criação de uma  cooperativa nacional, tudo indica que a ordem de fechar a casa tenha vindo do mesmo local, tendo em vista  que a mudança na lei das cooperativas que elevou os custos e o prejuízo apresentado desde sua criação, forçaram os dirigentes tomar a decisão deixando apenas que a ultima pá de cal seja jogada pelos árbitros na assembleia com data já marcada.

 
Mundial de clubes
 

10/12/2014 - O duelo entre Moghreb Athlétic de Tétouan (Marrocos) e Auckland City Football Club (Nova Zelândia), disputado na tarde de hoje, deu inicio a edição 2014 do Mundial de Clubes. Na partida disputada em Rabat, o time neozelandês precisou dos pênaltis para superar a equipe da casa por 4 a 3, após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação.

O torneio deste ano reúne cinco estreantes na competição  e velhos conhecidos da competição como Real Madrid e o Auckland City. O Mundial deste ano é disputado pela segunda vez consecutivo no Marrocos e depois de muito tempo não conta com um representante brasileiro, já que o representante da América do Sul é o San Lorenzo, campeão da Libertadores.

A competição conta com apenas um trio de arbitragem da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). O Comitê de Árbitros da entidade mundial convocou Wilmar Roldán da Colômbia e seus compatriotas Eduardo Diaz e Alexandre Gusmán para atuarem no torneio.  Roldán, um dos melhores árbitros da Conmebol, com duas finais consecutivas da Copa Libertadores, e participação na Olimpíada de Londres em 2012, não teve uma boa participação na última Copa do Mundo disputada no Brasil.

Em 2013 o trio brasileiro que atuou na Copa do Mundo Fifa 2014 foi o representante na mesma competição, inclusive atuando na partida final entre Bayer de Munique (Alemanha) x Raja Casablanca (Marrocos). Esta será a 11ª edição do torneio que reúne os clubes campeões das seis confederações continentais. A competição é disputada em sistema eliminatório.

 
Aniversariando
 

23/11/2014 - Corrigido - Esta aniversariando hoje (23/11) Marco Antonio Martins, presidente reeleito da ANAF (Associação Nacional dos Árbitros de Futebol). Martins que é de Florianópolis comemora hoje seu quadragésimo oitavo ano de vida. É casado com Roselene Martins (Rose) com quem tem duas filhas - Bárbara de 15 anos e Isadora de 8.

Além da presidência da ANAF, Martins é  desde 2004 Presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Santa Catarina (Sinafesc).

Fora da arbitragem é coordenador administrativo do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O Apitonacional parabeniza o homem, o pai de família, o administrador e o amigo Martins a quem temos a honra de fazer parte do seu rol de amizade há pelo menos uma década e somos testemunha do seu caráter ilibado, da sua enorme generosidade e fidelidade para com seus próximos.

Parabéns Martins!

 
Vetado
 

14/11/2014 - Jogadores e membros da comissão técnica do São Paulo não pouparam críticas ao experiente árbitro Heber Roberto Lopes, responsável por conduzir uma arbitragem confusa e polêmica no confronto contra o Internacional, que validou um gol irregular do colorado - marcado pelo zagueiro Paulão, em completa posição de impedimento, aos 17min do primeiro tempo.

Visivelmente desconfortado, o presidente são-paulino, Carlos Miguel Aidar, enviou um ofício à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), pedindo que Heber não apite mais partidas do clube. A solicitação, feita via correio eletrônico, já foi encaminhada para análise da Comissão de Arbitragem. Todavia, não possui previsão de resposta.

Ao final do primeiro tempo, o técnico Muricy Ramalho admitiu que Heber confirmou o erro do auxiliar FIFA Kleber Lúcio Gil, de Santa Catarina, e preferiu não acentuar a polêmica. Porém, Rogério Ceni e Luís Fabiano, líderes do plantel, não pouparam críticas ao trio de arbitragem, e acabaram repreendidos.

Ataíde Gil Guerreiro, vice de futebol, após o apito final, alegou que o erro havia sido premeditado, em virtude das críticas que o time tricolor teceu à CBF, principalmente no que diz respeito às convocações da Seleção Brasileira.

Publicidade
 
A fila andou
 

13/11/2014 - Chegou ao fim mais um affair de Marco Polo Del Nero, 73 anos, presidente da Federação Paulista de Futebol, com a modelo Carol Muniz, 28 anos, ex-musa do Bahia e capa da revista Sexy de julho. A modelo contou os motivos do término do namoro de pouco mais de um mês. Segundo Carol, seus projetos e momentos são diferentes do dirigente e que foi uma decisão de ambas as partes. A modelo contou ainda que o cartola da CBF queria que ela trabalhasse com jornalismo esportivo na CBF, mas que ela quer seguir a carreira de modelo e atriz. 

Carol disse também que sempre foi muito solta, dona de si, que sempre expôs seu corpo, que saiu nua e afirmou que não quer isso para sempre, mas também não quer se envolver em outro trabalho que não seja do seu mundo e que não é uma boneca sem personalidade.

Futuro presidente da CBF, o dirigente vive uma grande fase no quesito conquistas. De bom gosto, nos últimos anos Del Nero tem fisgado o coração de diversas beldades. Antes da belíssima Carol Muniz, fisgou as modelos Katherine Fontenele e Carol Galan. Fontenele, de 23 anos, e Galan, de 30, trabalham na Federação Paulista de Futebol, que é presidida por Del Nero. O dirigente assumirá a CBF no lugar de José Maria Marin em abril de 2015. Até lá, pelo ritmo do dirigente, outras modelos já farão parte da sua seleta lista de conquistas.

 
Só salvou Nadine
 

12/11/2014 - A diretoria do São Paulo ficou indignada com a atuação do árbitro Heber Roberto Lopes no empate por 1 a 1 com o Internacional, em partida realizada na noite desta quarta-feira, no estádio do Morumbi. Em conversa com a imprensa por telefone, o vice-presidente de futebol do Tricolor, Ataíde Gil Guerreiro, atacou duramente o erro que ocorreu no gol do time gaúcho, marcado pelo zagueiro Paulão. O dirigente só poupou a assistente Nadine Bastos e deixou no ar que sua equipe esta sendo retaliado por ter criticado a CBF recentemente.

"Sinceramente, nem dá vontade de falar. O que aconteceu aqui todos viram. O São Paulo não dá sorte com esse árbitro, não ganha uma partida desde 2009. Quero acreditar que foi por incompetência apenas. É muita incompetência para um trio de arbitragem só. Só salva a Nadine, que além de competente é muito bonita. O resto não serve para nada. Não é possível tanta incompetência da CBF. Começa nos seus dirigentes e desce para o seu quadro de árbitros" - afirmou Guerreiro.

"Se não foi por incompetência, tenho de pensar que é algo direcionado porque o São Paulo está batendo de frente ultimamente, porque tem visto muita coisa errada. Não é possível tanta incompetência da CBF. O que aconteceu foi simplesmente lamentável. Falhas podem acontecer, mas o que aconteceu foi demais" – ressaltou o vice de futebol, que não respondeu se o São Paulo fará um protesto formal na CBF.

 
Chevrolet deixa estaduais
 

09/11/2014 - A Chevrolet não renovará os patrocínios que mantém atualmente no futebol. A empresa mantinha contrato com 22 das 27 federações estaduais, mas confirmou que os aportes serão descontinuados no próximo ano já que a empresa fechou com a CBF para ser parceira da seleção brasileira e do Campeonato Brasileiro. Dessa forma, ficou evidente o uso político dos estaduais. Em 2013, a marca foi levada aos campeonatos pelo presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero. O Campeonato Paulista havia sido o primeiro a fechar com a Chevrolet, ainda em 2012.

Na época, o dirigente era candidato a presidente da CBF. O patrocínio levado às confederações aumentou o seu prestígio para as eleições e, com amplo apoio, conseguiu ser candidato único. Um oponente só poderia surgir caso tivesse suporte formal de cinco clubes e oito federações. Marco Polo Del Nero assume a presidência da CBF, oficialmente, em abril de 2015. Já eleito presidente, o vice de José Maria Marin fechou finalmente o contrato da Chevrolet com a CBF; a marca entrou no lugar da Volkswagen, que mantinha contrato com a entidade até a Copa do Mundo deste ano.

 
Roupa nova
 

08/11/2014 - A Federação Paulista de Futebol (FPF) e a Cambuci S.A, detentora da marca ‘Penalty’, acertaram parceria para a próxima temporada. A marca estará presente na bola oficial e nos uniformes dos árbitros das diversas competições da entidade paulista. Os valores e duração do contrato não foram divulgados.

A Alpargatas S.A, detentora da marca ‘Topper’, deixa a FPF após 11 anos. Desde 2004 era a fornecedora oficial de bolas e dos uniformes dos árbitros.

Com o contrato, a Penalty fornecerá as bolas e uniformes dos árbitros nas Séries A1, A2, A3 e segunda divisão além da Copa São Paulo de Futebol Júnior e no Campeonato Paulista Feminino de Futebol.

A empresa que ficou doze anos longe da arbitragem paulista, não disponibilizara camisas pretas. Segundo apurado, o motivo é a não utilização da cor pelos árbitros, fato constatado após estatísticas das cores mais utilizadas.

 
Novo chefe
 

04/11/2014 - No cargo desde o final de 2012, o ex-arbitro FIFA pelo Distrito Federal, Luciano Almeida, pediu demissão da presidência da Comissão Distrital de Arbitragem da Federação Brasiliense de Futebol (CDAF/DF). Luciano era o presidente, mas como é do conhecimento de todos, quem escalava os árbitros e mandava na CDAF era o também ex-arbitro José Caldas.

Segundo informações vindas daquele estado, Luciano Almeida será substituído por Geufran Almeida que terá Rodrigo Paulino como secretario da comissão. O atual vice-presidente, José Caldas de Souza, que provavelmente continuara mandando e desmandando, continua como vice.

No inicio de 2013, Luciano não aceitou ingerência de Josafá Dantas, presidente da Federação Brasiliense de Futebol, nas decisões da comissão e pediu demissão. Mas a saída do ex-FIFA nunca ocorreu de fato, Luciano continuou no cargo como uma espécie de rainha da Inglaterra. Ou seja, era o presidente, mas quem comandava a comissão era seu vice José Caldas.

O novo comandante do apito candango, Geufran Almeida de Oliveira, nunca foi árbitro, mas há anos exerce a função de assessor de arbitragem da FBF e da CBF. Recentemente realizou curso de árbitros como ouvinte para adquirir conhecimentos técnicos.

Já o secretario Rodrigo Paulino é árbitro atuante formado na turma de 2005 e um dos diretores da escola de arbitragem do Distrito Federal.

 
Eleições no SAFESP
 

10/10/2014 - O próximo domingo, dia 12 de outubro, será um dia de festa e de escolha para arbitragem paulista, especialmente para os associados do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo (Safesp), que estarão reunidos das 9 às 17hs no Clube Atlético Tremembé, na capital paulista, para, entre torneio de truco, celebração de Nossa Senhora Aparecida, futebol society e recreação para as crianças, referendar através de eleição, mais uma gestão Arthur Alves Junior para o quadriênio 2015/2019.

Arthur Alves Junior, na presidência do Safesp desde abril de 2011, quando sucedeu Sérgio Corrêa da Silva, é ex-assistente CBF, tem 50 anos, é secretario geral da ANAF e membro da comissão de arbitragem da Federação Paulista de Futebol. Arthur será praticamente aclamado pelos presentes, pois nenhuma chapa de oposição se inscreveu para enfrentá-lo nas urnas.

A posse para a nova gestão esta marcada para acontecer no dia 09 de abril, data em que se comemora também o aniversario do sindicato.

O Apitonacional deseja boa sorte, que Arthur tenha uma administração transparente, voltada aos associados e que continue administrando defendendo os interesses dos associados e respeitando a oposição e opiniões em contrario.

Publicidade
 
Taxas atrasadas no RJ
 

03/10/2014 - Árbitros do Rio de Janeiro tem reclamado cada vez mais que não estão recebendo as taxas de arbitragem nas competições profissionais em andamento (Segunda divisão e Copa Rio). As reclamações são todas em off, pois quem falar publicamente sobre o assunto, corre o risco de ser excluído do quadro.

Segundo informações de um deles, as taxas não pagas vem se acumulando há algum tempo, que tem árbitros com cerca de dez taxas atrasadas e sem previsão de quando irá receber.

Para piorar a situação, o não pagamento das taxas não estariam sendo relatados em sumulas por medo de represálias, tendo em vista que os representantes dos árbitros na cooperativa e no sindicato são os mesmos da comissão de arbitragem da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ).

Procurado, Jorge Rabello, presidente do Sindicato dos Árbitros e da Comissão de Arbitragem Carioca, não respondeu o contato.

 
Caiu na real
 

22/09/2014 - O presidente do sindicato dos árbitros do Rio Grande do Sul (Safergs), Carlos Castro, visivelmente decepcionado com a situação, revelou em um desabafo em sua pagina na rede social (facebook), que a entidade que preside há quase um ano, não mais escalara árbitros em campeonatos amadores. Segundo o dirigente, a decisão foi tomada pela falta de comprometimento e pela pouca disponibilidade dos associados para serem escalados o que esta fazendo com que o sindicato tenha que quebrar critérios e escalar pessoas que não deveriam ser escaladas, pois há contratos a cumprir.

Segundo Castrinho, como também é conhecido, ao assumir o Safergs, uma de suas preocupações era trazer campeonatos de nível para ofertar trabalho e consequentemente uma renda extra aos associados e que a entidade escala cerca de 50 árbitros para jogos nos finais de semana, em todo o Estado do RS. O dirigente diz que a partir de 2015, o sindicato abrirá mão de oferecer essa atividade a seus associados ou só firmará contrato com um ou outro campeonato mais tradicional.

Castrinho ainda disse que muitas vezes, só a vontade de trabalhar e buscar o melhor para uma categoria não é suficiente para alcançar os objetivos e encerra dizendo que assim é a vida... aprende-se com o sucesso e também com o fracasso das idéias.

 
Caseiro
 

09/09/2014 - O árbitro Flávio Rodrigues Guerra relatou na sumula da partida Atlético-MG 1x0 Botafogo-RJ, disputada no último domingo, no Independência, em Belo Horizonte, que o técnico da equipe carioca, Vagner Mancini, o chamou de "caseiro" e "pipoqueiro".

Um dos motivos da revolta do comandante botafoguense foi a expulsão do zagueiro Dankler no início do segundo tempo, após entrada dura na revelação adversária Carlos. Com a vantagem numérica, os donos da casa asseguraram a vitória em cobrança de escanteio e cabeçada de Leonardo Silva.

"Ao término da partida, o treinador da equipe do Botafogo adentrou ao campo de jogo, indo ao encontro da equipe de arbitragem e com o dedo em riste proferiu as seguintes palavras: Flávio, hoje você foi caseiro e pipoqueiro, eu tenho moral pra falar isso, repetiu a frase por várias vezes", escreveu o árbitro paulista.

Guerra também relatou ter expulsado o auxiliar técnico do Bota, Regis Angeli, após este ser flagrado usando celular no banco de reservas, o que é proibido pela CBF.

 
Idade limite
 

01/09/2014 - O presidente da comissão nacional de arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa, enviou recentemente para todas as federações, as normas de ingresso de árbitros no quadro internacional da FIFA com intuito de obter sugestões sobre o assunto.

Segundo informações, é pensamento do comando da CA sugerir à FIFA o fim do limite de idade tanto no ingresso como no fim da carreira limitando a participação dos apitadores aos testes físicos. Segundo nossa fonte, a CA entende que limitar em cinqüenta anos a idade máxima do árbitro internacional alem de ser mais justo traria ganhos com a experiência acumulada pelos homens de preto ao longo da carreira.

Estudos recentes mostraram que a limitação de idade em trinta e oito anos no ingresso e quarenta e cinco na aposentadoria não trouxe ganho algum, pelo contrario, tirou do cenário árbitros em boa condições físicas e técnicas como gaúcho Carlos Simon jubilado no ápice da forma física. A medida também se faz necessária devido a falta cada vez mais de bons árbitros para a repor as vagas abertas todos os anos com o mínimo de qualidades.

 
 

O sonho não acabou

 

27/08/2014 - Ele tem 39 anos, não é mais um jovem e já caminha para a parte final da carreira. Sempre encontrou muitas dificuldades com a parte física, dificuldade essas que o deixou fora de uma Copa do Mundo.

Mesmo contra todos os prognósticos - fez o tempo mínimo exigido essa semana em um teste da FIFA - o gaúcho Leandro Pedro Vuaden projeta participação na Copa de 2018. Dos 39 anos de vida, 17 foram dedicados á arbitragem e toda a bagagem acumulada nesse longo período faz com que ele não descarte participação na Copa do Mundo de 2018.

Teve a grande chance de participar da Copa de 2014, que foi disputada no Brasil, mas foi preterido após reprovar em testes físicos. Segundo ele, ''não existem mágoas, mas o desejo de prosseguir atuando em alto nível''.

O Mundial de seleções ainda é um sonho para Vuaden. Da mesma forma, atuar em uma decisão da Copa Libertadores da América e da Copa Sul-Americana. Para isso, ele se afastou da mídia no último ano.

“Hoje minha preocupação volta-se para fazer grandes jogos, e não aparecer em todas as partidas”, explica Vuaden.

Publicidade
 
Luto
 

17/08/2014 - A arbitragem rondoniense e nacional esta de luto, faleceu na ultima sexta-feira, dia 15 de agosto, Renato Kuhn, de 30 anos, em acidente de trânsito em Rolim de Moura-RO. Renato estava em uma motocicleta com a esposa, Joyce Cardoso, que também faleceu, quando o assistente perdeu o controle e a moto se chocou com um caminhão no Bairro Beira Rio.

Renato formou-se árbitro em 2010 e desde então fazia parte do quadro de árbitros da Federação de Futebol do Estado de Rondônia, FFER, onde atuava como assistente. A sua ultima partida ocorreu cerca de uma semana antes do acidente, no dia 9 de agosto, quando o Vilhena venceu o Pimentense por 2x0 se sagrando campeão do  Rondôniense Sub-20/2014.

 
Grampeados
 

14/08/2014 - O comentarista de arbitragem da Rede Globo, o ex-árbitro Arnaldo Cezar Coelho, disse na semana passada que algumas pessoas não identificadas estão tendo acesso à freqüência dos rádios dos árbitros e gravando as conversas deles em campo durante as partidas.

Segundo Arnaldo, ele recebeu informações que os rádios estão sendo grampeados e que as gravações já foram oferecidas a ele, inclusive com certas bobagens ditas por árbitros quando um jogador é advertido.

Não há detalhes dos jogos que houve tais “grampos” nos rádios, nem a freqüência com que isso ocorre. Mas se confirmado, a situação é perigosa e se vier a público alguma coisa, pode comprometer o trabalho e a credibilidade da arbitragem.

 
Assembléia ANAF
 

13/08/2014 - A ANAF convocou seus associados para comparecerem a Assembléia Geral Ordinária e Extraordinária a se realizar nos dias 21 e 22 deste mês em São Paulo.

Os trabalhos que serão divididos em dois dias, tem seu inicio previsto para às 18:30hs do dia 21 (quinta-feira), no salão nobre da Federação Paulista de Futebol. As discussões e deliberações prosseguem no dia 22 (sexta-feira), a partir das 09:00hs na sede do SAFESP-Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo.

Uniformes da arbitragem, direito de imagem, efetivação da profissão de árbitro e taxas de arbitragem para 2015 estão na pauta de discussões.

 
Defensor
 

12/08/2014 - Cada vez mais as exigências para candidatos fazerem curso de árbitro em todo país tem caído e não por vontade das federações. Agindo de forma silenciosa nos bastidores e sem apoio de ninguém, o assistente carioca Marçal Mendes vem obtendo conquistas para a categoria de deixar enciumado qualquer dirigente do apito no país.

Por iniciativa de Mendes, varias federações já tiveram que assinar TACs com o MPT onde renunciam varias das exigências em desfavor dos árbitros. Já foi assim no Rio Grande do Norte, Paraná, São Paulo e recentemente no Rio Grande do Sul.

No final de maio deste ano, a Federação Gaúcha de Futebol, que fazia constar nos editais do curso de árbitros, a proibição de candidatos após 32 anos, teve que recuar e entrar em acordo com a procuradora Paula Roussef Araújo do MPT onde aceita mudar seus procedimentos a partir de 2015.

O TAC - Termo de Ajuste de Conduta - assinada entre a FGF e o MPT foi a de nº 156/2014. No seu principal item, a Federação aceita deixar de incluir entre os requisitos para a participação no curso de formação de árbitros que ministrar, a partir de 2015, a exigência de idade máxima de 32 anos. Para que o acordo seja cumprido, o MPT estipulou multa pelo descumprimento de R$ 20 mil por ocorrência.

 
Revoltados
 

05/08/2014 - Nenhum deles tem a coragem de reclamar publicamente ou com seu chefe Sérgio Corrêa, mas a grande maioria dos árbitros que atuam nas competições da CBF estão revoltados com o sistema implantado pela entidade que joga sobre eles a responsabilidade de avisar aos clubes caso algum jogador irregular seja inscrito nas súmulas antes das partidas.

Segundo a determinação da CBF, os clubes são obrigados a entregar a relação dos jogadores ao quarto árbitro até uma hora antes de a bola rolar, para que a arbitragem da partida tenha tempo necessário de colocar os nomes no sistema e avisar os clubes, em caso de irregularidades.

Pelas informações recebidas pelo Apitonacional, o mais revoltado seria o mundialista Sandro Meira Ricci que publicamente preserva sua imagem, mas que em conversas reservadas com os colegas do apito, estaria incitando os demais árbitros à cobrarem uma postura firme das entidades de classe que os representam contra mais esta atribuição sobre eles.

Ricci estaria usando como argumento o fato de que este é um assunto meramente administrativo, que deveria ser tratado pela CBF juntamente com os clubes e, no máximo, pelo delegado da partida, mas nunca pelo árbitro, que já tem um monte de preocupações como: cuidar da documentação dos jogos, vistoriar o campo, preencher farta documentação das taxas, calibragem das bolas, súmula e relatório das ocorrências e até mesmo dos gandulas entre outras.

O mundialista estaria reclamando que esta ficando cada vez mais difícil apitar uma partida pelo elevado numero de atribuições determinadas por quem assiste aos jogos em conforteis salas com ar condicionado, sem que precise sequer levantar a bunda da cadeira para tomar um copo de água.

Com a força de quem esteve em uma Copa do Mundo, o mundialista estaria tentando um levante na categoria com intuito de enfraquecer Corrêa e se firmar como líder para se tornar eventual opção de substituição do atual chefe do apito brasileiro no futuro.

Obs. Ricci já teria tentado criar algum tempo atrás, durante uma atividade da CBF com o grupo, uma associação de árbitros FIFA sob sua direção. Tentativa que só não foi concretizada devido a intervenção dos dirigentes que demoveram rapidamente a idéia do grupo.

Publicidade
 
Salto de qualidade
 

04/08/2014 - Quem assistiu às partidas arbitradas por Ricardo Marques Ribeiro de Minas Gerais quando este iniciou a carreira no fim da década de 90 e até mesmo quando foi promovido à FIFA em 2009 e assiste hoje, tem a sensação que não é o mesmo. Mudou quase tudo, a duas únicas coisas que ficaram foi o corpo de quase dois metros de altura e o seu gestual exagerado.

Os anos no apito, já são dezesseis, as criticas ferrenhas da imprensa, jogadores, dirigentes e torcedores e a grande quantidade de jogos deram uma experiência capaz de melhorar as suas deficiências remodelando totalmente sua arbitragem. O árbitro estabanado, com graves deficiências na parte técnica e parte disciplinar se transformou em um dos melhores se não o melhor da arbitragem brasileira na atualidade.

Na ultima partida entre São Paulo e Criciúma, Ricardo Marques esbanjou categoria, arbitrou com tranqüilidade e passou segurança aos jogadores, deixou o jogo correr e só usou o cartão amarelo quando absolutamente necessário.

A continuar assim, será dentro de pouco tempo o melhor apito do país e carimbar assim sua vaga na próxima Copa do Mundo, pois ainda é jovem, tem 35 anos, idade suficiente para as duas próximas competições na Rússia em 2018 e no Catar em 2022.

 
Inter-temporada
 

04/08/2014 - O final de semana foi de trabalho para os árbitros das sub-sedes do Safergs - sindicato dos árbitros do Rio Grande do Sul -, que numa parceria com a comissão de arbitragem estadual, realizou a primeira Inter-temporada nos dias 01 e 02/08,  com objetivo da  padronização dos critérios estabelecidos como prioritários para um trabalho consistente no aperfeiçoamento da arbitragem no Rio Grande do Sul.

Os trabalhos que foram realizados no Complexo Esportivo Porto Alegre na capital gaúcha, contou com orientações  de sala de aula e atividades de campo. No primeiro, foram repassados e discutidas diversas situações de jogo, com enfoque principalmente no trabalho em equipe e padronização das decisões em caso de lances de fácil interpretação. Já no trabalho de campo foram realizados treinamentos e a massificação do conceito de trabalho em equipe, bem como treinamentos de padronização de sinalizações.

"O interesse, o empenho e o entusiasmo demonstrado por todos os participantes, deixou em nós, que batalhamos por este evento, um misto de satisfação e de certeza de que este é o caminho para o crescimento e sucesso de nossa arbitragem como um todo" - disse o presidente do sindicato Carlos Castro na sua pagina do facebook.

 
Pagou o próprio enterro
 

23/07/2014 - Falecido na ultima quarta-feira, 16 de julho, o enterro do corpo do ex-árbitro Armando Marques, um dos principais árbitros da história do futebol brasileiro e que também foi presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, ocorreu um dia depois no cemitério Jardim da Saudade, em Paciência, zona oeste do Rio de Janeiro. O lugar onde o ex-árbitro foi sepultado diante de apenas oito pessoas, fica bastante longe de Copacabana, bairro onde morava.

Dois dias antes da sua morte aos 84 anos, Armando Marques teria ido ao hospital realizar exames vestido com uniforme de árbitro e o apito.

Conhecido por ser um homem recluso, de personalidade forte e de poucos amigos, gostava de resolver tudo sozinho. Cuidou pessoalmente do seu próprio enterro quando cerca de um mês antes do seu falecimento, escolheu e pagou a urna e a ornamentação do velório.

 
Treinando forte
 

04/07/2014 - Informações vindas de Alagoas dão conta que todos os árbitros daquele estado estão sendo obrigados durante os dias de jogos da Copa do Mundo a comparecerem no campo do CSA no mutange para realizar treinamentos das 7:30hs até as 10hs da manha. Os árbitros tem reclamado principalmente do constrangimento que estão passando durante os treinos ao terem que ouvir calados os gracejos de funcionários do clube que já teriam inclusive comentado em alto e bom som não entender o porque que o CSA forneça campo para um bando de "ladrão" treinar.

Outra reclamação é por conta da informação ainda não confirmada que a comissão de arbitragem pensa em substituir os testes físicos por participação nas atividades. Segundo as informações, os árbitros que comparecem aos treinamentos com regularidade, estarão aptos para trabalhar atuar nas competições organizadas pela Federação Alagoana de Futebol sem que tenha que passar pelos testes físicos. A noticia com a possibilidade da troca de protocolo ressuscitou o ex-árbitro Silvio Acioli e outros nas mesmas condições que voltaram aos treinamentos, pois se não conseguiam passar nos testes físicos por conta da obesidade e da idade avançada, pelo menos conseguem trotar nas atividades físicas para se habilitarem novamente às escalas.

Os treinamentos que são orientados pela professora Eliane Lima quase sempre em um campo enlameado devido as constantes chuvas que cai no nordeste brasileiro, conta com mais de 50 árbitros, pois além quadro normal e dos aposentados, os alunos da escola de arbitragem também realizam as atividades.

   
Dissolução
 

23/06/2014 - Fundada em Novembro de 2012, a ANEAB (Associação Nacional dos ex-árbitros do Brasil), presidida pelo ex-árbitro FIFA Wagner Tardelli de Azevedo, foi praticamente deixada de lado e agoniza a espera do fim. Segundo informações vindas do Rio de Janeiro, sede da entidade, seu presidente supostamente propôs a dissolução da entidade.  O fato teria ocorrido recentemente em uma das raras reuniões de trabalho entre Tardelli e o diretor tesoureiro da entidade Valter Luis. Pelo apurado, o tesoureiro de imediato respondeu a Tardelli que se este não tivesse mais interesse em continuar na presidência que renunciasse ao cargo para que outro membro da diretoria assumisse e desse seqüência ao trabalho proposto pelo grupo quando da fundação da associação.

O relatado acima praticamente confirma os comentários de bastidores na ocasião da fundação da ANEAB que supostamente o ex-árbitro FIFA além de tentar se manter nos holofotes, teria interesses pessoais na fundação da entidade. Um deles seria o processo por dano moral que move na 3ª Vara Cível do Rio de Janeiro contra Marco Polo Del Nero, então presidente da Federação Paulista de Futebol (Processo nº 0107574-31.2010.8.19.0001).

No final de 2008, durante a final do campeonato brasileiro, o dirigente paulista teria dado declarações que Wagner Tardelli, escalado para apitar a partida final entre Goiás e São Paulo, seria um dos convidados especiais para o show da cantora Madonna que aconteceu no estádio do Morumbi, nos dias 18, 20 e 21 de dezembro. Após as declarações de Del Nero, Tardelli foi substituído na final - que também viria ser a sua ultima partida na carreira - pelo árbitro baiano Jailson Macedo Freitas.

Publicidade
 
Restrição
 

17/06/2014 - A FIFA disse que vai ignorar suas tradicionais restrições continentais e escalar árbitros para apitarem partidas de seleções do mesmo continente de suas federações contra equipes de outras partes do planeta. A revelação foi feita por Massimo Busacca, chefe de arbitragem da entidade na ultima sexta-feira (13), um dia após a polêmica vitória por 3 a 1 do Brasil sobre a Croácia. Segundo Busacca será levado em conta somente a qualidade do árbitro e que a questão do continente não vai interferir nas escalas.

Após a partida de abertura do Mundial, o técnico Niko Kovac e jogadores da Croácia reclamaram demais do pênalti assinalado pelo árbitro japonês Yuichi Nishimura, que decretou a virada brasileira, até então, o placar estava 1 a 1. Eles também reclamaram que o árbitro não estava falando em inglês, a língua oficial da FIFA. Segundo os jogadores, Nishimura falava algo parecido com japonês, mas que ninguém conseguiu entendê-lo. O árbitro japonês foi escolhido para apitar o primeiro jogo do Mundial porque a Fifa não queria escalar nenhum árbitro sul-americano ou europeu. A decisão, que tem como objetivo evitar que os árbitros sejam expostos a suspeitas de favorecimento a times ligados à mesma confederação continental que eles, perdurou durante toda a Copa-2010.

No último Mundial, apenas confrontos entre duas equipes do mesmo continente foram dirigidas por um árbitro daquela confederação, a decisão entre Espanha e Holanda, por exemplo, foi apitada pelo também europeu Howard Webb, da Inglaterra. A restrição continental da arbitragem provocou na África do Sul algumas escalações curiosas. A partida entre Paraguai e Espanha, nas quartas de final, foi dirigida por um guatemalteco. A semifinal Uruguai x Holanda, por um juiz do Uzbequistão.

 
Blindagem
 

13/06/2014 - Apesar das inúmeras críticas recebidas pelo pênalti inexistente marcado a favor do Brasil, que influenciou no resultado do jogo contra a Croácia, na abertura da Copa, o árbitro Yuichi Nishimura foi defendido pela FIFA. O chefe de arbitragem da entidade mundial, o italiano Massimo Busacca defendeu Nishimura nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro. Segundo Busacca, o árbitro estava numa posição muito boa e quando ele viu as mãos do zagueiro se mexendo, tomou a decisão de marcar a infração. Nishimura, que foi o melhor árbitro asiático em 2012 - se tornou o grande assunto da partida ao marcar o pênalti de Dejan Lovren e Fred após um leve toque do zagueiro no atacante.

Mesmo defendendo a arbitragem de Nishimura, Busacca disse que a FIFA iria completar a análise da partida antes de tomar uma decisão sobre punir o árbitro ou não. O lance gerou polêmica ao redor do mundo. Jornais argentinos, espanhóis e principalmente croatas detonaram a decisão do árbitro em dar o pênalti no segundo tempo, quando a partida ainda estava empatada em 1 a 1. Na cobrança, Neymar virou o jogo para o Brasil, e depois Oscar fez o terceiro da seleção.

O técnico da Croácia, Niko Kovac, ironizou o lance apos a partida. Segundo Kovac dois bilhões de pessoas viram que não foi pênalti. Já o zagueiro Lovren disse que não tocou faltosamente o atacante brasileiro.

 
100 mil euros
 

03/06/2014 - O tribunal da cidade croata de Daruvar, ao leste de Zagreb, condenou no ultimo dia 27 de maio a Uefa a indenizar o árbitro Bruno Maric com 100 mil euros por acusá-lo de manipular resultados de forma infundada. Maric apresentou uma denúncia contra a entidade máxima do futebol europeu em 2011 na qual pediu 1 milhão de euros de indenização pela "desonra irremediável e os sofrimentos e prejuízos que a organização lhe causou", informa a agência de notícias croata "Hina".

Segundo o árbitro, o investigador da Uefa, Robin Boksic, tinha o acusado injustamente de manipular a partida final da Copa da Croácia de 2009, entre Dínamo de Zagreb e Hajduk Split. Na ocasião, o Dínamo venceu por 3 a 0, com dois cartões vermelhos e um pênalti contra o Hajduk. Segundo a sentença, o organismo deverá pagar os 100 mil euros a Maric em até 15 dias, assim como assumir as despesas do julgamento, que chegam a 60 mil euros.

Após a decisão judicial, Maric disse que a Uefa achava que podia fazer o que quisesse e contra quem quisesse. O advogado de Maric, Vladimir Gredelj, disse ainda que vai recorrer da sentença para pedir uma indenização maior e que não perdoara um euro sequer devido ao comportamento arrogante da Uefa.

 
Acreano
 

31/05/2014 - Neste domingo, 1 de junho, será disputado a semifinal do campeonato acreano de 2014. Atlético Acreano, Rio Branco, Plácido de Castro e Galvez jogam as partidas de ida a partir das 16 horas no estádio Arena da Floresta (Florestão). No primeiro jogo, o líder do campeonato, Atlético Acreano vai enfrentar o Galvez (4º colocado). Depois, Rio Branco (2º) e Plácido de Castro (3º) fazem a outra semifinal. O duelo de 180 minutos promete. Nenhum time joga com vantagem de empates. O segundo jogo está marcado para a próxima quarta-feira (4) também no estádio Arena da Floresta.

Se os semifinalistas estão definidos, a arbitragem também está. O departamento de arbitragem da Federação de Futebol do Acre (FFAC) divulgou a escala de árbitros e assistentes para as duas partidas. No primeiro confronto, às 16h, Carlos Ronne Casas apita o duelo entre Galvez e Atlético-AC. Os assistentes são Rener Santos e Jean Carlos. Na partida de fundo, às 18h, o clássico entre Plácido de Castro e Rio Branco tem como árbitro principal Josimar Almeida. Mário Jorge e Márcio Cristiano serão os assistentes.

Publicidade
 
Contatados
 

29/05/2014 - O chefe de segurança da Fifa, Ralf Mutschke, afirmou nesta quinta-feira (29) que alguns árbitros e jogadores foram contatados por pessoas interessadas em manipular resultados de partidas da Copa do Mundo de 2014.

De acordo com Mutschke, as partidas passíveis de manipulação são aqueles com algo em jogo, como os duelos finais da fase de grupos. Mutschke disse a BBC que não espera que as pessoas que manipulam os resultados viajem para o Brasil e batam na porta dos jogadores ou dos árbitros, mas que a FIFA sabe que alguns foram procurados.

Mutschke, que foi policial e executivo da Interpol, afirmou que a Fifa acompanha de perto algumas seleções, mas disse que não poderia revelar quais são elas. Na última terça-feira, a partida entre Nigéria - que estará na Copa do Mundo - e Escócia ficou sob suspeita por causa de uma possível manipulação de resultados. O jogo terminou 2 a 2.

 
Volta dificultada
 

28/05/2014 - Desde que foi afastada da presidência da Federação Paraibana de Futebol no dia 3 de abril por ordem da juíza Renata da Câmara Pires Belmont, da 8ª Vara Cível de João Pessoa, Rosilene Gomes vem tentando de todas as formas através de seus advogados retornar ao poder que ocupou por 25 anos. Segundo fontes no estado, sera praticamente impossível a volta da ex-presidenta, pois é nítida a vontade do governo estadual que a FPF seja dirigida por novos lideres com alternância na presidência e que o Estado estaria usando sua estrutura para dificultar a volta da ex mandatária.

O desembargador Abraham Lincoln negou, nesta terça-feira (27), mais um recurso que pedia a volta de Rosilene para a presidência da Federação. Desta vez, o agravo era da própria ex-presidente, diferente das outras duas ações - igualmente negadas pelo relator do caso - que foram ingressadas em nome da entidade e de José Maria de Lucena Filho, que faz parte da diretoria. No despacho, Lincoln não deu seguimento ao recurso por entender que a defesa perdeu o prazo legal previsto no Código de Processo Civil. Nos outros dois recursos, Abham Lincoln negou seguimento por entender que os agravantes (FPF e José Maria de Lucena Filho) não tinham legitimidade para pedir o retorno da ex-presidente, sendo apenas ela própria a única interessada em pleitear sua volta ao cargo.

O advogado de Rosilene, George Ramalho Júnior, entretanto, discorda da decisão do desembargador e diz que vai recorrer. A defesa tenta derrubar a liminar concedida ao Auto Esporte pela juíza Renata da Câmara Pires Belmont, da 8ª Vara Cível de João Pessoa, que ordenou o afastamento imediato de Rosilene à frente da FPF e ainda nomeou uma Junta Administrativa para investigar a entidade sobre supostas irregularidades cometidas na última eleição, que aconteceu em 23 de junho de 2010.

 
Se adequando a lei
 

27/05/2014 - As representações no Ministério Publico do Trabalho (MPT) feitas pelo assistente carioca Marçal Rodrigues Mendes tem feito com que varias federações deixe de exigir documentos de árbitros e de candidatos à aluno nas escolas de arbitragem. Tempos atrás, a Federação do Rio Grande do Norte (FNF) firmou termos de ajustamento de conduta (TAC), onde deixou de exigir vários desses documentos.

Recentemente, outra federação percorreu o mesmo caminho, desta vez foi a federação paranaense de futebol (FPF) que no ultimo dia 8 de maio, após audiência no MPT, através do diretor da escola de árbitros "Victor Marcassa", José Carlos Dias Passos, publicou no site da entidade uma "errata" informando que os documentos do art. 15, II do edital (SPC e SERASA), não serão mais exigidos dos candidatos a árbitros. A tendência é que esses documentos não seja cobrado também dos árbitros quando estes forem se inscrever para a temporada de 2015.

Temendo as ações do Ministério Publico, as federações vem realizando adaptações em seus regulamentos internos que trata especialmente da arbitragem onde visam se adequar as exigências para fugir dos temidos TACs do MPT.

 
Antidoping do apito
 

22/05/2014 - Em 2012, durante congresso médico realizado em Budapeste, na Hungria, a FIFA anunciou que faria exames antidoping com os árbitros. Na ocasião, Michel D’Hooghe, então presidente do Comitê de Arbitragem da entidade, disse que o árbitro é mais um atleta em campo e que por isso ele deveria ser submetido às mesmas regras dos jogadores.

Presente no evento, o árbitro inglês Howard Webb, que apitou a final da última Copa do Mundo, elogiou a idéia. Segundo disse Webb o exame não seria problemas para os árbitros, pois eles não competem e se isso é algo que a Fifa quer fazer para mostrar que todos que estão envolvidos no esporte estão totalmente limpos, seria uma iniciativa correta. De acordo com o médico chefe da Fifa, Jiri Dvorak, o assunto foi amplamente discutido e seria implementada aos poucos.

Já com um novo presidente, o irlandês Jim Boyce, o Comitê realizou entre 24 de março e 11 de abril deste ano em Zurique na Suíça, diversos testes médicos, físicos e técnicos para que fosse possível conhecer as atuais condições dos árbitros, inclusive exames de antidoping através de coleta de sangue.

Além dos testes e dos exames, todos os 25 trios de arbitragem e as oito duplas de árbitros de apoio, participaram de uma série de seminários. Do dia 1º a 10 de junho eles se reúnem novamente no ultimo seminário preparatório no Rio de Janeiro. Cidade onde vão se hospedar e treinar para a Copa. O local escolhido é o Centro de Treinamento do CFZ (Centro de Futebol Zico).

 
Do céu ao inferno
 

09/05/2014 - A assistente catarinense Fernanda Colombo experimentou o gostinho de ir ao céu e ao inferno em poucos dias. O corpo escultural, os lindos olhos azuis e o cabelo liso e loiro fizeram da bandeirinha a nova musa do futebol brasileiro. Uma semana após ser promovida a aspirante à FIFA, mesmo com currículo inexpressivo e pouca experiência em grandes jogos, teve suas qualidades com a bandeira nas mãos contestada e posto em cheque suas reais intenções para com a arbitragem. Ela diz que ainda não é a hora, mas muitos afirmam que ela mira a capa e as paginas da revista masculina Playboy em um futuro próximo. Pela projeção alcançada nos últimos dias, estima-se que o ensaio nu renderia a musa algo em torno de meio milhão de reais, valores que ela jamais conseguira atuando somente na arbitragem.

Antes, unanimidade nacional, a moça de 23 anos foi praticamente jogada na arena para ser devorada pelos leões pela comissão de arbitragem da CBF. Os erros na partida entre São Paulo e CRB no meio de semana anterior pela Copa do Brasil já seriam o suficiente para que a bela assistente fosse retirada das escalas, e se fosse outro assistente certamente seria punido e mandado para reciclagem como foi o assistente da Copa Emerson de Carvalho após o triplo impedimento na partida entre Santos e Corinthians em 2012.

Mas contrariando o bom senso, a CA-CBF pagou pra ver e pagou caro ao escalar a moça na partida entre Atlético x Cruzeiro, clássico sempre cercado de polemicas e acusações contra a arbitragem por parte dos dirigentes das duas equipes. O resultado previsível já era esperado, pois no centro das atenções e no foco da mídia, Fernanda não teve concentração e tranqüilidade o suficiente para terminar a partida sem cometer erros graves. O Cruzeiro saiu da partida reclamando muito de Fernanda em um lance de impedimento mal marcado de Alisson no final da partida.

Segundo informações do seu diretor Alexandre Mattos, o Cruzeiro, que fez reclamações ao chefe de arbitragem da CBF, Antônio Pereira, em todas as quatro rodadas do brasileiro, encaminhou a CA-CBF reclamações através de DVD via federação mineira, contra a atuação da assistente musa.

Publicidade
 
Colhendo frutos
 

09/05/2014 - Após 15 anos de carreira, o santa-mariense Anderson Daronco começa a colher frutos do que plantou, neste ano foi eleito o segundo melhor árbitro do Gauchão e promovido recentemente ao quadro de árbitros aspirantes à FIFA pela CBF, ultimo degrau antes do candidato se tornar integrante da elite dos árbitros a nível internacional.

Pegando carona no sucesso do "Robocop" do apito, a Câmara dos Vereadores de Santa Maria entregou ao Aspirante FIFA, uma Moção de congratulação durante a sessão ordinária realizada na tarde desta quinta feira (8). A moção foi proposta pelo vereador Admar Pozzobom, líder do PSDB, pelo seu desempenho desportivo como árbitro de futebol e por representar Santa Maria no cenário mundial.

 
 
Escudo carimbado
 

08/05/2014 - A assistente catarinense Fernanda Colombo não esquecera tão cedo sua trágica participação na partida entre São Paulo e CRB pela Copa do Brasil disputada na ultima quarta feira, dia 7 de maio, no estádio do Pacaembu em São Paulo. Fernanda que foi promovida recentemente ao quadro de aspirantes à FIFA e que estava estreando o escudo no confronto tomou sete decisões, errou cinco delas e uma de forma grosseira ao marcar impedimento de um jogador (Luis Fabiano) que saiu do seu próprio campo. Sorte sua que a equipe do Morumbi saiu vitoriosa por 3x0 o que minimizou seus erros.

Fernanda vem tendo uma carreira meteórica na arbitragem já esta sendo chamada de "foguete" do sul, pois estreou na CBF em 2013 e fez durante o ano sete séries B e três serie C tendo estreado na série A na partida Corinthians 0x0 Internacional na penúltima rodada (37). Este ano, após a polêmica partida do meio de semana pela Copa do Brasil, demonstrou prestigio com a CA-CBF ao ser escalada para o clássico mineiro do próximo domingo entre Cruzeiro e Atlético no estádio Independência.

Futuro na função ou apenas mais um rostinho bonito pronto para a Playboy que chama a mídia para os falidos campeonatos? A resposta pode sair bem mais breve do que o esperado, em recente entrevista a moça disse que ainda não é o momento, mas não descarta posar nua para uma revista masculina caso seja convidada. Alguém duvida que será!

 
Sorteio Mandrake!
 

22/04/2014 - Apesar da arbitragem dos jogos finais de Alagoas serem com árbitros locais e aqui fica registrado os parabéns do Apitonacional pela atitude de prestigiar a arbitragem local, pelo que tudo indica a prática dos sorteios direcionados continuam neste estado. Na quarta-feira (23), segundo informações recebidas de uma fonte na terra dos marechais, a sessão dos sorteios teria sido uma aberração, principalmente o da segunda partida. Após o Blogueiro Paulo Lira (Noticia na Mira) antecipar um dia antes a fórmula, os motivos, e os árbitros que seriam sorteados, a Comissão de Arbitragem de Alagoas marcou o sorteio para às 15h, porém com a presença de algumas pessoas que supostamente não eram bem vindas, deu-se início a um plano para que os resultados supostamente fossem os desejados. O horário do sorteio foi retardado sem nenhuma explicação e realizado de surpresa às 16h tendo apenas alguns gatos pingados ou pessoas "amigas" como testemunhas.

O primeiro sorteio foi realizado pelo radialista Émerson Junior da Rádio Jornal de Maceió, onde nosso informante afirma que o sorteio teria sido realizado de forma correta, sendo informado antes de sortear os árbitros que pertenciam a cada coluna. Ocorre que o mesmo não teria ocorrido no segundo sorteio de acordo com nossa fonte e que teria sido uma imoralidade. Segundo as informações, não havia quadro com as colunas e os devidos árbitros como sempre ocorre e não havia documento algum que indicasse quem estava nas colunas 1 e 2. Quando o radialista Orlando Batista da Rádio Gazeta de Alagoas puxou e mostrou a bola de número 5, na hora Alton Olímpio gritou que o vencedor era Chicão (Francisco Carlos do Nascimento) e de imediato a sessão foi encerrada. Após o sorteio, o site da Federação Alagoana de Futebol divulgou apenas as escalas sem as atas do sorteio o que ocorreu somente no dia seguinte.

Questionado pela mudança no procedimento do sorteio, estranhamente o Vice-Presidente da CEAF/AL Sr. Alton Olímpio, responsável pelo sorteio, devido a viagem do Presidente Hércules Martins a São Paulo para participar de Curso da CBF, alegou defeito na impressora.

Quem seria beneficiado com as escalas de Chicão e José Reinaldo nas finais? Não sabemos, mas um fato nos chamou bastante atenção:

A não ida do Blogueiro Paulo Lira ao sorteio como ele sempre faz. Principalmente depois de tanto anunciar e convocar. Por que a ausência do mesmo? Será que ele foi seqüestrado? Tomara que não, pois devido ao seu porte físico seria bastante difícil escondê-lo por muito tempo.

 
Acidente fatal
 

22/04/2014 - Faleceu na tarde da ultima segunda feira (21) após sofrer acidente de moto na Avenida dos Bandeirantes em São Paulo, Fernando Batista de Oliveira, também conhecido como Nando BO, assistente de arbitragem da Federação Paulista de Futebol.

Fernando nasceu e morava em Osasco-SP, formou-se árbitro em 2006, era professor de educação física e tinha 33 anos de idade.

O assistente que atuava nas divisões amadoras e nas séries A2 e A3 do campeonato paulista, trabalhou no dia anterior a sua morte (20/04), no clássico da cidade de Suzano onde o Suzano venceu o Ecus por 1x0 em partida valida pela segunda divisão paulista disputada no estádio Francisco Marques Figueira. Nesta partida, Douglas Marcucci foi o árbitro, Osvaldo Apipe de Medeiros Filhos o outro assistente e Carlos Eduardo Gomes o quarto árbitro.

Segundo informações, além da viúva Amanda Oliveira com quem era casado desde 2006, o assistente deixa cinco filhos, um deles estava na garupa da moto na hora do acidente, tendo sofrido apenas escoriações sendo liberado após receber atendido medico no local.
O assistente foi sepultado na manhã desta terça-feira (22) no Cemitério Santo Antônio em Osasco.

 
Fim da amizade
 

16/04/2014 - Amigos inseparáveis desde que iniciaram carreira na arbitragem há mais de uma década, os árbitros Péricles Bassols Pegado Cortez e Eduardo Cordeiro Guimarães tiveram um arranca rabo bravo durante a pré-temporada da arbitragem carioca deste ano ocorrida no centro de treinamentos da CBV em Saquarema. A discussão foi bem feia e só não chegaram as vias de fato devido a intervenção dos demais árbitros.

Segundo informações, durante uma reunião só com os árbitros ocorrida próximo ao campo de treinamento, com a presença do preparador físico Paulo Barroso para discutir varias situações entre elas a de usar ou não a academia de ginástica do CT, em um determinado momento, quando o árbitro Marcelo de Lima Henrique estava com a palavra, Eduardo Cordeiro pediu para se manifestar sendo impedido por Péricles Bassols que teria dito que "ele não falaria nada não"! A atitude teria pego Guimarães de surpresa que transtornado retrucou a intervenção de Bassols com vários xingamentos. Após o ocorrido, os dois não foram mais vistos juntos e não podem mais respirar o mesmo ar.

Péricles Bassols não seria bem quisto pelo grupo, pois é tido no meio como uma pessoa que sabe tudo, tem explicação pra tudo e esta sempre acima do bem e do mal.

Embora nada impeça que ambos surjam abraçados para desmentir o desentendimento, o fato teve praticamente todos os árbitros do quadro carioca como testemunhas, inclusive nas mídias sociais - em que indiretas foram lançadas - que seria ainda mais ridículo se viessem a fazê-lo.

Publicidade
 
Sem futuro
 

08/04/2014 - Os árbitros sorteados na reta final do Paulistão 2014 mostra como a preocupação com o futuro da arbitragem está bem menor. O atual comandante que nunca colocou um apito na boca e que até pouco tempo atrás não sabia nem se quer o peso da gorduchinha mas famosa do planeta, pensa apenas em resolver o problema do presente, utilizando árbitros do passado para garantir seu próprio futuro.

Nada contra tais árbitros que são experientes é verdade, mas estão com os prazos de validade bem próximo. Com o baixo grau de dificuldade das partidas dos grandes contra Ituano e Panapolense poderia ter arriscado mais.

Com a parada dos principais árbitros nos últimos anos, entre eles três internacionais (Sálvio Spinola, Wilson Seneme e pelo que parece Paulo César), o futebol paulista continuará tendo bons árbitros no futuro como tem demonstrado, mas por vários anos, será como os clubes do estado em 2014, sem participar de jogos internacionais.

O último árbitro paulista a representar São Paulo em uma Copa do Mundo foi Romualdo Arppi Filho em 1986. O tempo passa e o trabalho de hoje sem frutos para o futuro.

Há de se pensar mais a frente, do contrário...

 
Encontro ANAF II
 

07/04/2014 - Inicialmente marcada para o final de fevereiro, depois adiada para o mês de março e depois para o final de abril, finalmente a Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF) se decidiu w definiu a data da assembléia de trabalho da entidade. O evento será realizado nos dias 15, 16 e 17 de maio de 2014 em Maceió-AL. Os debates ocorrerão no salão de eventos do Hotel Enseada que fica localizado na praia de Pajuçara, cartão postal da capital alagoana que também servira de hospedagem para os dirigentes do apito brasileiro.

No evento, vários assuntos estarão em pauta, mas dois deles devem dominar as discussões da diretoria com os presidentes de sindicatos que estarão no encontro, a definição da eleição da nova diretoria que tem que ser realizada até agosto deste ano e a troca de sede do já tradicional Congresso da categoria em novembro próximo que este ano seria realizada  em Aracaju-SE.

O não comparecimento por parte da diretoria e dos árbitros do quadro nacional sergipano no encontro com os árbitros do nordeste com apoio da ANAF em Recife no final do ano passado criou um racha que deve terminar com uma mudança radical. Os dirigentes dos sindicatos e os árbitros que compareceram ao encontro ficaram irritados com a falta de comprometimento com a classe por parte dos sergipanos e votaram moção de repudio contra a atitude. Também emitiram documento assinado por todos onde se comprometem a boicotar o congresso caso este seja realizado em Aracaju conforme decidido em assembléia Belém do Pará.

 
 
Alto nível
 

18/03/2014 - A Conmebol realizará nos dias 06, 07, 08, 09 e 10 de maio, curso teórico e pratico para assistentes de alto nível visando as competições da entidade e à próxima Copa do Mundo. O curso desenvolvido pela Conmebol que conta com apoio da FIFA será realizado em Assunção no Paraguai. Durante o curso, será realizado prova física com tempos e percursos adaptados para a categoria de assistentes.

O Brasil terá quaro representantes no curso, o catarinense Kleber Lúcio Gil de 36 anos, o goiano Fabrício Vilarinho da Silva de 33 anos, o paranaense Bruno Boschilia de 31 anos e o carioca Rodrigo Pereira Jóia de 34 anos. Todos eles, com idade para duas Copa como pede a FIFA, largam na frente para futuras indicações aos principais torneios internacionais e para as duas próximas Copa do Mundo.

 
Encontro ANAF
 

17/03/2014 - Inicialmente marcada para o final de fevereiro e depois adiada para o mês de março, finalmente a Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF) definiu a data da assembléia de trabalho da entidade. O evento será realizada de 25 a 27 de abril de 2014 em Maceió-AL.

No evento, vários assuntos estarão em pauta, mas dois deles devem dominar as discussões da diretoria com os presidentes de sindicatos que estarão no encontro, a definição da eleição da nova diretoria que tem que ser realizada até agosto deste ano e a troca de sede do já tradicional Congresso da categoria em novembro próximo que este ano seria realizada  em Aracaju-SE.

O não comparecimento por parte da diretoria e dos árbitros do quadro nacional sergipano no encontro com os árbitros do nordeste com apoio da ANAF em Recife no final do ano passado criou um racha que deve terminar com uma mudança radical. Os dirigentes dos sindicatos e os árbitros que compareceram ao encontro ficaram irritados com a falta de comprometimento com a classe por parte dos sergipanos e votaram moção de repudio contra a atitude. Também emitiram documento assinado por todos onde se comprometem a boicotar o congresso caso este seja realizado em Aracaju conforme decidido em assembléia Belém do Pará.

 
Décimo nome
 

13/03/2014 - A aposentadoria do árbitro Wilson Luiz Seneme dois meses após ser renovada a lista do quadro da FIFA para assumir um cargo na Conmebol, pegou a comissão de arbitragem da CBF de calças curtas, pois não existe a possibilidade de fazer uma troca de nomes. Assim, o certo é que até dezembro próximo o país terá um representante a menos no quadro internacional.

Mesmo ciente das dificuldades para obter êxito na reivindicação, a CA-CBF através do seu diretor Sérgio Corrêa mantém conversações com os dirigentes da arbitragem da FIFA para que abram uma exceção e permitam que outro árbitro venha a ocupar a vaga que era de Seneme. Segundo apurado, o dirigente da CA-CBF não esta nada confiante, mas continuará tentando de todas as formas conseguir a autorização para recompor o quadro.

 
 
As Barbies do apito
 

24/02/2014 - A jovem arbitra assistente Daiane Muniz fez recentemente sua estréia na elite do futebol do Mato Grosso do Sul e deve figurar em breve em jogos da CBF. Daiane tem 25 anos, é Paulista de Santo André, já residiu em Ilha Solteira, interior paulista, e desde o inicio de 2012 mora em Três Lagoas-MS, cidade pela qual faz parte da arbitragem Sul Mato-grossense desde 2013. A assistente vinha atuando nos jogos das categorias de base e também da segunda divisão, mas o bom desempenho com a bandeira nas mãos, aliada a beleza física fizeram com que a federação a escalasse para trabalhar nos jogos da primeira divisão estadual.

Atualmente, existem apenas três mulheres que fazem parte do quadro de arbitragem da Federação Estadual. Além de Daiane, Janaina Dantas (Dourados) e Vanessa de Abreu Amaral (Campo Grande), também atuam em jogos oficiais.

Daiane é mais uma assistente bonita a trabalhar nos gramados do país onde nem sempre a capacidade técnica conta mais do que a beleza física. Em um campo dominado por verdadeiras "musas" do apito como Ana Paula Oliveira, Maria Eliza Correia Barbosa, Nadine Bastos e Neuza Inês Back, sobram pouco espaço para as classificadas como “feias” mesmo que demonstrem ótimas qualidades técnicas dentro de campo. Na arbitragem brasileira, ser mulher, ser bonita e principalmente ser simpáticas aos seus “chefes” nas federações, tem encurtado o caminho de boa parte delas rumo ao topo na carreira, pois enquanto elas normalmente chegam ao quadro da CBF em um ou no máximo dois anos, árbitros e assistentes masculinos tem um caminho bem mais árduo levando anos para conseguirem a indicação.

Publicidade
 
Centenário
 

19/02/2014 - *Corrigido às 20:35hs - O árbitro Charles Hebert Ferreira Cavalcante, carinhosamente conhecido na arbitragem como “Gazelinha” entrara de vez na história da arbitragem alagoana. A partida desta noite – Murici x Santa Rita – que será disputa a partir das 20hs em Murici, será a de numero 100 na sua carreira em serie A.

Ele fez sua estréia na serie A em 2004 na partida CSE x Corinthians-AL após quatro anos apitando nas divisões amadores da FAF. Desde então foram varias partidas importantes entre elas a final do primeiro turno alagoano de 2008 entre ASA e CSA e  três clássico das multidões (CRB x CSA). No seu currículo não consta nenhuma final de campeonato alagoano, mas vale lembrar que nos últimos dez anos só as finais de 2009 (Flavio Feijó de Omena e a de 2010 (Francisco Carlos do Nascimento), foram apitadas por árbitros do estado, as demais, todas elas tiveram árbitros de de fora no comando das partidas.

Mas nem tudo foram flores na carreira do paraibano radicado em Maceió, uma partida marcou negativamente sua carreira e ele carrega nas costas até hoje o peso do erro cometido mesmo tendo sido inocentado pelo STJD. O confronto foi valido pela serie B do brasileiro de 2009 envolvendo as equipes do Ceará e Paraná onde o único gol da partida feito pelo atacante Wellington Silva do Paraná foi com a mão.

O apitonacional parabeniza Charles Hebert Ferreira Cavalcante pelo conjunto da obra e pela persistência em continuar mesmo quando tudo dizia ao contrario. Se o gol de mão marcou sua vida pelo lado negativo, no positivo fez centenas de outras partidas sem nenhuma reclamação.

 
Nota de falecimento
 

19/02/2014 - O Apitonacional lamente informar o falecimento de Leonerte dos Santos na madrugada do ultimo dia 14 de fevereiro. Senhor Leonerte era observador de arbitragem da Federação Paulista de futebol. Era considerado um dos melhores da função a qual desempenhou sempre com amor, descrição e honestidade por muitos anos seguidos. Segundo informações da viúva, senhor Leonerte que sofria de mal de Alzheimer, há cerca de um ano sofreu uma isquemia cerebral ficando com o lado esquerdo do corpo paralisado parcialmente. Também quebrou o fêmur após uma queda sendo necessário uso de prótese. Porém, não quis mais andar ficando na cama, onde contraiu três pneumonias. Mesmo assim, como queria, passou seus últimos momentos com a esposa e a enteada.

Segundo relatos da viúva, o ex observador da FPF sonhava que estava nos jogos, falava das súmulas e das notas que dava para os árbitros. Leonerte dos Santos foi morador por muitos anos do bairro de Aclimação e nos últimos anos da Vila Clementino em São Paulo. Tinha 80 anos e era casado com Dona Hilda. Ele foi enterrado no cemitério da Vila Mariana às 16h00hs do dia 14/02.

 
Padrinho
 

18/02/2014 - A pessoa que ficou mais chateada com a atuação da arbitragem no clássico Vasco x Flamengo do ultimo domingo foi Messias José Pereira, membro da comissão de arbitragem do Rio de Janeiro. Não é segredo pra ninguém o forte laço de amizade entre o árbitro da partida Eduardo Cordeiro Guimarães e o sósia do Kojak. Segundo informações, a amizade seria tanta que o árbitro que é filho único de uma tradicional família da zona sul carioca, quando retorna das viagens que faz pelo mundo para competir em maratonas, costuma trazer presentes adquiridos nos países que compete supostamente para o dirigente, seu padrinho na arbitragem, entre eles vinhos e whisks caríssimos e da melhor qualidade.

O Apitonacional apurou com uma fonte dentro da Federação Carioca que a escala de Cordeirinho (como é chamado carinhosamente) no clássico teria sido um pedido especial de Messias a Jorge Fernando Rabello. Com a repercussão negativa e o mal humor de Rabello dentro dos corredores da FERJ após a partida,  Messias sentiu o golpe, tem demonstrado abatimento e sinais da depressão com a qual vem lutando há algum tempo.

 
Chicão apita o clássico alagoano
 

15/02/2014 - Na próxima segunda-feira (17), provavelmente às 15hs, estará sendo realizado o sorteio da arbitragem da 1ª rodada da Copa Alagoas que acontecerá no dia 19/02. Porém como nesta rodada haverá o clássico local CSA x CRB, chegou a informação 72 horas antes de o sorteio acontecer que os árbitros Francisco Carlos do Nascimento, o Chicão, e José Reinaldo Figueiredo concorrerão ao clássico.

No entanto, a mesma fonte informa com muita propriedade, que independente de quem for para o sorteio, a bola sorteada será a do Chicão e que Alberto Lima, assessor de imprensa da Federação Alagoana de Futebol ficaria a cargo do sorteio. Francisco Carlos do Nascimento apitar o clássico é mais que normal, pois além de ser FIFA, as informações dão conta que ele teve boas atuações nos jogos que atuou no primeiro turno. Tem demonstrado segurança e felizmente parece que os raios se afastaram dele neste início de ano.

Agora se a fonte estiver certa, sorteios direcionados são contra a lei, e quem os promove ou apóia não merece respeito nem credibilidade no meio da arbitragem. O Apitonacional vai aguardar para ver o resultado desta informação.

 
Afilhado do Coronel
 

15/02/2014 - Um banana, na verdade um bananão, esse é o melhor adjetivo para definir o árbitro paulista Flavio Rodrigues Guerra. Sua atuação na partida São Paulo 0x0 Portuguesa disputada nesta noite no Morumbi foi digna do adjetivo. É verdade que ele deu cinco minutos de acréscimos no final do jogo, mais durante a partida seu modo bonachão de apitar fez com que os jogadores deitasse e rolasse em cima da arbitragem.

É um árbitro tecnicamente fraco, defeito que carrega consigo desde o inicio de sua carreira há 15 anos atrás e praticamente nada mudou no seu currículo sendo que seu maior atributo na arbitragem foi ter sido apadrinhado no casamento por Marcos Cabral Marinho, presidente da comissão de arbitragem da federação paulista de futebol.

Na partida de hoje teve varias falhas, entre elas deixou de marcar um pênalti claro em cima do atacante Edmilson do São Paulo no inicio do segundo tempo e permitiu a cera exageradas dos jogadores da Lusa. Nas três substituições, ao verem que seriam substituídos, os jogadores se jogavam em campo e ele solicitava a maca (carrinho) para retirar o jogador substituído sem que tomasse nenhuma atitude. No final da partida, um jogador da Portuguesa caiu fora do campo e ficou rolando no gramado, mas ao perceber que estava fora das quatro linhas, em uma cena patética, rolou para dentro do campo, atitude antidesportiva que foi ignorada pelo árbitro da partida.

 
De bolso cheio
 

11/02/2014 - A Comissão Estadual de Arbitragem do Rio Grande do Sul (CEAF-RS) determinou este ano uma taxa mais elevada para os árbitros que apitarem os Grenais. O valor bruto que um árbitro básico recebe para apitar o clássico é de R$ 3.002,00. Porém, não foi esse o valor recebido por Leandro Vuaden após o confronto polêmico do ultimo domingo disputado na Arena Grêmio. Por ser árbitro do quadro da Fifa, Vuaden recebeu um acréscimo de 50% sobre a taxa normal. Ou seja, ele recebeu R$ 4.503,00 para atuar no confronto 399 da historia dos Grenais.

A FGF estipulou três divisões de valores para os árbitros que estão trabalhando no campeonato estadual deste ano. Além do valor do Gre-Nal, a taxa mais alta paga no estado, quem apita um jogo envolvendo os grandes contra qualquer outro adversário recebe R$ 1.720,00. Para duelos entre os pequenos a taxa é bem menor, R$ 1.164,00. Árbitros Aspirantes à Fifa recebem 25% sobre o valor base. Já os assistentes ganham a metade do que ganham os árbitros centrais e o 4º árbitro a metade do que ganha o assistente.

 

Encerrou carreira

 

27/01/2014 - O primeiro jogo do Catarinense 2013 foi o último para um dos integrantes do trio de arbitragem. O assistente Eberval Lodetti, que defendeu o escudo da FCF por 18 anos e 10 anos na CBF, encerrou a carreira aos 45 anos.

Eberval foi homenageado no gramado do Scarpelli pelo presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Pádua Peixoto Filho, recebendo uma placa pelo trabalho realizado durante sua carreira. O ex-bandeirinha já prometeu que não abandonará o futebol, para isso fará o curso de assessores (observadores) de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol.

 
Aposentadoria???
 

09/01/2014 - Segundo nota publicado na internet, o árbitro capixaba Pablo dos Santos Alves esta avaliando se continua com sua carreira na arbitragem. Pablo que era aspirante FIFA até o fim do ano passado, fez tudo que podia para ser promovido, mas com a manutenção da lista de árbitros do quadro da Fifa, Alves perdeu sua última chance de promoção, ficou abalado emocionalmente e sem motivação pode anunciar o fim da carreira a qualquer momento.

O anunciado não deve passar de um blefe, Alves que é filho do ex-assistente FIFA Paulo Jorge Alves não tem emprego fixo e vive da arbitragem. Após passar o momento de fúria e a decepção pela não promoção dada como certa, deverá permanecer no quadro especial apitando partidas de menor expressão para manter o padrão de vida que esta acostumado.

A comissão de arbitragem da CBF assim como no final de 2012 não fez nenhuma mudança entre os árbitros do quadro FIFA. As trocas (quatro) foram todas elas no quadro de assistentes masculino e feminino. Uma por limite de idade (Altemir Hausmann), uma por doença (Tatiana Jacques), uma por deficiência física (Lílian Bruno) e uma por irregularidades na promoção em 2012 (Rodrigo Figueiredo).

 
Paulo Camello deixa a arbitragem
 

06/01/2014 - O Botafogo-RJ anunciou dia 02 de janeiro a sua nova comissão técnica para a temporada 2014. O alvinegro da estrela solitária passa por uma reformulação geral dos profissionais com mudanças desde os auxiliares-técnicos até os fisioterapeutas do clube. Um dos anunciados foi o preparador físico Paulo Camello de 48 anos, 23 deles servindo a CBF tendo atuado em sete mundiais e sete sul-americanos pelas categorias de base. Paulo Camello foi contratado para ser um dos auxiliares do preparador físico Ricardo Henriques.

Em 2006 Camello passou a compor a comissão nacional de arbitragem a qual deixa neste momento para aceitar o convite do clube carioca. Camello que segundo informações da CA-CBF já foi desligado da arbitragem, tem relevantes serviços prestados a equipes como Fluminense-RJ, Duque de Caxias-RJ, Macaé-RJ, Vila Nova-GO, Caxias-RS, Seleção Brasileira Sub-17 e Sub-23 onde foi bicampeões Sul-Americano (1997 e 1999).

Paulo Roberto da Rocha Camello é formado em Licenciatura Plena, pela Universidade Gama Filho em 1987. Graduado em Educação Física pela própria Gama Filho em 89/90 e Pós-graduado em treinamento desportivo com especialização em Futebol em 91 pela UFRJ. Nasceu no dia 18/06/1965 no Rio de Janeiro-RJ.

Trabalhou na Comissão Nacional de Arbitragem na preparação dos árbitros brasileiros indicados para os novos testes físicos da FIFA para Copa do Mundo da Alemanha 2006 e na preparação final para Copa do Mundo. Foi também consultor técnico da comissão na área de preparação física, supervisor dos testes físicos do quadro nacional e FIFA de árbitros da CBF e Membro da Comissão de Ensino da CA-CBF.

 


Fechar

Publicidade

Copyright © 2009 -2021     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade